Pular para conteúdo

[LEILÃO] Safety Cards

O leilão de Safety Cards da TRANSBRASIL e da VASP foi encerrado. Em breve teremos novos leilões! Portanto aguardem pelas novidades!

Aeroportos do Brasil: Ipatinga - SBIP/IPN

Já existem 21 respostas neste tópico, contribua você também!

#1 Marcos

• Usuários
  • 369 Postagens
  • Cidade/UF/País:Ipatinga/MG/Brasil
  • Data de Nascimento:12/06/1984
Reputação: 15

Postado 30 de janeiro de 2008 - 17:45

Aeroporto da Usiminas
Localização: Santana do Paraíso, MG (a 6km do centro de Ipatinga)
Características
-Pista: 2005 x 45m (05/23)
-Material: Asfalto (PCN 33/F/B/X/T)
-Comunicação: AFIS 130,00
-NDB: 1618,00 (YPT)
-Procedimentos IFR: NDB RWY 23, RNAV (GPS) RWY 05, RNAV (GPS) RWY 23.
Empresas aéreas: Total, OceanAir, Air Minas
Destinos: PLU, CGH, CNF, VIX, GVR, MOC, VDC, SSA
Movimento de pax: ~100.000/ano

Vamos às fotos. As tirei no dia 22/01, quando desembarquei em Ipatinga vindo de Belo Horizonte no vôo TTL5562.

Aeroporto da Usiminas

Administrativo e abastecimento

Pequena torre de comunicação

Terminal de passageiros, entrada

Terminal de passageiros, panorâmica feita do pátio

Saguão do terminal, com balcões de check-in da Total e OceanAir, quiósques de locadoras de veículos e da Air Minas (faltam balcões) e atendimento da Belvitur (ag. de turismo)

Lanchonete do aeroporto, só com uma cerquinha que separa sua varanda do pátio (vejam um Baron parado logo atrás)!

Portão de embarque 1, ou único. O portão 2 é de desembarque

Desembarcando em Ipatinga

Passageiros embarcando no EMB120 da Air Minas com destino a BH.

Passageiros embarcando no ATR43 da Total com destino a BH, também.

Brasilia taxiando enquanto o ATR da Total finaliza o embarque.

Total aguardando autorização para decolar.

Air Minas levantando vôo, Total autorizado.

Vista aérea de Ipatinga em dia de nuvens baixas.

Ai está! O único aeroporto de administração privada e uso público do Brasil, Aeroporto da Usiminas.
Na minha modesta opinião, consegue ficar aquém dos aeroportos com mesma movimentação da Infraero. IPN possui um fluxo muito maior do que UBA e MOC mas estes aeroportos, da Infraero, são muito mais confortáveis e bem estruturados.

#2 PT-KTR

• Usuários
  • 4189 Postagens
  • Cidade/UF/País:Salvador/BA/BRZ
  • Data de Nascimento:13/10/1982
Reputação: 350

Postado 30 de janeiro de 2008 - 17:54

FANTÁSTICO TÓPICO! Parabéns!

#3 Marcos

• Usuários
  • 369 Postagens

Postado 30 de janeiro de 2008 - 17:54

Adicionando a foto "Passageiros embarcando no EMB120 da Air Minas com destino a BH" que não saíu do post anterior.

Mais 3 fotos tiradas, porcamente de celular, ontem a tarde enquanto eu aguardava o TTL5569 para Belo Horizonte (PLU).

Caminhão da Shell indo abastecer o Fokker-50 da OceanAir.
Este vôo (ONE6066) procedente de São Paulo deveria ter chegado às 9 da manhã, mas só foi pousar aqui em Ipatinga as 14:45.

Chegada do TTL5569 procedente de GVR às 14:59! Embarcamos pontualmente as 15:15.

Fokker-50 decolando, agora como ONE6266, com destino a Belo Horizonte (CNF) e Total preparando para iniciar o nosso embarque.

Editado por Marcos, 30 de janeiro de 2008 - 17:57 .

#4 A320 PR-MAW

• Usuários
  • 5704 Postagens
  • Cidade/UF/País:Curtiba - PR
  • Data de Nascimento:07/10/1988
Reputação: 905

Postado 30 de janeiro de 2008 - 18:05

eu achava o de UDI beeem pequeno, e como você disse no meu tópico, a diferença é realmente gritante, esse é menor ainda

muito pequeno, porém parece ser organizadinho, pelo jeito é bem pouco movimentado, então com essa pequena estrutura já cumpre o que promete..

só não gostei da lanchonete, poderia ter umas mesas melhores né.. essas mesas de bar da esquina é #####...

mas muito bom não ter os vidros, dá pra ouvir as máquinas direito!

#5 PTN4769

• Usuários
  • 4999 Postagens
  • Cidade/UF/País:Brasil
  • Data de Nascimento:21/12/1991
Reputação: 513

Postado 30 de janeiro de 2008 - 18:13

Muito legal! Gostei desses tópicos "Aeroportos do Brasil", dá para conhecer vários aeroportos menores, depois faço um daqui de JTC.. yesyes.gif

Uma sugestão pra staff, já que tem o subfórum de Flight Reports, poderiam criar um de "Airport Reviews" para colocar esses tópicos "Aeroportos do Brasil", acho que ficaria organizado e seria legal reunir esses tópicos (por enquanto UDI e IPN) num só lugar. smile.gif

#6 atairlines

• Usuários
  • 1072 Postagens
  • Interests:Aviação em geral...
  • Cidade/UF/País:Santo André / SP / Brasil
  • Data de Nascimento:16/10/1970
Reputação: 22

Postado 30 de janeiro de 2008 - 18:17

Legal as fotos, tive o prazer de conhecer a famosa cidade de Ipatinga há menos de um mês no trajeto Salvador -Taubaté-Salvador (de carro).

