Jump to content


Photo

Vôo da TAM procedente de Milão com problemas


  • This topic is locked This topic is locked
50 replies to this topic

#1 Mastercaptain

Mastercaptain
  • Usuários
  • 8,949 posts
  • Gender:Male
  • Data de Nascimento:01/01/1959

Posted 28 de May de 2007 - 13:01

Já chega a quase 24 horas a demora na chegada de um vôo da TAM que deveria ter partido de Milão às 13 horas (Brasília) do último domingo, 27. O vôo JJ 8061 tinha como destino o Aeroporto Internacional de São Paulo, Guarulhos.

Um segundo vôo da companhia, que faria o trajeto contrário, Guarulhos/Milão, tinha horário programado de partida do Brasil às 19h10. A decolagem não foi realizada também devido a um problema mecânico na aeronave.

A TAM esclarece que ambos aviões tiveram que ficar em terra devido a manutenções preventivas. A companhia relata que a aeronave que opera a rota Milão/Guarulhos encontra-se em manutenção após ter sofrido impacto externo na região do flap da asa esquerda durante o pouso no Aeroporto de Malpensa no último sábado, dia 26. Não houve qualquer risco à segurança do vôo e o dano foi detectado durante inspeção de rotina na aeronave feita pela equipe de manutenção de Milão.

Dos 250 passageiros, 34 foram acomodados em hotéis de Milão e estão recebendo total assistência da companhia, incluindo refeições, traslados e telefonemas.

Os demais 216 passageiros foram acomodados nos vôos TAM JJ 8085 Londres/Guarulhos, JJ 8097 Paris/Guarulhos e JJ 8055 Paris/Galeão, que decolaram no domingo com destino a São Paulo e Rio de Janeiro. Os passageiros seguiram de Milão para os aeroportos de Londres e de Paris em vôos de companhias congêneres com as quais a TAM mantém acordos.

Já o vôo JJ 8061 desta segunda, 28, com 260 passageiros, está com decolagem prevista para 13h00, pelo horário de Brasília.

A companhia promoveu um remanejamento da sua malha em função da manutenção dessas duas aeronaves, uma em Milão e outra em São Paulo. Foram cancelados os vôos de hoje, JJ 8098 (Guarulhos/Paris) e JJ 8099 (Paris/Guarulhos). Os passageiros estão sendo reacomodados nos vôos da companhia imediatamente seguintes via Paris ou via Londres. Além disso, foi criado um vôo extra com o número JJ 9937 que fará a rota Milão/Guarulhos com decolagem programada para 18h50 da próxima terça-feira.

AE

Seria MD11?

#2 Red Carpet

Red Carpet
  • Membro Honorário
  • 1,843 posts

Posted 28 de May de 2007 - 13:18

Sim! em ambos os casos foi o "santo avião"!!!!

#3 -GustavoK-

-GustavoK-

    S.T.A.L.K.E.R

  • Membro Honorário
  • 7,400 posts
  • Gender:Male
  • Location:SBBR/BSB
  • Cidade/UF/País:Brasília/DF/Brasil
  • Data de Nascimento:02/12/1979

Posted 28 de May de 2007 - 13:19

Fonte: Terra Notícias


Manutenção em avião retém 200 brasileiros na Itália

Cerca de 200 brasileiros estão detidos no aeroporto de Milão, na Itália. Eles são passageiros de um vôo da TAM com destino ao aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, que deveria ter decolado pela manhã, mas o Airbus 330 está passando por manutenção no hangar da empresa Alitalia. A informação é da Globonews.


Segundo a rádio CBN, a TAM informou que a aeronave encontra-se em manuntenção devido a um choque no pouso e a decolagem estava prevista para as 13h (horário de Brasilia).


#4 Matheus

Matheus
  • Usuários
  • 3,299 posts
  • Gender:Male
  • Location:Curitiba
  • Cidade/UF/País:Curitiba
  • Data de Nascimento:26/12/1986

Posted 28 de May de 2007 - 13:23

Olha, eu to ouvindo por aí que a TAM tá feliz com os seus MD11. DIZEM que superou muito a expectativa da empresa.

