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AIRBUS anuncia fim da produção do A380


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49 replies to this topic

#1 raverbashing

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Posted 14 de February de 2019 - 05:09

Cancelado

 

https://www.bbc.com/...siness-47231504



#2 TopGun

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Posted 14 de February de 2019 - 06:11

https://g1.globo.com...umbo-a380.ghtml

#3 PR-FHI

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Posted 14 de February de 2019 - 07:45

Uma pena, torcia muito para o A388, já é a segunda aeronave que vejo sendo descontinuada.

 

A340 2010

A380 2021

 

E ano que vem também se encerra os A320ceo e 737NG ficando apenas MAX e Neos...  :cry:


Edited by PR-FHI, 14 de February de 2019 - 07:45 .


#4 A345_Leadership

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Posted 14 de February de 2019 - 08:26

E ano que vem também se encerra os A320ceo e 737NG ficando apenas MAX e Neos...  :cry:


São aeronaves com mais de 30 e 20 anos de produção, já deu o que tinha que dar, foi mais ou menos tempo que durou a linha 727 e 737-200 e maior que a série 737 Clássica.

#5 Brown Tails

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Posted 14 de February de 2019 - 08:43

E o que antecipou o fim das produções do A380 foi não ter vingado o projeto do A380F assim como no seu rival o B747-8i/8F. O cargueiro deu uma sobrevida no projeto, sendo que a Boeing teve ultimamente o um pedido significativo de 28 748F para a UPS, no qual 9 já foram entregues.


Edited by Brown Tails, 14 de February de 2019 - 08:46 .


#6 MRN

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Posted 14 de February de 2019 - 09:56

 

https://g1.globo.com...umbo-a380.ghtml



#7 Luckert

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Posted 14 de February de 2019 - 09:59

Achei que a Emirates fosse assumir somente A350-1000 no lugar do A380, mas trocar por 40 A330neo e 30 A350 é muito estranho,logo após a própria Emirates ter cancelado 70 A350 ,agora ele refaz o mesmo pedido por outros 70 Aribus
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#8 rbullara

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Posted 14 de February de 2019 - 10:01

Alguém sabe como anda o cronograma de entrega do 747? É bem possível que ele se encerre após o A380.

#9 Brown Tails

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Posted 14 de February de 2019 - 10:24

http://www.modernair...and-deliveries/



#10 A345_Leadership

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Posted 14 de February de 2019 - 10:37

E o que antecipou o fim das produções do A380 foi não ter vingado o projeto do A380F assim como no seu rival o B747-8i/8F. O cargueiro deu uma sobrevida no projeto, sendo que a Boeing teve ultimamente o um pedido significativo de 28 748F para a UPS, no qual 9 já foram entregues.


Não, o A380F no máximo venderia umas 30 unidades. Mercado de carga mudou muito mais que o de Pax.

#11 CMPILOT

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Posted 14 de February de 2019 - 11:03

O avião impressiona pelo tamanho mas é MUITO feio e ineficiente, não deixará saudade. Aliás, o Airbus menos feio é o A350.
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#12 thgsr08

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Posted 14 de February de 2019 - 11:26

O avião impressiona pelo tamanho mas é MUITO feio e ineficiente, não deixará saudade. Aliás, o Airbus menos feio é o A350.

 

Mas beleza é relativo, né? E na aviação, isso pouco importa. Eu por exemplo acho o A321 e 757 horriveis, principalmente o -300, mas são excelentes aeronaves pro que se prestam. O A380 não é feio, muito menos ineficiente - quando com bom load factor, ele só chegou tarde e não atende o point-to-point tão fomentado pelas empresas/pax nessa década. E com certeza deixará saudades. É um avião icônico, marcou época e como Concorde, 747 e outros, tem seu posto na história da aviação.


