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[MALHA LATAM BR] Cancelamento dos GIG-MIA e MCO a partir de S19


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58 replies to this topic

#1 TheJoker

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Posted 22 de December de 2018 - 08:43

Não é 1º de abril antecipado, pelo site da JJ a partir de 30 de março de 2019 GIG-MIA somente através dos hubs GRU/FOR/SCL. GIG-MCO último voo em 30/03/19.

 

E não voltam nem nas férias de jul/ago.


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#2 Pessoa 1985

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Posted 22 de December de 2018 - 08:48

JJ cancelando GIG? Mais um dia normal..



#3 TheJoker

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Posted 22 de December de 2018 - 09:04

https://www.latamtra...aneiro_Miami_pg

 

20/12/2018

ROTAS - Suspensão de rotas entre Rio de Janeiro (GIG) - Orlando (MCO) y Rio de Janeiro (GIG) - Miami (MIA)

Com o objetivo de seguir otimizando a operação LATAM Airlines Brasil, informamos aos nossos agentes de viagens que a partir de 30 de março de 2019, deixamos de operar as seguintes rotas:

Rio de Janeiro (GIG) - Miami (MIA)

Rio de Janeiro (GIG) - Orlando (MCO)   

É importante destacar que a LATAM segue operando para estes destinos em voos com conexão via São Paulo (GRU).


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#4 Leirbag

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Posted 22 de December de 2018 - 09:06

Latam reduziu drasticamente suas operações no GIG mesmo, impressionante.

 

A GOL que acaba se beneficiando, pois deve absorver parte dos paxs desses voos. Acredito que bastante gente migre pra possibilidade de fazer SDU-BSB-MIA/MCO.


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#5 TheJoker

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Posted 22 de December de 2018 - 09:16

Se alguém ainda tinha dúvidas que a "CAI" caiu no conto do vigário, e ainda colocaram +R$2 bi ano passado.



#6 FabioGIG

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Posted 22 de December de 2018 - 09:37

Tomara que alguma americana crie uma perna diurna voltando de MIA.

#7 rogger

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Posted 22 de December de 2018 - 09:48

As americanas vão nadar de braçada nos voos do  RIO=EUA.Nao me espanta se a JJ cancelar todas as rotas para o cone sul tbm.



#8 TheJoker

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Posted 22 de December de 2018 - 10:07

JJ praticamente passou toda a operação do C. Sul pra LA e PZ.



#9 C010T3

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Posted 22 de December de 2018 - 10:13

Eu sei que muitos vão me criticar, pois sei que a maioria não vai se sentir assim, mas eu vejo isso como um presente de Natal da JJ.

Já queria distância da LATAM há muito tempo.
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#10 VictorHugoBrando

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Posted 22 de December de 2018 - 10:17

Tomara que alguma americana crie uma perna diurna voltando de MIA.

 

A Latam fazia a subida diurna só pra rotacionar os 767 CC lá em MIA. O yield, principalmente pra MCO, é baixíssimo na subida de dia. 

 

Eu espero no máximo que a AA coloque o AA901/990 year-round; e isso sendo bem otimista se tratando de American. 

 

Só é esquisito a LA querer mandar essa de centralizar nos Hubs quando a oferta RIO-GRU/SCL/LIM cresce num ritmo muito menor. Seria interessante se alguém pudesse compartilhar esses dados de movimento RIO-Hubs antes e depois dos cortes.



#11 rogger

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Posted 22 de December de 2018 - 10:37

 

A Latam fazia a subida diurna só pra rotacionar os 767 CC lá em MIA. O yield, principalmente pra MCO, é baixíssimo na subida de dia. 

 

Eu espero no máximo que a AA coloque o AA901/990 year-round; e isso sendo bem otimista se tratando de American. 

 

Só é esquisito a LA querer mandar essa de centralizar nos Hubs quando a oferta RIO-GRU/SCL/LIM cresce num ritmo muito menor. Seria interessante se alguém pudesse compartilhar esses dados de movimento RIO-Hubs antes e depois dos cortes.

  A  ocupação de nov/18 segundo dados da Anac,sinaliza bons números,ate JFK esta se recuperando bem.

