Jump to content

Photo

Jordânia e além com Swiss e Etihad - Parte 2

Etihad LHR AMM AUH

• You cannot start a new topic
  • Please log in to reply
13 replies to this topic

#1 trevisan26

trevisan26
  • Usuários
  • 1,058 posts
  • Cidade/UF/País:Porto Alegre, RS Brasil
  • Data de Nascimento:26/08/1996

Posted 25 de August de 2018 - 21:01

Com certa demora, finalmente ficou pronta a sequência do FR com a Swiss. Vamos agora com a Etihad de Londres até Amã via Abu Dhabi  :) 

Depois de algumas horas de sono, finalmente chegava o momento de voar no tão esperado Apartment da Etihad, produto oferecido apenas nos seis destinos em que a companhia opera com o A380. Uma frase exibida pela Etihad durante o voo retrata bem o que foi esta experiência até Abu Dhabi: “You know you’re in love when you can’t fall asleep because reality is finally better than your dreams.”.

Em uma fria manhã, após nevascas haverem fechado e provocado transtornos nos aeroportos de Londres dias atrás, fizemos o check-out do hotel e por volta das 06h45 já estávamos no Terminal 4, o mais diversificado terminal de Heathrow, de onde voa a Etihad Airways e companhias como Turkmenistan Airlines, Uzbekistan Airways, Biman Bangladesh, etc.

jHlg6OA.jpg

Fomos diretamente ao check-in onde a séria atendente despachou nossas malas e entregou os cartões de embarque bem como o fast track para o controle de passaportes, que surpreendentemente estava bastante tranquilo nas duas linhas neste período. A troco de curiosidade, o “UPD" na parte superior do cartão de embarque significa "Upper Decker”. É utilizado nos voos de A380 da Etihad para facilitar o trabalho dos atendentes em direcionar os passageiros para ponte de embarque correta. Nunca vi tal impressão em outras companhias aéreas.

9cxuCQH.jpg

wfCahyc.jpg

Chegamos ao lounge da Etihad que é compartilhado entre passageiros da Primeira Classe, Executiva e detentores de status. O lounge não é grande se considerarmos que os três voos diários entre Abu Dhabi e Londres são operados por A380's e os passageiros elite e das companhias parceiras como Jet Airways, Air Serbia e Air Malta também tem acesso, mas é compreensível pelo fato do espaço em Heathrow ser escasso e um dos mais concorridos do mundo. Além do mais, estamos falando de um lounge fora do hub da companhia.

Com o lounge bastante cheio, tirei poucas fotos, mas havia um buffet de café da manhã com frios, frutas, iogurte, etc e mais importante, uma ótima maquina de café. Em cada mesa também estava disponível o Menu. Acabei tomando apenas um double espresso e utilizando a internet pelo tempo que nos restava.

5QIaZ8A.jpg

KAfphwW.jpg

Às 08h27 fomos ao portão de embarque localizado exatamente na frente do lounge. É um luxo e uma tranquilidade estar tão próximo da porta de embarque. Levamos cerca de seis minutos (segundo o EXIF das fotos) esperando na fila de embarque e entramos no Airbus A380 de matrícula A6-PAD, com apenas três anos de serviços exclusivos à Etihad. Aeronave esta que é configurada em 2P 9F 70C 416Y. O “P" é referente a classe tarifária da The Residence, apesar dela aparecer pesquisando por F no Amadeus.

u171mnx.jpg

Ao entrar na aeronave, a comissária se apresentou e nos acompanhou até as cabines 3K e 4K selecionadas previamente por telefone com a Etihad. As imagens não fazem justiça ao quão linda é a cabine, sem comparação com a F do A380 da Emirates, que considero impressionante porém exagerada demais. 

