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[SLOT GIG] W18/19


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75 replies to this topic

#21 boulosandre

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Posted 04 de January de 2019 - 00:00

Não sei se e' erro do ultimo SIR, mas o charter da LOT não emplacou esse ano, so' fizeram 3 voos.
 
 
H LO6533 12NOV12NOV 1000000 252788 WAWWAW0520 C
H LO6533 22NOV22NOV 0004000 252788 WAWWAW2055 C
H LO6533 03DEZ03DEZ 1000000 252788 WAWWAW0520 C
 
no flightaware consta o ultimo voo do da 03dez, não teve o do dia 13.


Realmente não estão mais ocorrendo. Será que ainda voltam neste verão?

#22 TheJoker

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Posted 04 de January de 2019 - 09:37

Realmente não estão mais ocorrendo. Será que ainda voltam neste verão?

 

Não tem mais alocação de slots pra LOT no W18.

 

https://www.riogalea...8_-_17dez18.txt



#23 BLUE - SBKP -

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Posted 06 de January de 2019 - 15:49

Má notícia para os turistas brasileiros, e para o turismo carioca, o Rio de Janeiro não terá mais voos diretos para Nova York a partir de 30 de março, é o que informa o site Poder 360.

Quem desistiu agora foram a American Airlines, que tem 7 voos semanais do Galeão com destino a antiga Nova Amstrdã, e a Delta Airlines que opera apenas voos sazonais durante a alta temporada. É a segunda má notícia para o aeroporto carioca, recentemente a Latam disse que não terá mais voos para Orlando. A mesma empresa não opera voos para Nova Iorque desde julho de 2017.

 

A expectativa da concessionária do Galeão é que “com a retomada da economia do país e do Estado do Rio de Janeiro, os voos da American Airlines para Nova York retornem ao Aeroporto Internacional Tom Jobim e/ou as frequências da Delta se tornem regulares”.
 
Vamos torcer para que nossa cidade volte ao normal e recupere por completo seu potencial turístico.
 
 
Esta confirmado?

Edited by BLUE - SBKP -, 06 de January de 2019 - 15:49 .


#24 TheJoker

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Posted 06 de January de 2019 - 15:56

 

Esta confirmado?

 

 

Pelo site da AA, o último voo 974 é dia 30/03.



#25 FCRO

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Posted 06 de January de 2019 - 23:11

Fotos do OS 772, OY MD83 e N465TW 737-200 ex VASP PP-SPB
 
https://www.instagra.../p/BsLpT7VAOvB/
 
Charters do Decolar.com
H OY680 03JAN17MAR 0004007 165M83 AEPAEP1150 C
H OY681 03JAN17MAR 0004007 165M83 1250AEPAEP C


Esse 737-200 veio e foi pra onde?

#26 TheJoker

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Posted 06 de January de 2019 - 23:23

Esse 737-200 veio e foi pra onde?

SJU-BEL-GIG e volta.

 

http://www.uz7spotti...o-em-belem.html



#27 cjcsafstrand

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Posted 07 de January de 2019 - 10:32

Seria uma oportunidade para a Avianca Brasil avaliar como hub o GIG e assumir os voos para MIA e JFK (e alguma vez Europa) tendo o equipamento ideal e sem ter nenhuma companhia que opere esses voos desde 01/04? Obviamente considerando a saida dela da RJ e tambem saindo da saturacao de voos desde GRU



#28 thgsr08

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Posted 07 de January de 2019 - 17:17

Seria uma oportunidade para a Avianca Brasil avaliar como hub o GIG e assumir os voos para MIA e JFK (e alguma vez Europa) tendo o equipamento ideal e sem ter nenhuma companhia que opere esses voos desde 01/04? Obviamente considerando a saida dela da RJ e tambem saindo da saturacao de voos desde GRU

 

Ela teria que rever toda a malha, pra fomentar o feed desses voos a partir de GIG ao invés de GRU, além de ter que investir uma grana pesada em MKT pra divulgar essa mega mudança. Na verdade, creio que o "abandono" de GIG tenha motivo: a falta de demanda de anos atrás...

 

será que vale o investimento e o risco de ir na contra mão do mercado? Não acredito que ela esteja em um momento de arriscar nada muito diferente. Eu não investiria.


