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TransBrasil - Dezembro 2001 Panrotas


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#1 PT-KTR

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Posted 24 de August de 2018 - 23:35

Publicado no PANROTAS de DEZ.2001, mas sabemos que não chegou a operar tudo isso, sequer tinha 767 operacional.

 

TR1022 12345-- 733 POA 0650 0735 NVT 0800 0849 CGH 0935 1035 PLU 1100 1235 SSA
TR1023 12345-- 733 SSA 1730 1905 PLU 1945 2042 CGH 2125 2215 NVT 2240 2325 POA
TR1030 123456- 733 MGF 0650 0734 CWB 0805 0903 CGH 0925 1055 BSB 1125 1400 FOR
TR1031 12345-7 733 FOR 1600 1830 BSB 1900 2027 CGH 2132 2220 CWB 2245 2330 MGF
TR1034 ------7 733 POA 0650 0740 CWB 0805 0903 CGH 0925 1055 BSB 1125 1400 FOR
TR1035 -----6- 733 FOR 1600 1830 BSB 1900 2027 CGH 2132 2220 CWB 2245 2345 POA
TR1050 1234567 733 FLN 1440 1525 CWB 1550 1644 CGH 1712 1842 BSB 1915 2055 SSA 2125 2230 REC
TR1051 1234567 733 REC 0630 0735 SSA 0800 0940 BSB 1010 1136 CGH 1206 1300 CWB 1325 1405 FLN
TR1060 12345-7 733 FLN 0800 0901 CGH 0929 1020 GIG 1100 1345 REC 1415 1530 FOR
TR1061 123456- 733 FOR 1430 1545 REC 1615 1915 GIG 1945 2035 CGH 2120 2220 FLN
TR1062 1234567 733 GIG 1515 1700 SSA
TR1063 1234567 733 SSA 1300 1445 GIG
TR1064 -----6- 733 POA 0650 0730 FLN 0800 0901 CGH 0929 1020 GIG 1100 1345 REC 1415 1530 FOR
TR1067 ------7 733 FOR 1430 1545 REC 1615 1915 GIG 1945 2044 CGH 2120 2220 FLN 2245 2330 POA
TR1090 1234567 767 POA 1440 1610 GRU 1700 1830 BSB 1910 2130 FOR 2200 2240 BEL 2310 0005 MAO
TR1091 1234567 767 MAO 0045 0345 BEL 0415 0655 FOR 0725 0950 BSB 1020 1150 GRU 1230 1400 POA
TR7602 12345-7 733 EZE 0415 0710 FLN
TR7603 123456- 733 FLN 2310 0015 EZE
TR7604 -----67 733 EZE 0545 0945 GIG 1045 1230 SSA
TR7605 -----67 733 SSA 1730 1920 GIG 2015 2215 EZE
TR7606 -----6- 733 EZE 2315 0215 FLN
TR7607 ------7 733 FLN 0315 0415 EZE
TR7610 1----6- 733 EZE 0315 0545 POA
TR7611 1----6- 733 POA 0030 0100 EZE
 

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#2 Nos-767

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Posted 25 de August de 2018 - 10:33

eu sei que esse TR1090/1091 rodou com 734 até eles serem tomados (estimo Out ou Nov/2001).

 

Depois acho que só tinham alguns 733 em rota, todos os demais parados/devolvidos.



#3 A345_Leadership

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Posted 25 de August de 2018 - 11:22

A empresa não chegou a implantar esta malha, não lembro voos para EZE saindo do GIG e POA, pois o plano era fazer FLN-EZE conectado com CGH-FLN.

 

Um fim vertiginoso, acompanhava diariamente a situação da empresa. Eram só aeronaves arrestadas (o que mais queimou a empresa foi o PT-TAM pela Pegasus na Flórida), bases canceladas, aeronaves devolvidas, piloto pagando McDonalds para os passageiros. Foi a partir da TR que viram que as empresas aéreas estavam realmente quebradas, um relatório da IATA daquele ano dizia que 2/3 das empresas da América Latina estavam falidas ou tecnicamente falidas.


