Jump to content


Photo

[FR] Copa Airlines - FOR-PTY


  • You cannot start a new topic
  • Please log in to reply
27 replies to this topic

#1 ruifo

ruifo
  • Usuários
  • 1,240 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:MMMX/MEX
  • Data de Nascimento:00/00/0000

Posted 19 de July de 2018 - 13:48

Estive no PTY-FOR ontem.

 

 

Inauguración del vuelo PTY-FOR (Fortaleza, Brasil), en 18-Jul-2018

 
Copa Airlines CM-342 - PTY/MPTO => FOR/SBFZ
Boeing 737-8V3, reg. HP-1852CMP, 160 lugares (16 na executiva + 144 na econômica)
Ocupação: 85%
Decolagem Prevista: 15:30 (18-Jul-2018
Decolado as: 15:53 (18-Jul-2018)
Pouso Previsto: 00:20 (19-Jul-2018)
No Solo as: 23:47 (18-Jul-2018)
Tempo de voo: 5h54min
 
 
fr24.jpg?w=1200
 
 
 
 
 
Algumas imagens (fotos minhas) com a Copa Airlines (18-Jul-2018)
 
 
Revista de bordo da Copa Airlines, para o mês de Julho/2018, que destaca Fortaleza:
img_7060.jpg
 
 
Vista do Canal do Panamá (voo MEX-PTY):
810_6640.jpg
 
 
Pousando da Cidade do Panamá (voo MEX-PTY):
810_6651.jpg
 
 
Pousando da Cidade do Panamá (voo MEX-PTY):
810_6660.jpg
 
 
B737-800 da Copa:
810_6664-2.jpg
 
 
Embraer E-Jet, no pátio do Hub de las Américas (Aeropuerto Internacional Tocumén - PTY/MPTO):
810_6670.jpg
 
 
Monitor de voos no Aeroporto do Panamá:
810_6667.jpg
 
 
Interior do Aeroporto do Panamá (Salvador):
810_6675.jpg
 
 
Interior do Aeroporto do Panamá (Fortaleza):
810_6676.jpg
 
 
Fiesta de la Cultura Panameña, na Sala 8, para a inauguração do FOR-PTY (CM-342):
810_6694.jpg
 
 
Fiesta de la Cultura Panameña, na Sala 8, para a inauguração do FOR-PTY (CM-342):
810_6719.jpg
 
 
Comidas típicas brasileiras, na Sala 8, para a inauguração do FOR-PTY (CM-342):
810_6729.jpg
 
 
Decoração da Sala 8, para a inauguração do FOR-PTY (CM-342):
810_6730.jpg
 
 
Corte da faixa, inaugurando o voo, na Sala 8, com o Embaixador do Brasil no Panamá:
810_6749.jpg
 
 
Movimento da Sala de Embarque 8:
810_6752.jpg
 
 
B737-800NG (HP-1852CMP), no portão de embarque da Sala 8:
810_6751.jpg
 
 
B737-800NG (HP-1852CMP), no portão de embarque da Sala 8:
810_6760.jpg
 
 
B737-800NG (HP-1852CMP), no portão de embarque da Sala 8:
810_6754.jpg
 
 
Embarcando:
810_6761.jpg
 
 
Embarcando:
img_7061.jpg
 
 
Embarcando:
810_6762.jpg
 
 
Embarcando:
810_6763.jpg
 
 
À noite:
810_6783.jpg
 
 
Pela Amazônia:
810_6789.jpg
 
 
Fortaleza Airport (FOR/SBFZ):
810_6834.jpg
 
 
Batismo do voo:
810_6839.jpg
 
 
Batismo do voo:
810_6841.jpg
 
 
Batismo do voo:
810_6844.jpg
 
 
Fortaleza Airport (FOR/SBFZ):
810_6851.jpg

  • Baron, SimpleMan, TR763 and 15 others like this

#2 Pedro de Souza

Pedro de Souza
  • Usuários
  • 2,381 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:Fortaleza/Ceará/Brasil
  • Data de Nascimento:29/06/1994

Posted 19 de July de 2018 - 13:56

Belas fotos, Ruifo!

