Jump to content

Photo

[Fotos] O F-5 e o Fusca

This topic has been archived. This means that you cannot reply to this topic.
34 replies to this topic

#1 FlávioBHZ

FlávioBHZ
  • Membro Honorário
  • 9,311 posts

Posted 13 de July de 2007 - 19:56

Dando uma olhada no baú das memórias encontrei essas fotos, que meu pai tirou quando voltava pra casa na estrada que liga Varginha a Paraguaçú (Sul de Minas, no final da década de 70/ início da de 80, não me lembro a data exata). O que aconteceu foi que o F-5 teve uma pane em um dos motores e precisou pousar na estrada, mas quando já estava quase sobre a "cabeceira", por assim dizer, um fusca vindo em uma das estradas de terra que davam na estrada principal entrou completamente desavisado na mesma obrigando o avião a arremeter, o que ele fez já em cima do carro. No outro dia o avião foi transportado de caminhão pra casa. Aí vai o registro do evento:

Interior, gente simples, já pensou o tumulto que um caça parado em uma estrada de terra faz?

E o evento do dia continua.

Olha só como ficou o pobre coitado. Imagina o susto do motorista.

Um abraço.

#2 Red Angry Bird

Red Angry Bird
  • Moderador
  • 6,828 posts

Posted 13 de July de 2007 - 20:13

Hehehe, realmente, imagina o susto do motorista do Fusquinha.

Na época acredito que não veiculavam essa história, mas se assim fosse, o cara ia achar que era o ET.

Muito bacana o registro! Valeu por compartilhar conosco yesyes.gif

Abçs!

Edited by claudio_767, 13 de July de 2007 - 20:15 .

#3 Murundum

Murundum
  • Usuários
  • 3,669 posts

Posted 13 de July de 2007 - 22:04

Essa história é sensacional! Acho que seria 1 sucesso se ybém estivesse postada no forum da A.Net.

#4 Alessandro Maverick

Alessandro Maverick
  • Usuários
  • 1,700 posts

Posted 13 de July de 2007 - 22:39

cara, sensacional essas fotos ! de parabens.
só uma pergunta o fusquinha nao era do teu pai nao ne ?

hehehehehhehe

nossa, impressionante essa historia cara.
e que bom q nada de grave aconteceu com os dois.

nota 10 essas fotos.
relíquias !

#5 Sandro

Sandro
  • Usuários
  • 1,612 posts

Posted 13 de July de 2007 - 23:40

bah que coisa!!! heheheheh

#6 Pará

Pará
  • Desligados
  • 250 posts

Posted 14 de July de 2007 - 11:01

Pessoal,

Estou conversando com um amigo meu aqui, ex-jambock, e ele me contou a história toda, até o nome to autor da proeza, que naturalmente omitirei.

Tudo começou no dia anterior, que eles estavam planejando uma missão fazendo um churrasco e como estavam muito distraídos eles pegaram a proa recíproca no "plotter", que é uma reguinha que a gente usa pra fazer navegação.

Quando eles saíram no dia seguinte, eles saíram na proa errada e na hora não acharam alvo ou nada... Rodaram pacas e acabaram ficando sem querosene.

Entre ejetar e pousar numa estrada de terra, eles optaram por pousar. Na realidade pousaram dois F5s, e não um. O fusca se meteu na frente, mas um dos F-5 passou tão perto, mas tão perto, que o bafo do motor fez o estrago no capô. Se vcs procurarem ali, não tem marca de baque... O cara deve ter tomado um sustão.

Como tiraram os bichos de lá? A FAB levou uma LPU, abasteceu, e as crianças decolaram de lá e retornaram a Santa Cruz.

Achei muito legal a história e resolvi partilhar.

Abração,

#7 FlávioBHZ

FlávioBHZ
  • Membro Honorário
  • 9,311 posts

Posted 14 de July de 2007 - 13:35

QUOTE(Sydney @ Jul 14 2007, 11:01 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Pessoal,

Estou conversando com um amigo meu aqui, ex-jambock, e ele me contou a história toda, até o nome to autor da proeza, que naturalmente omitirei.

Tudo começou no dia anterior, que eles estavam planejando uma missão fazendo um churrasco e como estavam muito distraídos eles pegaram a proa recíproca no "plotter", que é uma reguinha que a gente usa pra fazer navegação.

Quando eles saíram no dia seguinte, eles saíram na proa errada e na hora não acharam alvo ou nada... Rodaram pacas e acabaram ficando sem querosene.