Abraços

Matheus

#5 Electra

Electra
  • Usuários
  • 1,222 posts
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Data de Nascimento:29/09/1982

Posted 28 de May de 2007 - 14:12

QUOTE(mastercaptain @ May 28 2007, 01:01 PM) <{POST_SNAPBACK}>
após ter sofrido impacto externo na região do flap da asa esquerda durante o pouso no Aeroporto de Malpensa
Considerando a info do Red Carpet, não vou me meter a fazer análises técnicas pq aqui há gente mais indicada pra isso do que eu, mas vou dizer uma coisa: esse pouso do M11 dá o que falar, hein!!! secret.gif

#6 Mastercaptain

Mastercaptain
  • Usuários
  • 8,949 posts
  • Gender:Male
  • Data de Nascimento:01/01/1959

Posted 28 de May de 2007 - 14:28

O MD11 é um avião com um histórico de “bounced landing’ incrível. Na Varig foram 3 ao longo de sua passagem. Um virou acidente no México. Varios capotaram após o pouso. Não é um avião para principiantes,inclusive esta escrito isto no manual.Quanto TAM estar gostando do avião não tenho dúvidas, com o leasing lá embaixo é uma maquina de ganhar dinheiro muito boa!

#7 Mastercaptain

Mastercaptain
  • Usuários
  • 8,949 posts
  • Gender:Male
  • Data de Nascimento:01/01/1959

Posted 28 de May de 2007 - 14:54

The MD-11 was designed with a smaller horizontal stabilizer than other airliners. That, plus the shifting of its center of gravity further aft, all to reduce drag and thus fuel burn, causes it to be unusually light on the controls. That design, known as “relaxed stability,” is common to fighter planes but is not normally found in the pitch axis of a civilian airliner. It makes it more likely that the pilot will overcontrol and exacerbate the situation, during a recovery attempt after a high altitude upset or during a bounced/hard landing.

AirlineSafety.Com

#8 Spetsnaz

Spetsnaz
  • Usuários
  • 731 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:São Paulo
  • Data de Nascimento:01/01/1984

Posted 28 de May de 2007 - 21:50

QUOTE(Matheus @ May 28 2007, 01:23 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Olha, eu to ouvindo por aí que a TAM tá feliz com os seus MD11. DIZEM que superou muito a expectativa da empresa.

Abraços

Matheus



haha tomara que seja uma mensagem ironica hehe ..

Pq na verdade a TAM quer jogar no LIXO esses MD-11 ... que venham os 777 .. pq esses MD-11 só dão dor de cabeça..

#9 Matheus

Matheus
  • Usuários
  • 3,299 posts
  • Gender:Male
  • Location:Curitiba
  • Cidade/UF/País:Curitiba
  • Data de Nascimento:26/12/1986

Posted 28 de May de 2007 - 22:52

QUOTE(Spetsnaz @ May 28 2007, 09:50 PM) <{POST_SNAPBACK}>
haha tomara que seja uma mensagem ironica hehe ..

Pq na verdade a TAM quer jogar no LIXO esses MD-11 ... que venham os 777 .. pq esses MD-11 só dão dor de cabeça..


Bom, minha fonte tá vindo da manutenção E operações. A sua?

Abraços

Matheus

#10 Spetsnaz

Spetsnaz
  • Usuários
  • 731 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:São Paulo
  • Data de Nascimento:01/01/1984

Posted 28 de May de 2007 - 22:57

QUOTE(Matheus @ May 28 2007, 10:52 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Bom, minha fonte tá vindo da manutenção E operações. A sua?

Abraços

Matheus


Hangar 7

Abraços

Edited by Spetsnaz, 28 de May de 2007 - 22:59 .


