Jump to content


Photo

Copiloto desliga ar-condicionado por engano e avião da Air China cai pelo menos 3 mil metros


  • You cannot start a new topic
  • Please log in to reply
16 replies to this topic

#1 Julio

Julio
  • Usuários
  • 522 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:São José dos Campos/SP/Brasil
  • Data de Nascimento:20/02/1981

Posted 13 de July de 2018 - 11:41

Copiloto desliga ar-condicionado por engano e avião da Air China cai pelo menos 3 mil metros

 

Nenhum passageiro ficou ferido. Copiloto fumava cigarro eletrônico e queria desligar ventilação de ar, mas por engano desligou sistema de ar-condicionado.
 
Por G1 13/07/2018 10h48  Atualizado há menos de 1 minuto
 
Um copiloto da companhia Air China desligou por engano o ar-condicionado de um voo que ia de Hong Kong a Dalian, fazendo com que a aeronave que transportava 153 passageiros e nove tripulantes caísse pelo menos 3 mil metros.
 
Segundo Qiao Yibin, vice-diretor da Administração de Aviação Civil da China (CAAC), o acidente aconteceu porque o copiloto, cuja identidade não foi revelada, estava fumando um cigarro eletrônico. Ele queria desligar os ventiladores de circulação de ar para evitar que o cheiro se espalhasse para a área dos passageiros, mas acabou desligando o sistema de ar-condicionado.
 
O erro levou a uma despressurização da cabine e fez com que a aeronave perdesse altitude até que a tripulação de cabine descobriu o problema e ligou o ar-condiconado. De acordo com a CAAC, ninguém ficou ferido.
 
O passageiro Hoby Sun relatou à rede CNN que todos estavam calmos quando as máscaras caíram. “Não sabíamos o que estava acontecendo, nem parecia que os comissários de bordo sabiam”, disse. “Não estou fisicamente machucado, mas o impacto psicológico perdura. Quando fecho meus olhos, vejo as máscaras de oxigênio balançando na minha frente”.
 
De acordo com o jornal “China Daily”, aplicativos de rastreamento de voo mostraram que o avião caiu de uma altitude de 10.600 metros a 7.600 em 20 minutos. Depois, voltou a uma altitude de cruzeiro. Já a CNN, que teve acesso aos dados de GPS de Hoby Sun, afirma que o voo desceu de mais de 10 mil metros para menos de 4 mil em menos de nove minutos.
 
“Ainda estamos investigando o incidente e vamos punir rigorosamente os responsáveis”, disse Qiao Yibin a repórteres nesta sexta.
 
__________________________________________________________________________________________________________
 
Outra fonte...
 
Avião perde 6.000 metros de altitude na China, e suspeita é de que pilotos estavam fumando
 
Do UOL, em São Paulo* 13/07/2018 04h01
 
A Air China, uma das principais companhias aéreas da China, abriu uma investigação para apurar uma denúncia de que um voo que partiu de Hong Kong despencou 6.000 metros e perdeu pressão na cabine porque os pilotos estariam fumando no cockpit e, sem querer, apertaram botões errados. As informações são da CNN.
 
O voo CA106, da Air China, que saiu de Hong Kong para a cidade de Dalian, desceu de 10 mil metros de altitude para menos de 4.000 metros em menos de nove minutos na terça-feira (10), segundo dados de GPS compartilhados com a CNN por um passageiro que estava a bordo da aeronave.
 
O Boeing 737 transportava 153 passageiros e nove tripulantes e aterrissou em segurança em Dalian, segundo o órgão regulador da aviação civil da China.
 
A imprensa estatal chinesa informou que a tripulação de cockpit estava fumando a bordo, o que é proibido pelos regulamentos da aviação.
 
A denúncia diz que os pilotos confundiram dois botões com ventiladores de reciclagem de ar, causando perda de pressão da cabine e queda de altitude da aeronave.
 
Quando se deram conta do erro, os pilotos religaram os botões. O avião, então, subiu para uma altitude de 7.500 metros e voou até Dalian com um nível de oxigênio abaixo do adequado na cabine.
 
Na quarta-feira (11), a Air China afirmou que a tripulação está sendo investigada pela Administração de Aviação Civil da China. Segundo o órgão, os investigadores inspecionaram a aeronave e interrogaram a tripulação. As "caixas pretas" do avião foram enviadas ao laboratório para decodificação e análise.
 
Hoby Sun, o passageiro que forneceu à CNN os dados de altitude de voo, disse que todos estavam calmos quando máscaras de oxigênio caíram por causa da despressurização.
 
"Não sabíamos o que estava acontecendo. Nem os comissários de bordo pareciam saber", disse ele à CNN na quinta-feira.
 
"Não estou fisicamente machucado, mas o impacto psicológico permanece. Quando eu fecho meus olhos, vejo as máscaras de oxigênio penduradas na minha frente".
 
A Air China, com sede em Pequim e membro da rede global da Star Alliance, possui uma frota de mais de 600 aviões. O único acidente fatal envolvendo a companhia aérea ocorreu em 2002, quando um Boeing 767 caiu em uma colina perto de Busan, na Coreia do Sul, matando 129 das 166 pessoas a bordo.
 
