Jump to content


Photo

LATAM Brasil reduzirá voo POA-Galeão a apenas um semanal

poa gig la

  • You cannot start a new topic
  • Please log in to reply
64 replies to this topic

#1 lucasjacobus

lucasjacobus
  • Usuários
  • 738 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:Porto Alegre/RS/Brasil
  • Data de Nascimento:19/01/1983

Posted 16 de July de 2018 - 10:17

https://gauchosspott...nas-um-semanal/

 

LATAM Brasil reduzirá voo POA-Galeão a apenas um semanal 41788325701_60ef0422d8_o.jpg?w=816

Consta nos slots de Porto Alegre mais uma redução de voos regulares da LATAM Brasil. Dessa vez, os voos entre POA e o aeroporto do Galeão, maior do Rio de Janeiro, passarão a apenas um por semana, com vinda às sextas e volta aos domingos. Hoje em dia, a companhia opera oito. Ou seja, será uma diminuição de 87,5% nas frequências.

A redução passará a ter efeito em 28 de outubro, e enquanto os voos de ida serão realizados pelos Airbus A321, com capacidade para 220 passageiros, as voltas serão operadas pelos A320, para 174. Confira os horários:

TAM3679 POA-GIG – saída de POA às 17h15. (aos domingos – a partir de 28/10)

TAM3783 GIG-POA – chegada em POA às 23h35. (às sextas – a partir de 02/11)

Como sempre ressaltamos, os slots são apenas previsões, podendo a qualquer momento ser alterados.

Em nota, a LATAM preferiu negar a redução.

“A LATAM Airlines Brasil informa que segue atenta às necessidades dos clientes para iniciar, ampliar ou adequar as suas operações, e os voos são constantemente avaliados conforme a demanda de cada região. Qualquer alteração que venha a ser confirmada em sua malha aérea será comunicada oportunamente pela companhia.”

Quando da última redução da LATAM em POA, isto é, quando as ligações diretas entre Porto Alegre e Curitiba foram encerradas, também coube ao Gaúchos Spotters adiantar a triste novidade (clique aqui e aqui para saber mais). Entretanto, esses aparentes cortes têm uma explicação razoável. A estratégia da LATAM busca concentrar todas as operações em hubs, aumentando a conectividade da empresa nestes aeroportos. Assim, a demanda da companhia entre POA e o Galeão será canalizada pelos três principais centros de conexão da companhia no país, no caso Brasília, Congonhas e principalmente Guarulhos. Não à toa, nos últimos tempos a LATAM vem reforçando as operações POA-BSB, POA-CGH e POA-GRU.

Atualmente, além do Galeão a LATAM Brasil segue ligando Porto Alegre a Brasília, Congonhas, Guarulhos, Maceió e Fortaleza, estes dois últimos com apenas um voo semanal cada, voltados ao público turístico.

Para quem preferir o conforto dos voos diretos ao Rio, a Avianca Brasil e a Gol seguirão ligando Porto Alegre ao Galeão com dois e cinco voos diários, respectivamente. Também há voos sem escalas ao aeroporto Santos Dumont com a Azul (dois voos diários) e a Gol (quatro).

Em caso de novidades sobre este assunto, publicaremos aqui no Gaúchos Spotters.

Foto por João Machado

41788325701_60ef0422d8_o.jpg?w=616

 



#2 lucasjacobus

lucasjacobus
  • Usuários
  • 738 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:Porto Alegre/RS/Brasil
  • Data de Nascimento:19/01/1983

Posted 16 de July de 2018 - 10:19

Me surpreende a redução pelo fato de que no meu entendimento a LA deveria ser feeder de seus parceiros AA, BA, QR...


  • Darlan likes this

#3 TheJoker

TheJoker
  • Usuários
  • 5,753 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro
  • Data de Nascimento:06/01/1986

Posted 16 de July de 2018 - 10:26

Me surpreende a redução pelo fato de que no meu entendimento a LA deveria ser feeder de seus parceiros AA, BA, QR...