#11 Matheus

Matheus
  • Usuários
  • 3,299 posts
  • Gender:Male
  • Location:Curitiba
  • Cidade/UF/País:Curitiba
  • Data de Nascimento:26/12/1986

Posted 28 de May de 2007 - 23:34

QUOTE(Spetsnaz @ May 28 2007, 10:57 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Hangar 7

Abraços


Hangar 7? Sede da TAM em CGH?
Bom, eu soube que os MD11 da TAM estão tendo um excelente aproveitamento, não só dos PAX mas dos porões de carga também. Como o mastercaptain disse, ele bem aproveitado é uma maquina de fazer dinheiro.
Quanto a manutenção, eu ouvi que existe os problemas sim, mas nada muito além dos A320 mais velhos.
Edit: Dar dor de cabeça aos mecanicos não quer dizer dor de cabeça aos diregentes. Fazer a maquina funcionar deve dar dor de cabeça aos mecanicos, mas faz a empresa ganhar dinheiro. É tudo uma questão de ponto de vista.
Abraços

Matheus

Edited by Matheus, 28 de May de 2007 - 23:37 .


#12 Spetsnaz

Spetsnaz
  • Usuários
  • 731 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:São Paulo
  • Data de Nascimento:01/01/1984

Posted 29 de May de 2007 - 00:05

QUOTE(Matheus @ May 28 2007, 11:34 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Hangar 7? Sede da TAM em CGH?
Bom, eu soube que os MD11 da TAM estão tendo um excelente aproveitamento, não só dos PAX mas dos porões de carga também. Como o mastercaptain disse, ele bem aproveitado é uma maquina de fazer dinheiro.
Quanto a manutenção, eu ouvi que existe os problemas sim, mas nada muito além dos A320 mais velhos.
Edit: Dar dor de cabeça aos mecanicos não quer dizer dor de cabeça aos diregentes. Fazer a maquina funcionar deve dar dor de cabeça aos mecanicos, mas faz a empresa ganhar dinheiro. É tudo uma questão de ponto de vista.
Abraços

Matheus


Isso no H7 é aonde fica a sede da empresa.

O excelente aproveitamento de pax e carga é consequencia da atual situação do mercado aonde a demanda é enorme a oferta é pequena não porque é o MD-11 que opera na rota.

Na teoria qualquer avião bem aproveitado é uma maquina de fazer dinheiro, mas fazer dinheiro não depende só do avião, mas de um todo, são diversos fatores, diretos e indiretos que formam o custo assento x km, um dos fatores que fez a TAM aceitar ter os MD-11 foi o leasing baixo (que como é comentado foi subsidiado pela Boeing) e que graças a isto tornou a operação dos MD-11 uma realidade não só para tampar o buraco até a chegada dos 777-300ER (que daqui a pouco estarão chegando) mas também deu a chance de operar uma aeronave que para citar alguns é antiga, cara e totalmente fora do "padrão" da frota da TAM (seja conforto ao cliente, seja operacionalmente falando), podendo ao mesmo tempo faturar algo na rota.
E lembrando mais uma vez que o custo operacional não depende de apenas uma variavel, mas de diversas variaveis, não é porque o leasing é baixo que o avião se tornará uma maquina de fazer dinheiro, hoje o preço do combustivel (que alias não é subsidiado por ninguém..) é uma das variaveis mais preocupantes e que mais pesam (alias o MD-11 é um beberrão).

Apenas finalizando, foi comentado que o MD-11 apresenta problemas como os A320 mais antigos, o problema maior nisto é que a TAM tem A320/A319 ou até F100 para cubrir o buraco deixado por um A320 mais antigo seja dentro do Brasil seja na América Latina, mas quando um MD-11 ou um A330-200 voando em uma rota intercontinental dá algum problema seja aqui no Brasil seja na Europa ou Estados Unidos isso gera uma bola de neve, uma dor de cabeça enorme para a empresa (financeiramente e para a propria imagem da empresa) e para os clientes (que acabam se irritando, perdendo compromissos, perdendo a confiança no produto da empresa, etc...), cubrir esta perda não é nem um pouco rápida e outra que todos nós sabemos que as cias nacionais não tem avião sobrando com capacidade para fazer rotas de longo curso, muito pelo contrario estão faltando e todas estão doidas atrás do primeiro avião que aparecer.

Abraços

Edited by Spetsnaz, 29 de May de 2007 - 00:09 .


#13 Matheus

Matheus
  • Usuários
  • 3,299 posts
  • Gender:Male
  • Location:Curitiba
  • Cidade/UF/País:Curitiba
  • Data de Nascimento:26/12/1986

Posted 29 de May de 2007 - 00:16

QUOTE(Spetsnaz @ May 29 2007, 12:05 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Isso no H7 é aonde fica a sede da empresa.