U5reB02.jpg

Ifkivfz.jpg

Alguns minutos após me acomodar, a comissária passou distribuindo os Menus e perguntando qual a bebida desejada em solo, retornando de imediato com a bandeja que continha o suco de laranja que pedi, lenço úmido, duas deliciosas tâmaras (tradicional fruta consumida pelos árabes há milhares de anos) e por último mas não menos importante, o código para utilização gratuita de 180mb do wi-fi, mais do que o bastante para meia dúzia de mensagens.  

gBIIfYu.jpg

4exiVL7.jpg

Em seguida foram entregues as pantufas e o pijama, que lógico, trouxe para casa. 

thxIOsD.jpg

Depois veio o café arábico, servido pela comissária na hora. Ao fundo da segunda foto está passando o chef a bordo, que na verdade é um comissário como os outros, porém fica mais dedicado à galley e tem um uniforme diferente, o que as companhias que os tem adoram utilizar no marketing, como se tivessem chama aberta nas galleys. Mas falando sério, as companhias que designam uma pessoa para ser chef, normalmente se preocupam e investem mais com o catering, como é o caso da Etihad e também da Turkish Airlines. 

UzYecdA.jpg

Falando em catering, o chef logo veio aos nossos assentos se apresentar e dar algumas dicas, além de comentar que as opções no Menu não passavam de sugestões e que com os ingredientes mencionados nele era possível fazer um prato totalmente diferente. Como ainda não havíamos decidido, deixei apenas agendado o banho para pouco depois da decolagem.

Como muitas pessoas não se interessam nas fotos dos menus e elas acabam carregando ainda mais o post, resolvi deixar o link com as fotos em pastas quando for mais de uma foto.

Menus LHR-AUM

Após decidirmos os pratos, aproveitei para explorar um pouco mais a espaçosa cabine.

Abaixo do sofá à frente é possível guardar uma bagagem de mão, no meu caso a mochila que ainda carrega a tag do A350XWB entregue pela TAM no voo inaugural do mesmo e outros itens menores. Ao centro está a roupa de cama, que seria montada mais tarde. 

cyZAeqn.jpg

Também há um compartimento que contém espelhos e algumas amenidades. (A foto é de mais tarde durante o voo, por isso a porta está fechada). 

BbymIRK.jpg

Controle e entradas ao lado esquerdo do assento, um pouco mais ao lado está também a tomada e logo abaixo um mini-bar refrigerado.

GN9PRh2.jpg

IC7w6LE.jpg

Materiais de leitura e safety card. 

VKNUiWj.jpg

Neste momento já tinha início o vídeo de segurança em árabe e inglês e logo em seguida era a hora do push back. 

d3kNpLi.jpg

Passado-se 46 minutos de nosso horário de partida original, alinhamos e decolamos pela pista 27L. Sempre confiro na internet a posição do sol e a provável pista em utilização para decidir em qual lado marcar o assento para determinada foto e nada melhor do que Heathrow na hora do rush. A vista foi ótima, apesar do ângulo não estar tão bom quanto da outra vez que decolei em um A320 e tenho foto no instagram que criei dedicado a aviação (link no final do post).

gsfKFw0.jpg

Além da janela, não existe IFE melhor do que o mapa de voo e camera externa para acompanhar os procedimentos de pouso e decolagem e nisso o A380 da Etihad é excelente, além do mapa ser bastante completo e permitir uma personalização enorme, existem duas cameras disponíveis, uma na cauda e outra próxima ao trem de pouso. 

qTd1Yp5.jpg

Pouco menos de vinte minutos após a decolagem, o chef passou anotando nossos pedidos e logo em sequência foram servidos os aperitivos, que consistiam em nuts, nuts japoneses (também conhecidos como wasabi nuts) e azeitonas. Em relação à bebida de escolha, a foto ficaria bem mais bonita com uma champagne, mas como não gosto acabei transformando Apartment em boteco (palavras de alguns amigos  :hypocrite: ). Minha única crítica de todo o voo é em relação às azeitonas, que estavam com gosto péssimo. Que problemão! 

UOc23jU.jpg

Os assentos das fileiras 3 e 4 possuem três janelas cada, que podem ser comandadas na própria janela ou juntamente com a firmeza e posição do assento através do controle sob o apoio de braço. Na verdade se eu fosse mostrar tudo que pode ser comandado, não teria tempo de aproveitar o voo. Só não é possível controlar a temperatura da cabine e para sorte dos outros passageiros, a potência dos motores, pois se dependesse de mim, voaríamos pelo menos umas doze horas.

zXaR5cT.jpg

reYOOYO.jpg

Aproveito novamente para mostrar com um ângulo mais aberto os dois Apartments. Na foto, a repartição interna está aberta, mas caso o passageiro esteja viajando sozinho é só fechar puxando a parte dourada central.