Entre ejetar e pousar numa estrada de terra, eles optaram por pousar. Na realidade pousaram dois F5s, e não um. O fusca se meteu na frente, mas um dos F-5 passou tão perto, mas tão perto, que o bafo do motor fez o estrago no capô. Se vcs procurarem ali, não tem marca de baque... O cara deve ter tomado um sustão.

Como tiraram os bichos de lá? A FAB levou uma LPU, abasteceu, e as crianças decolaram de lá e retornaram a Santa Cruz.

Achei muito legal a história e resolvi partilhar.

Abração,

Sydney, obrigado pelo complemento. Antes, não sei como está agora, era comum a passagem baixa dos F-5 (sempre o líder e um ala) por aquela região em vôo de treinamento (se estiver errado me corrijam, mas acredito que o treinamento incluía evitar detecção radar). Só sei que um dia tava dormindo no sítio do meu pai e os dois resolveram me acordar com uma passagem dessas. Achei que o mundo tava "caindo" na minha cabeça, acho até que nessa brincadeira eles devem ter provocado alguns ataques cardíacos nos velhinhos da região. laugh.gif

Um abraço.

Edited by FlávioBHZ, 14 de July de 2007 - 13:36 .

#8 Operti

Operti
  • Usuários
  • 706 posts

Posted 14 de July de 2007 - 18:17

Bom,

A versão que eu conheço dessa história (ela está em um dos primeiros números da Revista Força Aérea, lá pelos idos de 1995, 1996, numa entrevista com o comandante do 1o GAvCa na época):
Os dois F-5 saíram em missão e, na volta, fechou tudo na terminal Rio. Santa Cruz, Afonsos, Galeão, tudo fechado, e eles ficando sem combustível. Em dado momento um dos pilotos achou um buraco na camada e os dois desceram por ali. Justamente onde estava localizada essa estradinha, e só deu tempo mesmo para eles se jogarem nela. O primeiro avião pousou, e o segundo veio atrás. Quando o segundo veio, o Fusca apareceu na estrada, e só deu tempo do piloto dar um totó no manche para reduzir o impacto e conseguir pousar um pouco na frente. Pelo que consta o motorista do Fusca ainda tomou um esporro por não ter parado quando viu o primeiro avião na estrada.
Não estou com a revista aqui no momento, e a minha memória pode estar me traindo. Se alguém puder conferir, eu agradeço.

Abraços

#9 BIG GIG

BIG GIG
  • Desligados
  • 4,449 posts

Posted 14 de July de 2007 - 19:15

Fantástica estória!!

Putz, Belina 1, chevete...bons tempos!

#10 Pará

Pará
  • Desligados
  • 250 posts

Posted 14 de July de 2007 - 20:45

QUOTE(Operti @ Jul 14 2007, 06:17 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Bom,

A versão que eu conheço dessa história (ela está em um dos primeiros números da Revista Força Aérea, lá pelos idos de 1995, 1996, numa entrevista com o comandante do 1o GAvCa na época):
Os dois F-5 saíram em missão e, na volta, fechou tudo na terminal Rio. Santa Cruz, Afonsos, Galeão, tudo fechado, e eles ficando sem combustível. Em dado momento um dos pilotos achou um buraco na camada e os dois desceram por ali. Justamente onde estava localizada essa estradinha, e só deu tempo mesmo para eles se jogarem nela. O primeiro avião pousou, e o segundo veio atrás. Quando o segundo veio, o Fusca apareceu na estrada, e só deu tempo do piloto dar um totó no manche para reduzir o impacto e conseguir pousar um pouco na frente. Pelo que consta o motorista do Fusca ainda tomou um esporro por não ter parado quando viu o primeiro avião na estrada.
Não estou com a revista aqui no momento, e a minha memória pode estar me traindo. Se alguém puder conferir, eu agradeço.
Abraços

Fala Operti,

Lorota de aviador... O caçador que plotou a proa errada foi chutado para Fortaleza para dar instrução, onde esse meu amigo voou com ele. Quem me contou foi Jambock e voou F-5 pra caracoles e essa história era passada de como não se deve plotar uma navegação: no mei de um churrasco...

Ah! E o F-5 não tocou no fusca.. Aquilo foi só o efeito do jet-blast. Procura marca de pneu ou algo assim... Não tem nada.

Sempre tem três versões... De um lado, do outro e a verdadeira...

Grande abraço Operti!

Edited by Sydney, 14 de July de 2007 - 20:47 .