O excelente aproveitamento de pax e carga é consequencia da atual situação do mercado aonde a demanda é enorme a oferta é pequena não porque é o MD-11 que opera na rota.

Na teoria qualquer avião bem aproveitado é uma maquina de fazer dinheiro, mas fazer dinheiro não depende só do avião, mas de um todo, são diversos fatores, diretos e indiretos que formam o custo assento x km, um dos fatores que fez a TAM aceitar ter os MD-11 foi o leasing baixo (que como é comentado foi subsidiado pela Boeing) e que graças a isto tornou a operação dos MD-11 uma realidade não só para tampar o buraco até a chegada dos 777-300ER (que daqui a pouco estarão chegando) mas também deu a chance de operar uma aeronave que para citar alguns é antiga, cara e totalmente fora do "padrão" da frota da TAM (seja conforto ao cliente, seja operacionalmente falando), podendo ao mesmo tempo faturar algo na rota.
E lembrando mais uma vez que o custo operacional não depende de apenas uma variavel, mas de diversas variaveis, não é porque o leasing é baixo que o avião se tornará uma maquina de fazer dinheiro, hoje o preço do combustivel é uma das variaveis mais preocupantes e que mais pesam e novamente o MD-11 é um beberrão.

Apenas finalizando, foi comentado que o MD-11 apresenta problemas como os A320 mais antigos, o problema maior nisto é que a TAM tem A320/A319 ou até F100 para cubrir o buraco deixado por um A320 mais antigo seja dentro do Brasil seja na América Latina, mas quando um MD-11 ou um A330-200 voando em uma rota intercontinental dá algum problema seja aqui no Brasil seja na Europa ou Estados Unidos isso gera uma bola de neve, uma dor de cabeça enorme para a empresa (financeiramente e para a propria imagem da empresa) e para os clientes (que acabam se irritando, perdendo compromissos, perdendo a confiança no produto da empresa, etc...), cubrir esta perda não é nem um pouco rápida e outra que todos nós sabemos que as cias nacionais não tem avião sobrando com capacidade para fazer rotas de longo curso, muito pelo contrario estão faltando e todas estão doidas atrás do primeiro avião que aparecer.

Abraços


Sim, eu concordo com voce, o MD11 é caro e totalmente fora dos moldes da empresa. Como ele está no inicio de sua operação lá, o chefe de manutenção não conhece todos os problemas pertinentes a não ser aqueles constados nos manuais de manutenção e ADs, assim não é possivel confecionar um programa de manutenção mais eficiente, anulando o foco de pequenos problemas logo no inicio. Agora, é claro que a TAM não permanecerá com esses MD11s após a chegada dos 773, justamente por serem muito poucos. O que estou querendo dizer que agora, nesse exato momento, a TAM está muito satisfeita com os seus MD11.

Só cutucando um pouco a TAM. Faz um bom tempo que seu marketing cedeu a economia. Conforto e atendimento já não fazem mais parte da filosofia da TAM. Falta um planejador e administrador na TAM, que junto com um economista, o Bologna, poderão equilibrar serviço a lucro.

Abraços

Matheus

#14 E175

E175
  • Usuários
  • 16,426 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:Ankara
  • Data de Nascimento:15/09/1987

Posted 29 de May de 2007 - 00:20

Como se diz, o MD-11 é o melhor que tá tendo pra TAM hehe. Mas quando chegar os B773 zerados aí não sei se o pessoal vai ter saudade do maestro.

Abraço

#15 Dreamliner

Dreamliner
  • Usuários
  • 604 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:Sao Paulo
  • Data de Nascimento:20/01/1975

Posted 29 de May de 2007 - 00:33

QUOTE(Matheus @ May 29 2007, 12:16 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Sim, eu concordo com voce, o MD11 é caro e totalmente fora dos moldes da empresa. Como ele está no inicio de sua operação lá, o chefe de manutenção não conhece todos os problemas pertinentes a não ser aqueles constados nos manuais de manutenção e ADs, assim não é possivel confecionar um programa de manutenção mais eficiente, anulando o foco de pequenos problemas logo no inicio. Agora, é claro que a TAM não permanecerá com esses MD11s após a chegada dos 773, justamente por serem muito poucos. O que estou querendo dizer que agora, nesse exato momento, a TAM está muito satisfeita com os seus MD11.

