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Gol é menor alvo de reclamações do passageiro brasileiro


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13 replies to this topic

#1 SOUSA CPV

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Posted 10 de January de 2019 - 15:42

Gol é menor alvo de reclamações do passageiro brasileiro
10/01/2019  13:10 | Rodrigo Vieira
A Latam Airlines é o maior alvo de reclamações do passageiro brasileiro. No terceiro trimestre de 2018, a Anac registra 3.512 reclamações contra a companhia aérea, que transportou, no período, cerca de 8,7 milhões de passageiros, um total de 40 reclamações a cada 100 mil clientes. Na ponta de baixo, a Gol transportou praticamente o mesmo número de pessoas e teve menos da metade das reclamações da concorrente (e tem a menor média: 16 a cada 100 mil).


Anac
default.pngReclamações registradas
 

De julho a setembro de 2018, foram registradas 7.191 reclamações sobre os serviços das 20 empresas aéreas inscritas na plataforma www.consumidor.gov.br, fonte de monitoramento da Anac. Juntas, as quatro grandes transportaram mais de 26,5 milhões dos 28 milhões registrados no trimestre, ou cerca de 92% do total.

A Avianca Brasil, com 19 registros a cada 100 mil passageiros transportados, é a segunda mais reclamada do ranking. São, ao todo, 609 reclamações. Em seguida, a Azul apresentou 18 reclamações a cada 100 mil passageiros, total de 1.050 queixas. Por fim, das empresas nacionais com mais de 10% de mercado, a Gol foi a empresa que recebeu o menor número de reclamações, 16 a cada 100 mil passageiros, totalizando 1.359 manifestações.

TEMAS MAIS CONTESTADOS O serviço de execução de voo foi o maior alvo de queixas dos passageiros brasileiros. O item teve 15,49% do total de reclamações na plataforma, o que equivale a 1.114 manifestações. O segundo da lista é oferta e compra, com 14,25%, ou 1.025 queixas, seguido por regras do contrato, com 14,14%, equivalente a 1.017 do total.

O subtema com maior índice de reclamação no trimestre foi multas prevista no contrato, com 779 manifestações.

A Anac esclarece que a ferramenta consumidor.gov.br permite ao usuário comunicação direta com as companhias aéreas, que têm o compromisso de receber, analisar e responder as reclamações em até dez dias. Segundo a agência de aviação, a Azul foi a que respondeu mais rápido por meio da plataforma e a que mais solucionou os problemas.

Anac
default.pngÍndice de solução das queixas

INTERNACIONAIS No mesmo índice da Anac, as três empresas estrangeiras que tiveram maior número de reclamações em relação ao número de passageiros pagos transportados foram Avianca, Iberia e Aeromexico, respectivamente.

 


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#2 SOUSA CPV

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Posted 10 de January de 2019 - 15:45

Como leigo, vejo a Avianca com o menor número de reclamações 609.

Agora a Latam uma lástima, nunca vi um final de ano com tantas mudanças 

de horários a menos de 24h do voo deixando os pax´s revoltados.


Edited by SOUSA CPV, 10 de January de 2019 - 15:46 .


#3 Antonio (CENI)

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Posted 10 de January de 2019 - 15:49

Feliz pela laranja! Com todas as dificuldades, a cia. tem feito um trabalho louvável! 


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#4 HudA3

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Posted 10 de January de 2019 - 17:59

Souza, de leigo no assunto vc não tem nada, mas quem tem menos passageiros tem a tendência de ter menos reclamações em números absolutos né,
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#5 Schonarth

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Posted 10 de January de 2019 - 18:05

Acho que o ponto fora da curva é a LATAM está com o dobro da média das demais. Estranhamente tenho voado bastante com eles sem problemas.

#6 Rafaujo

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Posted 10 de January de 2019 - 18:36

Quando a TAM era reconhecidamente a melhor do Brasil eu achava que era azar meu sempre ter problemas com ela. Agora pelo visto é o normal, e eu continuo tendo problemas com a LATAM.

#7 2setão

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Posted 10 de January de 2019 - 21:00

Está aí pra que servem as reclamações. Apenas para efeitos estatísticos.

#8 SOUSA CPV

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Posted 10 de January de 2019 - 22:07

Acho que o ponto fora da curva é a LATAM está com o dobro da média das demais. Estranhamente tenho voado bastante com eles sem problemas.


Sorte sua pq se não ficarmos fiscalizando as filas do sistema nossos clientes correm sérios riscos de até perder o voo
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#9 leo_cnf

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Posted 11 de January de 2019 - 10:36

Engraçado.

Aqui na agência as maiores reclamações são com a Gol. Principalmente na questão de atendimento em reacomodação. Tivemos vários problemas sérios em nov/dez com a Gol e em que nas outras foi tranquilo.

Mas sim, é uma questão pontual que não reflete o geral do país, só a título de curiosidade mesmo.



#10 A345_Leadership

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Posted 11 de January de 2019 - 11:22

Estas estatísticas são um panorama, não pode considerar uma verdade absoluta. A operação de uma empresa pode ser 100% eficiente em Cumbica, onde ela tem 500 voos, e ser capenga em Pirapó do Oeste, com um voo semanal.

 

Como exemplo, a Southwest foi considerada a mais pontual dos EUA, mas foi que a teve a rota mais atrasada do país, na mesma pesquisa.


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#11 Dinämica da Operação

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Posted 14 de January de 2019 - 07:04

Pode ser que as reclamações subam no 4o trimestre. Afinal essas informações são do terceiro tri.

 

Engraçado.

Aqui na agência as maiores reclamações são com a Gol. Principalmente na questão de atendimento em reacomodação. Tivemos vários problemas sérios em nov/dez com a Gol e em que nas outras foi tranquilo.

Mas sim, é uma questão pontual que não reflete o geral do país, só a título de curiosidade mesmo.



#12 thgsr08

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Posted 14 de January de 2019 - 18:21

LATAM tá "mal das pernas" coitada. Eu até defendo ela por nunca ter tido problemas que ela não resolvesse, mas dentre 10 clientes, 10 reclamações. Tá dificil.

AInda prefiro acreditar que estão em fase de transição do que na deterioração completa de serviços/atendimento. Melhoras JJ/LA.



#13 CACTUS 25

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Posted 14 de January de 2019 - 18:37

40 reclamações a cada 100 mil passageiros, e segundo lugar no índice de resolução dos problemas, configura mal das pernas?

#14 thgsr08

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Posted 14 de January de 2019 - 18:58

40 reclamações a cada 100 mil passageiros, e segundo lugar no índice de resolução dos problemas, configura mal das pernas?

 

Meu questionamento foi pessoal e não relacionado com os números divulgados. Se emito 10 pax e 10 reclamam pq tiveram voos cancelados, atrasos, alterações de voos e etc, esses 10 na medida do possível não utilizarão os serviços da cia aérea mais. E como disse, eu como pax, nunca tive problemas com ela.