*Com agências internacionais

 

Fonte: https://noticias.uol...vam-fumando.htm


Edited by Julio, 13 de July de 2018 - 11:42 .


#2 diasfly

diasfly
  • Usuários
  • 420 posts
  • Cidade/UF/País:BH/MG/BR
  • Data de Nascimento:26/07/1994

Posted 13 de July de 2018 - 11:50

Copiloto desliga ar-condicionado por engano e avião da Air China cai pelo menos 3 mil metros

 

:facepalm:



#3 Leonardo PoA

Leonardo PoA
  • Usuários
  • 1,536 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:por aí
  • Data de Nascimento:07/10/1979

Posted 13 de July de 2018 - 12:15

Copiloto desliga ar-condicionado por engano e avião da Air China cai pelo menos 3 mil metros

 

 
 
Outra fonte...
 
Avião perde 6.000 metros de altitude na China, e suspeita é de que pilotos estavam fumando
 
 

 

 

DORGASSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS  :lol:  :lol:  :lol:  :lol:

 

 

 

Incident: Air China B738 near Shantou on Jul 10th 2018, loss of cabin pressure triggers investigation for smoking in cockpit

By Simon Hradecky, created Wednesday, Jul 11th 2018 21:37Z, last updated Friday, Jul 13th 2018 14:39Z

An Air China Boeing 737-800, registration B-5851 performing flight CA-106 from Hong Kong to Dalian (China), was climbing through 10,700 meters (about FL350) about 40nm southwest of Shantou when the aircraft initiated an emergency descent due to the loss of cabin pressure, the passenger oxygen masks were released. Shortly after levelling off at 3100 meters (FL100) the crew climbed the aircraft to 7500 meters (FL246) and continued the flight to Dalian further stepclimbing to 8100 meters (FL266). The aircraft landed safely in Dalian about 3 hours after leaving 10,700 meters.

The airline reported both pilots were placed under investigation for suspicions of having been smoking on the flight deck which ultimately resulted in the cabin pressure problem and emergency descent. The airline will exercise zero tolerance should the crew be found guilty of such wrong doing. 

The airline alleges that while smoking in the cockpit the crew mistakenly shut down both bleed air supplies causing the cabin to lose pressure. Believing the cabin pressure could not be controlled the crew thus initiated an emergency descent. After levelling off at safe altitude high temperatures in the cabin, as result of air just being recirculated, prompted the crew to further checks, the crew found both bleed air systems switched off, reactivated both bleed air systems which caused the cabin to pressurize again, the crew climbed the aircraft to 7500 meters and continued to Dalian.

Passengers posted photos and videos on China's Weibo service showing the passenger oxygen masks were released and automated announcements in Chinese and English occurred indicating the aircraft was performing an emergency descent and instructing the passenger of how to don their oxygen masks.

On Jul 13th 2018 the airline announced, that following investigation and verification the airline decided to make a "cessation of flight qualifications" effectively grounding both flight crew and terminate their labour contracts according to law. It has been recommended to China's Civil Aviation Authority CAAC to revoke the pilot licenses for both flight crew following the completion of the investigation.

China's Civil Aviation Authority had previously reported in a press conference that preliminary investigation results suggested the first officer was using electronic cigarettes. In an attempt to prevent smoke entering the cabin the first officer intended to shut down the cabin re-circulation fan without informing the captain, however, inadvertently shut down the bleed air instead which resulted in the cabin altitude alert and subsequent emergency descent. Only at 3000 meters the crew discovered the bleed air was switched off, re-engaged the bleed air and continued to Dalian.

Chinese Aviation Circles are also discussing the flight trajectories of a private aircraft and CA-106 in an obviously developing conflict, the private aircraft descended and maneouvered obviously in an evasive maneouver before returning to initial altitude and flight path.

 

http://avherald.com/...=4bb06499&opt=0

 



#4 Leo Lima

Leo Lima
  • Usuários
  • 126 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:Rio Preto/SP
  • Data de Nascimento:20/03/1975

Posted 13 de July de 2018 - 12:28

Na China tbm tem chá com rosquinha?
  • SpitfireSP likes this

#5 B-777EK

B-777EK
  • Usuários
  • 88 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:Dubai - UAE
  • Data de Nascimento:28/02/1981

Posted 13 de July de 2018 - 13:29

Na China tbm tem chá com rosquinha?


O problema nem é o chá com rosquinha, mas a “feijoada em operações”.

#6 fel486

fel486
  • Usuários
  • 140 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:Pudong District
  • Data de Nascimento:00/00/0000

Posted 13 de July de 2018 - 13:48

https://www.flightra.../ca106#1d12d6e4



#7 B737-8EH

B737-8EH
  • Usuários
  • 6,527 posts
  • Gender:Male
  • Location:São Paulo - São Paulo
  • Interests:Aviação
  • Cidade/UF/País:Campina Grande - Paraíba - Brasil
  • Data de Nascimento:01/09/1900

Posted 13 de July de 2018 - 15:34

Na China tbm tem chá com rosquinha?


