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Gol B738 near Belo Horizonte on Jul 9th 2018, sudden aircraft movement injures 2 flight attendants


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33 replies to this topic

#1 Oliveira_BH

Oliveira_BH
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Posted 09 de July de 2018 - 22:15

Pessoal, desculpa, sem tempo para traduzir, mas informação relativamente séria aqui: os comissários teriam informado que o desvio foi devido a outra aeronave??? Acredito que se tal informação fosse realidade teria dado maior repercussão. Alguma informação a respeito? A Gol Linhas Aereas Boeing 737-800, registration PR-GXU performing flight G3-9126 from Belo Horizonte,MG to Fortaleza,CE (Brazil), was enroute at FL390 about 320nm north of Belo Horizonte when the crew decided to turn around and return to Belo Horizonte after sudden aircraft movements had caused two flight attendants to lift off from the cabin floor and fall uncontrolled sustaining injuries. The aircraft descended to FL380 for the return and landed safely back in Belo Horizonte about 100 minutes after departure. The aircraft remained on the ground for about 8 hours, then departed again and reached Fortaleza with a delay of 10 hours. A passenger reported the aircraft suddenly rolled sharply to the right, the crew subsequently announced they had performed an evasive maneouver to avoid another aircraft. Two flight attendants lifted off the floor in the sudden movement and fell receiving injuries. The airline reported the aircraft encountered turbulence causing two injuries on board.

#2 Hirondelle

Hirondelle
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Posted 09 de July de 2018 - 22:22

Pessoal, desculpa, sem tempo para traduzir, mas informação relativamente séria aqui: os comissários teriam informado que o desvio foi devido a outra aeronave??? Acredito que se tal informação fosse realidade teria dado maior repercussão. Alguma informação a respeito? A Gol Linhas Aereas Boeing 737-800, registration PR-GXU performing flight G3-9126 from Belo Horizonte,MG to Fortaleza,CE (Brazil), was enroute at FL390 about 320nm north of Belo Horizonte when the crew decided to turn around and return to Belo Horizonte after sudden aircraft movements had caused two flight attendants to lift off from the cabin floor and fall uncontrolled sustaining injuries. The aircraft descended to FL380 for the return and landed safely back in Belo Horizonte about 100 minutes after departure. The aircraft remained on the ground for about 8 hours, then departed again and reached Fortaleza with a delay of 10 hours. A passenger reported the aircraft suddenly rolled sharply to the right, the crew subsequently announced they had performed an evasive maneouver to avoid another aircraft. Two flight attendants lifted off the floor in the sudden movement and fell receiving injuries. The airline reported the aircraft encountered turbulence causing two injuries on board.

 

Viajo de avião desde os anos 80, mas tenho pavor de turbulências.



#3 Beto Holder

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Posted 09 de July de 2018 - 22:22

Pelo FR24, aconteceu algo mesmo:

 

https://www.flightra...g39126#1d0ed857



#4 Oliveira_BH

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Posted 09 de July de 2018 - 22:25

Ah, desculpem também pois na hora da postagem o texto desconfigurou todo!

 

Mas se pelo FR24 aconteceu algo, ok. Mas desvio de outra aeronave em voo de cruzeiro!?


Edited by Oliveira_BH, 09 de July de 2018 - 22:27 .


#5 Hirondelle

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Posted 09 de July de 2018 - 22:29

Ah, desculpem também pois na hora da postagem o texto desconfigurou todo!

 

Mas se pelo FR24 aconteceu algo, ok. Mas desvio de outra aeronave!?

 

Deve ter sido uma turbulência muito forte. Aquela área de Minas está sempre "carregada" de nuvens "pesadas". 



#6 Renatosilva

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Posted 09 de July de 2018 - 22:52

Saiu até na mídia:
https://g1.globo.com...assageiro.ghtml

#7 PT-KTR

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Posted 09 de July de 2018 - 23:33

380nm de CNF, pq não seguiu para SSA por exemplo? 100 minutos já deveria estar perto (não abri o play do FR24).



#8 A350XWB

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Posted 10 de July de 2018 - 00:40

Se foi RA não teria porque voltar pra CNF (já estando mais perto de SSA) e ficar 8h no chão, né?

Acho que tem mais coisa aí...

