Jump to content


Photo

Sistema de monitoramento por satélite ajuda a fiscalizar dano ambiental


  • You cannot start a new topic
  • Please log in to reply
No replies to this topic

#1 jambock

jambock
  • Membro Honorário
  • 24,864 posts
  • Gender:Male
  • Location:Porto Alegre/RS/Brasil
  • Interests:aeronáutica, militar em geral, informática, fotografia
  • Cidade/UF/País:Porto Alegre/RS/Brasil
  • Data de Nascimento:13/10/1941

Posted 14 de September de 2018 - 08:17

Meus prezados

Sistema de monitoramento por satélite ajuda a fiscalizar dano ambiental
Novo sistema contribuiu para a identificação de parcelamento irregular de solo e movimentação de terra em uma área de proteção ambiental.

O novo sistema de monitoramento por satélite contribuiu com a fiscalização ambiental em São José dos Campos. Na semana passada, a prefeitura de São José dos Campos realizou uma ação fiscal em São Francisco Xavier para combater o parcelamento irregular do solo e a movimentação de terra em propriedade situada na área de proteção ambiental (APA).

As imagens de satélite revelaram a abertura de uma estrada e o parcelamento irregular do terreno, situado no bairro Cafundó, na Estrada Municipal Pedro David. O proprietário do terreno foi notificado por parcelamento irregular e movimentação de terra.

Com o embargo imediato da atividade, o responsável terá de proceder à regularização junto ao Município. Caso a medida não seja cumprida, será emitido o auto de infração. Nesses casos, a multa pode ir de R$ 15.975 a R$ 79.827, baseada nas leis municipais 267/2003 e 428/2010, de acordo com o tamanho da área e outros agravantes.

Monitoramento

A Visiona Tecnologia Espacial, empresa dos grupos Embraer Defesa & Segurança e Telebras, é a responsável por prestar o serviço de monitoramento por satélite, análise e detecção de mudanças para todo o município.

Iniciado em julho, o projeto tem duração de 12 meses. Segundo a prefeitura, a plataforma disponibiliza um banco de dados de imagens de alta resolução espacial, coletadas por satélites de alta performance, disponibilizadas em até 72 horas após a coleta. Por meio de modernos sistemas de geoprocessamento, são fornecidos relatórios sobre alertas e detecção de mudanças do município a cada 10 dias.

Fonte: O Vale via CECOMSAER 13 set 2018