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Passaredo pede slots em Congonhas (SP): “queremos o que é nosso”

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#1 TheJoker

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Posted 14 de June de 2019 - 11:44

14/06/2019 

Por Danilo Teixeira Alves

 

 

Em requerimento enviado ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), a Passaredo oficializou o pedido para que seja considerada como nova empresa apta a operar os slots vagos no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. O interesse da companhia já havia sido sinalizado por seus diretores durante uma reunião realizada no final do mês passado com representantes da Anac.

 

“Queremos apenas o que é nosso por direito. Mudar a regra para atender empresa 'A' ou 'B' criaria privilégios indevidos e insegurança jurídica. Além disso, a entrada no mais rentável aeroporto do Brasil irá permitir à empresa o fôlego necessário à consolidação de seu processo de recuperação financeira”, disse o presidente da Passaredo, José Luiz Felício Filho, se referindo a batalha travada por suas concorrentes pelos horários deixados pela Avianca Brasil. 

De acordo com o executivo, a intenção é promover um aumento da concorrência com a ligação de destinos regionais ao aeroporto de Congonhas. “Somos uma empresa entrante em Congonhas por conceito. A operação da Passaredo atenderá plenamente aos anseios de aumento da concorrência, além de permitir que importantes mercados regionais, hoje atendidos de forma marginal, possam acessar o aeroporto central”, afirmou.

A empresa opera uma frota de aeronaves ATR72-500, atendendo 14 destinos nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste do Brasil. Transportou em 2018 mais de 560 mil passageiros, contando com mais de 500 colaboradores diretos.

Vale ressaltar que a Passaredo é uma empresa associada da Abear; "O ingresso em Congonhas irá gerar imediatamente novos postos de trabalho", concluiu. Felício Filho.

 

 

 

https://www.panrotas.com.br/aviacao/empresas/2019/06/passaredo-pede-slots-em-congonhas-sp-queremos-o-que-e-nosso_165286.html



#2 TheJoker

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Posted 14 de June de 2019 - 11:50

ESTADÃO CONTEÚDO

 

A Passaredo Linhas Aéreas entrou na disputa pelos pares de slots a serem disponibilizados pela Avianca, em recuperação judicial, no Aeroporto de Congonhas (SP).

 

A companhia de aviação regional já solicitou à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) assumir ao menos dez das 21 operações de pouso e decolagem no aeroporto paulistano. A demanda será reforçada em ofício protocolado na manhã desta sexta-feira, 14, no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), em Brasília (DF).

 

Ao Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado), o controlador da Passaredo, José Luiz Felício Filho, justificou que, pelas regras atuais, a empresa "como entrante", ou seja, por não operar em Congonhas, "tem o direito a 50% dos pares de slots da Avianca no aeroporto quando for feita a redistribuição pela Anac". Além da Passaredo, a única empresa nacional do setor classificada como entrante seria a MAP Linhas Aéreas, companhia com operações apenas nos estados do Amazonas e Pará.

Pela regra, os slots restantes seriam distribuídos entre as companhias em operação no País - Latam, Gol e Azul. Durante o processo de recuperação a Avianca, a Azul tentou comprar as operações da concorrente para ter os slots em Congonhas, mas Latam e Gol entraram na briga e o processo, além de judicial, foi parar em instâncias do governo federal, entre eles o Cade, órgão que zela pela concorrência e agora é questionado pela Passaredo.

"A Passaredo vem em processo desgastante de sete ou oito anos (que incluiu a entrada e a saída de uma recuperação judicial) e sempre esperou oportunidade de operar em Congonhas para acessar mercado de alta rentabilidade e alta competitividade. Temos o direito e a capacidade de fazer operação", disse Felício.

Segundo o controlador da Passaredo, na reunião com representantes da Anac, em 27 de maio, foi reiterado o interesse da companhia de ser um novo operador no aeroporto paulistano. "Escutamos que as regras serão mantidas, mas o Cade, que participa do processo, está sob pressão, até pela própria Azul, que pede os slots, mas não é entrante, pois já opera no aeroporto", disse. "Vamos reforçar no Cade que somos uma aérea brasileira entrante e, dentro desse contexto, ter a segurança jurídica e concorrencial", completou o empresário, que garante ter o apoio da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) para o pedido.

Apesar da dificuldade financeira após o final da recuperação judicial, em 2017, a Passaredo estima um investimento de US$ 4,5 milhões, cerca de R$ 17,5 milhões, para ampliar em 50% suas operações caso tenha êxito e passe a operar em Congonhas.

A empresa espera incorporar três novos turboélices ATR72-500 à frota atual de seis aeronaves e elevar para 60 o número de 40 voos diários, já incluindo o retorno da linha Ribeirão Preto (SP) a Curitiba (PR), previsto para 30 de junho.

