Jump to content

Photo

Melhor Business para Europa?

• You cannot start a new topic
  • Please log in to reply
15 replies to this topic

#1 Mauricio M

Mauricio M
  • Usuários
  • 234 posts
  • Cidade/UF/País:São Paulo/SP/Brasil
  • Data de Nascimento:01/08/1986

Posted 25 de October de 2018 - 20:09

Amigos, na avaliação de vocês, qual a melhor Classe Executiva entre as europeias, considerando serviço de bordo e assentos novos/confortáveis?

#2 Geoshina

Geoshina
  • Usuários
  • 938 posts
  • Cidade/UF/País:SJP
  • Data de Nascimento:01/02/1984

Posted 25 de October de 2018 - 20:27

Na minha opinião, e só levando em conta serviço de bordo e assento: 

- Air France, na nova business;

- KLM no 789;

- Lufthansa no 748 se viajar acompanhado;

Também tem Swiss, mas achei o serviço bem padrão, que não impressiona. 

- TAP nos A330 retrofitados podem ser bons ou ruins dependendo da tripulação.

- Latam no A350

Nunca voei de Alitalia long-haul.

#3 Murundum

Murundum
  • Usuários
  • 3,862 posts
  • Interests:Modelos em escala 1:400
  • Cidade/UF/País:Rio Grande do Sul-RS
  • Data de Nascimento:07/04/1972

Posted 25 de October de 2018 - 22:04

Gostei bastante da IB nos A343 mas não achei tão bom no A346.

TAP A330: voei 2x e na próxima prefiro a econômica. Não peguei os retrofitados e foi ruim. Tripulação sem vontade de trabalhar.

TAM 777: ruim, tobogã.

As demais não conheço.

Boa mesmo era a da VARIG nos MD-11 e 777. Que serviço!

#4 ruifo

ruifo
  • Usuários
  • 1,560 posts
  • Cidade/UF/País:MMMX/MEX
  • Data de Nascimento:00/00/0000

Posted 25 de October de 2018 - 22:13

Das que já fiz, em órdem decrescente de business class: British, Lufthansa e Swiss.

#5 Mauricio M

Mauricio M
  • Usuários
  • 234 posts

Posted 26 de October de 2018 - 15:18

Obrigado, amigos. Na verdade, considerando as tarifas, estava bem em dúvida entre Alitalia, Air France/KLM e  Lufthansa/SWISS. Tudo meio que custando a mesma coisa. Acho que nessa situação, talvez AF/KL faça mais sentido, né?

#6 SQ-GRU

SQ-GRU
  • Usuários
  • 2,577 posts
  • Cidade/UF/País:São Paulo
  • Data de Nascimento:27/07/1988

Posted 26 de October de 2018 - 15:50

Na minha opinião ficaria assim...... já voei todas nos últimos 18 meses...

1- Air France - melhor assento, tripulação e catering de alto padrão. Minha primeira opção. Entretanto as greves são um problema. Toda vez que vou de KLM é porque a AF está com algum problema.

2 - Swiss - já gostei mais, mas acho a Swiss bem dentro do padrão, sem catering ruim, sem tripulação mal educada, sem problema nenhum

3 - Turkish - assento mediano, tripulação razoável, catering excelente. Horários péssimos.

4 - KLM - particularmente não é uma tripulação que me agrada (não é refinada, nem amigável, é um meio termo estranho), assento ok (777 sem acesso direto ao corredor e 787 muito apertado) e catering bom

5 - Lufthansa - melhorou com os pijamas e roupa de cama, mas a tripulação é fria e distante (mas eficiente), catering razoável, assento um pouco estreito e incomodo.

6 - Alitalia - assento bom, catering bom, avião e IFE um pouco velhos e tripulação é uma caixinha de surpresas.

7 - Iberia - assento bom, catering razoável e a tripulação melhorou muuuuuuuuuito nos últimos tempos

8 - British Airways - assento e configuração estreitos e apertados, catering mediano e tripulação ok. Bom somente quando vou para LHR pq é non-stop

9 - Air Europa - assento um pouco estreito, tripulação e catering razoável. 

10 - TAP - assentos geralmente ruins e velhos, catering razoável e tripulação depende muito.

*** Colocaria a Latam entre BA e Air Europa.

Eu priorizo bastante dormir e descansar tanto na ida quanto na volta, por isso eu geralmente opto (quando tenho a opção de qualquer uma) por ir de AF no vôo das 19:00 e voltar no noturno - AF 459 e AF 454

• Murundum, Comte Curtiss and SkyLiner like this

#7 Mauricio M

Mauricio M
  • Usuários
  • 234 posts

Posted 26 de October de 2018 - 16:52

SQ-GRU, obrigado pelo depoimento incrível. Bastante detalhado. Obrigado mesmo, de coração. Acho que considerando tarifas MUITO semelhantes, vou optar então pela AF :)

#8 hugo bellini

hugo bellini
  • Usuários
  • 1,488 posts
  • Cidade/UF/País:são paulo
  • Data de Nascimento:18/10/1977

Posted 26 de October de 2018 - 17:19

a Air France reina! fica num primeiro lugar bem distante em relação ao segundo, a Swiss; o pior assento acho o da British; TAP (nova) e Iberia se equivalem, mas se estiver conectando, MAD é muito melhor.

