Jump to content

Photo

Avianca Brasil entra com pedido de recuperação judicial [PARTE 2]

• This topic is locked This topic is locked
1546 replies to this topic

#41 SOUSA CPV

SOUSA CPV
  • Usuários
  • 4,286 posts
  • Interests:Conhecimento e troca de informações
  • Cidade/UF/País:Campina Grande / Paraíba / Brasil
  • Data de Nascimento:02/04/1975

Posted 06 de April de 2019 - 11:19

No leilão é possível outra empresa de fora brigar por isso.

#42 BLUE - SBKP -

BLUE - SBKP -
  • Usuários
  • 1,372 posts
  • Cidade/UF/País:Campinas
  • Data de Nascimento:13/01/1985

Posted 06 de April de 2019 - 11:33

Ja foi feito isso anteriormente em CGH.  

Se nao existe uma 4 ai segue AD depois   ( LA ou GOL "

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) na distribuição de novos slots no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, cumpriu o que o mercado esperava: concedeu 26 slots para a Azul, que faz sua estreia no aeroporto, 16 para a Avianca, que chega a 40 slots, e nenhum para Gol e Tam, que continuam com 234 e 236 slots, respectivamente, ou 88% do total de CGH. As entrantes ficaram com 12%. A Avianca, tecnicamente, ganhou 17 slots, mas só poderá usar 16 deles.

A utilização dos novos slots será de 27 de outubro próximo a 29 de março de 2015. Os slots diários são provenientes do rearranjo da capacidade de pista para a aviação comercial somados a dois slots remanescentes do banco de slots (retirados de empresas que deixaram de operar no aeroporto). As empresas contempladas poderão pedir alterações dos seus horários de pousos e decolagens a qualquer tempo, desde que dentro da capacidade operacional do aeroporto.

Segundo a Anac, o objetivo das novas regras para utilização do Aeroporto de Congonhas é incentivar uma maior concorrência e, em consequência, menores preços ao consumidor, sem representar um aumento da capacidade do aeroporto, que permanece operando dentro das regras de segurança da aviação civil. A aviação geral já usa exclusivamente a pista auxiliar e também continuará sendo atendida na pista principal do aeroporto.

Os critérios para distribuição levou em conta a eficiência operacional nacional das companhias interessadas (por meio da checagem da pontualidade e regularidade nacional do mesmo período do ano passado), além da participação de mercado nacional e da participação de mercado regional de cada uma delas. Esses critérios continuam sendo avaliados para o próximo período, e em março a agência pode anunciar novas mudanças.

Outro ponto a AD ja manifestou que nao tem interesse no novo plano.

Edited by BLUE - SBKP -, 06 de April de 2019 - 11:35 .

• emmerich and Air Force One like this

#43 Air Force One

Air Force One
  • Usuários
  • 3,735 posts
  • Cidade/UF/País:Curitiba/Paraná/Brasil
  • Data de Nascimento:14/02/1992

Posted 06 de April de 2019 - 11:42

Importante entender a diferença de capitalismo e corporativismo de compadres nesse caso.
  • emmerich likes this

#44 F-GSPN

F-GSPN
  • Usuários
  • 222 posts
  • Cidade/UF/País:Brasília/DF
  • Data de Nascimento:19/05/1979

Posted 06 de April de 2019 - 14:03

Da minha parte, como consumidor, pouco importa se é azul, verde ou amarela. É inaceitável um mercado importante como a Ponte Aérea e, possivelmente, outras ligações relevantes a partir de CGH ficarem restritas a duas empresas. Se é a Azul que pode romper esse duopólio em favor dos consumidores, que seja.

Também considero inadequada a comparação com LHR. Quantas opções o consumidor tem para voar dali a NY area? É um aeroporto restrito, é verdade, mas há concorrência de fato nas principais rotas.
  • 2setão and lucaswild like this

#45 Overshort

Overshort
  • Usuários
  • 767 posts
  • Cidade/UF/País:São Paulo
  • Data de Nascimento:17/11/1977

Posted 06 de April de 2019 - 14:11

Nesse novo plano, sem a Azul, já era para o fúncionarios

#46 Uptrim

Uptrim
  • Usuários
  • 540 posts
  • Cidade/UF/País:BR
  • Data de Nascimento:10/01/1984

Posted 06 de April de 2019 - 14:46

Nesse novo plano, sem a Azul, já era para o fúncionarios

Nesse novo plano não se faz sequer menção a aeronaves. Venda de Slots descarada.