 

AA > GIG-MIA ;  92%       GIG-JFK   :  84%

JJ   >GIG-MIA     86%       GIG-MCO    92%



#12 cjcsafstrand

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Posted 22 de December de 2018 - 10:47

Eu ja falei sob este cancelamento em outro threat. No caso da LA, envia todo para GRU. Com Azul via VCP, pela GOL via BSB e FOR, Copa via PTY e Avianca via BOG. Direto via AA. Somente aguardando a informacao do cancelamento dos voos GIG-MVD-GIG e GIG-EZE-GIG e manter voos para os main hubs: GRU, SCL e LIM. Quem sabe a GOL se é esperta coloca um segundo voo noturno desde BSB para MIA e MCO ou a DELTA assumir os voos para MCO e JFK



#13 A345_Leadership

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Posted 22 de December de 2018 - 11:01

O mercado da Florida mudou muito nos últimos 5 anos para a LATAM. Antes era a JJ nadando de braçada, colocando em alguns momentos 2 B77W no GRU-MCO, mais os sazonais do GIG e BSB-MCO. A operação da Gol era marginal diante da força da JJ/AA.

 

Desde então entrou a Azul, potencializando conexões via VCP e CNF além das ligações saindo de REC e BEL, a Avianca Brasil entrando no GRU-MIA e a Gol com uma proposta melhor de usar BSB e FOR para conexões de aeroportos centrais. Tudo isso gera disputa de passageiros de conexões ou que faria GIG-FL direto. E não estou considerando o impacto de hubs externos como LIM, BOG e PTY.

 

Ou seja, o mercado da Flórida, a galinha dos ovos da LATAM BR, já não é mais o mesmo. Ao tomar esta decisão mostra a necessidade da empresa de focar GRU e ter yields melhores. 

 

Sinceramente não sei a que ponto GIG é importante para a LATAM Brasil em termos de oferta doméstica. Não é melhor fechar a base JJ, ficando apenas os voos da LA e PZ e concentrar no SDU?

 

Se alguém ainda tinha dúvidas que a "CAI" caiu no conto do vigário, e ainda colocaram +R$2 bi ano passado.

CAI?

 

  A  ocupação de nov/18 segundo dados da Anac,sinaliza bons números,ate JFK esta se recuperando bem.

 

AA > GIG-MIA ;  92%       GIG-JFK   :  84%

JJ   >GIG-MIA     86%       GIG-MCO    92%

Mas a que valor vem esta recuperação?



#14 TheJoker

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Posted 22 de December de 2018 - 11:03

JJ                 11M17                                                                      11M18

GIG-GRU     284.737 pagos   393.323 assentos  LF 72,4%         252.812 pagos  -11,2%     331.644  assentos  LF  76,2%

SDU-GRU        7.287                 9.648                        75,5%           44.059                               52.128                        84,5%

sub-total       292.024                                                                     296.871             +1,7%

 

GIG-CGH     127.266             180.756                        70,4%         114.676             -9,9%       158.190                         72,5%

SDU-CGH    772.187          1.053.936                        73,3%         828.064             +7,2%   1.060.848                         78,1%

sub-total       899.453                                                                     942.740             +4,8%

 

total           1.191.477          1.637.663                        72,8%      1.239.611             +4,0%   1.602.810   -2,1%             77,3%

 

O aumento entre RIO e GRU foi pífio +1,7% (+4.847 em 11 meses ou 15 pax/dia média) e RIO-CGH +4,8% também (+43.287  ou 130 pax/dia)



#15 VictorHugoBrando

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Posted 22 de December de 2018 - 11:05

JJ                 11M17                                                                      11M18

GIG-GRU     284.737 pagos   393.323 assentos  LF 72,4%         252.812 pagos  -11,2%     331.644  assentos  LF  76,2%

SDU-GRU        7.287                 9.648                        75,5%           44.059                               52.128                        84,5%

sub-total       292.024                                                                     296.871             +1,7%

 

GIG-CGH     127.266             180.756                        70,4%         114.676             -9,9%       158.190                         72,5%

SDU-CGH    772.187          1.053.936                        73,3%         828.064             +7,2%   1.060.848                         78,1%

sub-total       899.453                                                                     942.740             +4,8%

 

total           1.191.477          1.637.663                        72,8%      1.239.611             +4,0%   1.602.810   -2,1%             77,3%

 

O aumento entre RIO e GRU foi pífio +1,7% (+4.847 em 11 meses ou 15 pax/dia média) e RIO-CGH +4,8% também (+43.287  ou 130 pax/dia)

 

Está aí a prova, o pax do Rio não está conectando pela Latam em GRU, a oferta sequer foi reposta, pelo contrário. 