 

Não me surpreende, o GIG esta' ficando so' com O&D que na maioria e' de estrangeiros e GRU fica com as conexões, exceção G3-AF-KL.



#4 A345_Leadership

A345_Leadership
  • Moderador
  • 18,559 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:Skunk Works
  • Data de Nascimento:14/05/1986

Posted 16 de July de 2018 - 12:04

Vamos esperar se confirme ou não. Um semanal e nada é a mesma coisa...

 

Me surpreende a redução pelo fato de que no meu entendimento a LA deveria ser feeder de seus parceiros AA, BA, QR...

Ela tem GRU para isso.

 

Abre uma janela de alguém oferecer GIG-POA.


  • Hirondelle likes this

#5 FabioGIG

FabioGIG
  • Usuários
  • 1,192 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro
  • Data de Nascimento:19/04/1978

Posted 16 de July de 2018 - 12:38

Essa rota tem muita demanda, que coisa!
  • Darlan and gabrielmagacho like this

#6 Leonardo PoA

Leonardo PoA
  • Usuários
  • 1,535 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:por aí
  • Data de Nascimento:07/10/1979

Posted 16 de July de 2018 - 13:35

Basear em alteração de hotran ou RPL uma redução de voos assim em pleno julho para outubro é meio complicado, até lá as coisas mudam. Até por que se pensarmos que o Rio é um destino muito procurado nas festas de ano novo e verão... bem estranha essa alteração da Latam.  Só acho.  :thumbsup:



#7 Darlan

Darlan
  • Usuários
  • 844 posts
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro
  • Data de Nascimento:09/04/1985

Posted 16 de July de 2018 - 13:42

Me surpreende a redução pelo fato de que no meu entendimento a LA deveria ser feeder de seus parceiros AA, BA, QR...

Por isso a OneWorld está minguando no GIG enquanto a SkyTeam se fortalece.



#8 Darlan

Darlan
  • Usuários
  • 844 posts
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro
  • Data de Nascimento:09/04/1985

Posted 16 de July de 2018 - 13:44

Não sei porque a RioGaleão não manda esse latão para os T1 e leva a Avianca para os portões B do T2..


  • Antonio (CENI) and EXPAT ASIA like this

#9 Delmo

Delmo
  • Usuários
  • 785 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:CDG / DXB
  • Data de Nascimento:27/07/1983

Posted 16 de July de 2018 - 14:10

Soa realmente chocante negligenciar o Rio.

Mas vendo a American priorizar PHL em detrimento de JFK me faz ver que algumas cias. precisam definir bem seu mercado pra se manter. E é o caso da Latam.



#10 thgsr08

thgsr08
  • Usuários
  • 590 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:BH/MG/BR
  • Data de Nascimento:18/02/1989

Posted 16 de July de 2018 - 15:36

Então a LA sai definitivamente do mercado RIO-POA? PQ é como disseram ai, um e nada é a mesma coisa.... 

 

Que coisa estranha. 



#11 rogger

rogger
  • Usuários
  • 1,517 posts
  • Gender:Male
  • Location:GIG
  • Interests:AVIAÇAO GERAL E COMERCIAL E AEROPORTOS
  • Cidade/UF/País:barra mansa-RJ BrASIL
  • Data de Nascimento:27/03/1973

Posted 16 de July de 2018 - 16:18

Ate o mercado GIG-SCL  a Latam esta reduzindo na alta temporada W19.jan/19 so consta 2 voos diários, esse ano teve 5 voos



#12 LipeGIG

LipeGIG

    Staff Contato Radar

  • Administrador
  • 22,220 posts
  • Gender:Male
  • Location:Nova York
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro
  • Data de Nascimento:30/06/1972

Posted 16 de July de 2018 - 22:35

Disse isso ha algum tempo e a Latam caminha para migrar o Rio para um mero feed de GRU, CGH e BSB.