#47 Lucas

Lucas
  • Usuários
  • 1,342 posts
  • Interests:Porto Alegre, São Paulo, Recife
  • Cidade/UF/País:São Paulo
  • Data de Nascimento:18/01/1972

Posted 06 de April de 2019 - 15:18

Nesse novo plano não se faz sequer menção a aeronaves. Venda de Slots descarada.

Tudo muito estranho, se realmente chegou nesse ponto não existe mais o menor controle da situação por parte dos interessados em diminuir as perdas da empresa paciente

Imagina se Gol, TAM e Azul resolvem não da um real no leilão??
Os Slots serão divididos entre as três de acordo com alguns critérios pré estabelecidos. Talvez alguém ganhe mais, talvez alguém ganhe menos. Mas nada coisa de outro mundo para algo em torno de 12% do mercado para três players
Aí eu me pergunto?? Pra que cada uma vai pagar no mínimo USD 70 mi, ainda arriscado um monte de efeitos colaterais.
Tipo Sindicato, Cade, Anac, Justiça do Trabalho e etc..
Pois sem avião e funcionários, as UPI são mera vendas de Slots de forma escancarada.
A coisa só começa fazer lógica se o Grupo da Falimentar estiver pensando em um Buyback.
Capaz de comprar, reestruturar minimamente e vender
Nicho que os Abutres do Paul Singer dominam bem
Fora isso, eu se fosse a Gol TAM ou Azul deixava sangrar até morrer e pegava de graça e sem dor de cabeça esse pedaço de mercado
  • Tiago and MarceloF like this

#48 PedroVidal

PedroVidal
  • Usuários
  • 49 posts
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro/RJ/Brasil
  • Data de Nascimento:18/12/1991

Posted 06 de April de 2019 - 15:53

Tudo muito estranho, se realmente chegou nesse ponto não existe mais o menor controle da situação por parte dos interessados em diminuir as perdas da empresa paciente

Os Slots serão divididos entre as três de acordo com alguns critérios pré estabelecidos. Talvez alguém ganhe mais, talvez alguém ganhe menos. Mas nada coisa de outro mundo para algo em torno de 12% do mercado para três players
Aí eu me pergunto?? Pra que cada uma vai pagar no mínimo USD 70 mi, ainda arriscado um monte de efeitos colaterais.
Pois sem avião e funcionários, as UPI são mera vendas de Slots de forma escancarada.
A coisa só começa fazer lógica se o Grupo da Falimentar estiver pensando em um Buyback.
Fora isso, eu se fosse a Gol TAM ou Azul deixava sangrar até morrer e pegava de graça e sem dor de cabeça esse pedaço de mercado

Gol e Latam são obrigadas, pelo acordo que celebraram, a levar uma UPI cada por US$ 70 mi. A Azul é que ficou livre com a morte da Life Air e ainda receberá aquilo que já emprestou à O6.

#49 Uptrim

Uptrim
  • Usuários
  • 540 posts

Posted 06 de April de 2019 - 15:59

Gol e Latam são obrigadas, pelo acordo que celebraram, a levar uma UPI cada por US$ 70 mi. A Azul é que ficou livre com a morte da Life Air e ainda receberá aquilo que já emprestou à O6.

Como dizem, de obrigatório nesse mundo só death and taxes... Acredito que esse caso ainda vai ter muitas reviravoltas.
Quem sofre mesmo são os funcionarios da O6.

#50 thor.rao

thor.rao
  • Usuários
  • 2,960 posts
  • Interests:Aviação Geral e Comercial; Instrução de Voo
  • Cidade/UF/País:SBRP
  • Data de Nascimento:21/05/1984

Posted 06 de April de 2019 - 15:59

Tem alguma “multa” no qual a AD tem “direito” como “indenização”?

#51 Uptrim

Uptrim
  • Usuários
  • 540 posts

Posted 06 de April de 2019 - 16:02

Tem alguma “multa” no qual a AD tem “direito” como “indenização”?

Tinha no primeiro plano que foi rasgado unilateralmente.

#52 MarceloF

MarceloF
  • Usuários
  • 861 posts
  • Cidade/UF/País:Somewhere / Over / The rainbow
  • Data de Nascimento:27/01/1984

Posted 06 de April de 2019 - 16:11

Quando eu vejo essas negociações no mundo da aviação, eu sempre fico esperando um grande twist plot, algo que não estamos vendo, um ponto com um nó difícil de ver. Mas normalmente acabamos descobrindo que foi amadorismo puro.

"Olha...um caloteiro em situação pré-falimentar! Vamos negociar com ele!!"