 

Gol agradece. 



#16 TheJoker

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Posted 22 de December de 2018 - 11:11

CAI?

 

Changi Airports International, cuja filial no Brasil chama-se Excelente B.V. e controla a Rio de Janeiro Aeroporto S/A, que por sua vez tem 51% da CARJ (RioGaleão).

 

https://www.cai.sg/


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#17 TheJoker

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Posted 22 de December de 2018 - 11:30

 

Está aí a prova, o pax do Rio não está conectando pela Latam em GRU, a oferta sequer foi reposta, pelo contrário. 

 

Gol agradece. 

 

Não sei se a G3 agradece...

 

G3  embarques     11M17           11M18

doméstico              2.697.349      2.596.251   -3,7%

Inter                          221.861         213.838   -3,6%

total                       2.919.210       2.810.089   -3,7%

 

desembarques     2.922,221        2.805.593   -4,0%   a volta é sempre pior  :lol:



#18 TheJoker

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Posted 22 de December de 2018 - 12:23

Não adianta reclamar, isso é "pré-paração" para o JBA com a AA que começa ano que vem. LTM teve PRASK de 6 cents no 3Q18 e a AA 8.1 nos voos da Am. Latina. Se elas vão dividir receitas e despesas, elas têm que ter os mesmos números.

 

Postei ontem um release da LTM no tópico de resultados. Eles revisaram o guidance pra 2019, menos crescimento no doméstico brasileiro e no internacional, na tentativa de aumentar a margem operacional, porque a atual está gerando lucros insignificantes.


Edited by TheJoker, 22 de December de 2018 - 12:24 .

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#19 TheJoker

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Posted 22 de December de 2018 - 12:33

JBA com o IAG deve começar no 3º trim. 2019, o da AA ficou pra 2020, no mínimo eles não estão a fim de perder dinheiro, e a JJ tem que se enquadrar primeiro.

 

https://www.seudinhe...cluida-em-2019/



#20 boulosandre

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Posted 22 de December de 2018 - 13:42

JJ                 11M17                                                                      11M18

GIG-GRU     284.737 pagos   393.323 assentos  LF 72,4%         252.812 pagos  -11,2%     331.644  assentos  LF  76,2%

SDU-GRU        7.287                 9.648                        75,5%           44.059                               52.128                        84,5%

sub-total       292.024                                                                     296.871             +1,7%

 

GIG-CGH     127.266             180.756                        70,4%         114.676             -9,9%       158.190                         72,5%

SDU-CGH    772.187          1.053.936                        73,3%         828.064             +7,2%   1.060.848                         78,1%

sub-total       899.453                                                                     942.740             +4,8%

 

total           1.191.477          1.637.663                        72,8%      1.239.611             +4,0%   1.602.810   -2,1%             77,3%

 

O aumento entre RIO e GRU foi pífio +1,7% (+4.847 em 11 meses ou 15 pax/dia média) e RIO-CGH +4,8% também (+43.287  ou 130 pax/dia)

 

A análise que se tem que fazer aqui é que menos passageiros foram ate o GIG para se conectar em GRU, mas muito mais o fizeram através do SDU (inclusive com a criação desta rota pela Latam). 

 

Já a rota GIG-CGH teve redução (dai a estratégia da RG em tentar atrais mais pax de CGH ao exterior via GIG) e aumentou a Ponte Aérea, seja por uma melhora da economia em 2018 em relação a 2017, ou pelo leque de destinos e cnxs que CGH oferece aos pax do Rio saindo direto do SDU.