Boz3oNw.jpg

Após finalizar os petiscos a comissária perguntou se eu estava pronto para tomar banho (mas é claro!) e explicar como funciona o chuveiro. Em um voo longo como um AUH-JFK a escolha mais comum seria marcar o banho para o mais próximo possível do pouso, porém com um voo curto, decidi tomar banho logo após decolarmos. Lógico que não iria desperdiçar a oportunidade de tomar banho à 39000ft. Que experiência!

Os chuveiros da Etihad ficam localizados no nariz do upper deck, sendo um deles privativo dentro da The Residence. No mesmo espaço a Emirates tem dois chuveiros e a Qatar um banheiro enorme e outro comum. Comparando com o Shower Spa (como a EK chama seus chuveiros), o da Etihad é bem menor, porém o funcionamento e o box são exatamente iguais. 

Cada passageiro tem direito a cinco minutos de água corrente, sendo possível pausar e retomar o fluxo quantas vezes desejar. Para ativar o chuveiro a porta precisa estar fechada, o que exigiu um pouco de força já que estava emperrada e vale também ressaltar que não se perde tempo esperando a água esquentar, é quase instantâneo e em boa pressão. Quando o marcador chega em 1/4, o chuveiro para automaticamente para evitar que a água termine com alguém ainda ensaboado.  

ccm2Kbr.jpg

dtabqzZ.jpg

geXBz7d.jpg

Após a espetacular experiência, aproveitei para dar uma volta pela cabine antes de retornar ao assento aproveitar outra cerveja enquanto acessava a internet com o código fornecido no começo do voo.

1iwhSyG.jpg

5XPsAEn.jpg

qDp2QTB.jpg

tOoe5Oo.jpg

CDgKvFL.jpg

Combinamos anteriormente com o chef de almoçar às 12h30 e por estarmos viajando juntos decidimos aproveitar a oportunidade de fazer a refeição frente a frente. Pontual como um relógio suíço, o chef apareceu perguntando se estávamos prontos para ter a mesa posta e almoçar.

A apresentação como de praxe estava impecável. Para tomar, continuei na Corona e meu pai optou por uma Champagne Brut Charles Heidsieck Vintage 2006. Confesso que entendo de espumante tanto quanto alguns jornalistas entendem de aviação, portanto deixo os comentários em relação as mesmas à vocês. 

3Xnzbk9.jpg

Para começar fui com o Arabic Mezze, enquanto meu pai com o Chicken Ballotine. O Arabic Mezze consiste em pequenas entradas feitas com ingredientes típicos dos árabes. Estava excelente.  

dfEW6hl.jpg

dMAFlK2.jpg

Na sequencia foi trazido o sorbet, que tem como função limpar o paladar, para que o gosto do prato anterior não afete o próximo. 

AH9KSFR.jpg

Para o prato principal optei pelo Lamb Loin, que estava excelente e em boa quantidade, apesar da foto não fazer jus ao tamanho de verdade por conta da lente da câmera. Meu pai por sua vez, já acompanhado de um sauvignon blanc neozelandês indicado pelo chef, recebeu o peixe Black Cod e também não poupou elogios.  

MVVTTMp.jpg

7s1YbaU.jpg

Para adoçar o paladar, ambos optamos pelo Chocolate Millefeuille e pedi também um café espresso, que veio em dose a conta gotas.  

za9tDBZ.jpg

UIRADZ8.jpg

gsh46nz.jpg

Mesmo com a porta das cabines abertas é muito difícil enxergar outro passageiro, tanto pela disposição dos assentos na cabine quanto pelo pequeno tráfego no corredor, especialmente se selecionar um  assento na janela.

iio2O2y.jpg

Pelo fato de fotografar bastante durante alguns voos, seguido acontece de algum tripulante ficar curioso e acabarmos entrando no assunto da aviação e desta vez não foi diferente. O serviço de bordo já havia terminado porém a conversa com a comissária inglesa natural de Bournemouth não. Papo vai, papo vem já estávamos voando por mais de quatro horas o que significava apenas mais duas horas para aproveitar o voo.

