Jump to content


Photo

Falha em motor faz aeronave do trecho SDU-CGH retornar ao GIG


  • You cannot start a new topic
  • Please log in to reply
14 replies to this topic

#1 PedroVidal

PedroVidal
  • Usuários
  • 38 posts
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro/RJ/Brasil
  • Data de Nascimento:18/12/1991

Posted 15 de January de 2019 - 23:30

Passageiros filmam clarões perto de asa, e avião que saiu do Santos Dumont pousa no Galeão

Passageiros de um avião que havia acabado de decolar nesta terça-feira (15) do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, viveram momentos de tensão ao verem clarões perto da asa. Com problemas técnicos confirmados, a aeronave precisou pousar no Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, minutos após a decolagem.
Uma das pessoas que estava na ponte aérea conseguiu filmar os clarões, que parecem causados por fogo, como mostrou o RJ2.

A companhia aérea Gol disse que, logo após a decolagem, foi identificada uma "limitação técnica em um dos motores" e, por isso, foi necessário realizar um "pouso alternado". Em nota (veja abaixo a íntegra), informou que os passageiros foram realocados em outros voos e chegaram a Congonhas, em São Paulo. A aeronave, de acordo com a empresa, está sendo avaliada por uma equipe de manutenção.

Íntegra da nota da Gol

"A GOL informa que após a decolagem do voo G3 1025 (Santos Dumont Congonhas), foi identificada pela tripulação uma limitação técnica em um dos motores, sendo necessário realizar um pouso alternado no aeroporto internacional do Rio de Janeiro. Logo após o desembarque dos passageiros, a aeronave foi encaminhada para avaliação da equipe de manutenção. Os Clientes foram reacomodados nos próximos voos e já desembarcaram no destino final. A companhia reitera que preza pelos mais altos padrões de segurança, valor número um da GOL."

Fonte: https://g1.globo.com...no-galeao.ghtml

#2 Bonotto

Bonotto
  • Moderador
  • 8,231 posts
  • Gender:Male
  • Location:Curitiba
  • Cidade/UF/País:Curitiba
  • Data de Nascimento:18/09/1965

Posted 16 de January de 2019 - 06:56

Filmagem de gelar. Pane com avião baixo e pista para trás é sempre tenso.



#3 MissedApproach

MissedApproach
  • Usuários
  • 730 posts
  • Gender:Male
  • Location:Goiânia
  • Cidade/UF/País:Goiânia
  • Data de Nascimento:22/05/1984

Posted 16 de January de 2019 - 08:41

Estol de compressor ou bird strike?

#4 Schonarth

Schonarth
  • Usuários
  • 1,247 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:BSB/JOI
  • Data de Nascimento:03/10/1986

Posted 16 de January de 2019 - 08:46

Estol de compressor ou bird strike?


Eu aposto em bird strike pelas imagens que vi.

Edited by Schonarth, 16 de January de 2019 - 08:48 .

  • daaloIL18 likes this

#5 Antonio (CENI)

Antonio (CENI)
  • Usuários
  • 789 posts
  • Location:Rio de Janeiro
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro
  • Data de Nascimento:14/05/1984

Posted 16 de January de 2019 - 09:35

Pássaro novo... Um parceiro disse que foi estol de compressor!



#6 B737-8HX

B737-8HX
  • Usuários
  • 1,218 posts
  • Gender:Male
  • Location:Campinas/SP/Brasil
  • Interests:Aviação Comercial/Segurança de Voo/Boeing 737NG
  • Cidade/UF/País:Campinas/SP/Brasil
  • Data de Nascimento:07/03/1982

Posted 16 de January de 2019 - 09:39

Stall de compressor!



#7 Jet 737

Jet 737
  • Usuários
  • 267 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:São Paulo - SP / Brasil
  • Data de Nascimento:00/00/0000

Posted 16 de January de 2019 - 09:40

PR-GXQ

Entre decolagem, órbita e pouso, aproximadamente 20min.

#8 B737-8HX

B737-8HX
  • Usuários
  • 1,218 posts
  • Gender:Male
  • Location:Campinas/SP/Brasil
  • Interests:Aviação Comercial/Segurança de Voo/Boeing 737NG
  • Cidade/UF/País:Campinas/SP/Brasil
  • Data de Nascimento:07/03/1982

Posted 16 de January de 2019 - 09:41

Filmagem de gelar. Pane com avião baixo e pista para trás é sempre tenso.

 

 

O SFP tem motor de sobra. Assusta mais pelo baralho do que pelo fogo em si. 


  • STERENNA likes this

#9 Schonarth

Schonarth
  • Usuários
  • 1,247 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:BSB/JOI
  • Data de Nascimento:03/10/1986

Posted 16 de January de 2019 - 10:21

 
 
O SFP tem motor de sobra. Assusta mais pelo baralho do que pelo fogo em si. 


Deve dar uma bela guinada na hora que o motor morre.

#10 jsilva7e7

jsilva7e7
  • Usuários
  • 136 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:Muscat/Oman
  • Data de Nascimento:05/04/1977

Posted 16 de January de 2019 - 10:23

Sfp tem muito motor, é um monstro de performance

#11 CHANNEL6

CHANNEL6
  • Usuários
  • 101 posts
  • Gender:Male
  • Interests:Avioes e tecnologia
  • Cidade/UF/País:São Paulo
  • Data de Nascimento:26/03/1981

Posted 16 de January de 2019 - 11:47

Pra quem não viu. No video do A&M aparece a filmagem feita pelo PAX.

https://m.youtube.co...h?v=VMi9T7OLlQQ
  • Bonotto and raverbashing like this

#12 philoclimber

philoclimber
  • Usuários
  • 3,294 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro
  • Data de Nascimento:06/12/1979

Posted 17 de January de 2019 - 12:57

No vídeo dá pra ver que a aeronave dá uma balançada na hora dos clarões. Assustador sim.

#13 Joanesburgo

Joanesburgo
  • Usuários
  • 145 posts
  • Cidade/UF/País:Belo Horizonte Minas Gerais Brasil
  • Data de Nascimento:30/08/1995

Posted 17 de January de 2019 - 16:36

Deve dar uma bela guinada na hora que o motor morre.


Aproveitando o assunto, nesses casos o responsável por corrigir a guinada é apenas o leme?

#14 PaxPoa

PaxPoa
  • Usuários
  • 1,032 posts
  • Gender:Male
  • Location:Porto Alegre
  • Cidade/UF/País:Porto Alegre Brasil
  • Data de Nascimento:01/08/1963

Posted 17 de January de 2019 - 19:51

Este não foi nada perto deste:

 

https://youtu.be/9KhZwsYtNDE



#15 cesar_kambara

cesar_kambara
  • Usuários
  • 135 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:Brazil
  • Data de Nascimento:09/03/1929

Posted 17 de January de 2019 - 20:42

Stall de compressor!

Pode ser devido ao Bird Ingestion. Em consequência pode ocorrer o estol de compressor sim.


  • MissedApproach likes this