Só cutucando um pouco a TAM. Faz um bom tempo que seu marketing cedeu a economia. Conforto e atendimento já não fazem mais parte da filosofia da TAM. Falta um planejador e administrador na TAM, que junto com um economista, o Bologna, poderão equilibrar serviço a lucro.

Abraços

Matheus



Cara, com base em que você faz as seguintes informações?


1) o chefe de manutenção não conhece todos os problemas pertinentes a não ser aqueles constados nos manuais de manutenção e ADs...

2) assim não é possivel confecionar um programa de manutenção mais eficiente .... ???

3) anulando o foco de pequenos problemas logo no inicio ... ???

4) Agora, é claro que a TAM não permanecerá com esses MD11s após a chegada dos 773, justamente por serem muito poucos ???

5) Faz um bom tempo que seu marketing cedeu a economia....

6) Falta um planejador e administrador na TAM...

7) que junto com um economista, o Bologna, poderão equilibrar serviço a lucro.



Ou tudo é no famoso "EU OUVI DIZER"?

----------------------------------------------------------------

ATENÇÃO ÀS REGRAS:

3.1 - Por favor respeitem uns aos outros e escolham suas palavras sabiamente. Cada usuário tem seu próprio ponto de vista e este tem que ser respeitado. Se você tem algum problema com outro usuário ou não aprova algum tópico ou post e é capaz de mostrar que ele viola alguma regra, utilize o botão "Reportar". Pode-se também mandar uma mensagem privada para os moderadores a respeito do assunto.
3.1.1 - Por favor faça suas críticas, seja qual for e a quem for, de maneira construtiva. Criticas que não servirem a outro proposito que não seja provocar ou insultar serão apagadas e sua conta será passível de suspensão.
3.5 - Não provoque outros usuários ou cause confusão. Isso inclui posts ofensivos, nomes ofensivos, nicks ofensivos e qualquer tipo de expressão que a moderação julgue ser ofensivo.

Edited by HFJ, 29 de May de 2007 - 00:49 .
Violação das regras acima descritas


#16 Matheus

Matheus
  • Usuários
  • 3,299 posts
  • Gender:Male
  • Location:Curitiba
  • Cidade/UF/País:Curitiba
  • Data de Nascimento:26/12/1986

Posted 29 de May de 2007 - 02:00

QUOTE(dgs @ May 29 2007, 12:33 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Cara, com base em que você faz as seguintes informações?
1) o chefe de manutenção não conhece todos os problemas pertinentes a não ser aqueles constados nos manuais de manutenção e ADs...


Toda aeronave tem um manual de manutenção homologado para ela, com toda a programação de checks. Cabe a TODO chefe de manutenção de cias 121 e 135 fazer e assinar um programa de manutenção e submetelo a aprovação do orgão competente. Com o tempo, o chefe de manutenção pode observar o desgaste prematuro de uma peça. Se no manual está constando que ela precisa ser trocada ou vereficada no check de 200h, ele pode alterar para fazer isso no check de 100h, sendo menos provavel dela apresentar problemas nessas 100h livres.
Essas variaveis não previstas no projeto original da aeronave, podem ser ocasionadas pela operação de cada empresa, sendo que as vezes não é igual entre todas. O chefe de manutenção pode trocar qualquer peça dentro do prazo que está no manual, nunca além, mas antes sim.

QUOTE
2) assim não é possivel confecionar um programa de manutenção mais eficiente .... ???


Respondido acima.

QUOTE
3) anulando o foco de pequenos problemas logo no inicio ... ???


Se uma peça deu problema é porque o foco não foi detectado nos checks anteriores. Se não foi detectado, porque a checagem desse componente não tava no manual de manutenção. Descobrindo a causa do problema, a manutenção vai saber onde procurar, assim no futuro elas irão acontecer com menos frequencia. Claro que isso não funciona sempre, senão aviões nunca teriam problemas, mas em muitos casos isso que falei é válido.