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#4 jansenwinter

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Posted 25 de August de 2018 - 11:44

A empresa não chegou a implantar esta malha, não lembro voos para EZE saindo do GIG e POA, pois o plano era fazer FLN-EZE conectado com CGH-FLN.

 

Um fim vertiginoso, acompanhava diariamente a situação da empresa. Eram só aeronaves arrestadas (o que mais queimou a empresa foi o PT-TAM pela Pegasus na Flórida), bases canceladas, aeronaves devolvidas, piloto pagando McDonalds para os passageiros. Foi a partir da TR que viram que as empresas aéreas estavam realmente quebradas, um relatório da IATA daquele ano dizia que 2/3 das empresas da América Latina estavam falidas ou tecnicamente falidas.

 

 

Como foi essa fita aí do McDonalds pra passageiro?



#5 jansenwinter

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Posted 25 de August de 2018 - 11:45

 

Publicado no PANROTAS de DEZ.2001, mas sabemos que não chegou a operar tudo isso, sequer tinha 767 operacional.

 

TR1022 12345-- 733 POA 0650 0735 NVT 0800 0849 CGH 0935 1035 PLU 1100 1235 SSA
TR1023 12345-- 733 SSA 1730 1905 PLU 1945 2042 CGH 2125 2215 NVT 2240 2325 POA
TR1030 123456- 733 MGF 0650 0734 CWB 0805 0903 CGH 0925 1055 BSB 1125 1400 FOR
TR1031 12345-7 733 FOR 1600 1830 BSB 1900 2027 CGH 2132 2220 CWB 2245 2330 MGF
TR1034 ------7 733 POA 0650 0740 CWB 0805 0903 CGH 0925 1055 BSB 1125 1400 FOR
TR1035 -----6- 733 FOR 1600 1830 BSB 1900 2027 CGH 2132 2220 CWB 2245 2345 POA
TR1050 1234567 733 FLN 1440 1525 CWB 1550 1644 CGH 1712 1842 BSB 1915 2055 SSA 2125 2230 REC
TR1051 1234567 733 REC 0630 0735 SSA 0800 0940 BSB 1010 1136 CGH 1206 1300 CWB 1325 1405 FLN
TR1060 12345-7 733 FLN 0800 0901 CGH 0929 1020 GIG 1100 1345 REC 1415 1530 FOR
TR1061 123456- 733 FOR 1430 1545 REC 1615 1915 GIG 1945 2035 CGH 2120 2220 FLN
TR1062 1234567 733 GIG 1515 1700 SSA
TR1063 1234567 733 SSA 1300 1445 GIG
TR1064 -----6- 733 POA 0650 0730 FLN 0800 0901 CGH 0929 1020 GIG 1100 1345 REC 1415 1530 FOR
TR1067 ------7 733 FOR 1430 1545 REC 1615 1915 GIG 1945 2044 CGH 2120 2220 FLN 2245 2330 POA
TR1090 1234567 767 POA 1440 1610 GRU 1700 1830 BSB 1910 2130 FOR 2200 2240 BEL 2310 0005 MAO
TR1091 1234567 767 MAO 0045 0345 BEL 0415 0655 FOR 0725 0950 BSB 1020 1150 GRU 1230 1400 POA
TR7602 12345-7 733 EZE 0415 0710 FLN
TR7603 123456- 733 FLN 2310 0015 EZE
TR7604 -----67 733 EZE 0545 0945 GIG 1045 1230 SSA
TR7605 -----67 733 SSA 1730 1920 GIG 2015 2215 EZE
TR7606 -----6- 733 EZE 2315 0215 FLN
TR7607 ------7 733 FLN 0315 0415 EZE
TR7610 1----6- 733 EZE 0315 0545 POA
TR7611 1----6- 733 POA 0030 0100 EZE
 

 

 

Chegou até 'forte' no final, com 767, 737 e voos internacionais. A VP, por exemplo, chegou ao fim caindo de podre, com poucos destinos e os 732 velhos.



