Jump to content

Photo

Voando num antonov 24!

• You cannot start a new topic
  • Please log in to reply
5 replies to this topic

#1 FCRO

FCRO
  • Usuários
  • 819 posts
  • Cidade/UF/País:jacarei/sp/brasil
  • Data de Nascimento:11/06/1987

Posted 14 de January de 2019 - 09:06

Bom dia pessoal, nunca postei um flight report antes, mas acho que esse merece:

Um vôo num antonov 24 da antiga união soviética num trecho doméstico em Cuba

E o melhor, não sabia que seria esse avião, então fui pego totalmente de surpresa na hora

Um pouco sobre a viagem

Há mais ou menos 2 anos estou programando uma viagem para Cuba, país que sempre tive curiosidade de conhecer

Mais ou menos em setembro minha namorada e eu decidimos que iríamos viajar para Cuba para passar a virada 2018/19.

Para havana há diversas opções, acabamos comprando passagem pela aeroméxico, voando na business deles

Ainda em setembro, decidimos que iríamos para Cayo Largo,uma ilhota ao sul de havana, no mar do caribe

Fui então procurar passagens para lá e nada de achar nos sites das empresas aéreas cubanas (a cubana aviación e a aerogaviota)

Procurando então na internet, descobri que viagens para lá são feito através de vôos fretados e que para comprar necessita-se de uma agência intermediária.

Acabamos comprando através de uma agência espanhola, que informava que o vôo seria operado pela aerogaviota, a hora do vôo não era fornecida, muito menos o modelo do avião que faria a rota.

Para descobrir o horário do vôo teríamos que ligar um dia antes para confirmar o vôo e o horário,então em tese você compra sem saber se tem vôo

Como entusiasta, procurei saber que aviões realizavam esse vôo, e vários sites informavam que a aerogaviota operava apenas ATRs e que raramente o vôo era operado por bandeirantes da cubana (o que seria bem legal, porque nunca voei nesse avião)

Ligamos um dia antes, e descobrimos que o vôo seria as 7 da manhã.

Acordamos então de madrugada e fomos até o aeroporto de playa Baracoa, mais longe que o próprio aeroporto internacional, de onde são realizados os vôos para várias dessas ilhotas em cubas, chamadas "Cayo lá"

Enquanto esperava o vôo na sala de embarque, pela quantidade de passageiros esperando o vôo para cayo largo percebi que o vôo não seria no bandeco, então seria mais do mesmo num ATR, o qual já voei algumas vezes

Então pousa um avião com um barulho que logo percebi que não era ATR, fui correndo na janela olhar o que era, e para minha total surpresa vejo um antonov 24 se aproximando do terminal, meus olhos brilharam igual os de uma criança

Nenhum site que olhei informaba que a aerogaviota ainda operava antonovs, então foi algo totalmente inesperado.

Logo depois fomos chamados e embarcamos no ##-T1464, avião produzido em 1976.

wFfMk1k.jpg

Embarcamos pela porta traseira

dF8cqIe.jpg

O vôo não tinha assentos marcados e como demoramos a entrar no avião e a maioria dos passageiros foi entrando e sentando, acabamos ficando com os assentos 1A e 1B

O estado de conservação dentro do avião é péssimo, muitas cadeiras quebradas e mesmo assim com passageiros nelas

A janela do avião é a maior que já vi, é grande e relativamente concâva, dessaforma se você grudar a cara na janela, você quase tem uma visão frontal 

O avião é bem barulhento e vibra BASTANTE!!

Minha namorada ficou com bastante medo, principalmente depois que contei que era um avião soviético e bem antigo hahaha

O vôo durou aproximadamente 35 minutos, foram servidos algumas balas e refrigerante (melhor que muita empresa nacional haha)

gjnOAQF.jpg

ZdSQVCJ.jpg

w9qqBhu.jpg

yR29g4P.jpg

Algumas fotos do vôo e dos aeroportos de playa baracoa e cayo largo :

DGfTTTc.jpg

IBGgy0q.jpg

kKvhwNH.jpg

W1tjxp2.jpg

O vôo de volta foi realizada exatamente no mesmo avião

Queria tirar mais fotos porém o pessoal de solo era extremamente chatos com isso, uma pena

Acho que nunca vou ter outra oportunidade como essa, inesquecível 

• Ariel, SimpleMan, A345_Leadership and 14 others like this

#2 adelfy

adelfy
  • Usuários
  • 933 posts
  • Cidade/UF/País:Brasília/DF
  • Data de Nascimento:09/11/1982

Posted 14 de January de 2019 - 09:17

Parabéns pela coragem de voar nessa aeronave, não tanto pela aeronave em si, mas muito mais pela conservação e provável precariedade de manutenção e treinamento da tripulação, o que corrobora com os índices de segurança em Cuba.

#3 thor.rao

thor.rao
  • Usuários
  • 2,902 posts
  • Interests:Aviação Geral e Comercial; Instrução de Voo
  • Cidade/UF/País:SBRP
  • Data de Nascimento:21/05/1984

Posted 14 de January de 2019 - 14:58

Quem vê por fora tem a impressão que esta novinho... pintura parece ser relativamente nova!

#4 MissedApproach

MissedApproach
  • Usuários
  • 705 posts
  • Cidade/UF/País:Goiânia
  • Data de Nascimento:22/05/1984

Posted 24 de January de 2019 - 16:55

Rapaz, que experiência única, voar num modelo desses em pleno 2019, sensacional! Valeu por compartilhar, não conseguiu imagens do cockpit?

#5 Silva

Silva
  • Usuários
  • 1,106 posts
  • Cidade/UF/País:Rio Branco/Acre/Brasil
  • Data de Nascimento:18/01/1973

Posted 25 de January de 2019 - 10:10

Eu gostaria de voar num desse!!!

#6 Kal_Center

Kal_Center
  • Usuários
  • 2,096 posts
  • Cidade/UF/País:CWB
  • Data de Nascimento:17/03/1982

Posted 25 de January de 2019 - 16:22

Sensacional!! Como vc mesmo comentou, oportunidade que não se repetirá.

Surpresas assim são mto boas. Valeu!

Obrigado por compartilhar conosco!