Retornei ao meu assento e logo em seguida pedi para outra comissária, deste vez escocesa, se seria possível realizar o turn down service. Ela me alertou que teria pouco tempo para dormir já que a preparação da cabine começaria próximo de quarenta minutos antes do pouso, mas ao falar que era mais pelas fotos e para experimentar a cama não deu outra, entrei novamente em uma conversa sobre a Etihad e até mesmo sobre Petra, destino que seria visitado na sequência da viagem.

Comentei sobre a nacionalidade das duas comissárias pois é um ponto que acho muito interessante, em especial nas cias do Oriente Médio. É algo que já estamos habituados,  mas quando paro para pensar sempre me deixa impressionado. Dezenas de nacionalidades diferentes, viajando por dezenas de países diferentes, no mesmo voo. Como não amar a globalização?  :lol: 

Enfim, com a cama pronta comecei a tirar algumas fotos. Essa é uma das cabines mais difíceis de se fotografar que já voei, nem mesmo os 16mm da lente deram por completo. Na última foto, a frase que mencionei no primeiro parágrafo. 

QkxCatk.jpg

wjdT5uj.jpg

zjTivH6.jpg

KVtVamC.jpg

Utilizei parte do pacote de internet que me restava e quando percebi o sol já estava se pondo. Uma pena o A380 ter estas janelas duplas que dificultam bastante para olhar e fotografar. 

9TocU77.jpg

pBPNzcd.jpg

Aproveitei o colorido céu do lado externo para fazer algumas últimas imagens da cabine.  

aTUCSpR.jpg

l2QZ66S.jpg

Como tudo que é bom passa voando, a cabine logo foi sendo preparada para pouso e pouco depois a comissária escocesa passou para agradecer a preferência e se despedir de cada passageiro. Recebi ainda o cartão da comissária caso fosse enviar algum feedback para Etihad, não sei se ela entregou a todos na cabine ou sentiu bastante confiança em um feedback positivo. Alguns minutos depois já estávamos na final para pouso em Abu Dhabi. 

l1QH4T9.jpg

6Cf5cZ7.jpg

Com os relógios atualizados para 19h57, +4 em relação à Londres, paramos em um dos portões do Terminal 3, nos despedimos novamente da tripulação e logo fomos para caótica fila do raio-x, bem diferente da última vez em que eu havia chegado em 2015.

Continua. 

• Ariel, Baron, TR763 and 7 others like this

#2 trevisan26

trevisan26
  • Usuários
  • 1,058 posts

Posted 25 de August de 2018 - 21:04

Como tínhamos aproximadamente 14h de conexão e o lounge da Etihad não possuí camas, meu pai preferiu pegar alguma opção de hotel. No aeroporto de Abu Dhabi existem duas opções de hotelaria: o Premier Inn, localizado fora do terminal, ou seja, é necessário fazer imigração e tem um preço razoável ou o Aerotel  (da mesma rede presente no Galeão) que fica no airside do aeroporto. Como ainda não estava vigente o acordo que permite aos brasileiros pegar o visto na chegada aos Emirados Árabes e este que vos escreve estava com o segundo passaporte vencido, ficaria mais caro e trabalhoso nos hospedarmos no hotel de fora, portanto escolhemos o Aerotel em um pacote de seis horas, a partir da uma hora da manhã.

Os passageiros que chegam de Primeira Classe e conectam em Executiva em uma aeronave que não possuí F, tem acesso ao lounge que fica localizado próximo à junção do T3 e T1. Após a atendente confirmar nosso acesso, entramos no belo lounge que já se encontrava fora do horário de pico, não que em algum o momento o lounge deva ficar pequeno para quantidade de usuários. 

ILYqeLT.jpg

Nos acomodamos nas poltronas juntas as janelas e por lá ficamos durante algum tempo, fazendo contato com o pessoal no Brasil e dois tios meus que estavam em Bucareste, Romênia e há pouco haviam chegado em Amã no voo da TAROM. Aproveitei também para passar as mais de 900 fotos da viagem para o computador. O número parece alto, mas se considerarmos umas 150 fotos de spotting noturno em LHR e outras 150 que estavam gravadas tanto em RAW como JPEG, bem, continua alto. Meses depois, volta e meia ainda faço alguma limpa nas fotos. Ainda bem que não preciso utilizar filme.   :lala: 

Mais tarde, aproveitei para tirar algumas fotos do lounge que oferece até sala para fumantes e academia, que acabei não visitando. 