#6 A345_Leadership

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Posted 25 de August de 2018 - 11:59

 

 

Como foi essa fita aí do McDonalds pra passageiro?

Não teve serviço de catering de um voo saindo de REC. O comandante comprou lanches no McDonalds e mandou distribuir entre os passageiros.

 

 

Chegou até 'forte' no final, com 767, 737 e voos internacionais. A VP, por exemplo, chegou ao fim caindo de podre, com poucos destinos e os 732 velhos.

Os 767 estavam parados em BSB sem motores. Internacional (EZE) era restrito a alguns voos, não lembro do EZE-GIG. 

 

Foi o mesmo fim da Vasp, a diferença é que os 737 da TR eram leasing e os da VP próprios.

 

Empresa aérea no Brasil só para quando não tem dinheiro para o QAV.



#7 PT-KTR

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Posted 25 de August de 2018 - 21:45

A história do McDonalds é fato, está no livro do Gianfranco Beting. A TranBrasil em seus últimos dias operou de fato uma malha bem menor que a publicada por ela mesmo no Panrotas, inclusive o FLN-EZE-FLN era operado. O REC-GIG-CGH foi o último voo de fato e direito da empresa e foi aí que o Cmte comprou os McDonalds para os passageiros infantis presentes no voo.

 

A VASP foi se reduzindo a voos que pagassem o combustivel a vista! A operação era bem mais consistente do que da TransBrasil na época, a malha estava "robusta" apesar de ser uma sombra do que foi a VP um dia logicamente. A TBA parou com 3 ou 4 737-300 operando e os EMB120 da InterBrasil "ajudando" na malha (operacionais eram 3 ou 4, do total de seis).



#8 PT-KTR

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Posted 25 de August de 2018 - 21:50

Segundo database do DAC esse foi o ultimo voo da TBA

 

1060 1------ FLN 0805 0921 CGH 1006 1050 GIG 1120 1410 REC 1435 1545 FOR
1061 1------ FOR 1500 1615 REC 1645 1915 GIG 1945 2044 CGH
 
A orientação do dia era levar todos aviões até CGH, onde ficaram TEX, TEW, TEU, TEV, ISG, ISB, ISE, ISC. Em BSB estavam ISA, ISF, TAA, TAB, TAC.


#9 A345_Leadership

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Posted 25 de August de 2018 - 22:23

A do McDonalds foi bem antes do 03/12, foi mais ou menos em julho/agosto. 

 

 

Segundo database do DAC esse foi o ultimo voo da TBA

 

1060 1------ FLN 0805 0921 CGH 1006 1050 GIG 1120 1410 REC 1435 1545 FOR
1061 1------ FOR 1500 1615 REC 1645 1915 GIG 1945 2044 CGH
 
A orientação do dia era levar todos aviões até CGH, onde ficaram TEX, TEW, TEU, TEV, ISG, ISB, ISE, ISC. Em BSB estavam ISA, ISF, TAA, TAB, TAC.

 

É o que consta no livro do Gianfranco. O voo nem era para chegar em CGH, chegou no GIG já sem crédito para mais nada (não tinha catering desde REC, daí o cmte. comprar lanches para as crianças). O que salvou foi um casal que comprou GIG-CGH-POA à vista. 



#10 jansenwinter

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Posted 26 de August de 2018 - 00:32

Que triste uma empresa terminar seus dias assim. Dá pra sentir a paixão do piloto deste voo em se dedicar a comprar McDonalds pras crianças - e provavelmente, não ter nem sequer salário fim de mês.