Eu nao duvidaria q o cidadao fosse preso e condenado a morte...

E falo serio

#8 Leirbag

Leirbag
  • Membro Honorário
  • 6,050 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro/RJ/Brasil
  • Data de Nascimento:15/12/1987

Posted 13 de July de 2018 - 16:02

1- Fumar cigarro eletronico a bordo é uma estupidez tremenda. Pior ainda quando se é um tripulante do voo.

2 - Confundir recirculation fan com bleed air significa que o sujeito não faz a menor ideia de nada sobre avião que voa.

3 - Desligar a bleed em voo muda muito barulho na cabine e certamente os ouvidos sentem a diferença na pressurização, pois a cabine deve ter começado a subir rápido. Inacreditável que nenhum dos dois tenha percebido/sentido isso logo após as bleeds terem sido desligadas.


4 - Merecem ser presos, pois o que fizeram foi criminoso.

#9 Schonarth

Schonarth
  • Usuários
  • 921 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:BSB/JOI
  • Data de Nascimento:03/10/1986

Posted 13 de July de 2018 - 16:55

1- Fumar cigarro eletronico a bordo é uma estupidez tremenda. Pior ainda quando se é um tripulante do voo.

2 - Confundir recirculation fan com bleed air significa que o sujeito não faz a menor ideia de nada sobre avião que voa.

3 - Desligar a bleed em voo muda muito barulho na cabine e certamente os ouvidos sentem a diferença na pressurização, pois a cabine deve ter começado a subir rápido. Inacreditável que nenhum dos dois tenha percebido/sentido isso logo após as bleeds terem sido desligadas.


4 - Merecem ser presos, pois o que fizeram foi criminoso.

 

Perder a licença é o mínimo, quem mais deveria zelar pela segurança da operação faz duas cagadas dessas totalmente contrárias as normas e manuais.

Já ouvi muitos relatos de "absurdos" sobre faltar de qualificação das tripulações na aviação chinesa, aí está algo que comprova que pelo menos parte dela é despreparada.



#10 A350XWB

A350XWB
  • Usuários
  • 632 posts
  • Cidade/UF/País:São Carlos/SP/Brasil
  • Data de Nascimento:18/06/1988

Posted 13 de July de 2018 - 17:17

 

Perder a licença é o mínimo, quem mais deveria zelar pela segurança da operação faz duas cagadas dessas totalmente contrárias as normas e manuais.

Já ouvi muitos relatos de "absurdos" sobre faltar de qualificação das tripulações na aviação chinesa, aí está algo que comprova que pelo menos parte dela é despreparada.

Foi na china o ATR que caiu porque cortou o motor bom, não foi?



#11 Hirondelle

Hirondelle
  • Usuários
  • 205 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:João Pessoa/PB/Brasil
  • Data de Nascimento:10/09/1982

Posted 13 de July de 2018 - 18:54

Foi na china o ATR que caiu porque cortou o motor bom, não foi?

 

Foi em Taiwan. 



#12 Schonarth

Schonarth
  • Usuários
  • 921 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:BSB/JOI
  • Data de Nascimento:03/10/1986

Posted 13 de July de 2018 - 20:04

 
Foi em Taiwan. 


Que tecnicamente fica na China.

#13 sinico.aeronauta

sinico.aeronauta
  • Usuários
  • 5,101 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:segredo militar / top secret
  • Data de Nascimento:24/02/1974

Posted 14 de July de 2018 - 17:55



#14 Comet

Comet
  • Membro Honorário
  • 696 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:Abu Dhabi - UAE
  • Data de Nascimento:12/08/1961

Posted 15 de July de 2018 - 06:33

Conhecendo um pouco da aviação chinesa, os bonecos estavam fumando cigarros de tabaco mesmo..............



#15 Diego Oliveira

Diego Oliveira
  • Usuários
  • 401 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:Aracaju - SE
  • Data de Nascimento:22/07/1985

Posted 15 de July de 2018 - 11:35

Assustador...



#16 RGomes

RGomes
  • Usuários
  • 1,278 posts
  • Gender:Male
  • Location:Porto Alegre
  • Cidade/UF/País:POA/RS
  • Data de Nascimento:22/12/1970

Posted 15 de July de 2018 - 16:39

Que tecnicamente fica na China.

 

Diga isso bem alto em Taipei...


  • A345_Leadership, José Geraldo and Hirondelle like this

#17 ben

ben
  • Usuários
  • 13 posts
  • Cidade/UF/País:Assuncao/ASU/Paraguai
  • Data de Nascimento:23/10/1980

Posted 15 de July de 2018 - 17:06

The captain and first officer of an Air China 737 that plunged 25,000 feet after one of them starting vaping in the cockpit will be fired, the carrier said Friday.

After an investigation to verify the incident, the decision is to suspend the related crew from flying and terminate the contracts in accordance with the law, Air China said in a statement. The crew members who are responsible for the incident have been seriously dealt with.

The airline has asked the Chinese aviation authority to revoke the pilots flying licenses as well.

https://thepointsguy...ing-in-cockpit/