QUOTE
4) Agora, é claro que a TAM não permanecerá com esses MD11s após a chegada dos 773, justamente por serem muito poucos ???


Com 3 MD11 somente é possivel operar 1 rota com mais de 10h de duração, caso um de fora, não será possivel suprir toda a oferta dele com 1 A330, deixando muitos paxs no solo. Foi o que aconteceu ontem.

QUOTE
5) Faz um bom tempo que seu marketing cedeu a economia....


Isso é obvio. A TAM sempre prezou o conforto e o atendimento, fez um marketing tremendo em cima disso. Olhe hoje. Ela nem toca mais nesse assunto. A TAM hoje tá se tornando uma Gol disfarçada de vermelho com a desculpa que são os novos tempos. Hoje um executivo não consegue abrir seu laptop dentro de um Airbus.

QUOTE
6) Falta um planejador e administrador na TAM...
7) que junto com um economista, o Bologna, poderão equilibrar serviço a lucro.
Ou tudo é no famoso "EU OUVI DIZER"?


Não, isso é fato. Logo os clientes dela irão perceber que não há diferença de serviço entre o dela e o da Gol, perdendo um conceito fudamental de marketing que é a fidelidade. Eu ACREDITO que TAM não está sendo muito inteligente em entrar no esquema LCLF, assim ela está batendo de frente com a Gol sendo que podia continuar oferecendo seu serviço diferenciado com concorrencia quase nula.
Na MINHA opnião, deveria haver um administrador que não seja um economista. Economista tende a resolver problemas atrás do dinheiro, variando a política conforme a situação. Assim a empresa não cresce em cima de uma base sólida de conceitos, ficando sem a fidelidade de seus clientes e sem uma imagem forte.

Abraços

Matheus

#17 Red Carpet

Red Carpet
  • Membro Honorário
  • 1,843 posts

Posted 29 de May de 2007 - 04:25

QUOTE(Spetsnaz @ May 28 2007, 09:50 PM) <{POST_SNAPBACK}>
haha tomara que seja uma mensagem ironica hehe ..

Pq na verdade a TAM quer jogar no LIXO esses MD-11 ... que venham os 777 .. pq esses MD-11 só dão dor de cabeça..


Alê, seja como for nossos amados aviões ja estão voando! hoje está sendo realizado um vôo extra para MXP (JJ9535/9536) para acomodar os pax prejudicados no sabado e domingo e que não tiveram como ser acomodados via CDG ou LHR! Que saudade de quando isso aqui era feito só de F100 e F50, voava pro interior, lutavamos pelo lugar ao sol e eramos todos felizes!

Edited by Red Carpet, 29 de May de 2007 - 04:26 .


#18 Spetsnaz

Spetsnaz
  • Usuários
  • 731 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:São Paulo
  • Data de Nascimento:01/01/1984

Posted 29 de May de 2007 - 09:57

QUOTE(Matheus @ May 29 2007, 12:16 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Sim, eu concordo com voce, o MD11 é caro e totalmente fora dos moldes da empresa. Como ele está no inicio de sua operação lá, o chefe de manutenção não conhece todos os problemas pertinentes a não ser aqueles constados nos manuais de manutenção e ADs, assim não é possivel confecionar um programa de manutenção mais eficiente, anulando o foco de pequenos problemas logo no inicio. Agora, é claro que a TAM não permanecerá com esses MD11s após a chegada dos 773, justamente por serem muito poucos. O que estou querendo dizer que agora, nesse exato momento, a TAM está muito satisfeita com os seus MD11.

Só cutucando um pouco a TAM. Faz um bom tempo que seu marketing cedeu a economia. Conforto e atendimento já não fazem mais parte da filosofia da TAM. Falta um planejador e administrador na TAM, que junto com um economista, o Bologna, poderão equilibrar serviço a lucro.