#11 A345_Leadership

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Posted 26 de August de 2018 - 21:58

A queda da Transbrasil foi muito vertiginosa

 

03/2001 - PT-TAB (B762) parado no GIG, pane no motor;

 

04/2001 - PT-TDH (B734) devolução, arrendado apenas para alta temporada;

04/2001 - PT-TEH (B733) devolvido;

04/2001 - PT-TEF (B733) devolvido;

 

07/2001 - PT-TAL (B763) arrestado, mas a empresa conseguiu reverter a situação logo em seguida;

07/2001 - PT-TAC (B762) realiza o último voo

07/2001 - PT-TAM (B763) arrestado em MIA. decisão revertida em Agosto;

 

08/2001 - PT-TEQ (B733) devolvido;

08/2001 - PT-TET (B733) devolvido;

 

09/2001 - PT-TAA (B762) para em GRU, sem motores;

09/2001 - PT-TEI (B733) devolvido;

09/2001 - PT-TEX (B733) devolvido;

10/2001 - PT-TAL (B763) parado em BSB;

11/2001 - PT-TAM (B763) parado em GRU;

12/2001 - PT-TER (B733) devolvido;

12/2001 - PT-TEW (B733) devolvido;

 

A empresa em 03/12 tinha 5 737 (TEU/V/X/W/T), sendo 4 operacionais (TET estava sem motores), e 4 EMB-120 da InterBrasil.

 

Não deu tempo nem de separar a Interbrasil da empresa-mãe.


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#12 Kal_Center

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Posted 27 de August de 2018 - 18:28

TR1050 1234567 733 FLN 1440 1525 CWB 1550 1644 CGH 1712 1842 BSB 1915 2055 SSA 2125 2230 REC
TR1051 1234567 733 REC 0630 0735 SSA 0800 0940 BSB 1010 1136 CGH 1206 1300 CWB 1325 1405 FLN
 
Esses voos cheguei a ver 767 operando ocasionalmente (vinha de GRU) no final de 2000 começo de 2001. Um voo de 25 minutos de CWB a FLN operado de 767, dava pra ver que tava indo pro saco... pena que não fotografei.

Edited by Kal_Center, 27 de August de 2018 - 18:28 .


#13 jansenwinter

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Posted 27 de August de 2018 - 18:52

A queda da Transbrasil foi muito vertiginosa

 

03/2001 - PT-TAB (B762) parado no GIG, pane no motor;

 

04/2001 - PT-TDH (B734) devolução, arrendado apenas para alta temporada;

04/2001 - PT-TEH (B733) devolvido;

04/2001 - PT-TEF (B733) devolvido;

 

07/2001 - PT-TAL (B763) arrestado, mas a empresa conseguiu reverter a situação logo em seguida;

07/2001 - PT-TAC (B762) realiza o último voo

07/2001 - PT-TAM (B763) arrestado em MIA. decisão revertida em Agosto;

 

08/2001 - PT-TEQ (B733) devolvido;

08/2001 - PT-TET (B733) devolvido;

 

09/2001 - PT-TAA (B762) para em GRU, sem motores;

09/2001 - PT-TEI (B733) devolvido;

09/2001 - PT-TEX (B733) devolvido;

10/2001 - PT-TAL (B763) parado em BSB;

11/2001 - PT-TAM (B763) parado em GRU;

12/2001 - PT-TER (B733) devolvido;

12/2001 - PT-TEW (B733) devolvido;

 

A empresa em 03/12 tinha 5 737 (TEU/V/X/W/T), sendo 4 operacionais (TET estava sem motores), e 4 EMB-120 da InterBrasil.

 

Não deu tempo nem de separar a Interbrasil da empresa-mãe.

 

 

Mas o TAA/TAB e TAC não pararam em Brasília? 

 

O TAA em GRU, sem motores.. colocaram de novo os motores pra ir até BSB e tiraram?  :lol:



#14 A345_Leadership

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Posted 27 de August de 2018 - 23:44

Retiraram de um para por no outro

Depois da pane do motor do TAB, ele foi corrigido, mas teve um incidente que danificou o trem de pouco dianteiro dele.