 

Que bom que a Copa Airlines começou acima dos 80% no trecho, sucesso nova empresa em nossa cidade!!!  :joinha:

 

Quem sabe no futuro próximo, teremos 3x/4x voos por aqui. Agora parece que ela não tem balcão de loja ainda né?


Edited by Pedro de Souza, 19 de July de 2018 - 13:57 .

  • Baron and ruifo like this

#3 boulosandre

boulosandre
  • Usuários
  • 7,440 posts
  • Gender:Male
  • Location:Sao Paulo - Lisbon
  • Interests:Travels, sports, culture, workout, airports, finance.
  • Cidade/UF/País:Sao Paulo- SP - Brasil
  • Data de Nascimento:08/10/1974

Posted 19 de July de 2018 - 17:55

6hs de voo!?!? Na minha cabeça, FOR seria bem mais próxima que Gru, por exemplo, e não é. São voos com durações parecidas.

Sucesso a FOR e SSA! Nordeste bombando hein!
  • Baron and ruifo like this

#4 Baron

Baron
  • Usuários
  • 635 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:Ciudad de Panama
  • Data de Nascimento:30/07/1985

Posted 19 de July de 2018 - 19:07

Lindas fotos Ruifo! Tive a honra de ser o comandante do voo, se tivesse se apresentado teria rolado um upg. Mas que raro que colocaram um aviao sem displays individuais em um voo tão longo! Normalmente esses avioes são para voos menores de 2h. Vamos ver como reage o voo nos próximos meses.

Boulosandre, um PTY - GRU fazemos normalmente em
6h e 50m de voo dependendo do vento. PTY - FOR é um pouquinho mais curto.
  • SimpleMan, G-BOAC, Overshort and 17 others like this

#5 ruifo

ruifo
  • Usuários
  • 1,240 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:MMMX/MEX
  • Data de Nascimento:00/00/0000

Posted 19 de July de 2018 - 21:52

Lindas fotos Ruifo! Tive a honra de ser o comandante do voo, se tivesse se apresentado teria rolado um upg. Mas que raro que colocaram um aviao sem displays individuais em um voo tão longo! Normalmente esses avioes são para voos menores de 2h. Vamos ver como reage o voo nos próximos meses.

Boulosandre, um PTY - GRU fazemos normalmente em
6h e 50m de voo dependendo do vento. PTY - FOR é um pouquinho mais curto.

 

 

Parabéns pelo voo, comando! Super tranquilo, profissional e sossegado.

Um bela oportunidade poder estrear essa rota para sua cidade natal (verdad?).

 

Fiz MMMX-MPTO-SBFZ dia 18-Jul-18, aproveitando a inauguração do voo. Viajei com a família (esposa e criança de 2 anos - que fez uma festa desgraçada no portão de embarque de PTY, com as apresentações culturais/musicais por lá, quase invadindo a cerimônia de corte da faixa inaugural rsrsrs - ela até ganhou foto no escritório do B738 que tinha feito MEX-PTY, mais cedo rsrsrs), então tive que dar mega atenção a minha filhota por mais de 9h (somando MEX-PTY + PTY-FOR). Caso contrário, sem dúvida teria me apresentado com calma.

 

Também não entendo o porque da Copa escalar essa aeronave para tal voo mais longo, logo no inaugural. Retorno pra casa, no México, via FOR-PTY-MEX no dia 20-Ago-18. Quem sabe sua escala não conincide num destes voos! rsrsrs

 

Responde uma curiosidade: por um momento achei que iríamos decolar da 03L, em MPTO, pois chegamos bem próximos ao P.E. dela, mas seguimos para um longo taxi até a 03R para decolagem. Foi devido às várias obras das TXYs de MPTO, ou alguma outra razão de ATC?