Próximo de onde estávamos haviam algumas divisões de espaços com poltronas e sofás. 

LU7SIF4.jpg

Ao lado esquerdo há uma sala para descanso com poltronas que reclinam. A tela enorme fica passando algumas imagens “relaxantes" como a que aparece abaixo e também alguns materiais da Etihad como o mapa de rotas. 

CeAraHs.jpg

O lounge conta também com dois bares, sendo um deles próximo a enorme area para refeições, que ocupa quase metade da área total.  

SBw9Ckq.jpg

12Yt9th.jpg

Falando em área de refeições, lá fomos nós jantar. 

Menu Lounge Etihad

Confesso que não lembrei de tirar foto do menu das bebidas, possivelmente pelo cansaço de haver realizado cinco voos e estar no quarto fuso horário diferente nas últimas 48h. Cansaço esse, que também atribuo a culpa da situação que ocorreu ao sermos atendidos pela simpática filipina. Tenho uma dupla de palavras que repito em muitas refeições, são elas “local beer”. Segundos após terminar de falar e ver a cara da atendente me lembrei que estávamos em um país de maioria muçulmana onde o álcool é altamente regulado, é lógico que não haveria uma cerveja local. Para se ter noção do quão regulado e taxado é, em 2017 estive em Dubai, que já é bem menos conservadora do que Abu Dhabi e os únicos locais em que se encontrava bebidas alcoólicas eram alguns hotéis e pouquíssimos restaurantes em áreas especificas, a um custo bastante amigável de pelo menos 30 reais uma garrafa de 0,33L. Voltando ao assunto, trocamos boas risadas e pedi uma Corona, enquanto meu pai um vinho branco. 

JzubYIB.jpg

Para comer, ambos optamos pelo Slow Cooked Beef Striploin, ou simplesmente carne com batatas. A Corona estava bastante quente e acabei trocando por uma Stella. 

fGYZbaw.jpg

Após o salgado, fui à mesa que tinha algumas sobremesas e peguei o tarta de chocolate.  

kFWAqVf.jpg

GyeJpwk.jpg

Fizemos mais algum tempo no lounge e próximo da 01h00 fomos em direção ao Aerotel, porém não sem antes mostrar ao meu pai no caminho a maravilha arquitetônica que é a parte central do Terminal 1. Este terminal foi aberto em 1982, inaugurando o novo aeroporto de Abu Dhabi, localizado à 20km do antigo aeroporto central de Al Bateen, que ficou destinado a aviação executiva e tráfegos governamentais.

fxsGfgT.jpg

rGeNRh8.jpg

Ao chegarmos no Aerotel apenas preenchi um formulário e logo estávamos no quarto pelo período de seis horas. 

yyPPpYY.jpg

Acordei próximo das 07h, no momento em que o sol ia nascendo. A vedação acústica do quarto não é muito boa e acordei com o acionamento de um 77L, o que no final acabou sendo ótimo pois pude ver, na medida do possível entre as colunas, o nascer do sol. Como um plane spotting mais tradicional não era possível, tentei fazer uma foto mais artística. 

1Y9aQf1.jpg

Como o fruto não cai muito longe do pé, assim como faço coleção de safety cards e cartões de embarque, meu pai coleciona cartões de hotel desde 1996, hobby fruto do pequeno hotel familiar de meus avós nos anos 60/70 em Soledade, cidade no interior gaúcho de aproximadamente 20 mil habitantes na época. Apesar do cartão deste hotel ser todo branco, ao fazermos o check-out perguntei ao recepcionista se poderia levar para coleção e ao mesmo tempo em que dava uma resposta negativa sobre o que pedimosi, nos entregava o cartão original com o logo do hotel. Achei muito legal da parte dele permitir levar e oferecer o original. Pequenas ações que as vezes tem um grande significado.

Ainda mais contentes, retornamos ao lounge e eu aproveitei para tomar banho, já que ao chegarmos em Amã logo encontraríamos meus tios e faríamos um city tour. Falei com uma das atendentes no balcão próximo à academia que logo me direcionou ao banheiro, que estava em estado impecável e o chuveiro era ótimo. 

s0rAC8C.jpg

rlE444q.jpg

Restando ainda 3h para nosso horário previsto de partida, fomos tomar café da manhã. Havia um menu com diversas opções quentes, mas ficamos apenas nas comidas frias disponíveis na mesa já que vínhamos comendo e bebendo bastante desde a saída Porto Alegre.

