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TAP encerrará operações do A340-300 em Fevereiro de 2019

TAP TP TAP Air Portugal A340-300

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80 replies to this topic

#1 A345_Leadership

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Posted 12 de August de 2018 - 23:20

A340-300 despede-se das linhas comerciais da TAP a 8 de Fevereiro
04/08/2018
 
A TAP Air Portugal alterou o plano de phase-out dos seus aviões Airbus A340-300 (quatro unidades ainda a voar na companhia), que deverão abandonar a frota da transportadora aérea portuguesa no início do próximo ano, substituídos pelos A330-900neo, dos quais a TAP espera ter até final de fevereiro de 2019 sete aparelhos ao seu serviço.
 
Segundo informação que foi introduzida nos sistemas de reservas, e divulgada pelo site ‘routesonline.com’, a TAP adiantou em cerca de uma semana a saída do A340 das suas linhas comerciais. Inicialmente os últimos voos à partida de Lisboa estavam previstos para o dia 14 de fevereiro, e com este novo planeamento foram fixados para o dia 8 de fevereiro.
 
Assim, a programação dos últimos voos com aviões A340-300 está assim prevista:
 
Lisboa-Boston até 18 de janeiro de 2019
 
Lisboa-Fortaleza até 24 de janeiro de 2019
 
Lisboa-Luanda até 7 de fevereiro de 2019
 
Lisboa-Maputo até 8 de fevereiro de 2019
 
Lisboa-Natal até 4 de janeiro de 2019
 
Lisboa-Recife até 2 de fevereiro de 2019
 
Lisboa-Rio de Janeiro/Galeão até 31 de janeiro de 2019
 
Lisboa-São Paulo/Guarulhos até 19 de janeiro de 2019
 
Lisboa-Toronto até 7 de janeiro de 2019.
 
Ainda poderão ocorrer alterações nesta programação, que resultarão do dinamismo das entregas dos A330-900neo, cujo processo de certificação ainda está em curso e que só deverá estar concluído no final do corrente ano. Contudo, os sete aviões que serão entregues à TAP estarão prontos até final do primeiro trimestre, disseram-nos fontes da companhia. Não há, nesta última fase, atrasos na linha de montagem. Alguma alteração poderá ser causada ainda pelo processo de certificação, no qual está envolvido o primeiro avião A330-900neo que virá para a TAP (CS-TUA) e que já ostenta as cores da companhia portuguesa, lançadora do novo modelo de avião de longo curso da construtora aeronáutica europeia.
 
Esta reprogramação é uma atualização das datas que já sido alteradas face à previsão inicial de que os A340-300 ficariam até Março, no final da época de Inverno IATA 2018-2019.


#2 MissedApproach

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Posted 12 de August de 2018 - 23:22

Pensava que os A343 da TAP eram proibidos de operar nos EUA!?

#3 Yoshioff

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Posted 13 de August de 2018 - 03:17

Já perdi a conta de quantas vezes ví anúncio de Phase-out dos 343 da TAP.



#4 Joanesburgo

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Posted 13 de August de 2018 - 07:07

Pensava que os A343 da TAP eram proibidos de operar nos EUA!?




Por que seriam?

#5 tupolev154M

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Posted 13 de August de 2018 - 08:28

O final de uma era...deixarão saudades!

#6 Oliveira_BH

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Posted 13 de August de 2018 - 09:24

Nunca consegui fotografar o TOA. E agora acho que nunca mais. 🙁😂

#7 Renatosilva

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Posted 13 de August de 2018 - 12:15

Viajei agora em julho no CS-TOD e CS-TOB avião raiz, e uma orquestra pra mim aqueles motores.

#8 boulosandre

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Posted 13 de August de 2018 - 13:27

Nunca consegui fotografar o TOA. E agora acho que nunca mais. 🙁😂


Coincidentemente o TOA está estacionado ao meu lado. Estou num 330 cumprindo LIS-GRU. Voo lotado (pelo menos na Business).

#9 MissedApproach

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Posted 13 de August de 2018 - 18:03



Por que seriam?


Por conta da investigação da EASA em relação a autorização que a ANAC concedeu para prolongar a vida útil dessas aeronaves. Assim pensava eu que eles só operavam para Brasil e África.

#10 Leto

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Posted 13 de August de 2018 - 18:29

A TAP não tem nenhum A350 encomendado? Seriam ideais para GRU, GIG, MIA, BSB, LAD, BOS e EWR, não?



