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GRU-MAD com Air China (com pit-stop em CWB antes)


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5 replies to this topic

#1 ricardo_br_aerofan

ricardo_br_aerofan
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Posted 28 de April de 2019 - 00:33

Gosto quando a vida (e algumas pessoas também) nos dá uma ajudinha para expandir nossos horizontes e ir além. 

 

Eu, como todos aqui, sou apaixonado pela aviação, porém não tenho lá essas condições para ficar viajando o quanto queria, sendo que basicamente fico restrito às minhas férias ou feriados prolongados, estes pelo natural aumento de preços comuns em tais períodos já sendo um inibidor de viagens mais longas.

 

Porém desde 2017 venho conseguindo fazer uma viagem internacional por ano, o que me deixava um pouco satisfeito (queria muito mais). Só que neste ano a coisa parecia que não seria da mesma forma, primeiro porque gastei uma quantia considerável no cartão pagando 3 passagens para ir com meus pais a Lisboa no começo do ano que vem. Segundo porque tive algumas turbulências na rotina familiar que me impediram de planejar direito minhas férias...

 

Mesmo assim, consegui garantir um breve retorno à Curitiba no trajeto CGH-CWB-GRU (tinha ido em Fevereiro e me apaixonado pela cidade) de 12 a 14/04, voando GOL, mas pela falta da sensação de tanto "ineditismo" para mim ainda estava ansioso por algo a mais, ainda que fosse a primeira vez que eu iria voar partindo de Congonhas.

 

Essa era minha situação no dia 07/04 (já entrando em férias) quando estava em casa de bobeira no computador, e me veio de repente a cabeça uma indagação de um colega de trabalho que me disse após eu falar que estava indeciso sobre se iria viajar nas férias: "vai sair de férias pra ficar em casa???"

 

Não mesmo! Comecei a pesquisar igual um louco para ver onde meu bolso me deixaria ir, e já anoitecendo me deparo com uma grata surpresa, um voo GRU-MAD-GRU (14 a 21/04) pela Air China por "módicos" USD 509. Detalhe, o embarque seria dali a apenas uma semana e conseguiria retornar 2 dias antes de voltar ao trabalho. O único porém é que no dia do embarque estaria voltando de CWB num voo no horário do almoço (chegada em GRU prevista para 13:15), e se houvesse algum problema, por se tratar de tickets separados poderia perder o embarque para Madri, que ocorreria as 18:05.

 

Mas era tentador demais para deixar passar apenas por esse detalhe, pois todos sabemos o quão caro costuma ser uma passagem dessas com uma antecedência tão irrisória como 1 semana. Depois de fazer umas (muitas) contas, comprei a passagem já quase próximo da meia noite, quando os preços costumam mudar.

 

Corri ao longo dos próximos 4 dias para acertar todo o resto e saí na sexta de manhã rumo a Congonhas, utilizando a linha 175T de BRT que deixa na porta do aeroporto, muito bem localizado diga-se de passagem. Já na Av. Washington Luís, tirei a primeira de muitas fotos, esta da cabeceira da pista 17R:

 

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Desci no ponto em frente a passarela que construíram recentemente, tomei um café da manhã numa padaria perto dali (Fidelíssima Gourmet) para fugir dos preços abusivos de aeroporto e pouco depois entrei já procurando o embarque da Gol, para avaliar se valeria a pena imprimir o cartão de embarque, porém desisti depois, já tinha feito o web check-in e não iria despachar malas, estava somente com minha mochila:

 

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O movimento estava até que baixo, para uma sexta-feira de manhã:

 

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Quando era cerca de 9:00 fui para o Air Side e esperei até o embarque do voo G3 1134 ser iniciado:

 

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Pelo  que lembro o PR-GGH (Boeing 737-8EH) fechou as portas às 10:09, e teve o pushback iniciado as 10:18, pouco tempo depois seguiu rasgando a 35L, a selva de concreto e tudo o mais a que tinha direito, me permitindo tirar a oportuna foto com a poderosa Vila Olímpia onde trabalho abaixo de mim:

 

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Voo curto sem novidades, deixo-os com algumas fotos do pitch (tenho 1,84m) do Menu Gol bem como a capa da revista de bordo:

 

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Pouco depois de voarmos no FL260, já nos aproximávamos de São José dos Pinhais, com tempo muito bom, onde pousamos às 11:14:

 

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---

 

Dois dias depois, chega o grande dia, e por acaso pude ter um gostinho de como pessoas de outros estados fazem viagens longas, com conexão ainda no Brasil. Já na fila de embarque percebi muita gente que estava indo para GRU para de lá pegar outro voo mundo afora.