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#29 hugo bellini

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Posted 07 de January de 2019 - 20:29

avianca "mudando" pro GIG? com a economia bombando seria uma aposta arriscada, mas algo factível. no estado atual das coisas, seria abraço de afogados.



#30 A345_Leadership

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Posted 07 de January de 2019 - 22:47

É o que disse no tópico da RJ da Avianca: a ideia é boa, mas as condições atuais da empresa não permitem.

Por outro lado poderiam tentar algo como 2x GRU-GIG-JFK e reduzir GRU-JFK a cinco semanais. Negociava com a Rio Galeão e o trade carioca e até mesmo trocaria JFK por EWR para negociar algo com a UA.

Pessoalmente, não acredito que o mercado carioca não suporte um GIG-JFK pelo menos 4x semanais, isso contando com uma classe alta significativa, negocios, classe artística e apelo turístico (apesar de tudo). Como não sustenta JFK, mas segura FRA, FCO, CDG ou LHR? E não vale dizer que há menos Gateways, pois se até JFK tem MIA e ATL, para Europa Central tem LIS, MAD e AMS?
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#31 TheJoker

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Posted 07 de January de 2019 - 23:52

Assim como AA saiu de CNF e ninguém entrou, ninguém vai substituir JJ/AA no GIG. Yields baixos, redistribuição de pax por novas rotas, e BSB pode ser a próxima.



#32 A345_Leadership

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Posted 08 de January de 2019 - 10:08

Assim como AA saiu de CNF e ninguém entrou, ninguém vai substituir JJ/AA no GIG. Yields baixos, redistribuição de pax por novas rotas, e BSB pode ser a próxima.

Joker, concordo que os yields são baixos. Mas onde o público high yield do RJ passa? Vai via ATL, MIA, BOG, PTY ou GRU?

 

Acredito que é uma combinação de geografia, dual airports, falta de posicionamento de uma companhia. SP consegue 28 semanais e RJ não segura 3?



#33 Delmo

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Posted 08 de January de 2019 - 10:48

Joker, concordo que os yields são baixos. Mas onde o público high yield do RJ passa? Vai via ATL, MIA, BOG, PTY ou GRU?
 
Acredito que é uma combinação de geografia, dual airports, falta de posicionamento de uma companhia. SP consegue 28 semanais e RJ não segura 3?


Só pra constar, o RJ é em média 1/3 do mercado de SP pra EUA e Europa.
Se GRU tem 35 semanais, GIG sustenta 11, 12x semanais pra NYC tranquilamente.
E vai ficar sem nada.
Mas bom mesmo é se degladiar em GRU só pq é o maior.
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#34 Delmo

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Posted 08 de January de 2019 - 10:54

Assim como AA saiu de CNF e ninguém entrou, ninguém vai substituir JJ/AA no GIG. Yields baixos, redistribuição de pax por novas rotas, e BSB pode ser a próxima.

 

A perspectiva é de dólar a R$ 3,50 este ano, acredito que este cenário mude.

 

Qual foi o RASK de GIG-JFK comparado a GRU-JFK nos 11 meses de 2018?



#35 TheJoker

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Posted 08 de January de 2019 - 11:08

Joker, concordo que os yields são baixos. Mas onde o público high yield do RJ passa? Vai via ATL, MIA, BOG, PTY ou GRU?

 

Acredito que é uma combinação de geografia, dual airports, falta de posicionamento de uma companhia. SP consegue 28 semanais e RJ não segura 3?

 

Mas eu não disse que só os yields do GIG estão baixos, é Brasil. Então sai do GIG pra aumentar os de GRU, BSB, FOR.

 

Evolução do mercado Brasil-NYC (JFK+EWR)

 

Só ida     Assentos    PAX           LF

11M14    628.934      503.535     80,1%   US3  58,2%   JJ  41,8% (pax)

11M15    621.805      493.116     79,3%            53,1%         46,9%

11M16    528.591      439.097     83,1%            63,2%         36,8%  

 

11M17    491.401      388.775     79,1%            69,0%         31,0%

11M18    548.371      442.748     80,7%            63,3%         23,9%     O6  12,8%

+JJ BOS  19.227         15.732     81,8%

                +15,5%      +17,9%  e ainda não saímos da crise

 

E quanto aos pax de J da AA, pra reacomodar 20-30 pax diários do GIG-JFK tem lugar no MIA/IAH/ATL, ou em GRU que a oferta de empresas é bem maior. 