Abraços

Matheus



Independente da parte operacional, pois ela SEMPRE terá que se adequar e se contentar com as escolhas feitas pela empresa, independente do modelo usado todos tem que saber tudo sobre ele e fazer com que ele funcione perfeitamente.
Concordo com você, a TAM está satisfeita com os MD-11, mas está satisfeita com eles, pois não tem alternativa.
O MD-11 é uma aeronave antiga e não devido a situação que a Varig passou quando operava ele, eles não chegou muito bem conservado, apesar da empresa ter na minha opinião pecado muito no conforto nos vôos domésticos, nos internacionais ela está tão bem ou melhor que as suas concorrentes, sejam elas internacionais ou nacionais, e o MD-11 nesse quesito não se encaixa MESMO.

Abraços!

QUOTE(Red Carpet @ May 29 2007, 04:25 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Alê, seja como for nossos amados aviões ja estão voando! hoje está sendo realizado um vôo extra para MXP (JJ9535/9536) para acomodar os pax prejudicados no sabado e domingo e que não tiveram como ser acomodados via CDG ou LHR! Que saudade de quando isso aqui era feito só de F100 e F50, voava pro interior, lutavamos pelo lugar ao sol e eramos todos felizes!


Ainda bem é uma dor de cabeça a menos!

Avião foi feito pra voar! hehe

Devia ser melhor ainda quando era só F27 e EMB-110 hahaha

Abraços

QUOTE(Spetsnaz @ May 29 2007, 09:57 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Independente da parte operacional, pois ela SEMPRE terá que se adequar e se contentar com as escolhas feitas pela empresa, independente do modelo usado todos tem que saber tudo sobre ele e fazer com que ele funcione perfeitamente.
Concordo com você, a TAM está satisfeita com os MD-11, mas está satisfeita com eles, pois não tem alternativa.
O MD-11 é uma aeronave antiga e não devido a situação que a Varig passou quando operava ele, eles não chegou muito bem conservado, apesar da empresa ter na minha opinião pecado muito no conforto nos vôos domésticos, nos internacionais ela está tão bem ou melhor que as suas concorrentes, sejam elas internacionais ou nacionais, e o MD-11 nesse quesito não se encaixa MESMO.

Abraços!


PS escrevi tdo errado e no singular haha suicide_anim.gif

#19 Mastercaptain

Mastercaptain
  • Usuários
  • 8,949 posts
  • Gender:Male
  • Data de Nascimento:01/01/1959

Posted 29 de May de 2007 - 12:39

Avião Bom

Mas afinal o MD11 é um avião bom ou não? Precisamos antes de mais nada definir este conceito na visão do Dono da empresa da sua excelência o Passageiro e na visão dos Tripulantes. Ficamos por enquanto com estes três, porque teria mais.

Passageiro: Para o passageiro, em sua grande maioria o que mais importa é o conforto e o entretenimento a bordo. Não conheço a configuração interna dos MD11 da TAM. O MD11 é mais largo e mais espaçoso se comparado ao A330 por exemplo.Caso a configuração de poltronas e entretenimento seja a mesma do A330, o passageiro praticamente tem o mesmo conforto, logo para o passageiro não faz muita diferença, isto vale também para o 777.A menos que a TAM brinde seus pax com uma configuração mais moderna e inovadora com os 777.

Dono da Empresa: Avião bom é avião com o menor custo operacional. Neste caso o MD11 da TAM leva vantagem. Mesmo considerando que o custo com querosene em uma viagem é de cerca de 25% a mais, que a manutenção é mais cara, o custo total do MD11 é muito inferor ao A330 tendo em vista o excepcional contrato de leasing que a TAM conseguiu no arrendamento destas aeronaves. Portanto a formula assento x km torna para ao TAM o MD11 um BOM AVIÃO.


Tripulantes: Os MD11 da TAM procedentes da Varig, tem um dos melhores sarcófagos para descanso. 6 camas para comissários e duas camas para os pilotos (localizadas em locais diferentes) A informação é que a TAM manteve estes “sarcófagos”.Tenho muitas horas de bom sonhos no confortável sarcófago do MD11.Muito bom realmente.Quanto a operação, esta aeronave é um pouco mais trabalhosa em relação aos aviões Boeing. Não sei precisar com relação ao A330 mas em relação ao 777 o MD é um avião de maior complexidade no quesito (pilotagem). Quem voou pode afirma tranqüilamente.É um bom avião.