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#13 boulosandre

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Posted 14 de February de 2019 - 12:18

 
Mas beleza é relativo, né? E na aviação, isso pouco importa. Eu por exemplo acho o A321 e 757 horriveis, principalmente o -300, mas são excelentes aeronaves pro que se prestam. O A380 não é feio, muito menos ineficiente - quando com bom load factor, ele só chegou tarde e não atende o point-to-point tão fomentado pelas empresas/pax nessa década. E com certeza deixará saudades. É um avião icônico, marcou época e como Concorde, 747 e outros, tem seu posto na história da aviação.


Colocação perfeita. Sinto-me um privilegiado de estar voando desde 2010 todos os anos de dois a quatro trechos nesta aeronave espetacular. Espero continuar usufruindo de todo seu conforto e silêncio por muitos outros anos. Fará falta. Será um ícone, sssim como o Concorde e o 747.
Me pergunto o que dezenas de aeroportos do mundo farão com o terceiro finger em seus terminais. Há centenas deles mundo afora.
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#14 Eduardo Mello

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Posted 14 de February de 2019 - 13:50

O que podemos dizer é que o Boeing 747 nasceu na época certa, em que não se cruzava os oceanos com Bimotores, e pras companhias, se era pra operar com um tri ou quadri motor, então ia logo pra uma versão que transportava bastante passageiros, além do petróleo barato.

Não sei se faltou visão da Airbus em ver o sucesso do 777, ja que ele estava aposentando as versões mais antigas do 747. Dava pra ter cancelado o A380 ainda no começo e já iniciado na época o desenvolvimento de um "A350".

 

Posso estar equivocado em minha afirmação, mas é possível que o programa do A380 continuou apenas por "orgulho europeu", em criar um concorrente para o 747 (vide o caro programa do A400M). E nessa briga de ego (e também mercado), a Boeing também gastou uma $$$ para desenvolver o 748, obviamente menos $$$ que a Airbus.

 

Mas em visão de mercado, a Boeing acertou em cheio com o 787, mas teve uma série de custos extras com o desenvolvimento dos materiais compósitos e o problema das baterias. Porém já tem uma grande bagagem para desenvolver novos aviões com esses materiais.


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#15 PP-CJC

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Posted 14 de February de 2019 - 14:12

Boa tarde amigos Forenses.

Airbus deixa de fabricar o A380, o maior avião do mundo

https://www.panrotas... ... 62329.html

Fonte - Panrotas

Abs. Cursio



#16 Luckert

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Posted 14 de February de 2019 - 19:01

Mas acho que a Airbus, ao descer do salto, perdeu os últimos 39 A380 encomendados ( lucrou pouco com o projeto mas atingiu o breakeven em 2015) e ainda emplacou 40 do dificil A330neo bem como uma leva extra de 30 A350, alguém sabe qual variantes ela encomendou ?

#17 PR-FHI

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Posted 14 de February de 2019 - 19:31

Mas acho que a Airbus, ao descer do salto, perdeu os últimos 39 A380 encomendados ( lucrou pouco com o projeto mas atingiu o breakeven em 2015) e ainda emplacou 40 do dificil A330neo bem como uma leva extra de 30 A350, alguém sabe qual variantes ela encomendou ?


A339 e A359

#18 Luckert

Luckert
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Posted 14 de February de 2019 - 21:04

A339 e A359


Sério, apenas A359? Nem um 1000 e muito menos um LR?

#19 PR-FHI

PR-FHI
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Posted 14 de February de 2019 - 21:17

Sério, apenas A359? Nem um 1000 e muito menos um LR?


Sim: http://www.cavok.com...rdo-sobre-a380/

#20 jambock

jambock
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Posted 14 de February de 2019 - 21:54