Caso a Passaredo tenha o aval para operar em Congonhas, o que deve ocorrer após o fim do processo de recuperação judicial da Avianca, as operações devem ser iniciadas em 90 dias, estima Eduardo Busch, diretor executivo da companhia. Ao contrário da Azul, que quer os slots para operar na ponte aérea Rio-São Paulo, Passaredo manterá o perfil de companhia região. "Não temos destinos ainda, mas dentro dessa característica vamos priorizar, entre outros, o interior de São Paulo, como Araçatuba e Bauru, por exemplo", completou o presidente da empresa.

Esta semana a empresa foi ameaçada pela Socicam Aeroportos, concessionária do aeroporto de Vitória da Conquista (BA), de ser proibida de operar na cidade por reter taxas de embarque. Anteontem, a concessionária informou que a negociação foi concluída e os voos da aérea regularizados. "Estranhamos a forma como a Socicam tratou essa negociação. Agiram de forma a pressionar uma situação que é nossa responsabilidade e foi resolvida", criticou Felício.

Segundo o empresário, a Passaredo pretende expandir operações da Bahia, Estado que implanta uma política de reduzir de 18% para 4% o Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre querosene de aviação. Nesta sexta-feira, a Passaredo começa a operar voos entre Salvador (BA) e Petrolina (PE), uma das rotas deixadas justamente pela Avianca.

Sem contar com as operações em Congonhas, a Passaredo, que tem sede em Ribeirão Preto (SP), prevê transportar 730 mil passageiros em 2019, alta de mais de 30% sobre os 560 mil passageiros do ano passado.

 

 

https://www.dci.com....gonhas-1.809490

 

Passaredo nunca operou em CGH?  se é tão rentável assim porque eles não participaram das últimas distribuições de slots?



#3 A345_Leadership

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Posted 14 de June de 2019 - 11:55

A Passaredo pode agregar um ativo valioso e sem custo, pode até dar um gás na operação.

 

Queremos apenas o que é nosso por direito. 

Os funcionários e credores que o digam né?


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#4 TheJoker

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Posted 14 de June de 2019 - 11:55

Sobram 11 = G3 4   JJ 4 e AD 3, e acabou a cobiça pelos slots da O6.  :lol:



#5 B737-8HX

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Posted 14 de June de 2019 - 12:03

Vai ter campanha da Azul com #PassaredoNaPonteAerea? 

 

Ou a abertura de mercado só vale para eles? 


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#6 equipamento eventual

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Posted 14 de June de 2019 - 12:20

ESTADÃO CONTEÚDO
 
A Passaredo Linhas Aéreas entrou na disputa pelos pares de slots a serem disponibilizados pela Avianca, em recuperação judicial, no Aeroporto de Congonhas (SP).
 
A companhia de aviação regional já solicitou à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) assumir ao menos dez das 21 operações de pouso e decolagem no aeroporto paulistano. A demanda será reforçada em ofício protocolado na manhã desta sexta-feira, 14, no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), em Brasília (DF).
 
Ao Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado), o controlador da Passaredo, José Luiz Felício Filho, justificou que, pelas regras atuais, a empresa "como entrante", ou seja, por não operar em Congonhas, "tem o direito a 50% dos pares de slots da Avianca no aeroporto quando for feita a redistribuição pela Anac". Além da Passaredo, a única empresa nacional do setor classificada como entrante seria a MAP Linhas Aéreas, companhia com operações apenas nos estados do Amazonas e Pará.
Pela regra, os slots restantes seriam distribuídos entre as companhias em operação no País - Latam, Gol e Azul. Durante o processo de recuperação a Avianca, a Azul tentou comprar as operações da concorrente para ter os slots em Congonhas, mas Latam e Gol entraram na briga e o processo, além de judicial, foi parar em instâncias do governo federal, entre eles o Cade, órgão que zela pela concorrência e agora é questionado pela Passaredo.
"A Passaredo vem em processo desgastante de sete ou oito anos (que incluiu a entrada e a saída de uma recuperação judicial) e sempre esperou oportunidade de operar em Congonhas para acessar mercado de alta rentabilidade e alta competitividade. Temos o direito e a capacidade de fazer operação", disse Felício.
Segundo o controlador da Passaredo, na reunião com representantes da Anac, em 27 de maio, foi reiterado o interesse da companhia de ser um novo operador no aeroporto paulistano. "Escutamos que as regras serão mantidas, mas o Cade, que participa do processo, está sob pressão, até pela própria Azul, que pede os slots, mas não é entrante, pois já opera no aeroporto", disse. "Vamos reforçar no Cade que somos uma aérea brasileira entrante e, dentro desse contexto, ter a segurança jurídica e concorrencial", completou o empresário, que garante ter o apoio da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) para o pedido.
Apesar da dificuldade financeira após o final da recuperação judicial, em 2017, a Passaredo estima um investimento de US$ 4,5 milhões, cerca de R$ 17,5 milhões, para ampliar em 50% suas operações caso tenha êxito e passe a operar em Congonhas.
A empresa espera incorporar três novos turboélices ATR72-500 à frota atual de seis aeronaves e elevar para 60 o número de 40 voos diários, já incluindo o retorno da linha Ribeirão Preto (SP) a Curitiba (PR), previsto para 30 de junho.
Caso a Passaredo tenha o aval para operar em Congonhas, o que deve ocorrer após o fim do processo de recuperação judicial da Avianca, as operações devem ser iniciadas em 90 dias, estima Eduardo Busch, diretor executivo da companhia. Ao contrário da Azul, que quer os slots para operar na ponte aérea Rio-São Paulo, Passaredo manterá o perfil de companhia região. "Não temos destinos ainda, mas dentro dessa característica vamos priorizar, entre outros, o interior de São Paulo, como Araçatuba e Bauru, por exemplo", completou o presidente da empresa.
Esta semana a empresa foi ameaçada pela Socicam Aeroportos, concessionária do aeroporto de Vitória da Conquista (BA), de ser proibida de operar na cidade por reter taxas de embarque. Anteontem, a concessionária informou que a negociação foi concluída e os voos da aérea regularizados. "Estranhamos a forma como a Socicam tratou essa negociação. Agiram de forma a pressionar uma situação que é nossa responsabilidade e foi resolvida", criticou Felício.
Segundo o empresário, a Passaredo pretende expandir operações da Bahia, Estado que implanta uma política de reduzir de 18% para 4% o Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre querosene de aviação. Nesta sexta-feira, a Passaredo começa a operar voos entre Salvador (BA) e Petrolina (PE), uma das rotas deixadas justamente pela Avianca.
Sem contar com as operações em Congonhas, a Passaredo, que tem sede em Ribeirão Preto (SP), prevê transportar 730 mil passageiros em 2019, alta de mais de 30% sobre os 560 mil passageiros do ano passado.
 