#15 PT-KTR

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Posted 28 de August de 2018 - 15:34

 

 

Mas o TAA/TAB e TAC não pararam em Brasília? 

 

O TAA em GRU, sem motores.. colocaram de novo os motores pra ir até BSB e tiraram?  :lol:

 

Completamente normal! VASP certa feita, salvo engano ao redor de 2004, o PP-SNM numa decolagem em REC explodiu o motor, o -SNN estava em CGH, pegaram um 737-200F botaram um dos motores do -SNN, levaram a REC, instalaram no -SNM que voltou a operar e o motor danificado retornou a CGH no mesmo 737-200 (que por sinal vi fazer o mesmo em IOS com outro 737-200 levando o motor "reserva"). Daí o -SNM voou até Julho de 2004 quando teve problemas definitivos e foi retirado da frota e o -SNN nunca teve o check C terminado. Inclusive o outro motor do -SNN vou alugado pra VARIGLOG usar em DC10, com boa polêmica à época.

 

Quanto ao TAA, o -TAC estava em check C na ocasião, o avião parou em GRU e foi levado a BSB com motor de outra aeronave para ficar na base principal de manutenção e cumprir um check, o TAC ficou "pronto" mas jamais retornou pro voo. 

 

Você não tem a mínima ideia dos esforços que empresas aéreas fazem... inclusive levar motor pra outra aeronave usando algum avião da frota.



#16 jansenwinter

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Posted 28 de August de 2018 - 17:20

Isso só me faz pensar: Que perrengue! Uma situação realmente arcaica.

 

Quanto a VASP, que voou Janeiro de 2005 (quase) inteiro; Alguém teria o PANROTAS desta época, e a relação da frota? Sei que em Dec/2004 tinham tirado os 732 de voo.



#17 PT-KTR

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Posted 28 de August de 2018 - 20:19

Há um artigo no Avioes e Musicas com a malha de Janeiro de 2005! Qianto aos 732 foram retirados em Agosto o SMA/SMC/SMQ/SMR/SMS e SMT causando um buraco irreparavel na malha da empresa e o consequente encerramento de varias bases. Ai foi o empurrão que faltava para a empresa mes a mes encolher ate Novembro ter uma malha diminuta, Dezembro melhor e Janeiro a incipiente composta por 6 trilhos

#18 jansenwinter

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Posted 28 de August de 2018 - 20:38

Malha da VP em Janeiro de 2005:

 

VP4190 23456SD GIG 0750 0850 SSA 0925 1055 NAT 1120 1220 FOR

VP4191 23456SD FOR 1345 1445 NAT 1530 1700 SSA 1755 2100 GIG
VP4198 23456SD FOR 1410 1520 THE 1545 1635 SLZ 1700 1800 BEL 1830 1930 MAO
VP4199 23456SD MAO 0550 0850 BEL 0920 1020 SLZ 1050 1140 THE 1205 1320 FOR
VP4250 23456SD BSB 0800 0850 SSA 0925 1005 AJU 1030 1125 REC
VP4251 23456SD REC 1525 1615 AJU 1640 1725 SSA 1800 2055 BSB
VP4260 23456SD IGU 1535 1710 GRU 1800 1900 GIG
VP4261 23456SD GIG 1140 1240 GRU 1320 1450 IGU
VP4264 23456SD GRU 0750 0900 SSA 0940 1030 MCZ 1055 1130 REC 1200 1310 FOR
VP4265 23456SD FOR 1350 1500 REC 1540 1615 MCZ 1640 1730 SSA 1800 2110 GRU
VP4280 23456SD GIG 1930 2110 BSB 2140 2310 SLZ
VP4281 23456SD SLZ 0300 0350 THE 0420 0728 BSB 0815 1000 GIG



#19 PT-KTR

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Posted 29 de August de 2018 - 22:21

Essa mesma! Como pode notar é uma malha com conectividade em SSA e FOR. Algum mix em REC também. No fim das contas o 4265 foi o último voo da empresa.