VMyDINz.png

ynmYJFA.jpg

8PbVFnK.jpg

WrY6Vfc.jpg

Nos acomodamos novamente nas poltronas próximas às janelas, já que o local estava bem tranquilo e oferecia boas vistas do pátio de operações. Em questão de uma hora, a imponente torre de controle de 109m de altura sumiu e reapareceu em meio à poeira que tomou conta do cenário.  

uVi3gqW.jpg

FNZMsur.jpg

Apesar do clima e da luz não estarem muito a favor, ainda assim registrei alguns dos tráfegos do aeroporto, já que o plane spotting é proibido no país e este seria o local com menor chance de problemas no aeroporto.

XzzOoWp.jpg

Por fim chegava nossa hora e voltamos ao Terminal 1, onde o embarque do voo EY 513 já tinha iniciado. 

LhwZfHw.jpg

No momento a Etihad operava apenas um voo diário para Amã de 787-9 - uma nova aeronave na minha lista - e poucas semanas depois de voarmos adicionou um segundo voo diário no período da tarde, que é operado por um A320.

A Etihad possuí versões com 2 e 3 classes no 787-9. Nosso voo, como previsto, foi operado com a configuração de 28C e 271Y. A Classe Executiva é chamada de Business Studio com poltronas full flat bed, igual que no A380. Novamente dou nota 10 para o design e acabamentos da cabine, de extremo bom gosto.

jbYtACo.jpg

6ImWTal.jpg

Já acomodados em nossos assentos 8A e 8D a comissária passou oferecendo o lenço úmido e bebida, que como de costume aceitei o suco de laranja. Em seguida recebi também o cardápio para nosso voo, que tinha previsão de 03h05 de duração.

Fotos do Menu AUH-AMM

r03n8Iv.jpg

A mesma comissária logo retornou anotando a preferência de cada passageiro e com próximo de meia hora de atraso o push back teve início. Durante o trajeto até a cabeceira 31L, tivemos uma boa vista do novo terminal, que tem conclusão prevista para final de 2019 e irá mais do que dobrar a capacidade de passageiros. Será interessante ver como ficará a utilização desse enorme terminal projetado com planos de que a Etihad se tornasse um hub global como a Emirates, quando no momento ocorre exatamente o oposto, com diversos cortes e mudanças estratégicas.

A5F7KgV.jpg

Alinhamos e decolamos para Amã, no que seria a última decolagem pelos próximos quatro dias, quando faríamos o voo interno em Israel entre Eilat e Tel Aviv (Sde Dov).

lnZdkfn.jpg

C4YlzpD.jpg

De longe ainda foi possível enxergar Abu Dhabi, inclusive a estrutura circular à direita da primeira ponte é o Museu do Louvre, inaugurado em 2017.

rFdA4Vs.jpg

Aproximadamente vinte minutos depois de decolarmos, recebi a refeição que foi entregue na bandeja. Optei pelo peixe (garoupa-do-malabar), porém acabei não gostando muito, só sentia o gosto do tempero cominho. No entanto, a cerveja estava bem gelada e acabei pedindo mais uma apenas para retirar o gosto do tempero.     :gagau: 

zM5kTl2.jpg

gZ2MV9K.jpg

Com menos de uma hora de voo, o serviço de bordo já havia sido encerrado pelas atenciosas e eficientes comissárias.

itBTBSy.jpg

Nesse momento a tripulação reduziu a claridade da cabine forçando todas janelas para o menor nível de transparência. Apesar de não gostar das janelas do Dreamliner, já que elas não eliminam totalmente a claridade como nas outras aeronaves, entendo que reduzir a luminosidade seja necessário em voos longos, porém em um voo de 03h05 com decolagem prevista para às 10h45 e pouso às 12h05, acho muito exagero, ainda mais que a cabine é preparada para pouso mais de meia hora antes.

Com a cabine totalmente azulada e consequentemente oportunidades fotográficas nulas, reclinei a poltrona e resolvi assistir um seriado em meu telefone. Ao terminar de assistir o primeiro episódio, percebi que estava ficando com sono por conta da cabine escura e resolvi dar uma volta pelo avião, afinal iríamos chegar no hotel, encontrar meus tios e de imediato sair para o city tour em Amã.

