Jump to content


Photo

Gol B738 near Belo Horizonte on Jul 9th 2018, sudden aircraft movement injures 2 flight attendants


  • You cannot start a new topic
  • Please log in to reply
33 replies to this topic

#21 gabrielnascimento_

gabrielnascimento_
  • Usuários
  • 19 posts
  • Cidade/UF/País:Volta Redonda/RJ/Brasil
  • Data de Nascimento:22/09/1998

Posted 10 de July de 2018 - 17:36

TCAS. A359 da LATAM estava na Area a 35mil pés. Mas não sabia que era tão brusco assim. E outra: Num é pra cima ou pra baixo? Hehehe

Informações desencontradas.. de onde tirou a informação que foi de fato TCAS? pelo que eu sei, quem inventou o rumor de "manobra evasiva" foi o passageiro que saiu na notícia do G1.
  • PTN4769 likes this

#22 A350XWB

A350XWB
  • Usuários
  • 573 posts
  • Cidade/UF/País:São Carlos/SP/Brasil
  • Data de Nascimento:18/06/1988

Posted 10 de July de 2018 - 17:46

Informações desencontradas.. de onde tirou a informação que foi de fato TCAS? pelo que eu sei, quem inventou o rumor de "manobra evasiva" foi o passageiro que saiu na notícia do G1.


Li que o comandante falou isso pelo PA, depois que apareceu a Gol falando de turbulência

#23 Oliveira_BH

Oliveira_BH
  • Usuários
  • 74 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:Belo Horizonte/MG
  • Data de Nascimento:19/11/1988

Posted 10 de July de 2018 - 18:07

Analisando posteriormente os dados do FR24, realmente o PR-XTA estava na mesma área que o PR-GXU no momento, e aparentemente a confusão foi DURANTE a subida e não no FL390. Vejam no Playback do PR-GXU que quando ele passa mais ou menos a uns 34.500 ft (próximo à Diamantina) ele dá uma desviada à direita. O PR-XTA estava naquela região aparentemente no FL350. Então realmente pode ter rolado uma RA.



#24 HammerHead

HammerHead
  • Usuários
  • 405 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:Brasil
  • Data de Nascimento:12/11/1906

Posted 10 de July de 2018 - 18:36

Mais um caso de wake turbulence, estão ficando recorrentes.

#25 diasfly

diasfly
  • Usuários
  • 346 posts
  • Cidade/UF/País:BH/MG/BR
  • Data de Nascimento:26/07/1994

Posted 10 de July de 2018 - 19:46

A esteira de turbulência de um A350 não é forte o suficiente para sacudir tão fortemente um B737 a ponto de arremessar a tripulação no ar. Muito menos para desviar o rumo do 737 bruscamente. Ao que tudo indica foi mesmo uma manobra evasiva.



#26 Roadster

Roadster
  • Usuários
  • 2,267 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:Brasília/DF/Brasil
  • Data de Nascimento:01/01/1979

Posted 10 de July de 2018 - 20:01

RA lateral? Já existe isso???
  • atc_dutra likes this

#27 IdleGate

IdleGate
  • Usuários
  • 791 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:BH
  • Data de Nascimento:10/05/1982

Posted 10 de July de 2018 - 21:24

A esteira de turbulência de um A350 não é forte o suficiente para sacudir tão fortemente um B737 a ponto de arremessar a tripulação no ar. Muito menos para desviar o rumo do 737 bruscamente. Ao que tudo indica foi mesmo uma manobra evasiva.

 

 

Não? rsrsr, a wake turbulence que peguei que reportei na pagina anterior, só desacoplou o Auto Pilot e curiosamente com guinada pra direita e com certeza os comissários sendo arremessados pode ser exagero do passageiro que falou na noticia, eles podem ter simplesmente caído e feito a luxação como reportado. Como eu estava cumprindo a SID, abaixo de 10000ft, todos estavam de cinto ainda, mas com certeza se estivessem em pé, alguém teria caído

 

abs



#28 thgsr08

thgsr08
  • Usuários
  • 394 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:BH/MG/BR
  • Data de Nascimento:18/02/1989

Posted 10 de July de 2018 - 21:55

Informações desencontradas.. de onde tirou a informação que foi de fato TCAS? pelo que eu sei, quem inventou o rumor de "manobra evasiva" foi o passageiro que saiu na notícia do G1.

 

Foi uma ironia da noticia do TCAS ter entrado em ação e ter movido a aeronave lateralmente. Mas o A359 estava lá mesmo, no caminho pra altitude estabelecida pro G3, porém não creio que exatamente no mesmo ponto...



#29 B737-8HX

B737-8HX
  • Usuários
  • 967 posts
  • Gender:Male
  • Location:Campinas/SP/Brasil
  • Interests:Aviação Comercial/Segurança de Voo/Boeing 737NG
  • Cidade/UF/País:Campinas/SP/Brasil
  • Data de Nascimento:07/03/1982

Posted 10 de July de 2018 - 22:08

A situação inspirou cuidados, contudo, o noticiado pela imprensa foi bastante aumentado em relação à realidade. 

 

Os tripulantes que estavam em pé apenas caíram no chão, sem ferimentos de maior gravidade. O voo foi conduzido normalmente de volta à origem após coordenação com a empresa, dada a maior facilidade de apoio oferecida em Confins para todas as vertentes. 

 

Como a própria fonia demonstrou, o apoio médico de urgência foi dispensado. 

 

Vida que segue... 


Edited by B737-8HX, 10 de July de 2018 - 22:08 .

  • IdleGate, PaxPoa, Bonotto and 1 other like this

#30 PaxPoa

PaxPoa
  • Usuários
  • 979 posts
  • Gender:Male
  • Location:Porto Alegre
  • Cidade/UF/País:Porto Alegre Brasil
  • Data de Nascimento:01/08/1963

Posted 10 de July de 2018 - 23:42

RA lateral? Já existe isso???

 

O que é RA?



#31 A350XWB

A350XWB
  • Usuários
  • 573 posts
  • Cidade/UF/País:São Carlos/SP/Brasil
  • Data de Nascimento:18/06/1988

Posted 11 de July de 2018 - 02:16

 
O que é RA?


Resolution advidory - são os comando (resolução) do TCAS pras manobras evasivas quando duas aeronaves se encontram em risco de colisão.
  • PaxPoa and fgiraudo like this

#32 Bravo November

Bravo November
  • Usuários
  • 220 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro/RJ/Brasil
  • Data de Nascimento:27/02/1988

Posted 11 de July de 2018 - 08:20

Galera tenho um amigo que fez uma app seguindo um A350 e ele falou que nao foi mada agradavel.

#33 Diego Oliveira

Diego Oliveira
  • Usuários
  • 396 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:Aracaju - SE
  • Data de Nascimento:22/07/1985

Posted 11 de July de 2018 - 09:57

XjAmzoR.jpg



#34 pumped

pumped
  • Usuários
  • 50 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:Cuiabá
  • Data de Nascimento:00/00/1900

Posted 11 de July de 2018 - 17:04

até onde sei, TCAS só manda climb, maintain ou descent.
  • A350XWB likes this