Na visão dela, tem mais benefícios do que prejuizos e ela entende que os 12 a 15% do mercado do Rio podem ser cobertos dessa forma, seja via rotas do SDU ou GIG.

O cliente do Rio que quiser continuar Latam que se acostume - ou troca por outra cia.

 

Não vejo problemas nisso, é a estratégia da cia

 

Ate o mercado GIG-SCL  a Latam esta reduzindo na alta temporada W19.jan/19 so consta 2 voos diários, esse ano teve 5 voos

 

Negativo, esse segue com 4 diarios.


  • Leonardo PoA and Noraldino like this

#13 FlavioBezerra

FlavioBezerra
  • Usuários
  • 56 posts
  • Cidade/UF/País:Recife
  • Data de Nascimento:09/07/1988

Posted 17 de July de 2018 - 10:43

Muito difícil "reconquistar o público corporativo" obrigando todo mundo a fazer conexão, enquanto as concorrentes oferecem opções diretas.



#14 TheJoker

TheJoker
  • Usuários
  • 5,753 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro
  • Data de Nascimento:06/01/1986

Posted 17 de July de 2018 - 11:12

O que dá pra ver é que o movimento vem caindo, e a JJ levou a pior.

 

JJ           GIG-POA

5M17      41.847 pax       média 277 pax/dia

 

jan18        9.820                         317

fev            8.725                         312

mar           7.229                         233

abr            5.161                         172

mai           5.727                         185

5M18       36.662  -12,4%          243

 

G3

5M17      101.705                       674

 

jan18        20.815                       671

fev            19.134                       683

mar          18.377                        593

abr           16.443                        548

mai           17.823                       575

5M18        92.592  -9,0%            613

 

O6

5M17        37.821                       250

 

jan18         6.729                        217

fev             7.355                        237

mar            7.651                        247

abr             7.331                        236

mai            7.734                        249

5M18       36.800   -2,7%           244

 

GIG-POA  5M17  181.373     média 1.201 pax/dia

                  5M18  166.054               1.100

                             -8,4%

 

AD          SDU-POA

5M17       29.370 pax               195 pax/dia 

5M18       27.668   -5,8%          183

 

G3

5M17      40.890                       271

5M18      53.701  +31,3%         356   

 

E a G3 carregou os pax pro SDU, ou seja o que menos importa é conexão.

 

RIO-POA    5M17  251.633       1.666

                   5M18  247.423       1.639

                               -1,7%      


Edited by TheJoker, 17 de July de 2018 - 11:14 .


#15 TheJoker

TheJoker
  • Usuários
  • 5,753 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro
  • Data de Nascimento:06/01/1986

Posted 17 de July de 2018 - 11:19

JJ  perdeu   5.185 pax.

AD               1.702

O6               1.021

G3 ganhou  3.698



#16 ruifo

ruifo
  • Usuários
  • 1,344 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:MMMX/MEX
  • Data de Nascimento:00/00/0000

Posted 17 de July de 2018 - 11:22

A LATAM está séria em concentrar seus voos apenas via seus hubs (GRU-CGH/hub, BSB/hub, talvez FOR/focus city).



#17 TheJoker

TheJoker
  • Usuários
  • 5,753 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro
  • Data de Nascimento:06/01/1986

Posted 17 de July de 2018 - 12:11

Em tempos de crise e economia patinando, G3 e JJ tem que se segurar em CGH (slots restritos) e GRU "se tornando mais restrito", o resto é o resto. BSB elas precisam fazer média com a "politicagem", afinal tem que atender a um contingente significativo que paga tarifas altas pra se deslocar religiosamente 2 vezes por semana, manter a conectividade entre os estados e a capital federal.....

