Jump to content

Photo

[SWISS] Aventura à bordo do CS300, digo, Airbus A220-300! Bônus: A340 da Swiss e 747-8 da Lufthansa

swiss cseries a220 zurique berlim lufthansa

• You cannot start a new topic
  • Please log in to reply
13 replies to this topic

#1 TR763

TR763
  • Usuários
  • 1,024 posts
  • Cidade/UF/País:São Paulo SP Brasil
  • Data de Nascimento:28/12/1985

Posted 13 de July de 2018 - 13:34

swiss-brand-logo_zpsilbhdbmk.jpg

Antes de começar, vale notar que quando escrevi esse FR o C-Series da Bombardier ainda não se chamava Airbus A220, portanto, me referi ao avião com sua designação original durante todo o FR, afinal, à época da viagem, sequer se falava em A220.

Feita a breve introdução, vamos ao reporte!

Voar pela primeira vez num modelo é uma experiência e tanto para nós entusiastas, não é mesmo?
Fazia algum tempo que eu não vivia um momento desses tendo em vista a miríade de 737s e A32S que voam mundo afora. Talvez até em razão disso, eu já vinha querendo experimentar algo novo pelos ares, especialmente pela viagem que eu faria para a fábrica da Boeing, como vocês podem ver no FR que postei sobre o voo com a Alaska Airlines (que ocorreu pouco mais de um mês antes deste aqui relatado).

A oportunidade surgiu assim: três amigos meus marcaram uma espécie de mochilão pela Europa, passando pela Holanda, Bélgica e finalizando em Berlim. Fiquei empolgadíssimo com a ideia, mas eu não poderia ficar tanto tempo quanto eles, então resolvi encontra-los na última etapa da aventura, em Berlim, cidade inédita no meu log.

Meus amigos voaram somente de KLM, mas eu queria algo novo e diferente, algo que eu nunca tinha feito. Analisando as possibilidades de chegar e sair de Berlim, tendo em vista que uma conexão seria necessária nos dois sentidos, fechei o seguinte itinerário:

21/12/2017 GRU-ZRH Swiss A340-300 HB-JMH
22/12/2017- ZRH-TXL Swiss CS300/A220-300 HB-JCB
29/12 TXL-FRA Lufthansa A321 D-AISF
29/12 FRA-GRU Lufthansa 747-8 D-ABYJ

O voo até Zurique foi tranquilo, com excelente serviço e conforto extremo, vou colocar algumas fotos desse voo e um pouco de GRU também, só pra ilustrar, e depois vamos dar um fast forward até o desembarque e como foi a conexão em Kloten.

IMG_0066_zpsiyozjmbq.jpg

IMG_0070_zpspeeunowi.jpg

IMG_0075_zpsniwt7gd8.jpg

IMG_0089_zps3wv9ppdx.jpg

IMG_0079_zpsksqg3scg.jpg

GOPR2439_zpsaob6fpj7.jpg

GOPR2438_zps3yp7ebdn.jpg

GOPR2436_zpsyasx2raa.jpg

IMG_0104_zpsx3ww20y3.jpg

IMG_0122_zpshtwuflur.jpg

O tempo total de conexão era de 50 minutos e desde o início isso já me angustiava um pouco.
Desembarquei em ZRH na manhã de 22 de dezembro e rapidamente passei pela imigração que, amém, estava vazia. Por sinal, foi a imigração mais fácil e cordial que já passei, inclusive com o agente da imigração falando um ótimo português lusitano comigo.

O caminho dos portões internacionais para o terminal A, de onde partiria meu voo para Berlim, é um pouco longo, mas o aeroporto é muito bem sinalizado, tendo sido realmente muito fácil encontrar o portão do meu voo. Bônus para o trem subterrâneo que tem umas telas com imagens meio que em 3D (talvez não seja 3D, mas tive a impressão de ser diferente de um 2D normal) de paisagens típicas suíças, bem como um mugido ao final da viagem. Sim, um mugido de vaca. Bem engraçado.

Quando cheguei no portão, uma grata surpresa: embarcaríamos em uma remota e minha ansiedade, que já estava à mil, foi a um milhão. Eu queria muito voar no C-Series e nos dias anteriores esse voo tinha sido operado por Fokker 100 e Embraer 190 da Helvetic, e CS100, CS300, A319/20/21 da Swiss.

Tudo ótimo e maravilhoso a bordo do busão da remota, enquanto passávamos por todos esses modelos que citei acima. A cada um que passava eu pensava UFA!!. kkk
Quando finalmente paramos ao lado de um avião foi que a empolgação tomou conta. Nem o frio e nem o vento seriam capazes de ofuscar o brilhantismo do meu primeiro encontro face to face com o belíssimo C-Series da Swiss, matrícula HB-JCB.