Meus prezados
Em sequencia a http://forum.contato...ucao-encerrada/
Airbus A380: final de um sonho
1024px-SIA_Airbus_A380_9V-SKA_SIN_8.jpg
Airbus A380
Por Valter Andrade
A Airbus anunciou que vai parar de produzir o A380, o maior avião de passageiros do mundo, informam as agências internacionais de notícias nesta quinta-feira (14). O último modelo será entregue em 2021.
“Não temos nenhuma base para sustentar a produção, apesar de todos os nossos esforços de vendas para outras companhias aéreas nos últimos anos”, disse Tom Enders, CEO da Airbus, segundo informa a rede CNN.
A empresa decidiu encerrar a fabricação após seu maior cliente da aeronave, a Emirates, reduzir pedidos. Os planos da Airbus foram prejudicados por companhias aéreas que voltaram atenções para jatos de passageiros mais leves e mais econômicos.
A Airbus entregou 234 aeronaves A380 até hoje, menos de um quarto dos 1.200 que previstos para venda. A Emirates tem cem A380 em sua frota. O avião pode transportar mais de 800 passageiros.
“O anúncio de hoje é doloroso para nós e para as comunidades do A380 em todo o mundo”, disse Enders. “Mas os A380 ainda voarão por muitos anos e a Airbus continuará apoiando as operadoras do A380”.
O A380 fez seu primeiro voo há exatos quatorze anos em 27 de abril de 2005 entrando em serviço comercial em outubro de 2007, com a Singapore Airlines.
O ousado projeto desta aeronave na realidade começa em 1988, quando um grupo de engenheiros da Airbus, capitaneada por Jean Roeder, iniciou trabalhos em segredo para desenvolver um avião com alta capacidade de transporte, que completaria sua própria gama de produtos buscando quebrar a hegemonia da Boeing que já estava neste segmento de mercado desde o início dos anos 70 com o icônico 747.
800px-A380-a.jpg
Em junho de 1990 após uma apresentação formal ao presidente e CEO. O gigante foi oficialmente anunciado durante a feira internacional de aviação de Farnborough, com a promessa de custos operacionais 15% mais baixos do que o 747-400.
As principais seções estruturais do A380 eram construídas na França, Alemanha, Espanha e Reino Unido. Devido ao grande tamanho dos componentes, os métodos de transporte tradicionais eram inviáveis, para que eles fossem transportados para a fábrica em Toulouse, mesmo com algumas partes sendo levadas pelo Airbus Beluga, aeronave utilizada no transporte de outros modelos do fabricante europeu. Os diversos componentes do A380 eram fornecidos por empresas de todo o mundo. Sendo os quatro maiores contribuintes em valores a Rolls-Royce, Safran, United Technologies Corporation e General Electric.
O A380 inicialmente foi oferecido em duas opções, o A380-800 e uma versão cargueira, o A380F. Em sua configuração original o A380-800, teria capacidade de transporte para 555 passageiros numa configuração de três classes ou até 853 passageiros (538 no andar inferior e 315 no andar superior) em configuração de única classe.
Em maio de 2007, a Airbus inicializou a comercialização com uma configuração e redução de 30 passageiros, (525 em três classes), mas com um maior alcance, melhorando as acomodações da classe business.
O alcance para o modelo 800 é de 15 700 km), sendo capaz de voar de Hong Kong a Nova Iorque ou de Sydney para Istambul, sem escalas. O segundo modelo, o cargueiro A380F, levaria até 150 toneladas de carga, com um alcance de 10 400 km.
O desenvolvimento do cargueiro foi paralisado, com a Airbus priorizando a versão de passageiros, sendo que todos pedidos do cargueiro foram cancelados. Os modelos futuros poderiam incluir a versão 900, com cerca de 656 passageiros (ou até 960 passageiros em uma única classe) e um alcance maior com a mesma capacidade de passageiros que o modelo 800.
Para levar este gigante aos céus ele podia utilizar dois tipos de motores turbofan, o Rolls-Royce Trent 900 com empuxo de 70.000 libras (para os modelos A380-841 e -842) ou o Engine Alliance GP7000 (para o modelo A380-861).
O Trent 900 é um derivado do Trent 800, e o GP7000 (70.000 a 81.500 llibras de empuxo) é derivado do GE90 e PW4000.
O Trent 900 é uma versão reduzida do Trent 500, mas incorpora a tecnologia do Trent 8104.
800px-Airbus_A380_cross_section.svg_.png

 

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Fonte: Alexandre Galante site Poder Aéreo 14 fev 2019


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