 

Teorias da conspiração, by TheJoker:

 

O Governo precisa se desfazer da Infraero, e principalmente vender a participação em GRU e a Invepar vai na onda também, se aparecer um ótario, digo investidor.  :lol:

 

A GRU airport deve estar oferecendo alguma vantagem pras cias aéreas aumentarem a oferta em GRU, e assim valorizar o ativo, aumentando as chances de venda.

CGH e SDU são fáceis de vender mesmo tendo queda de movimento, já GRU com o balanço que tem, acho que não.

 

E o GIG, lamento, mas é caso perdido.



#18 TheJoker

TheJoker
  • Usuários
  • 5,753 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro
  • Data de Nascimento:06/01/1986

Posted 17 de July de 2018 - 14:43

GIG-POA  5M17  181.373 pax     média 1.201 pax/dia        230.059  assentos  LF médio 78,4%

                  5M18  166.054                       1.100                    214.212                                   77,5%

                              -8,4%

 

SDU-POA  5M17   70.260                          465                    104.141                                    67,5%

                   5M18   81.369                          539                    118.742                                    68,5%

                               +15,8%

 

GRU-POA  5M17  359.287                       2.379                   447.727                                    80,2%

                   5M18  433.318                       2.870                   530.393                                    81,7%

                               +20,6% 

 

CGH-POA  5M17   339.977                      2.252                   438.965                                    77,4%

                   5M18   336.392                      2.228                   452.201                                    74,4%

                                -1,1%

 

POA-BSB  5M17    85.129                          564                   101.153                                    84,2%

                   5M18  132.017                          874                   167.396                                    78,9%

                                +55,1%

 

POA-VCP  5M17  106.643                          706                   139.275                                     76,6%

                  5M18    89.518                          592                    118.718                                     75,4%

                               -16,1%



#19 A340-600

A340-600
  • Usuários
  • 1,975 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:Sydney, NSW, Australia
  • Data de Nascimento:11/11/1988

Posted 17 de July de 2018 - 15:48

Curioso LA reduzindo GIG-POA, mas ainda mantém rotas como GIG-IGU/MCZ/SLZ/BEL/JPA/MVD

Será que essas menores também estão com os dias contados? Não me surpreenderia em ver LA restrita a: SDU e GIG para GRU/CGH/BSB/SCL/EZE/LIM, confirmando a posição de spoke do Rio para sua malha.



#20 TheJoker

TheJoker
  • Usuários
  • 5,753 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro
  • Data de Nascimento:06/01/1986

Posted 17 de July de 2018 - 19:23

Vendo os detalhes.

 

POA-BSB  Embarques nesse trecho  (ANAC)

 

G3  jan17      8.619  pax      jan18      13.229 pax    

       fev          6.742                              9.999

       mar        8.119                             10.975

       abr         7.750                              9.996

       mai       10.271                            10.653

    5M17       41.501                            54.852      +32,2%

 

JJ  jan17      9.874              jan18      13.107

      fev          8.359                              9.770

      mar         8.868                              9.631

      abr          7.498                            11.564

      mai         9.029                             12.737

   5M17       43.628                             56.809     +30,2%

 

O6                                      jan18        4.383

                                           fev            3.912

                                           mar           4.112

                                           abr            3.908

                                           mai           4.041

                                           5M18      20.356

 

Explicado, O6 entrou na rota, tiveram que dar um gás. 

 

GRU-POA

 

AD    5M17    52 .597      5M18     64.360    +22,4%    

O6                 79.841                     96.479     +20,8%

G3                 94.021                   113.936     +21,2%

JJ                132.828                   158.553     +19,4%

 

Os gaúchos (ou as cias aéreas) estão preferindo BSB e GRU  pra fazerem conexões ao invés de CWB, VCP e GIG.

 

POA-CWB

 

AD    5M17    70.488       5M18     57.171

G3                  33.355                    41.725

JJ                   28.392                         216

5M17            132.235                    99.112     -25,0%                  


Edited by TheJoker, 17 de July de 2018 - 19:24 .






Also tagged with one or more of these keywords: poa, gig, la