A Lufthansa é boa, o assento é confortável a não ser pelo detalhe que vc praticamente junta os pezinhos com o pax do lado, e como o apoio é meio estreito já ouvi histórias de gente que leva chute e joelhada, massssss... o upper deck do 748 desequilibra bastante o jogo pra este avgeek.

• Murundum and Comte Curtiss like this

#9 Mauricio M

Mauricio M
  • Usuários
  • 234 posts

Posted 26 de October de 2018 - 17:39

É sempre bom ouvir esses depoimentos. Vou compartilhar com vocês o porque da minha pergunta: quero levar meu pai, já com bastante idade, para a Europa. E queria proporcionar uma experiência diferente para ele em uma business. A única vez, nos tempos recentes, que ele voou nessa classe foi de AA. Nunca voou nas europeias.

Eu conheci há muito tempo (uns 5 anos) a Business da IB. E, ano passado, consegui um upgrade na volta do 748 da LH. O meu lado avgeek adorou também rs

Mas estava realmente em dúvida do que emitir agora nessa ocasião, porque nunca voei com as outras em business para comparar. Mas, em tempos de tarifas iguais, estou realmente pendendo para a AF. Vocês acham que aí valeria "mixar" AF e KL entre ida e volta para conhecer as duas, ou apostar só na AF mesmo?

#10 B737-8HX

B737-8HX
  • Usuários
  • 1,218 posts
  • Interests:Aviação Comercial/Segurança de Voo/Boeing 737NG
  • Cidade/UF/País:Campinas/SP/Brasil
  • Data de Nascimento:07/03/1982

Posted 26 de October de 2018 - 21:57

Voei com minha esposa GRU-ZRH-GRU na C da Swiss, com o 777, e gostamos muito tanto do padrão de catering quanto do serviço. 

A patroa foi conquistada pela caixa de chocolates servida após o serviço. 

#11 rbullara

rbullara
  • Usuários
  • 2,380 posts
  • Cidade/UF/País:Rio/Niterói
  • Data de Nascimento:14/08/1979

Posted 26 de October de 2018 - 22:06

Maurício, pra onde vc vai existente? Pq acho que vc deva levar em consideração um vôo direto já que as tarifas são praticamente iguais.
Na minha opinião, LX, BA e AF são as melhores hj.
LH, IB e AD vem depois.
TP, AZ, LA(JJ), eu fugiria.
  • Comte Curtiss likes this

#12 Mauricio M

Mauricio M
  • Usuários
  • 234 posts

Posted 28 de October de 2018 - 02:14

Amigo , na verdade, a nossa ideia é chegar por BCN e voltar de FCO. Pensando nos diretos, a escolha óbvia seria LATAM, a única que voa direto para as duas cidades.
Mas acho que antes um voo com conexão em uma boa business que direto em uma ruim, certo? ;)
Aí estou estudando fazer um stop na ida ou volta na cidade da conexão...

#13 Geoshina

Geoshina
  • Usuários
  • 938 posts
  • Cidade/UF/País:SJP
  • Data de Nascimento:01/02/1984

Posted 28 de October de 2018 - 03:33

Mauricio, tá tendo promoção de executiva LX + LH por menos de 5 mil reais. Talvez seja do seu interesse. Vai pra Lisboa. 

Vai LX e volta LH.

http://passageirodep...00-ida-e-volta/

#14 Mauricio M

Mauricio M
  • Usuários
  • 234 posts

Posted 29 de October de 2018 - 19:19

Geoshina, super obrigado pela dica valiosa! Consegui emitir com LX na ida e LH na volta, chegando em BCN e voltando de FCO por USD 1278.00 + taxas. Acho que foi um excelente negócio!! :)

A AF vai ter que ficar para uma próxima....mas acho que vai valer a pena dessa forma né?

• Murundum, Kal_Center, rbullara and 2 others like this

#15 hugo bellini

hugo bellini
  • Usuários
  • 1,488 posts
  • Cidade/UF/País:são paulo
  • Data de Nascimento:18/10/1977

Posted 29 de October de 2018 - 20:56

aguardamos o flight report! ;)

#16 Stelios4K

Stelios4K
  • Usuários
  • 7,552 posts
  • Cidade/UF/País:SP/SP
  • Data de Nascimento:25/03/1983

Posted 18 de November de 2018 - 21:49

nos últimos tempos voei BA (não recomendo), Swiss (gostava mais da antiga business do q a atual no B777), Azul pra LIS (gostei e muito), LH afunila nos pés mas vc tem chance de voar no uper deck no 747, JJ aquele tobogã marroto no 777 e mais apertado no 767, e o tobogã porem com serviço melhor na TK.

Dos relatos de paxs meus, AF lidera de longe.

Não esquecer que pra Europa da pra ir pelas arabes, EK e QR além da Ethiopian. Essa última eu voei, tem tobogã porem o 787 na ida era antigos assentos e na volta a nova configuração, nos 777 das conexões era iguais da tam praticamente.