 

PS: Se quiser qualquer dessas fotos em alta resolução, basta solicitar por msg pvt. As tenho em até 36 megapixel.

 
 

 

6hs de voo!?!? Na minha cabeça, FOR seria bem mais próxima que Gru, por exemplo, e não é. São voos com durações parecidas.

Sucesso a FOR e SSA! Nordeste bombando hein!

 

O mapa engana né?

 

FOR é bem mais ao norte que GRU, porém é bem mais a leste também, daí compensa. Veja o mapa abaixo.

 

O primeiro círculo (azulado) é o raio da distancia (great circle) entre PTY e FOR (2.565nm). O segundo círculo é o raio da distância (great circle) entre PTY e GRU (2.741nm). FOR é apenas 6,4% mais perto de PTY, do que GRU.

 

MAO é bem mais próximo de PTY, relativo à todas as demais cidades brasileiras atendidas pela Copa. Todas as demais possuem distância relativa até PTY mais cercanas. Outras curiosidades: GRU e CNF são mais perto de PTY (em linha reta) do que SSA - e POA é mais perto de PTY (em linha reta) do que REC ou GIG.

 

Ranking de distância, da mais perto, para a mais longe:

  1. PTY-MAO | 1.365 nm
  2. PTY-BSB | 2.393 nm
  3. PTY-FOR | 2.565 nm
  4. PTY-CNF | 2.708 nm
  5. PTY-GRU | 2.741 nm
  6. PTY-SSA | 2.780 nm
  7. PTY-POA | 2.847 nm
  8. PTY-REC | 2.853 nm
  9. PTY-GIG | 2.854 nm

 

 

copa-br.gif


  • SimpleMan, G-BOAC, Landing and 8 others like this

#6 MissedApproach

MissedApproach
  • Usuários
  • 678 posts
  • Gender:Male
  • Location:Goiânia
  • Cidade/UF/País:Goiânia
  • Data de Nascimento:22/05/1984

Posted 20 de July de 2018 - 23:31

Show hein... Encontrar até o comandante do voo por aqui, muito bacana! Valeu por compartilhar.
  • PTN4769, Murundum, PaxPoa and 1 other like this

#7 ruifo

ruifo
  • Usuários
  • 1,240 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:MMMX/MEX
  • Data de Nascimento:00/00/0000

Posted 21 de July de 2018 - 23:00

CM-342, PTY-FOR

18-Jul-2018, arrival in FOR/SBFZ
 
 
41743692210_2b82ceff20_b.jpg
 
 
29680600818_fa4d42ea67_b.jpg

  • Cassio.Fernandes and fel486 like this

#8 Bruno Holtz

Bruno Holtz
  • Usuários
  • 1,167 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:Salvador/Ba/Brasil
  • Data de Nascimento:02/03/1973

Posted 23 de July de 2018 - 09:13

Amanhã é a estreia do voo de Salvador. Vamos torcer para ser bem sucedido, pois tem todas condicionantes para tal.
  • ruifo likes this

#9 PR-AIU

PR-AIU
  • Usuários
  • 638 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:Porto Alegre
  • Data de Nascimento:00/00/0000

Posted 23 de July de 2018 - 11:55

Obrigado pelo FR, muito bom! E sucesso a Fortaleza no novo voo.


  • ruifo likes this

#10 3Setão

3Setão
  • Usuários
  • 1,413 posts
  • Gender:Male
  • Location:Between N1 and N2...
  • Cidade/UF/País:Brasil
  • Data de Nascimento:01/01/1986

Posted 23 de July de 2018 - 12:10

Lindas fotos Ruifo! Tive a honra de ser o comandante do voo, se tivesse se apresentado teria rolado um upg. Mas que raro que colocaram um aviao sem displays individuais em um voo tão longo! Normalmente esses avioes são para voos menores de 2h. Vamos ver como reage o voo nos próximos meses.