IMG_0135_zpsmem4twjt.jpg

IMG_0136_zpsxlss7qjm.jpg

GOPR2477_zpsuvj9gbmh.jpg

GOPR2471_zpsyi7l5fml.jpg

GOPR2472_zpsq157knxk.jpg

IMG_0139_zpsylrxzg8p.jpg

IMG_0142_zpsh8kekkcy.jpg

IMG_0148_zpspwsk7eno.jpg

GOPR2473_zpsbllnxwc7.jpg

Como cheguei de uma conexão apertada, creio que fui um dos últimos a embarcar. Fui saudado por um comissário extremamente simpático, que me chamou pelo meu sobrenome, e disse We were waiting for you, sir. How was your flight from São Paulo? estávamos esperando por você, senhor. Como foi o seu voo de São Paulo?.

Uau, ótima recepção! O comissário então me levou ao meu assento, perguntando se eu aceitaria o café da manhã que seria oferecido logo após a decolagem. O prato servido, conforme a explicação do comissário, seria um salmão defumado a uma maneira tipicamente suíça, preparado nos vapores de algum geyser ou coisa do tipo, sei lá eu, além de queijos e uma sobremesa. Não sei vocês, mas eu não dispenso esse tipo de oferta, então prontamente disse que OF COURSE que eu quero esse café da manhã!! Fiquei bem surpreso com a atitude do tripulante, nem no voo internacional, que já foi um show de mimos, recebi tanta atenção. Mas ainda ia melhorar.

Aboletado em meu assento, prendi minha GoPro na janela para captar a decolagem, que segue abaixo:

https://youtu.be/x07S8OqIKck

Mesmo estando na primeira fileira do CS300, achei o espaço muito bom, bins extremamente largos e, estando em executiva, o assento ao meu lado era bloqueado. Como a configuração dessa aeronave é 2-3, tive bastante espaço para tirar minhas fotos, fazer os vídeos e ser um avgeek feliz, sem nenhum olhar desconfiado por perto.

Pouco tempo depois da decolagem, chegou a hora do serviço de bordo, com o tão exaltado salmão. Nessas de ficar tirando foto de tudo, o comissário me perguntou se eu era algum aficionado por aviação, então contei pra ele que sim, amo aviação, e estava muito animado por estar voando pela primeira vez num C-Series. And how do you like it so far? I love it!! eu realmente estava gostando muito de toda a experiência. Foi nesse momento que ele foi até a galley e voltou com um pacote de cartões postais, provavelmente colecionáveis, do C-Series da Swiss. Acho que nem num jato particular o atendimento seria tão VIP! Kkkk

IMG_0137_zpstflonzas.jpg

GOPR2476_zpssxadip86.jpg

IMG_0145_zpsniytl6e5.jpg

IMG_0147_zpsbqojcyex.jpg

IMG_2843_zps0zu88kl2.jpg
Alguns meses depois dessa viagem, a Herpa lançou justamente o HB-JCB em escala 1:400, a que coleciono, não pude deixar de comprá-lo!!

Depois da ótima refeição, resolvi dar uma caminhada pela aeronave e ver como era a coisa lá pra trás. As poltronas são exatamente iguais no avião todo, então creio que seja uma viagem confortável para todos os passageiros, estando no serviço o verdadeiro diferencial entre as cabines.

GOPR2478_zpsphngpfs3.jpg

IMG_0150_zpscx9akd7y.jpg

IMG_0171_zpsafnwjxxw.jpg

IMG_0149_zpsvxxs3gb9.jpg

De volta ao meu assento, passei a observar a beleza dos céus naquela fria manhã, bem como o movimento aéreo nas redondezas:

IMG_0152_zpsyvswcq9b.jpg

IMG_0154_zpsllvkxnpc.jpg

IMG_0155_zpslvbakrxn.jpg

IMG_0157_zpsmefuxn73.jpg

IMG_0162_zps0qsgnmkd.jpg
IMG_0163_zpsraepyefc.jpg

IMG_0146_zpsdiqhuvku.jpg

IMG_0168_zpslbyl7j06.jpg

IMG_0143_zpspdu5enky.jpg

Assim, passadas pouco menos de 2 horas em voo, chegamos ao aeroporto Tegel, em Berlim e é um contraste absurdo descer nesse aeroporto arcaico depois de voar numa aeronave tão moderna, mas isso é outra história.

