Jump to content


Photo

Passageira confunde porta de banheiro em avião e abre a de emergência


  • You cannot start a new topic
  • Please log in to reply
11 replies to this topic

#1 Carlos Augusto

Carlos Augusto
  • Usuários
  • 1,806 posts
  • Gender:Male
  • Location:Rio de Janeiro - RJ
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro - RJ
  • Data de Nascimento:06/12/1958

Posted 11 de June de 2019 - 11:33

A mulher, que não foi identificada, confundiu as portas enquanto o avião estava em solo e fez o voo atrasar por sete horas

 

Uma passageira da companhia aérea Pakistan International Airlines (PIA) causou o atraso do voo entre Reino Unido e Paquistão após confundir a porta do banheiro com a de saída de emergência. O fato ocorreu na última sexta-feira, 7.

 

O voo de PK 702 voaria de Manchester, Reino Unido, para Islamabad, Paquistão, mas devido ao descuido da passageira, ele sofreu um atraso de 7 horas. O avião ainda estava em solo, então não houve outras consequências para tripulantes ou passageiros.

 

O incidente aconteceu quando o avião estava indo em direção a pista de decolagem para içar voo. Após o acionamento da porta de emergência, todos os 40 passageiros, e suas bagagens, foram evacuados e levados até hotéis da região.

 

Fonte:

https://veja.abril.c...-de-emergencia/


Edited by Carlos Augusto, 11 de June de 2019 - 11:34 .


#2 A345_Leadership

A345_Leadership
  • Moderador
  • 20,038 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:Skunk Works
  • Data de Nascimento:14/05/1986

Posted 11 de June de 2019 - 11:50

Já está errado em ir ao banheiro durante o taxiamento. Mas a questão é: como confundiu as portas?! 



#3 Longreach

Longreach
  • Usuários
  • 119 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:Brasil
  • Data de Nascimento:21/12/2000

Posted 11 de June de 2019 - 12:19

Já está errado em ir ao banheiro durante o taxiamento. Mas a questão é: como confundiu as portas?!

Narrativa estranha ou mal redigida (ou traduzida), porque para abrir uma porta do 777 requer um mínimo de conhecimento de todo o processo, que é simples, mas não para uma pessoa não treinada, e além disso, com a aeronave em movimento, as escorregadeiras são armadas, portanto, os desdobramentos são mais complexos do que se imagina.
  • A345_Leadership and Kal_Center like this

#4 MRN

MRN
  • Usuários
  • 688 posts
  • Gender:Male
  • Location:Guarulhos
  • Interests:Força Aérea, Segurança de voo, FAA
  • Cidade/UF/País:Guarulhos/SP/Brasil
  • Data de Nascimento:24/03/1973

Posted 11 de June de 2019 - 12:23

Acho que ela tava era de sacanagem. Mas com as escorregadeiras em "armed", se tornaria mais fácil até porque a garrafa de nitrogênio dá uma "ajudinha" na abertura, mas concordo, pra uma pessoa sem treinamento não é simples.



#5 Bruno Holtz

Bruno Holtz
  • Usuários
  • 1,224 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:Salvador/Ba/Brasil
  • Data de Nascimento:02/03/1973

Posted 11 de June de 2019 - 13:41

Vindo da galera daquelas bandas do planeta, qualquer coisa é possível.
Por mais complicada que seja a abertura de uma saída de emergência, eles vão conseguir.
Acredito que tal fato deva ter ocorrido pouco após a tripulação efetuar o fechamento das portas e armado os escorregadores.
O avião era capaz de ainda estar na rampa em operação de push back ou pouco após.

#6 Schonarth

Schonarth
  • Usuários
  • 1,343 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:BSB/JOI
  • Data de Nascimento:03/10/1986

Posted 11 de June de 2019 - 13:46

O que mais me assustou na notícia é um 777 com apenas 40 pax.

Essa empresa é estatal pra conseguir operar uma rota deficitária dessas?

#7 A345_Leadership

A345_Leadership
  • Moderador
  • 20,038 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:Skunk Works
  • Data de Nascimento:14/05/1986

Posted 11 de June de 2019 - 14:03

Narrativa estranha ou mal redigida (ou traduzida), porque para abrir uma porta do 777 requer um mínimo de conhecimento de todo o processo, que é simples, mas não para uma pessoa não treinada, e além disso, com a aeronave em movimento, as escorregadeiras são armadas, portanto, os desdobramentos são mais complexos do que se imagina.

Pois é Longreach, é estranho, mas não duvidaria nada para aqueles lados.

 

O que mais me assustou na notícia é um 777 com apenas 40 pax.

Essa empresa é estatal pra conseguir operar uma rota deficitária dessas?

Sim, vive no eterno discurso que está sendo preparada para privatização.