Boulosandre, um PTY - GRU fazemos normalmente em
6h e 50m de voo dependendo do vento. PTY - FOR é um pouquinho mais curto.

 

Powwww que coincidência Captain! Te conheço da Web! Eu era da Passaredo.

 

Esvazia sua caixa de correio comando!! Tô tentando te enviar uma mensagem aqui pelo fórum.

 

Grande abraço!!


  • Baron and ney dourados like this

#11 Baron

Baron
  • Usuários
  • 635 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:Ciudad de Panama
  • Data de Nascimento:30/07/1985

Posted 23 de July de 2018 - 16:38

Fala Ruifo!
 

Parabéns pelo voo, comando! Super tranquilo, profissional e sossegado.
Um bela oportunidade poder estrear essa rota para sua cidade natal (verdad?).


Obrigado! Emocionante de verdade.
 

Responde uma curiosidade: por um momento achei que iríamos decolar da 03L, em MPTO, pois chegamos bem próximos ao P.E. dela, mas seguimos para um longo taxi até a 03R para decolagem. Foi devido às várias obras das TXYs de MPTO, ou alguma outra razão de ATC?


Normalmente os voos mais "pesados" saem das portas próximas a 03R, que por ter 3005 metros nos possibilita decolar com nosso peso máximo de decolagem. Os aviões que estão no "muele norte", como chamam, estão proximos a 03L que possui 2682m e é usada para destinos com voos de duração menor. No voo em questão, até complementando o seu FR, tínhamos a seguinte situação:

 

3lCuIK.jpg

Esse era o nosso peso estimado de decolagem através do plano de voo.

 

eglYfF.jpg

Com Bleeds On já não daria se o peso permanecesse o mesmo. 

 

D7qemi.jpg

Já estávamos planejando uma decolagem com Bleeds OFF da 03L, mas logo quando chegou a Load Sheet do voo (pena não ter uma cópia) nos dava mais 300 libras dos 170.9 planejados inicialmente, 500 libras a mais de um "chorinho" de combustível solicitado e um vento de cauda reportado logo antes do push-back decidindo assim seguir com a decolagem da 03R. O táxi acabou sendo uma volta maior por um Ibéria que estava na L esperando posição para parquear. Estão fazendo milagre com as posições atuais do Aeroporto de Tocumen! Isso é tudo muito simples, só coloquei as imagens pra você ter idéia de como funciona o decision-making process nesses casos. 

 

Abraço!


  • SimpleMan, A340-600, G-BOAC and 16 others like this

#12 777-300ER

777-300ER
  • Usuários
  • 1,088 posts
  • Gender:Male
  • Location:Rio de janeiro -RJ
  • Cidade/UF/País:BRASIL
  • Data de Nascimento:27/06/1975

Posted 02 de August de 2018 - 15:17

NÃO TEM PTV?



#13 Leandrinho

Leandrinho
  • Usuários
  • 3,089 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:Baixada Santista
  • Data de Nascimento:14/09/1989

Posted 02 de August de 2018 - 19:17

E o futuro MAX 10, tem alcance para PTY-GRU-PTY?

#14 ba_bra

ba_bra
  • Usuários
  • 373 posts
  • Gender:Male
  • Location:salvador ba
  • Cidade/UF/País:Salvador/Bahia/Brasil
  • Data de Nascimento:12/05/1996

Posted 02 de August de 2018 - 21:11

Ótimo report, sucesso à Copa!

 

ps: como você diria que estava a demografia a bordo? Mais estrangeiros, mais brasileiros?

 

Att.



#15 ruifo

ruifo
  • Usuários
  • 1,240 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:MMMX/MEX
  • Data de Nascimento:00/00/0000

Posted 02 de August de 2018 - 21:18

NÃO TEM PTV?

 

 

Nesse voo, em particular, não teve. Bola fora da Copa...

Mas geralmente tem, para esses voos mais longos do B737.