Vídeo do pouso:
https://youtu.be/N_BaVOqEwO8

BÔNUS: Algumas fotos do voo de volta, a bordo do 747-8 da Lufthansa, no upper deck:

IMG_0622_zpsydecctik.jpg

IMG_0623_zpsa7gz1id4.jpg

IMG_0624_zps1wqaxhb3.jpg

IMG_0630_zpsvr5fwwej.jpg

IMG_0629_zpsp3m7ignn.jpg

GOPR2485_zpsrxdmnsby.jpg

GOPR2484_zpsvgfxg7zn.jpg

IMG_0645_zpscgupl2vz.jpg

IMG_0653_zpspaektqoj.jpg

IMG_0654_zps1ccelc78.jpg

Esse voo no C-Series 300, agora Airbus A220-300 (ainda vou me acostumar com o novo nome, mas não soa tão bem quanto o original), da Swiss foi espetacular e creio tenha sido o melhor short-haul da minha vida. Fiquei muito impressionado com absolutamente tudo, com um destaque para o comissário que fez de tudo para o voo se tornar agradável e especial. Acho que nunca na vida fui tão bem servido. Fiquei, e ainda estou, impressionadíssimo com o nível do pessoal da Swiss.

No final, o serviço de bordo ofuscou o ineditismo da aeronave, mas o conjunto todo leva uma nota 1000.

É isso pessoal, espero que tenham gostado desse reporte e, se tiverem qualquer dúvida ou comentário a fazer, fiquem à vontade, inclusive para mandar mp.

Muito obrigado pela atenção!!
Até o nosso próximo voo!!
  • Ariel, SimpleMan, Carlo Fratini and 27 others like this

#2 rbullara

rbullara
  • Usuários
  • 2,244 posts
  • Cidade/UF/País:Rio/Niterói
  • Data de Nascimento:14/08/1979

Posted 13 de July de 2018 - 20:32

Sou suspeito pra falar da LX.

Belo de Tr763.
  • TR763 likes this

#3 Fabrício163

Fabrício163
  • Usuários
  • 1,319 posts
  • Cidade/UF/País:Dourados/Campo Grande-MS
  • Data de Nascimento:17/02/1994

Posted 13 de July de 2018 - 20:36

Muito bom! Obrigado por compartilhar!

• TR763 likes this

#4 Caravelle

Caravelle
  • Usuários
  • 4,116 posts
  • Cidade/UF/País:Porto Alegre, República Rio-Grandense, Brasil
  • Data de Nascimento:22/09/1976

Posted 13 de July de 2018 - 21:08

Excelente flight report, parabéns e obrigado!!

• TR763 likes this

#5 juliodias

juliodias
  • Usuários
  • 160 posts
  • Cidade/UF/País:sorocaba/sp/brasil
  • Data de Nascimento:30/05/1983

Posted 13 de July de 2018 - 21:25

Excelente report. Já estava com saudades dia FRs aqui no fórum. Estão cada vez mais escassos.
  • TR763, Mayday, AndréCabral and 1 other like this

#6 MissedApproach

MissedApproach
  • Usuários
  • 698 posts
  • Cidade/UF/País:Goiânia
  • Data de Nascimento:22/05/1984

Posted 14 de July de 2018 - 10:46

Que presente voar com você, obrigado por compartilhar!
  • TR763 likes this

#7 raverbashing

raverbashing
  • Usuários
  • 2,718 posts
  • Cidade/UF/País:Curitiba PR
  • Data de Nascimento:01/05/1981

Posted 14 de July de 2018 - 11:16

Viajei no CSeries da LX também (ano passado) e já dava pra ver como é uma aeronave diferente

Para quem não está na 1a fileira, a poltrona é mais grossa no meio e mais fina nas laterais (pra quem está sentado atrás) assim, tem mais espaço para a perna, e o espaço é bom

Há alguns anos fiz esse LHR-TXL e pelo menos naquele horário era com um A320/A319, não sei se trocaram de todos, infelizmente TXL é uma vergonha
  • TR763 likes this

#8 PR-AIU

PR-AIU
  • Usuários
  • 644 posts
  • Cidade/UF/País:Porto Alegre
  • Data de Nascimento:00/00/0000

Posted 14 de July de 2018 - 19:45

Belo FR! Clubismos à parte, o CSeries me parece uma ótima aeronave.

No aguardo dos teus próximos FRs, que são sempre muito bons.

• TR763 likes this

#9 gabrielmagacho

gabrielmagacho
  • Usuários
  • 84 posts
  • Cidade/UF/País:SBJF-SBZM
  • Data de Nascimento:04/05/2000

Posted 14 de July de 2018 - 23:23

Valeu pelo FR nota mil! O CS300 é uma máquina incrível, não vejo a hora de voar nele! E ainda vai demorar um bom tempo até que acostume com esse nome de Airbus A220...