#11 odac_01

odac_01
  • Expulsos
  • 123 posts

Posted 02 de September de 2007 - 11:53

QUOTE(Operti @ Jul 14 2007, 06:17 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Bom,A versão que eu conheço dessa história (ela está em um dos primeiros números da Revista Força Aérea, lá pelos idos de 1995, 1996, numa entrevista com o comandante do 1o GAvCa na época)ohmy.gifs dois F-5 saíram em missão e, na volta, fechou tudo na terminal Rio. Santa Cruz, Afonsos, Galeão, tudo fechado, e eles ficando sem combustível. Em dado momento um dos pilotos achou um buraco na camada e os dois desceram por ali. Justamente onde estava localizada essa estradinha, e só deu tempo mesmo para eles se jogarem nela. O primeiro avião pousou, e o segundo veio atrás. Quando o segundo veio, o Fusca apareceu na estrada, e só deu tempo do piloto dar um totó no manche para reduzir o impacto e conseguir pousar um pouco na frente. Pelo que consta o motorista do Fusca ainda tomou um esporro por não ter parado quando viu o primeiro avião na estrada. Não estou com a revista aqui no momento, e a minha memória pode estar me traindo. Se alguém puder conferir, eu agradeço.Abraços
Possitivo.... O que vc fala é verdade, sou novo por aqui e tenho esta revista.... O piloto que fez o pouso chegou a ser comandante do 1/14 em Canoas.....
QUOTE(odac_01 @ Sep 2 2007, 11:52 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Possitivo.... O que vc fala é verdade, sou novo por aqui e tenho esta revista.... O piloto que fez o pouso chegou a ser comandante do 1/14 em Canoas.....

#12 marcelvinicius

marcelvinicius
  • Usuários
  • 3,517 posts

Posted 02 de September de 2007 - 13:03

O que A REVISTA fala... ou seja... a história a ser contada publicamente.... ou você acha mesmo que a revista ia contar que eles tinham saído de um churrasco e se perderam?

........

aliás... ontem a tarde (1 de Setembro) decolou de GRU (BASP) um A-4 da Marinha... alguém sabe o que estava fazendo por aqui? provavelmente churrasco né? heheheh

#13 CRJ

CRJ
  • Usuários
  • 1,050 posts

Posted 02 de September de 2007 - 17:58

huaeheauhea.. q cena.. bom, tenho professores ex-jambock's na faculdade, e outros de canoas (não lembro qual esquadrão opera lá.. ) contam que foi um problema no sistema de navegação inercial.. hehehe.. maneira essa versão do xurras.. heeahu.. no mínimo mais curiosa. hehe

#14 Armando

Armando
  • Usuários
  • 33 posts

Posted 03 de September de 2007 - 16:11

thumbsup.gif thumbsup.gif thumbsup.gif Muito boa!!!!!
Abraço

#15 jambock

jambock
  • Membro Honorário
  • 23,457 posts

Posted 03 de September de 2007 - 18:03

QUOTE(Israel @ Sep 2 2007, 05:58 PM) <{POST_SNAPBACK}>
huaeheauhea.. q cena.. bom, tenho professores ex-jambock's na faculdade, e outros de canoas (não lembro qual esquadrão opera lá.. ) ...

Prezado Israel:
O esquadrão baseado em Canoas é o 1º/14º GAv - Esquadrão "Pampa", campeão do TAC 2006! Agora, com F-5M.

#16 microburst

microburst
  • Usuários
  • 206 posts

Posted 03 de September de 2007 - 19:21

Cara.. impressionante!
Essa é aquela história que, se me contassem, eu só acreditaria se visse foto!!
Ainda bem que vc postou-nas... hehehehe Valeu por compartilhar!

Abraço
thumbsup.gif

#17 kamal

kamal
  • Desligados
  • 290 posts

Posted 03 de September de 2007 - 20:48

Putz, nota 1000 pro tópico!! Bela história, e belíssimas fotos!!

#18 Leo Schnorr

Leo Schnorr
  • Usuários
  • 357 posts

Posted 03 de September de 2007 - 22:02

Maneira a Monark Barra Forte do piá!!!
Parabéns pelo post... muito interessante!
Saludos!

#19 FAB

FAB
  • Usuários
  • 572 posts

Posted 03 de September de 2007 - 22:43

Cara, uma das melhores estórias que já li!
E melhor, com fotos!
Parabéns pelos registros do teu pai e obrigadasso por compartilhar!
Abrassssssssssssss,
FABrício

#20 FlávioBHZ

FlávioBHZ
  • Membro Honorário
  • 9,311 posts

Posted 03 de September de 2007 - 22:58

Fala galera, já que vocês ressucitaram o tópico aqui vai mais uma que eu só descobri bem depois de postar. Está muito ruim mas retrata a "pista de pouso" e o "pátio". Essa Veraneio me lembrou um filme do Jesse Valadão em que ele é um policial daqueles "bem bonzinhos". Bem ao seu estilo. laugh.gif

Um abraço.