#16 ruifo

ruifo
  • Usuários
  • 1,240 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:MMMX/MEX
  • Data de Nascimento:00/00/0000

Posted 02 de August de 2018 - 21:27

E o futuro MAX 10, tem alcance para PTY-GRU-PTY?

 

 

Tem sim.

 

maxpty.jpg


Edited by ruifo, 02 de August de 2018 - 21:28 .

  • Cassio.Fernandes and gabrielmagacho like this

#17 ruifo

ruifo
  • Usuários
  • 1,240 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:MMMX/MEX
  • Data de Nascimento:00/00/0000

Posted 02 de August de 2018 - 21:30

Ótimo report, sucesso à Copa!

 

ps: como você diria que estava a demografia a bordo? Mais estrangeiros, mais brasileiros?

 

Att.

 

O voo inaugural PTY-FOR estava, por baixo, com 80% de ocupação, talvez bem mais (olhômetro). Depois foi confirmado 85%. B737-800 com 160 assentos, entre executiva e econômica. Chuto 60% de estrangeiros e 40% de brasileiros. Muitos americanos. Um grupo grande, sentado perto de mim, vinham da região de Los Angeles. Alguns retornando a FOR, outros indo pela primeira vez.
 
O voo durou ~5h50min, entre decolagem e pouso, com ventos de cruzeiro a favor. Destes, ~1h50min entre a Cidade do Panamá e São Grabriel da Cachoeira/AM (ponto de entrada no Brasil), e mais 4h dai até Fortaleza.
 
O aeroporto de Tocumen, no Panamá, estava cheio de publicidade de Fortaleza (e de Salvador também), devido à estreia dos 2 destinos. O embaixador brasileiro no Panamá representou o Brasil no portão de embarque para inaugurar o voo, junto com os executivos da Copa. Ninguém do governo estadial do CE por lá, pelo menos main falaram.
 
Em FOR, 12 guichês da PF para migração do aeroporto de FOR, apenas 3 abertos. Apenas esse voo chegava do exterior. A migração demorou uns 20min para brasileiros e provavelmente 30min para estrangeiros.

Edited by ruifo, 02 de August de 2018 - 21:31 .


#18 ruifo

ruifo
  • Usuários
  • 1,240 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:MMMX/MEX
  • Data de Nascimento:00/00/0000

Posted 02 de August de 2018 - 21:54

Complementando o Flight Report da Copa Airlines, voo inaugural CM-342 - PTY/MPTO => FOR/SBFZ
 
 
*******
 
PANORAMA
Revista de bordo da Copa Airlines
Jul/2018
 
 
img_7060.jpg
 
 
img_7476.jpg
 
 
img_7477.jpg
 
 
img_7478.jpg
 
 
img_7479.jpg
 
 
img_7480.jpg
 
 
img_7481.jpg
 
 
img_7482.jpg
 
 
img_7483.jpg
 
 
img_7474.jpg
 
 
img_7475.jpg


#19 Leandrinho

Leandrinho
  • Usuários
  • 3,089 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:Baixada Santista
  • Data de Nascimento:14/09/1989

Posted 03 de August de 2018 - 00:49

 
 
Tem sim.
 
maxpty.jpg


Obrigado, amigo.

Legal ver tb que, aparentemente, com o alcance do MAX 8/9, saindo do PTY, dá pra operar em YVR.

Ou ficaria muito no limite?

#20 ruifo

ruifo
  • Usuários
  • 1,240 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:MMMX/MEX
  • Data de Nascimento:00/00/0000

Posted 03 de August de 2018 - 07:35

Obrigado, amigo.

Legal ver tb que, aparentemente, com o alcance do MAX 8/9, saindo do PTY, dá pra operar em YVR.

Ou ficaria muito no limite?

 

Dará para a Copa fazer PTY-YVR ou PTY-SEA facilmente com um B737-MAX-8 ou um B737-MAX-9.