Com relação a manutenção, vale lembrar que apesar de a TAM ter um engenheiro responsável pela aeronave(exigência da ANAC) toda a manutenção é feita pela VEM, que tem anos de experiência neste avião.

#20 Spetsnaz

Spetsnaz
  • Usuários
  • 731 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:São Paulo
  • Data de Nascimento:01/01/1984

Posted 29 de May de 2007 - 12:47

QUOTE(mastercaptain @ May 29 2007, 12:39 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Avião Bom

Mas afinal o MD11 é um avião bom ou não? Precisamos antes de mais nada definir este conceito na visão do Dono da empresa da sua excelência o Passageiro e na visão dos Tripulantes. Ficamos por enquanto com estes três, porque teria mais.

Passageiro: Para o passageiro, em sua grande maioria o que mais importa é o conforto e o entretenimento a bordo. Não conheço a configuração interna dos MD11 da TAM. O MD11 é mais largo e mais espaçoso se comparado ao A330 por exemplo.Caso a configuração de poltronas e entretenimento seja a mesma do A330, o passageiro praticamente tem o mesmo conforto, logo para o passageiro não faz muita diferença, isto vale também para o 777.A menos que a TAM brinde seus pax com uma configuração mais moderna e inovadora com os 777.

Dono da Empresa: Avião bom é avião com o menor custo operacional. Neste caso o MD11 da TAM leva vantagem. Mesmo considerando que o custo com querosene em uma viagem é de cerca de 25% a mais, que a manutenção é mais cara, o custo total do MD11 é muito inferor ao A330 tendo em vista o excepcional contrato de leasing que a TAM conseguiu no arrendamento destas aeronaves. Portanto a formula assento x km torna para ao TAM o MD11 um BOM AVIÃO.

Tripulantes: Os MD11 da TAM procedentes da Varig, tem um dos melhores sarcófagos para descanso. 6 camas para comissários e duas camas para os pilotos (localizadas em locais diferentes) A informação é que a TAM manteve estes “sarcófagos”.Tenho muitas horas de bom sonhos no confortável sarcófago do MD11.Muito bom realmente.Quanto a operação, esta aeronave é um pouco mais trabalhosa em relação aos aviões Boeing. Não sei precisar com relação ao A330 mas em relação ao 777 o MD é um avião de maior complexidade no quesito (pilotagem). Quem voou pode afirma tranqüilamente.É um bom avião.
Com relação a manutenção, vale lembrar que apesar de a TAM ter um engenheiro responsável pela aeronave(exigência da ANAC) toda a manutenção é feita pela VEM, que tem anos de experiência neste avião.


Passageiro: Para o passageiro, em sua grande maioria o que mais importa é o conforto e o entretenimento a bordo. Não conheço a configuração interna dos MD11 da TAM. O MD11 é mais largo e mais espaçoso se comparado ao A330 por exemplo.Caso a configuração de poltronas e entretenimento seja a mesma do A330, o passageiro praticamente tem o mesmo conforto, logo para o passageiro não faz muita diferença, isto vale também para o 777.A menos que a TAM brinde seus pax com uma configuração mais moderna e inovadora com os 777.[b/]

A configuração interna do MD11 é exatamente como era na Varig .. não mudou nada, ou seja é péssimo e antigo, entretenimento é praticamente nulo.

[b]Dono da Empresa: Avião bom é avião com o menor custo operacional. Neste caso o MD11 da TAM leva vantagem. Mesmo considerando que o custo com querosene em uma viagem é de cerca de 25% a mais, que a manutenção é mais cara, o custo total do MD11 é muito inferor ao A330 tendo em vista o excepcional contrato de leasing que a TAM conseguiu no arrendamento destas aeronaves. Portanto a formula assento x km torna para ao TAM o MD11 um BOM AVIÃO.


Nunca tive acesso ao contrato de leasing da aeronave para poder saber destes dados e principalmente para poder o equiparar com o A330 e ainda por cima afirmar que o custo total de um MD11 é muito inferior ao do A330. Se você tiver acesso a estes dados por favor nos demonstre pois eu estou curioso!