 
https://www.dci.com....gonhas-1.809490
 
Passaredo nunca operou em CGH?  se é tão rentável assim porque eles não participaram das últimas distribuições de slots?


A resolução anterior que versava sobre CGH, a 336, limitava a aeronaves mínima de 90 assentos, com a substituição da 336 pela 338, essa limitação caiu.
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#7 -ZAP-

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Posted 14 de June de 2019 - 12:33

MAP pedindo slots em 3,2,1...

#8 C010T3

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Posted 14 de June de 2019 - 12:38

CGH é a salvação da Passaredo. A Azul pode comprar a companhia no dia seguinte.
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#9 Dinämica da Operação

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Posted 14 de June de 2019 - 13:12

Na última distribuição de slots a Anac determinou que o número de mínimo de assentos por aeronave era de 90 assentos. Assim os ATR ficaram de fora. Hoje essa regra não existe mais.
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#10 Loloalkmim

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Posted 14 de June de 2019 - 13:14

Vai ter campanha da Azul com #PassaredoNaPonteAerea? 
 
Ou a abertura de mercado só vale para eles? 


Mas a Passaredo não vai operar na ponte.

Acalma seu hate aí
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#11 PT-WRT

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Posted 14 de June de 2019 - 13:19

CGH é a salvação da Passaredo. A Azul pode comprar a companhia no dia seguinte.


Triste...mas verdadeiro

#12 A345_Leadership

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Posted 14 de June de 2019 - 13:20

CGH é a salvação da Passaredo. A Azul pode comprar a companhia no dia seguinte.

Mas estaria afim de assumir o passivo? Só se for aquelas comprar de R$ 1,00. 



#13 tm6631

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Posted 14 de June de 2019 - 13:23

Com seus Atrs alem de RAO poderia surgir UDI e PLU.

#14 Mayday

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Posted 14 de June de 2019 - 13:38

Mais cedo ou mais tarde esses slots vão cair nas mãos de umas da três grandes. Basta saber quem vai pagar mais pela Passaredo.

#15 3Setão

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Posted 14 de June de 2019 - 13:56

Não imagino o Felício vendendo a Passaredo  em curto/médio prazo.



#16 Cmte. Erick

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Posted 14 de June de 2019 - 14:01

Vai ter campanha da Azul com #PassaredoNaPonteAerea? 
 
Ou a abertura de mercado só vale para eles? 


Que tara pela AD, num tópico sobre a Passaredo e a possibilidade dessa ampliar sua operação e dar um novo rumo a sua operação aparece alguém pra falar de quem? Da AD.

Deve ser muita vontade de ser funcionário da cia, hahahaha.
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#17 Cmte. Erick

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Posted 14 de June de 2019 - 14:03

Com seus Atrs alem de RAO poderia surgir UDI e PLU.


PLU continua restrito não?

#18 Luckert

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Posted 14 de June de 2019 - 14:29

CGH é a salvação da Passaredo. A Azul pode comprar a companhia no dia seguinte.



Eu já havia sugerido isso antes mas disseram que eu estava fantasiando quando sugeri que isso aconteceria

#19 Schonarth

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Posted 14 de June de 2019 - 15:04

Direito a Passaredo tem, portanto não vejo nada de errado. Até demorou para se tocarem disso.



#20 Paranaense

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Posted 14 de June de 2019 - 15:14

PLU continua restrito não?

Não tenho certeza, mas parece que ATR pode.







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