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#36 TheJoker

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Posted 08 de January de 2019 - 11:25

 

A perspectiva é de dólar a R$ 3,50 este ano, acredito que este cenário mude.

 

Qual foi o RASK de GIG-JFK comparado a GRU-JFK nos 11 meses de 2018?

 

A LTM está trabalhando com 4,00.



#37 A345_Leadership

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Posted 08 de January de 2019 - 15:53

Só pra constar, o RJ é em média 1/3 do mercado de SP pra EUA e Europa.
Se GRU tem 35 semanais, GIG sustenta 11, 12x semanais pra NYC tranquilamente.
E vai ficar sem nada.
Mas bom mesmo é se degladiar em GRU só pq é o maior.

Pois é, GIG pode pegar demanda de CWB, FLN, POA, além de VIX e CNF, só para dizer mercados próximos. 

 

Mas é algo que precisa ser feito com paciência, com bom capital e estudar como é o deslocamento do público fluminense.



#38 TheJoker

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Posted 08 de January de 2019 - 17:12

Só pra constar, o RJ é em média 1/3 do mercado de SP pra EUA e Europa.
Se GRU tem 35 semanais, GIG sustenta 11, 12x semanais pra NYC tranquilamente.
E vai ficar sem nada.
Mas bom mesmo é se degladiar em GRU só pq é o maior.

 

11M18 Inter    GRU  13.577.308     GIG  4.099.097  30,2%

 

ANAC  embarques

GRU-EUA      1.454.342

VCP                  179.335

GIG                   355.331    24,4% de GRU, 21,8% de SP

 

GRU-Europa  1.776.884

VCP                  101.702

GIG                   663.402   37,3% de GRU, 35,3% de SP

 

O problema é que tem tido um aumento considerável de oferta, AD/O6/JJ e agora G3. Os yields caem e as americanas não estão pra perder dinheiro. Precisa ver tambéme se houve, ou vai haver, queda de turistas da Am. do Norte esse ano.

 

                       11M18           11M17

GRU-EUA      1.454.342      1.322.029    +10,0%      +132.313 pax

VCP                  179.335         162.682    +10,2%      +16.653

GIG                   355.331         341.335    +4,1%        +13.996

 

 

Pois é, GIG pode pegar demanda de CWB, FLN, POA, além de VIX e CNF, só para dizer mercados próximos. 

 

Mas é algo que precisa ser feito com paciência, com bom capital e estudar como é o deslocamento do público fluminense.

 

Já deve pegar alguma coisa, mas essa solução via conexões, descobre um santo pra cobrir outro.

 

Não adianta planos mirabolantes, operadora do melhor aeroporto do mundo, o "sistema está desenhado assim" enquanto GRU não saturar e não depender mais de conexões domésticas e internacionais, os outros aeroportos vão "pastar" e vão se contentar com o tímido crescimento de O&D. E ainda há o risco de VCP virar a bola da vez daqui a 20-30 anos, e seguir o mesmo modelo.



#39 TheJoker

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Posted 08 de January de 2019 - 18:14

Mas a gente está discutindo uma notícia de mar/abr18, quando a AA anunciou que cancelaria CNF e o 3º voo GRU-MIA, o GIG-JFK ficara sazonal, e a única coisa que ainda não se cumpriu foi a redução do GRU-LAX pra 4-5 vps. Depois disso DL anunciou fim do GRU-MCO e JJ GIG-MIA/MCO. No fim é uma troca de yields, saem americanas e entram brasileiras (no vermelho),. Reduziu CNF/GRU/GIG aumenta BSB/FOR/BEL/REC e fica quase tudo na mesma em termos de oferta.

 

EZE está perdendo o 77W para MIA, vão ficar 2 diários com 772, e o DFW de 772 passa a 788, é a crise. 


Edited by TheJoker, 08 de January de 2019 - 18:15 .


#40 TheJoker

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Posted 09 de January de 2019 - 08:12

https://www1.folha.u...-de-abril.shtml

 

A princípio AA volta com JFK só pra alta de verão dez19/mar20. DL ainda não sabe.