KTREYIT.jpg

Retornei ao meu assento e pedi um espresso, uma das seis opções de café que estavam disponíveis no voo. 

f8rOZZC.jpg

Quarenta minutos antes do pouso, já com os janelas abertas e preparativos de cabine em andamento, fiz uma última foto da Executiva e logo retornei ao assento. 

i7MuN4R.jpg

Entramos na Jordânia via fronteira com Arábia Saudita e terminamos o voo às 12h19 locais, -2h em relação à Abu Dhabi. 

OapcSGY.jpg

Durante o taxi até nosso portão ainda passamos por duas aeronaves bastante interessantes, um 737-300 da Fly Jordan e um A320 da Yemenia, companhia aérea do Yemen. 

JrROeql.jpg

btpDToZ.jpg

Nos despedimos da tripulação e logo fizemos a imigração, entrando oficialmente no Reino Haxemita da Jordânia mais de 65h depois de partirmos de Porto Alegre. Apesar de todo conforto a bordo de algumas das aeronaves e das poucas horas de hotel, só conseguimos mascarar o cansaço destes seis voos em sequencia até a noite, quando capotamos antes das 23h.

Como sempre digo, o cansaço uma hora chega, mas podem ter certeza, se esperar uns dois dias já da para encarar novamente. Pelo menos este é o meu pensamento, meu pai, apesar de gostar de aviação e ter achado os voos espetaculares, discorda totalmente e deve ter pensado “aonde fui me meter” algumas vezes. Brincadeiras - ou não - a parte, esta primeira etapa foi uma atração por si só e também um ótimo aperitivo do que estava por vir.

YRBd2Jp.jpg

h04NfwJ.jpg

Ufa! Sei que ficou longo e talvez até um pouco cansativo de ler, porém não queria deixar muitos detalhes de fora. Se tiverem interesse, posso escrever sobre o período na Jordânia, mas primeiramente vou dar preferência para o trecho doméstico em Israel já que tenho uma viagem marcada em setembro.

Espero que tenham gostado do flight report e quem quiser acompanhar o perfil no instagram que criei voltado para aviação, é só clicar na imagem da minha assinatura.

Abraços

• Ariel, Baron, Landing and 12 others like this

#3 alferreira

alferreira
  • Usuários
  • 663 posts
  • Cidade/UF/País:Santos/SP/Brasil
  • Data de Nascimento:10/06/1967

Posted 25 de August de 2018 - 22:55

Thiago: muito obrigado por compartilhar esta sua experiência. Muito obrigado mesmo. O FR está excelente - parabéns - além de ser muito instrutivo em relação aos serviços da Ethiad e aeroportos.

Mais uma vez, parabéns e obrigado.

Abusando: segue mais algum FR, de Israel e volta?

Sucesso!

#4 hugo bellini

hugo bellini
  • Usuários
  • 1,428 posts
  • Cidade/UF/País:são paulo
  • Data de Nascimento:18/10/1977

Posted 26 de August de 2018 - 11:36

caramba! um dos melhores FRs ever!

parabéns e obrigado por dividir com a gente.

#5 juliodias

juliodias
  • Usuários
  • 160 posts
  • Cidade/UF/País:sorocaba/sp/brasil
  • Data de Nascimento:30/05/1983

Posted 26 de August de 2018 - 19:04

Espetacular o FR. Parabéns Tiago. Faltou o link do Instagram que você disse que iria deixar no final do post.
Aguardando a continuação!!

#6 gabrielmagacho

gabrielmagacho
  • Usuários
  • 84 posts
  • Cidade/UF/País:SBJF-SBZM
  • Data de Nascimento:04/05/2000

Posted 26 de August de 2018 - 22:11

FR incrível como sempre Trevisan! Valeu!

#7 TR763

TR763
  • Usuários
  • 1,024 posts
  • Cidade/UF/País:São Paulo SP Brasil
  • Data de Nascimento:28/12/1985

Posted 27 de August de 2018 - 13:14

Uau, que baita FR!!

