Jump to content

Photo

Nos anos 1930, Varig organizou uma das primeiras escolas de pilotos do Brasil

Varig Aero Esporte VAE

• You cannot start a new topic
  • Please log in to reply
9 replies to this topic

#1 jambock

jambock
  • Membro Honorário
  • 26,328 posts
  • Interests:aeronáutica, militar em geral, informática, fotografia
  • Cidade/UF/País:Porto Alegre/RS/Brasil
  • Data de Nascimento:13/10/1941

Posted 10 de July de 2019 - 21:45

Meus prezados
Em sequencia a http://forum.contato...evaer/?hl=evaer
Nos anos 1930, Varig organizou uma das primeiras escolas de pilotos do Brasil
A Varig Aero Esporte (VAE) foi o embrião do que se tornou a Escola Varig de Aeronáutica (Evaer)
25282858.jpg?w=1400
Alunos do voo a vela e seus planadores, em 1940 Arquivo Pessoal

No último dia 28 de junho, o Almanaque Gaúcho abordou a Escola Varig de Aeronáutica (Evaer). Ainda a propósito da formação de pilotos em nosso Estado, o leitor Jorge Ricardo González nos lembra que, anterior à criação da Evaer, existiu a Varig Aero Esporte (VAE), uma das primeiras escolas de pilotos organizadas no país. A Varig foi fundada em 1927. Dez anos depois, em fevereiro de 1937, seu presidente Otto Ernest Meyer elaborou um projeto para: “dar à juventude do Rio Grande do Sul o melhor meio de adestramento, de formação de caráter, educando-a, assim, para serem valiosos cidadãos brasileiros”. Naquele mesmo mês, a VAE recebeu a primeira turma, com de 10 moças e 48 rapazes, entre alunos e sócios, matriculados nas categorias de voo a motor, planadores e aeromodelismo.
O organizador e, por muitos anos, dirigente  foi o comandante Carlos Henrique Ruhl, piloto da empresa  enviado à Alemanha para aperfeiçoar seus estudos como piloto comercial e instrutor em planadores na escola de Grunau. A construção de planadores fazia parte do currículo do curso sem motor. Antes de iniciar esse trabalho, os alunos deviam atuar como aprendizes na oficina. Essa era a única contrapartida “cobrada” dos associados. A escola foi instituída com os melhores métodos de ensino e equipamentos existentes na época, equiparados aos europeus. Foram muitos os pilotos e comandantes da Varig que iniciaram suas carreiras na VAE.
25282864.jpg?w=700
Picape rebocando um planador para instrução de voo sem motor

25282865.jpg?w=700
Rebocando um planador morro acima

25282868.jpg?w=700
Planador biplace Kranich sendo preparado no Aeródromo de São João

25282888.jpg?w=700
Planador Gaivota e, ao fundo, o trimotor Mauá da VARIG

25282889.jpg?w=700
Planadores em uma colina em Novo Hamburgo

25282890.jpg?w=700
Avião Bücker Student “Chico” para treinamento de voo a motor

O  treinamento se iniciava com os planadores sendo rebocados por camionetas picape, à baixa altura, e, mais tarde, rebocados por pequenos aviões, no Aeródromo de São João, na Capital, que naquela época era pouco movimentado. Voos também eram realizados nas encostas das cercanias da cidade, como na colina onde hoje é o bairro Três Figueiras, e eram utilizados cabos elásticos para os lançamentos.

Parte do acervo de planadores da VAE foi doado para um grupo de pilotos e funcionários da Varig, os quais fundaram, em 28 de julho de 1950, o Clube de Planadores Albatroz, que opera até hoje no aeródromo da cidade de Osório. Dois planadores, um Göppingen Wolf (importado da Alemanha pela VAE em 1938) e um Grunau, ao final da sua vida útil (provavelmente no final dos anos de 1960), foram entregues para o Museu da Varig. Pelo que se sabe, existem cinco planadores Wolf, no mundo todo, sendo três devidamente preservados em museus e um recentemente recuperado na Alemanha, este em condições de voo. Quanto ao Grunau, não se sabe se também foi importado ou se foi construído na VAE, de acordo com as plantas originais. Na VAE, foram construídos diversos planadores, alguns distribuídos a aeroclubes em formação, na época, no interior do Estado.
Segundo Jorge Ricardo, “a preocupação de muitos que tiveram a oportunidade de aprender a voar nestes planadores (como foi o meu caso, embora não tivesse seguido carreira na aviação) é a de que eles possam ser preservados”. Ele confessa: “Não sei qual terá sido o destino final do acervo do Museu da Varig e dos planadores, mas, como não podem ficar expostos ao ar livre, uma solução seria expô-los dentro do aeroporto Salgado Filho, a exemplo de como é feito na Alemanha e em outros países. Assim, estará sendo preservada uma importante parte da história da aviação gaúcha”.
Fonte: Ricardo Chaves – seção Almanaque Gaúcho – jornal Zero Hora 10 jul 2019

• RGomes likes this

#2 Ernesto

Ernesto
  • Usuários
  • 947 posts
  • Cidade/UF/País:sao paulo
  • Data de Nascimento:29/06/1965

Posted 10 de July de 2019 - 22:01

Sinto saudades das empresas que se preocupavam com a comunidade e os funcionários. 