 

Como o trecho CWB-GRU é mais do mesmo não dei muita atenção, a minha grande apreensão era por algum atraso no voo (pois me falaram que havia chovido muito de madrugada em SP), que na verdade não houve. O G3-1125 (não anotei a matrícula) deixou Curitiba às 12:21 e pousou com apenas 1 minuto de atraso, às 13:06 horário local, numa tarde querendo ameaçar chuva:

 

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Encontrei meus pais no desembarque do T2 (eles me trouxeram a mala e documentos que iria usar na perna longa da viagem) e fomos almoçar no Viena para aproveitar a visão da pista:

 

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Quando era cerca de 15h00 pegamos o Shuttle gratuito para nos levar até o T3 para começar a parte que realmente me importava.

 

---

 

GRU-MAD

Voo: CA 908

Aeronave: Boeing 787-9 (Dreamliner)

Matrícula: B-1468

Distância: 8.471 km

 

Chegando no T3 aquele ar de viagem internacional já começou a tomar conta de mim...rapidamente fui ao Check-in da Air China, pois não tinha conseguido fazer on-line (reclamação que ouvi de outras pessoas), dava sempre número de passaporte incorreto, por mais que não estivesse. A atendente que fica no início da fila ainda tentou me obrigar a fazer pelos totens, novamente sem sucesso. Creio ser culpa do sistema que usam. Retornei à fila e aguardei, levou bastante tempo, mais que o normal, e fui percebendo aos poucos algumas peculiaridades dessa cia, sendo uma delas a demora para se fazer o check-in:

 

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Quando foi minha vez ainda perguntei se era comum não conseguir fazer via on-line e para meu espanto a atendente disse que havia mais de 70 web check-ins feitos para aquele voo. E como consequência do insucesso no check-in on-line, não consegui pegar uma janela livre. Me mandaram pro fundão da aeronave, assento 60C (corredor), triste mas o importante é viajar.

 

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Enfim, etapa cumprida (com direito a questionamentos fora do normal como o motivo da viagem e o comprovante de estadia...suspeito que o sistema me selecionou como perfil suspeito por estar viajando sozinho e ter comprado a passagem com muito pouca antecedência, já estava preparado para isso) e antes de partir para o Air Side me despedi de meus pais, isso já por volta de 16h30.

 

Procedimentos de segurança vencidos rapidamente (havia uma pequena fila no Raio - X, nada demais) e caí na Trap store da Dufry, com preços que me fazem ter vergonha de morar nesse país:

 

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                      Será que alguém tem coragem de gastar isso nesse chocolate?

 

Fui avisado de que o embarque teria início às 17h, então não tinha tanto tempo assim para spottear muita coisa, ainda assim consegui pegar alguns voos saindo nesse meio de tarde:

 

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Logo depois de fotografar nosso pássaro, começaram o embarque, que foi leeeento e um pouco confuso, segunda característica dessa empresa. Fizeram uma divisão entre filas que não consegui entender até agora. O bom é que deu pra ir conversando com um pessoal que iria a uma feira industrial em Macau salvo engano, para estes seriam ao todo mais de 20h de voo!!!

 

Por fim, acesso liberado ao finger, e deu para bater mais umas fotos:

 

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Comissários bem receptivos, porém falando apenas Mandarim (não sei qual versão) e Inglês, o interior dessa aeronave é muito grande, nunca havia voado no Dreamliner antes, e estava ansioso para ver o efeito de window shade, porém só teria janela no voo de volta. O pitch parecia satisfatorio, porém nada que aliviasse a sensação de ficar 9h30 em posição não confortável. Há tomada padrão universal e também entrada USB:

 

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             Fileira imediatamente à frente da minha (que não tirei foto pq tinha uma pessoa do lado)

 

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Pitch até que ok para quem tem 1,84m. Detalhe que há apoio para os pés abaixo da poltrona da frente

 

Haviam muitos brasileiros e chineses no voo, poucos espanhóis pelo que pude perceber, e estava lotado, creio que ocupação acima de 90%.

 

Assim que me acomodei já fiquei insatisfeito com a musica de fundo que deixam rolando no avião...é muito deprimente (embora tenha a bela instrumentalidade chinesa), tenta ser relaxante mas falha miseravelmente. Ainda bem que nunca deixo meus fones de ouvido longe de mim. Outra coisa curiosa, agora a respeito do povo chinês em si aparenta ser muito "sacoleiro", porque vi várias pessoas com volumes nada tradicionais, do tipo de embalagens que pareciam ser lâmpadas compridas ou algo do tipo, os quais eram entregues aos comissários que gentilmente guardavam para eles.

 

Fui dando uma folheada na revista de bordo (Wings of China) e no cartão de instruções de emergência que claro, estava tudo em mandarim.

 

 

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A malha aérea deles parece ser bem ampla, inclui destinos inesperados na América Latina e um mundo sem fim de opções na China:

 

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Pouco depois, teve início o pushback,saindo do portão 328 as 18:03, seguido pelo taxiamento as 18:09 e a longa rota até aproar com a  cabeceira da 09L. Precisamente às 18:18 o comandante despejou potência nos motores RR Trent 1000 e nos levou aos ares.