• TR763 likes this

#10 trevisan26

trevisan26
  • Usuários
  • 1,058 posts
  • Cidade/UF/País:Porto Alegre, RS Brasil
  • Data de Nascimento:26/08/1996

Posted 15 de July de 2018 - 08:43

Ótimo FR! Estava com saudades de ver novos por aqui.

Este ano fiz um ZRH-CDG com a Swiss, porém não tive a mesma sorte que você. O equipamento CSeries que estava previsto foi trocado por um Airbus no portão.

Sobre o aeroporto de Zurich, é uma maravilha. Claro que a cereja do bolo é o mugido ao terminar o trajeto de trem entre os terminais  :lol:

Obrigado por compartilhar.

• TR763 and AndréCabral like this

#11 TR763

TR763
  • Usuários
  • 1,024 posts
  • Cidade/UF/País:São Paulo SP Brasil
  • Data de Nascimento:28/12/1985

Posted 16 de July de 2018 - 16:16

Obrigado pelos comentários pessoal!!

Viajei no CSeries da LX também (ano passado) e já dava pra ver como é uma aeronave diferente

Para quem não está na 1a fileira, a poltrona é mais grossa no meio e mais fina nas laterais (pra quem está sentado atrás) assim, tem mais espaço para a perna, e o espaço é bom

Há alguns anos fiz esse LHR-TXL e pelo menos naquele horário era com um A320/A319, não sei se trocaram de todos, infelizmente TXL é uma vergonha

Até à época da viagem eu acompanhava pelo FR24 esses voos e era sempre uma mistura de aeronaves, não tinha um modelo fixo para a rota, aparentemente.

TXL é, sem dúvida, o aeroporto mais apertado em que já estive, muito ruim. No meu regresso ao Brasil, o primeiro voo foi um TXL-FRA da Lufthansa, operado por um A321 que estava lotadíssimo. Não cabia todo mundo naquela sala de embarque, foi um caos.

Belo FR! Clubismos à parte, o CSeries me parece uma ótima aeronave.

No aguardo dos teus próximos FRs, que são sempre muito bons.

Gostei bastante do conforto dessa aeronave, infelizmente nunca voei num Embraer pra comparar, mas sem dúvida foi uma viagem mais confortável que num A32S da Latam ou 737 da Gol.

Muito obrigado, fico feliz que tenha gostado dos FRs!!!

Ótimo FR! Estava com saudades de ver novos por aqui.

Este ano fiz um ZRH-CDG com a Swiss, porém não tive a mesma sorte que você. O equipamento CSeries que estava previsto foi trocado por um Airbus no portão.

Sobre o aeroporto de Zurich, é uma maravilha. Claro que a cereja do bolo é o mugido ao terminar o trajeto de trem entre os terminais  :lol:

Obrigado por compartilhar.

Muito obrigado!!

Eu li seu FR sobre esse voo com a LX, aliás os seus FRs são sempre show de bola!!

Uma pena que minha passagem por ZRH foi tão rápida, não deu tempo de apreciar quase nada, mas só de pegar esse trem entre os terminais já valeu a visita!! kkkk

Obrigado pessoal!!

Abraços!

#12 Leonardo de Paula

Leonardo de Paula
  • Usuários
  • 2,282 posts
  • Cidade/UF/País:Brasilia/DF/Brasil
  • Data de Nascimento:28/08/1981

Posted 22 de July de 2018 - 13:29

Muito bom, parabéns pelo FR! Ansioso pra experimentar esse "novo" Airbus A220

• TR763 likes this

#13 rabb

rabb
  • Usuários
  • 292 posts
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro/RJ/Brasil
  • Data de Nascimento:09/06/1966

Posted 09 de August de 2018 - 10:54

Parabéns pelo FR, muito legal. Andei no CS-300 há pouco tempo também, extremamente confortável e o serviço de bordo estava ótimo.

Foi minha primeira experiência na Swiss, e, fora o avião, acho que dei azar. Voo quase 3hs atrasado e chegando em ZRH as malas demoraram mais de hora pra chegar na esteira. Vou ver se tento de novo pra tirar a má impressão.   

• TR763 likes this

#14 Stelios4K

Stelios4K
  • Usuários
  • 7,511 posts
  • Cidade/UF/País:SP/SP
  • Data de Nascimento:25/03/1983

Posted 15 de August de 2018 - 13:07

Voei de LX agora em Maio, fiz de tudo pra pega o CS no ZRH/VIE mas não consegui, vi eles no aeroporto. 

Só que voei no B777 e na nova executiva deles, no meu ponto de vista tirando o monitor antigo, eu prefiro a antiga business do q a atual.

• TR763 likes this

Also tagged with one or more of these keywords: swiss, cseries, a220, zurique, berlim, lufthansa