Jump to content


Photo

Pilotos da Coordenação de Aviação Operacional da Polícia Federal CAOP/PF conhecem novo Leonardo AW 169


  • You cannot start a new topic
  • Please log in to reply
1 reply to this topic

#1 jambock

jambock
  • Membro Honorário
  • 25,025 posts
  • Gender:Male
  • Location:Porto Alegre/RS/Brasil
  • Interests:aeronáutica, militar em geral, informática, fotografia
  • Cidade/UF/País:Porto Alegre/RS/Brasil
  • Data de Nascimento:13/10/1941

Posted 01 de November de 2018 - 09:52

Meus prezados
Pilotos da Coordenação de Aviação Operacional da Polícia Federal CAOP/PF conhecem novo Leonardo AW 169
No último mês, pilotos policiais lotados na Coordenação de Aviação Operacional da Polícia Federal – CAOP/PF tiveram a oportunidade de conhecer e pilotar o novo lançamento da Leonardo Helicópteros. O novo AW169 foi lançado na feira de Farnborough, em 2010, e após passar por todo o protocolo de certificação está sendo apresentado aos diversos órgãos de segurança pública e também ao público civil em uma campanha orquestrada pela Leonardo Helicópteros.
5-AW169-2.jpg
Apesar de ser o irmão mais novo da família AW, os sistemas e soluções do AW169 foram desenvolvidos sobre a plataforma do também novo AW189, seu irmão de oito toneladas.
O AW169 é uma aeronave que se diferencia logo no primeiro contato visual, seu rotor principal totalmente articulado conta com cinco pás que têm suas pontas afiladas e levemente defletidas para baixo, esse pequeno detalhe ajuda a reduzir o arrasto induzido e melhorar a eficiência do conjunto, e também diminui a assinatura de ruído deixando a aeronave mais silenciosa quando acionada. O rotor de cauda é bem característico e diferente do que estamos acostumados pois é um conjunto tripá.
As linhas externas, lembram muito seu irmão o AW139, já o interior e painel de instrumentos estão bem mais clean e intuitivo e os comandos são extremamente precisos e leves.
Os motores Pratt Whitney PW210A Series Turboshafts de 1.000 SHP são dotados de FADEC de canal duplo, com uma característica não muito conhecida em helicópteros desse porte, o motor número 1 tem uma função APU (Auxiliary Power Unit) com o rotor principal desengrasado, possibilitando que se realize todos os testes pré-voo e embarque com os rotores completamente parados.
A conclusão a que os pilotos da CAOP chegaram foi de que o AW169, apesar de ser uma aeronave de um porte maior do que a maioria das aeronaves da frota da segurança pública no Brasil, mostrou-se disposta e de fácil manobrabilidade em manobras mais arrojadas que são características da operação policial.
AGUSTAWESTLAND AW169
Fabricante – AgustaWestland
Motores – 2 Pratt & Whitney Canada PW210A
Potência – 1.000 SHP cada (preliminar)
Capacidade máxima – 1 tripulante + 11 passageiros
Comprimento – 14,65 m
Envergadura – 12,12 m
Altura – 4,5 m
Comprimento da cabine – 2,77 m
Largura da cabine – 2,05 m
Altura da cabine – 1,32 m
Volume da cabine – 6,3 m³
Volume do bagageiro – 1,3 m³
Peso máximo de decolagem – 4.600 / 4.800 kg
Capacidade de combustível – 1.190 kg
VNE – 165 kt
Teto operacional – 20.000 pés (6.096 m)
Fonte:  Thiago Pedrezani – site Piloto Policial 27 out 23018



#2 jambock

jambock
  • Membro Honorário
  • 25,025 posts
  • Gender:Male
  • Location:Porto Alegre/RS/Brasil
  • Interests:aeronáutica, militar em geral, informática, fotografia
  • Cidade/UF/País:Porto Alegre/RS/Brasil
  • Data de Nascimento:13/10/1941

Posted 30 de November de 2018 - 10:42

Meus prezados

Coordenação de Aviação Operacional da Polícia Federal ministra Ground School do AW139

https://www.pilotopo...chool-do-aw139/