 

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                                    Em algum momento durante o pushback

 

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                           Aquele silêncio que sempre ocorre antes da decolagem...

 

As 18:28 já atingíamos 19.200 pés, na certamente mais turbulenta subida que já presenciei, durou até a altura de Belo Horizonte praticamente, percebe-se pelo flight path que haviam CB's que deram um trabalho aos pilotos.

 

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Quando diminuiu a turbulência (que iria voltar diversas vezes até atravessarmos a zona intertropical) o comandante se apresentou e informou algumas coisas num inglês quase impossível de entender. única informação que consegui captar foi o nosso nível de voo de cruzeiro, FL370, e que em breve seria servido o jantar, que me lembro bem, começou quando estávamos sobrevoando Feira de Santana.

 

Aproveitei esse ínterim para fuçar no IFE, que é bom, tem uma boa gama de filmes (muitos deles chineses aliás), músicas, séries, porém sem grandes novidades (e nada em português), nem nada muito recente (nessa sessão para ter uma ideia tinha coisas como Avatar e Final Hour), deixei no mapa interativo, que infelizmente é 2D, embora seja bem responsivo ao toque. Apesar de se tratar de uma aeronave nova, entregue à Air China em Dez/17, já tinha problemas nos conectores do fone de ouvido num assento do outro lado do corredor, ao lado do meu. Até emprestei o fone que estava na minha cestinha para o senhor que estava com problemas no dele mas eram de fato os conectores que estavam off. Fiquei com dó dele, pois só restou ver a tela com legenda em mandarim.

 

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O serviço de bordo se iniciou com as bebidas, escolhi suco de laranja, depois vieram as opções de pratos, salvo engano era frango ou peixe, eu quis frango mas como estava na última fileira (outro ponto ruim de se sentar muito no fundo) só sobrou peixe, que estava sem espinhos e era comestível até. De sobremesa tinha um delicioso pudim de brigadeiro:

 

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Refeição acabada, hora de ver como é o banheiro (esqueci de tirar foto, mas a galley traseira é gigante, dá pra deitar no chão dela sem encostar em nada).

 

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Depois de uma noite em que dormi quase nada devido as recorrentes turbulências equatoriais, já passavamos ao largo do Marrocos quando o café da manhã foi servido, tinha omelete e essa outra opção aí da foto, que nem lembro o que era e não comi, fiquei apenas com o que estava em volta:

 

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Pouco depois, já adentramos território real, e fui espiando pela janela da vizinha a secura da paisagem espanhola, enquanto entrávamos nos procedimentos para pouso no IMENSO aeroporto de Barajas:

 

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                                       Tristeza não poder voar na janela...

 

Com carinho o Comandante pousou o Boeing às 08:18 hora local (5h a frente de GRU), e logo fomos para o T1 (bem antigo se comparado ao T4), onde ficam todas as low cost de lá. Pude ver cias diferentes como Wamos Air, Plus Ultra, Ryanair, entre outras...Após ancorar no finger desembarcamos e fizemos uma mini-maratona até chegar na imigração, vencida sem problemas e num raro golpe de sorte assim que cheguei na esteira minha mala apareceu. Peguei ela e fui para o metrô aproveitar a vida e a cidade...

 

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Vou ver se consigo postar um FR decente da volta, mas já adianto que no saldo geral, a Air China vale muito a pena, certamente voarei de novo quando me arriscar a visitar o outro lado do mundo.

 

 

 

 

 


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#2 gabrielmagacho

gabrielmagacho
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Posted 28 de April de 2019 - 11:21

FR incrível, obrigado por compartilhar!



#3 rofalcao

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Posted 28 de April de 2019 - 16:27

Ricardo, sensacional sua experiência! Muito bom conhecer a Air China com seu relato. Foram poucas as vezes que li reportes de empresas orientais. No aguardo da volta! rs. Parabéns!
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#4 Kal_Center

Kal_Center
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Posted 28 de April de 2019 - 22:26

Muito bom o FR! Parabéns!

 

Voei algumas vezes essa rota até PEK, é meu caminho preferido para a China. Esses 789 são impecáveis.

 

Aguardamos a volta!

Abs!


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#5 JeffPOA

JeffPOA
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Posted 08 de May de 2019 - 18:42

Texto bem detalhado e fotos também! Parabéns! Continue postando!

#6 gabrielcarvalho

gabrielcarvalho
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Posted 14 de May de 2019 - 11:18

Muito bacana Ricardo.

Uma dúvida que pintou vendo esse seu relato. Os passageiros que prosseguem até Beijing permanecem no avião em Madrid ou desembarcam?

Fico pensando como é sofrido encarar 9h30 de voo na economica e ainda ficar dentro do avião numa escala que deve levar algum tempo para seguir em um voo acima de 10 horas, descer do avião nessas horas deve fazer uma baita diferença.