#11 Ricardo Fontes Moro

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Posted 13 de August de 2018 - 20:50

Seriam esses um dos WB mais antigos em operação regular?



#12 leelatim

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Posted 13 de August de 2018 - 21:33

A TAP não tem nenhum A350 encomendado? Seriam ideais para GRU, GIG, MIA, BSB, LAD, BOS e EWR, não?


Tinha uma penca deles, porém depois que o David Neelman assumiu a TAP , ele renegociou os A350 por A330neo e A321neoLR

#13 PT-WRT

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Posted 13 de August de 2018 - 21:49

O final de uma era...deixarão saudades!


Sem duvida..Este modelo de avião bateu quatro recordes mundiais: primeiro voo sem escalas entre Le Bourget (França) e Auckland (Nova Zelândia) em 21 horas e 31 minutos; o voo mais longo realizado por um avião comercial (19.100 km.); o voo mais rápido em volta ao mundo por um avião da sua classe e o voo de retorno mais rápido a partir da Nova Zelândia até França.

Mas eu tive muito azar voando neles...3 voos horiveis, um GRU-ZRH na executiva da Swiss que me deixou com uma impressao pessima da empresa suica, um mia-mad de Iberia igualmente ruim, mas por conta do passageiro ao lado e um SCL-BUE que foi o desfecho de uma serie de trapalhadas da LAN...(ta foi legal a sensacao do gigante negociando altura para vencer a cordilheira).

O que o aviao tem com isso? Nada...
Sempre achei uma linda ave...ate pela minha nostalgica preferencia por quadrireatores.

Abracos

#14 LPS Hobby

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Posted 14 de August de 2018 - 07:52

voei neles ano passado e gostei muito, bastante confortavel, mesmo na Y



#15 Geoshina

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Posted 14 de August de 2018 - 10:25

Eu acho o A340 bonito por fora, mas bem antigo por dentro. Os saudosistas devem amar rsrs.
Voei no da TAP em 2009. Só penso como estou velho quando percebo que ano que vem completa uma década! Rsrs
Também já voei no 346 com a LH de FRA para JFK. Aquela escadinha com os toaletes embaixo achei bem engraçado.
Queria ter voado o A345 da SQ.
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#16 boulosandre

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Posted 14 de August de 2018 - 11:55

Também já voei no 346 com a LH de FRA para JFK. Aquela escadinha com os toaletes embaixo achei bem engraçado.
.


Voei algumas vezes no 346 da LH. Uma super aeronave, mas meio desfasada. A ideia dos banheiros é genial.
Pena que veremos cada vez menos 346 pelos ares.
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#17 A345_Leadership

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Posted 14 de August de 2018 - 12:16

O A340-300 é o único do mundo equipado com 5 APUs :lol:, mas foi aeronave emblemática, tanto para a Airbus, que desenvolveu uma solução genial de aproveitar a mesma célula (e praticamente a mesma asa) para o A330-300, e para a aviação mundial, pois possibilitou uma alternativa econômica aos Boeing 747-100/-200, além dos DC-10-30, custando menos que o B777-200ER. Diversas empresas (LanChile, Aerolíneas, Phillipines, Garuda, etc) preferiram por causa disso.

 

Seriam esses um dos WB mais antigos em operação regular?

Não, tem os Boeing 767, 747-400 e A310-300 ainda em operação.


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#18 PP-CJC

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Posted 14 de August de 2018 - 13:45

Boa tarde amigos Forenses.

 

Em junho de 1998 fiz a etapa GRU / LIS a bordo do CS-TOA já a volta em julho do esmo ano foi CS-TOD essa viagem deixou saudades.

 

Abs. Cursio


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#19 qwert

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Posted 15 de August de 2018 - 01:02

Seriam esses um dos WB mais antigos em operação regular?


Eu diria que a TAP é a europeia de frota mais antiga: há muito tempo desbancou a Iberia (I-vieja).

#20 RIC2209

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Posted 17 de August de 2018 - 20:52

Não tive a sorte de voar nesses A343, mas esse ano voei no CS-TOI (A332) num GIG-LIS. Essa aeronave é de 1997 e estava lastimável por dentro. A poltrona em que fui estava reclinando mesmo contra a minha vontade. Briguei com aquilo por nove horas. Foi um voo muito, muito desconfortável. O sistema de entretenimento era pífio. Sorte que a volta foi num dos A332 renovados (CS-TOL).







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