#53 MRN

MRN
  • Usuários
  • 746 posts
  • Interests:Força Aérea, Segurança de voo, FAA
  • Cidade/UF/País:Guarulhos/SP/Brasil
  • Data de Nascimento:24/03/1973

Posted 06 de April de 2019 - 17:53

Alguém emprestou mais algum dinheiro pra ela sobreviver até o leilão? Azul, Latam ou GOL?

Em BSB essa semana suspenderam o abastecimento por alguns minutos até chegar uma "autorização" para continuar. As GPU,s e ar condicionados estavam sem combustível também, mas agora tá normalizado.

#54 Paranaense

Paranaense
  • Usuários
  • 189 posts
  • Cidade/UF/País:Curitiba
  • Data de Nascimento:28/10/1964

Posted 06 de April de 2019 - 19:16

Alguém emprestou mais algum dinheiro pra ela sobreviver até o leilão? Azul, Latam ou GOL?

Em BSB essa semana suspenderam o abastecimento por alguns minutos até chegar uma "autorização" para continuar. As GPU,s e ar condicionados estavam sem combustível também, mas agora tá normalizado.

Pelo plano aprovado, LATAM e GOL emprestam algum para a continuidade das operações até o leilão. Quanto a AZUL, o que acontece com o dinheiro emprestado de acordo com o plano anterior descartado? Ela recebe imediatamente depois do leilão, caso não participe ou perca?

#55 Uptrim

Uptrim
  • Usuários
  • 540 posts

Posted 06 de April de 2019 - 19:19

Pelo plano aprovado, LATAM e GOL emprestam algum para a continuidade das operações até o leilão. Quanto a AZUL, o que acontece com o dinheiro emprestado de acordo com o plano anterior descartado? Ela recebe imediatamente depois do leilão, caso não participe ou perca?

Se não me engano é a primeira a receber... Mas não compro essa de que não vai participar, se nada mudar até a data do leilão pode apostar que estarão lá.

#56 Paranaense

Paranaense
  • Usuários
  • 189 posts
  • Cidade/UF/País:Curitiba
  • Data de Nascimento:28/10/1964

Posted 06 de April de 2019 - 19:24

Se não me engano é a primeira a receber... Mas não compro essa de que não vai participar, se nada mudar até a data do leilão pode apostar que estarão lá.

Espero que participe mesmo, para mim e muitos outros passageiros que utilizam Congonhas, um aumento na concorrência será sempre bom.

#57 A345_Leadership

A345_Leadership
  • Moderador
  • 20,164 posts
  • Cidade/UF/País:Skunk Works
  • Data de Nascimento:14/05/1986

Posted 06 de April de 2019 - 19:29

Os slots de CGH e SDU estarão em todas as UPIs? Uma forma de evitar o mico de algumas delas não venderem ou a concentração é distribuir os slots nas 7 unidades.

De qualquer forma eu acho temerário Gol e LATAM entrando para "proteger o nicho", pode pagar um preço muito mais caro pelos benefícios.

Os Cuetos estão saindo agora do lamaçal e a Gol ainda tem muita coisa a ser resolvida, e vão gastar dezenas ou até centenas de milhões de dólares por elas?

A própria Azul já provou que é possível ganhar dinheiro fora do eixo CGH-GRU. Entretanto, o movimento dela em CGH é diferente e tem a questão de ser uma empresa financeiramente melhor que as duas rivais e imagina ampliar as receitas corporativas. Mas mesmo assim eu acho que ela não deveria se aventurar em comprar a UPI. Pode ser que ela obtenha de graça daqui uns meses ou semanas, claro que uma porção menor.

#58 Uptrim

Uptrim
  • Usuários
  • 540 posts

Posted 06 de April de 2019 - 19:32

Os slots de CGH e SDU estarão em todas as UPIs? Uma forma de evitar o mico de algumas delas não venderem ou a concentração é distribuir os slots nas 7 unidades.

Está tudo bem misturado, só conferir nos anexos ai:

https://www.avianca....03-f78058a20059

Já que tudo virou manobra, não me espantaria ver Latam e Gol que teoricamente já se comprometeram a fazer ofertas pagarem caro por slots que não precisam.

Edited by Uptrim, 06 de April de 2019 - 19:33 .

• A345_Leadership and Airbus-FA like this

#59 Flagship

Flagship
  • Usuários
  • 2,555 posts

Posted 06 de April de 2019 - 20:32

Todas as bases BR Aviation pararam, porém a situação foi normalizada.

#60 DVO

DVO
  • Usuários
  • 83 posts
  • Cidade/UF/País:Brasilia
  • Data de Nascimento:03/12/1992

Posted 06 de April de 2019 - 20:48

Pode-se dizer então que a Oceanair está agonizando em seus momentos finais?