• cjcsafstrand likes this

#3 x-varigvinny

x-varigvinny
  • Usuários
  • 723 posts
  • Interests:Aprofundar conhecimentos sobre a aviação
  • Cidade/UF/País:Santa Maria-RS
  • Data de Nascimento:23/06/1981

Posted 11 de July de 2019 - 11:49

Eu tenho uma curiosidade enorme em saber como ficou o acervo do Museu da Varig e que fim deu aquele De Havilland Dragon Rapide que a Varig reformou em homenagem ao Chuí

#4 A345_Leadership

A345_Leadership
  • Moderador
  • 20,223 posts
  • Cidade/UF/País:Skunk Works
  • Data de Nascimento:14/05/1986

Posted 11 de July de 2019 - 12:10

Sinto saudades das empresas que se preocupavam com a comunidade e os funcionários. 

Era uma outra forma de pensamento dos empresários da época. Por serem dependente dos funcionários, era preciso investir neles para que pudessem dar o melhor no emprego.

Hoje, já não temos mais isso, vivemos em uma outra fase da sociedade.

Eu tenho uma curiosidade enorme em saber como ficou o acervo do Museu da Varig e que fim deu aquele De Havilland Dragon Rapide que a Varig reformou em homenagem ao Chuí

Tinha ficado com a ULBRA, mas parece que a universidade faliu e ficou tudo encaixotado, não? 

• Longreach likes this

#5 Longreach

Longreach
  • Usuários
  • 164 posts
  • Cidade/UF/País:Brasil
  • Data de Nascimento:21/12/2000

Posted 11 de July de 2019 - 13:02

Era uma outra forma de pensamento dos empresários da época. Por serem dependente dos funcionários, era preciso investir neles para que pudessem dar o melhor no emprego.

Concordo em parte com a sua colocação, 345, como sempre, bem ponderada. Mas no caso de certas funções, como de mecânico e piloto, houve por muitos anos uma carência muito grande de pessoal capacitado, restando, no caso, investir na formação do seu pessoal. Assim ocorreu não somente na Varig, mas na Panair, Real, Cruzeiro, entre outras.

Fazer um curso de pilotagem, como é ainda nos dias atuais, era um alto investimento para muitos, e a demanda de oferta de empregos era muito maior do que a disposição de mão de obra.

Vale ressaltar, também, que ser piloto de linha aérea, por décadas, era uma profissão de risco (bem alto, em alguns casos), e sempre surgiam alguns movimentos de aeronautas em busca de melhores condições de trabalho, incluíndo algumas greves.

Olhando as fotos e a redação do texto, cria de fato um certo saudosismo, mas o universo do transporte aéreo não era algo tão "romântico" quanto parece.

Abs.

Edited by Longreach, 11 de July de 2019 - 13:04 .

• A345_Leadership likes this

#6 flightFernando

flightFernando
  • Usuários
  • 394 posts
  • Cidade/UF/País:base SAO
  • Data de Nascimento:10/04/1918

Posted 11 de July de 2019 - 13:15

Aeroclube do Brasil,1911, o pioneiro!
Aprendíamos isso no primeiro dia de aula da velha EAPAC.
Saudades da escolinha de aviação, quantas emoções!

#7 x-varigvinny

x-varigvinny
  • Usuários
  • 723 posts
  • Interests:Aprofundar conhecimentos sobre a aviação
  • Cidade/UF/País:Santa Maria-RS
  • Data de Nascimento:23/06/1981

Posted 11 de July de 2019 - 14:06

Tinha ficado com a ULBRA, mas parece que a universidade faliu e ficou tudo encaixotado, não? 

O acervo do Museu da Ulbra é incrível, tinha uma belíssima coleção de carros, mas não sei que fim deu depois da falência. Vi uma vez em vídeo muita coisa armazenada ainda lá dentro, mas eu sei que alguns carros foram leiloados e a Chevrolet retomou alguns que tinha emprestado ao museu.

• A345_Leadership likes this

#8 jambock

jambock
  • Membro Honorário
  • 26,328 posts
  • Interests:aeronáutica, militar em geral, informática, fotografia
  • Cidade/UF/País:Porto Alegre/RS/Brasil
  • Data de Nascimento:13/10/1941

Posted 11 de July de 2019 - 15:20

O acervo do Museu da Ulbra é incrível, tinha uma belíssima coleção de carros, mas não sei que fim deu depois da falência. Vi uma vez em vídeo muita coisa armazenada ainda lá dentro, mas eu sei que alguns carros foram leiloados e a Chevrolet retomou alguns que tinha emprestado ao museu.

Prezado x-varigvinny

Na ULBRA havia até um Xavante!

#9 MissedApproach

MissedApproach
  • Usuários
  • 763 posts
  • Cidade/UF/País:Goiânia
  • Data de Nascimento:22/05/1984

Posted 11 de July de 2019 - 17:13

Sem falar só pano preto que existia, que praticamente se formava clubinhos!

#10 A345_Leadership

A345_Leadership
  • Moderador
  • 20,223 posts
  • Cidade/UF/País:Skunk Works
  • Data de Nascimento:14/05/1986

Posted 11 de July de 2019 - 19:33

[...]

Long, concordo com suas - também ponderadas, considerações. Mas eu acho que tinha uma preocupação, não só das empresas aéreas, em qualificar seus funcionários, pois dependiam deles para a geração da receita. Tirar a CHT foi e sempre será caro, mas podemos dizer que era mais "acessível"? Não sei, mas se a pessoa era persistente começava levando malas para o avião até se tornar um piloto. Aliás a filosofia alemã da Kondor Syndikat era isso, piloto tinha que passar por todos as áreas, handling, manutenção, limpeza. Tudo bem que isto era em uma época de uma aviação menos descomplicada, de 70-80 anos atrás.

Fora que, apesar de caro, ser piloto não era visto com o glamour. Era, como bem dito, uma profissão arriscada, mais emoção que remuneração. O glamour da aviação, em geral, só veio depois do pós-guerra.

• Longreach likes this