  • Longreach likes this

#8 José Geraldo

José Geraldo
  • Usuários
  • 1,245 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:Manaus - Amazonas
  • Data de Nascimento:13/04/1989

Posted 11 de June de 2019 - 14:17

O que mais me assustou na notícia é um 777 com apenas 40 pax.

Essa empresa é estatal pra conseguir operar uma rota deficitária dessas?

 

No G1 diz que estava com cerca de 400 pax.

 

https://g1.globo.com...ito-horas.ghtml

 

 

A matéria do G1 está confusa.

 

 

Outra coisa, as portas não ficam travadas? Desculpa a pergunta de leigo.



#9 Schonarth

Schonarth
  • Usuários
  • 1,343 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:BSB/JOI
  • Data de Nascimento:03/10/1986

Posted 11 de June de 2019 - 14:48

 
No G1 diz que estava com cerca de 400 pax.
 
https://g1.globo.com...ito-horas.ghtml
 
 
A matéria do G1 está confusa.
 
 
Outra coisa, as portas não ficam travadas? Desculpa a pergunta de leigo.


Acho que quando está em solo não, afinal sempre pode ter uma emergência.

#10 737-800

737-800
  • Usuários
  • 1,427 posts
  • Gender:Male
  • Location:25°26'59"S,49°17'18'O
  • Cidade/UF/País:Curitiba - PR
  • Data de Nascimento:27/03/1987

Posted 11 de June de 2019 - 18:18

 
 
Outra coisa, as portas não ficam travadas? Desculpa a pergunta de leigo.


No 737 tem um mecanismo nas overwings exits que se travam quando a aeronave está taxiando ou em voo.
Nos outros eu não sei, mas deve ter um sistema semelhante.

#11 Longreach

Longreach
  • Usuários
  • 119 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:Brasil
  • Data de Nascimento:21/12/2000

Posted 11 de June de 2019 - 19:14

Pois é Longreach, é estranho, mas não duvidaria nada para aqueles lados.

 

 

Pois é, 345, já presenciei cada situação com o pessoal da região e do subcontinente indiano, que dá para escrever pelo menos alguns capítulos de um livro.

 

O que mais vejo é passageiro tentando abrir a porta do banheiro abrindo e fechando o cinzeiro que fica na porta. Em outros casos, tentam abrir a porta da área de descanso da tripulação ou da própria cabine de comando. É cada uma.

 

Dois breves episódios envolvendo esse pessoal: numa determinada rota de longo curso, de uma certa empresa, sempre que a aeronave estava chegando, os comissários reportavam que havia vazamento de água em alguns dos banheiros traseiros, que criavam "cachoeiras" derramando água pelo carpete na classe econômica. A manutenção era alertada, e era difícil descobrir o que ocorria. Pois bem, a conclusão que obtiveram é que os passageiros lavavam os pés na pia e jogavam o papel que havia sido usado para enxuga-los no ralo da pia. Consequentemente, entupiam as tubulações. Em outras situações inusitadas, era normal os comissários relatarem que defecavam no chão do banheiro ou na própria pia. Go figure.

 

Outra coisa, as portas não ficam travadas? Desculpa a pergunta de leigo.

 

 

Sim e não. Elas estão travadas o suficiente para não abrirem em condições normais de operação, isto é, sem que ninguém, intencionalmente ou não, movimente a alavanca correspondente. Porém, em solo, mesmo com a aeronave pressurizada, as portas poderão ser abertas normalmente, pois em caso da necessidade de ser iniciada uma evacuação de emergência, os comissários não precisam usar de força para comandar a abertura das saídas de emergência. Em voo, nem um super-homem consegue abri-las. 

 

Falando de pressurização e abertura de porta, alguns anos atrás um comissário da American Airlines abriu a porta de um A300 após um pouso de emergência, em Miami, devido a um problema técnico. Entretanto, o residual de pressurização que ainda havia foi o suficiente para "empurra-lo" para fora do avião, e ele acabou falecendo ao estatelar-se no chão. 


Edited by Longreach, 11 de June de 2019 - 19:17 .

  • Bonotto and 2setão like this

#12 MRN

MRN
  • Usuários
  • 688 posts
  • Gender:Male
  • Location:Guarulhos
  • Interests:Força Aérea, Segurança de voo, FAA
  • Cidade/UF/País:Guarulhos/SP/Brasil
  • Data de Nascimento:24/03/1973

Posted 11 de June de 2019 - 20:39

 

Outra coisa, as portas não ficam travadas? Desculpa a pergunta de leigo.

 

JG, -200 ou -300 todas as portas abrem do mesmo jeito, puxou a alavanca até o outro lado, abriu, todas. Slide armed, escorregadeira sai, slide disarmed, só abre a porta. Avião em voo, flight lock não deixa abrir.