#9 G-BOAC

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Posted 10 de July de 2018 - 01:38

Fonia: Manobra brusca arremessa comissários e deixa passageiros feridos em voo

https://radaraereo.c...feridos-em-voo/



#10 ruifo

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Posted 10 de July de 2018 - 08:06

 
Aeronave da GOL realiza rápido desvio em voo e deixa dois comissários feridos
 
Um Boeing 737-800 da GOL estava realizando o voo G3 9126, de Belo Horizonte (Confins) para Fortaleza, no Ceará, na madrugada desta segunda-feira (09/07), quando registrou um incidente a bordo após uma brusca guinada para a direita.
 
De acordo com a tripulação, a aeronave estava realizando uma subida pro FL390, quando precisou desviar para evitar a aproximação com outra aeronave. Nessa guinada que foi realizada para a direita, duas comissárias que estavam em pé se feriram.
 
Alguns passageiros relataram que houveram ferimentos da parte dos passageiros, mas a companhia não confirmou essa informação.
 
A aeronave voltou para Belo Horizonte, no FL380, pousando cerca de 100 minutos após a decolagem do mesmo local.
 
Por cerca de 8 horas a aeronave e os passageiros permaneceram em Confins, em um hotel pago pela GOL, e logo depois o voo foi realizado às 11h56 do outro dia.
 
Olhando o histórico do voo em programas de rastreamento, podemos ver uma guinada da aeronave para a direita enquanto estava em 34625 pés de altitude. Quando outros voos são sobrepostos ao da GOL podemos analisar que um Airbus A350 da LATAM voava estável na mesma aerovia e no FL350, enquanto a aeronave da GOL estava em procedimento de subida para o FL390. Vale ressaltar que esses dados não são oficiais, e podem não corresponder aos dados apresentados pelo Cindacta.
 
A GOL justificou dizendo que os pilotos encontraram uma zona de turbulência, que desestabilizou o avião. A empresa disse que prestou toda a assistência necessária aos tripulantes e passageiros.
 
Via – The Aviation Herald
 
Nota do editor: O desvio foi solicitado pelo Controle de Tráfego Aéreo, e não pelo TCAS.


#11 Leo Lima

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Posted 10 de July de 2018 - 09:24

Esteira?
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#12 Schonarth

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Posted 10 de July de 2018 - 09:40

Pelo release da Gol da a entender que foi o TCAS. Muito estranho.

#13 AlexVenturine

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Posted 10 de July de 2018 - 10:22

 

Deve ter sido uma turbulência muito forte. Aquela área de Minas está sempre "carregada" de nuvens "pesadas". 

Essa área também ocorre turbulência de céu claro, devido a presença de ventos que cortam a região no sentido W-E



#14 Oliveira_BH

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Posted 10 de July de 2018 - 10:36

Fiz uma verificação (superficial, pois estou no smartphone) e não localizei nenhum A350 da Latam em alguma rota que poderia passar no mesmo ponto e no mesmo horário. Alguém tem alguma informação mais concreta sobre essa possibilidade?

#15 F-GSPN

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Posted 10 de July de 2018 - 11:05

No áudio se percebe a tripulação um bocado irritada com o CTA quando ele pergunta novamente sobre apoio médico para os tripulantes....

Fonia: Manobra brusca arremessa comissários e deixa passageiros feridos em voo
https://radaraereo.c...feridos-em-voo/



#16 rbullara

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Posted 10 de July de 2018 - 12:35

Por essas e por outras q o meu cinto está sempre afivelado.
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#17 gabrielnascimento_

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Posted 10 de July de 2018 - 14:29

https://youtu.be/hGjFtUiq1cY

 


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#18 thgsr08

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Posted 10 de July de 2018 - 16:08

TCAS. A359 da LATAM estava na Area a 35mil pés. Mas não sabia que era tão brusco assim. E outra: Num é pra cima ou pra baixo? Hehehe



#19 A350XWB

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Posted 10 de July de 2018 - 17:03

TCAS. A359 da LATAM estava na Area a 35mil pés. Mas não sabia que era tão brusco assim. E outra: Num é pra cima ou pra baixo? Hehehe

Mas A350 no 350, Gol no 390 dando resolution??


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#20 IdleGate

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Posted 10 de July de 2018 - 17:31

Olha, ouvindo o audio ele falou para aumentar a razão de subida até cruzar o FL360, o Gol estava restrito ao FL330. o A359 estava nivelado no FL350, a 8nm a frente, sinceramente devem ter pegado wake turbulence durante a subida.

 

Esses dias peguei duas wake turbulence de um wide a minha frente, e ele estava 10nm na minha frente durante a subida na SID. Uma fraca e outra forte.


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