Esses "apartments" da Etihad são realmente um sonho, teria vontade ZERO de dormir, eles têm razão! kkk

Acho muito chique servirem o champanhe, mas AMÉM, Trevisan, nada como uma boa cerveja. Aliás, que botecão você arrumou hein, simplesmente sensacional. kkkk

Tudo pareceu excelente, obrigado por compartilhar essa experiência tão única conosco.

Abraço.

#8 trevisan26

trevisan26
  • Usuários
  • 1,058 posts

Posted 29 de August de 2018 - 20:34

Thiago: muito obrigado por compartilhar esta sua experiência. Muito obrigado mesmo. O FR está excelente - parabéns - além de ser muito instrutivo em relação aos serviços da Ethiad e aeroportos.

Mais uma vez, parabéns e obrigado.

Abusando: segue mais algum FR, de Israel e volta?

Sucesso!

Obrigado pelo comentário alferreira. Pretendo fazer o FR do voo interno em Israel em breve e também o TLV-SYD-DOH-MEL com Royal Jordanian, Qatar e Jetstar. Abraços

caramba! um dos melhores FRs ever!

parabéns e obrigado por dividir com a gente.

Muito obrigado pelo comentário Hugo. Abraços

Espetacular o FR. Parabéns Tiago. Faltou o link do Instagram que você disse que iria deixar no final do post.
Aguardando a continuação!!

Valeu Júlio. Para chegar no instagram é só clicar na imagem de minha assinatura ou pelo link: https://www.instagra...san26_aviation/ Abraços

FR incrível como sempre Trevisan! Valeu!

Valeu Gabriel. Grande abraço.

Uau, que baita FR!!

Esses "apartments" da Etihad são realmente um sonho, teria vontade ZERO de dormir, eles têm razão! kkk

Acho muito chique servirem o champanhe, mas AMÉM, Trevisan, nada como uma boa cerveja. Aliás, que botecão você arrumou hein, simplesmente sensacional. kkkk

Tudo pareceu excelente, obrigado por compartilhar essa experiência tão única conosco.

Abraço.

Obrigado TR763. Uma boa - e gelada - cerveja, tem o seu valor. Não me importaria em utilizar esse boteco mais seguidamente  :lol:

Abraços

#9 MissedApproach

MissedApproach
  • Usuários
  • 698 posts
  • Cidade/UF/País:Goiânia
  • Data de Nascimento:22/05/1984

Posted 15 de September de 2018 - 22:11

Que belo trabalho, tanto de texto bem como de lindas imagens... Aguardo ansioso pelo FR de Israel, muito obrigado Trevisan!

#10 SkyLiner

SkyLiner
  • Usuários
  • 4,615 posts
  • Cidade/UF/País:Brasil
  • Data de Nascimento:01/01/1980

Posted 27 de September de 2018 - 04:02

Belíssimo FR, tanto pelo texto quanto pela qualidade das fotos... e do boteco!  :drinks:

#11 -ZAP-

-ZAP-
  • Usuários
  • 3,531 posts
  • Cidade/UF/País:São Paulo
  • Data de Nascimento:01/01/1900

Posted 30 de September de 2018 - 12:10

Aquele padrao excelente de FR!

#12 rbullara

rbullara
  • Usuários
  • 2,246 posts
  • Cidade/UF/País:Rio/Niterói
  • Data de Nascimento:14/08/1979

Posted 30 de September de 2018 - 14:12

Trevisan,

Na boa. Não me leve a mal, vc escreve um FR como ninguém aqui no Brasil. Suas fotos estão sempre entre as top fotos do Airliners.net.

Não sei de detalhes maiores da sua vida, mas, vc tem tudo pra ser o Panda de nossa geração.

#13 Ernesto

Ernesto
  • Usuários
  • 909 posts
  • Cidade/UF/País:sao paulo
  • Data de Nascimento:29/06/1965

Posted 30 de September de 2018 - 18:33

Obrigado por compartilhar sua experiência. Lindas fotos e texto excelente. Fiquei babando.Boas viagens e aproveite bem

#14 Luciano Cunha

Luciano Cunha
  • Usuários
  • 420 posts
  • Cidade/UF/País:Brasília/DF
  • Data de Nascimento:26/05/1972

Posted 01 de November de 2018 - 16:56

Que FR Sensacional! Viajei junto! Que aeronave fantástica!

Also tagged with one or more of these keywords: Etihad, LHR, AMM, AUH