Fiquei positivamente surpreso com a limpeza e organização da cidade (pelo menos nas ruas que passei), inclusive saí da BR e fui para o centro tomar um "cafézin" numa padaria, tinha saido as 5h da manhã de Gov. Valadares e como natural do Vale do Paraíba, sou fã do pão de queijo também, né?

Parabéns!!!

#7 A320 PR-MAW

• Usuários
  • 5704 Postagens

Postado 30 de janeiro de 2008 - 18:19

QUOTE(João Vitor @ Jan 30 2008, 06:13 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Muito legal! Gostei desses tópicos "Aeroportos do Brasil", dá para conhecer vários aeroportos menores, depois faço um daqui de JTC.. yesyes.gif

Uma sugestão pra staff, já que tem o subfórum de Flight Reports, poderiam criar um de "Airport Reviews" para colocar esses tópicos "Aeroportos do Brasil", acho que ficaria organizado e seria legal reunir esses tópicos (por enquanto UDI e IPN) num só lugar. smile.gif

já tem do GIG e CGH também

em breve pretendo fazer de CWB

#8 Marcos

• Usuários
  • 369 Postagens

Postado 30 de janeiro de 2008 - 18:50

QUOTE(PT-KTR @ Jan 30 2008, 06:54 PM) <{POST_SNAPBACK}>
FANTÁSTICO TÓPICO! Parabéns!

Valeu PT-KTR (Islander?)!

QUOTE(llpilch @ Jan 30 2008, 07:05 PM) <{POST_SNAPBACK}>
eu achava o de UDI beeem pequeno, e como você disse no meu tópico, a diferença é realmente gritante, esse é menor ainda

muito pequeno, porém parece ser organizadinho, pelo jeito é bem pouco movimentado, então com essa pequena estrutura já cumpre o que promete..

só não gostei da lanchonete, poderia ter umas mesas melhores né.. essas mesas de bar da esquina é #####...

mas muito bom não ter os vidros, dá pra ouvir as máquinas direito!

De fato o movimento é pequeno, um quinto de UDI. Mas infelizmente a estrutura é aquém do movimento atual e é ridícula perto do potencial da cidade (muitos viajam de ônibus para embarcar direto em Confins, eu mesmo faço isto na maioria das vezes).

Não há sala de embarque e desembarque, não há detector de raio-x, não há esteira rolante para bagagens, o terminal não é climatizado. Fora que se não fosse as cadeiras da lanchonete não haveria lugar suficiente para se sentar no aeroporto, pois no terminal só tem aquelas cadeiras beges mostradas na fota.

Quanto ao barulho, dá pra ouvir em alto e bom som!!

QUOTE(atairlines @ Jan 30 2008, 07:17 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Legal as fotos, tive o prazer de conhecer a famosa cidade de Ipatinga há menos de um mês no trajeto Salvador -Taubaté-Salvador (de carro).

Fiquei positivamente surpreso com a limpeza e organização da cidade (pelo menos nas ruas que passei), inclusive saí da BR e fui para o centro tomar um "cafézin" numa padaria, tinha saido as 5h da manhã de Gov. Valadares e como natural do Vale do Paraíba, sou fã do pão de queijo também, né?

Parabéns!!!

Eu agradeço Atair!
Embora a geografia da cidade não colabore muito para o crescimento ordenado, Ipatinga é uma cidade originalmente projetada. Ela foi "inaugurada" em 1962 juntamente com a Usiminas.

#9 Marcos

• Usuários
  • 369 Postagens

Postado 30 de janeiro de 2008 - 18:55

QUOTE(João Vitor @ Jan 30 2008, 07:13 PM) <{POST_SNAPBACK}>

Concordo!

Seria muito interessante fotos dos aeroportos espalhados pelo interior do Brasil, onde operam as aéreas regionais...

Aguardo as fotos de Bauru!

#10 Lima-Yankee

• Usuários
  • 1243 Postagens
  • Cidade/UF/País:Brasil
  • Data de Nascimento:10/07/1990
Reputação: 53

Postado 30 de janeiro de 2008 - 20:13

Belíssimas fotos!! Acho o aeroporto de Ipatinga muito bacana!!! Parabéns. yesyes.gif

#11 mvssr

• Usuários
  • 1715 Postagens
  • Cidade/UF/País:Teresina, Piauí, Brasil.
  • Data de Nascimento:12/01/1990
Reputação: 163

Postado 31 de janeiro de 2008 - 02:30

Muito bacana o tópico... thumbsup.gif

QUOTE(João Vitor @ Jan 30 2008, 06:13 PM) <{POST_SNAPBACK}>

Também gostaria de ver um Sub-Fórum só pra postarmos fotos dos aero pelo Brasil e no mundo.
Podia ser um subforum "dentro" do Sub-Fórum de fotografias mesmo. Igual ao de "Rádio Escuta/Acars/Logs" e o de "Avaliação e edição de fotos".

Abraço

#12 Jack

• In Memorian
  • 42 Postagens
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro/RJ/Brasil
  • Data de Nascimento:23/01/1986
Reputação: 0

Postado 31 de janeiro de 2008 - 09:12

Bem interessante esse aeroporto de Ipatinga.

Podiam mesmo criar um tópico sobre aeroportos do Brasil. É uma ótima idéia. Depois se moverem os post já criados para esse tópico, ia ser show.

Parabéns a quem criou esse post e tirou as fotos.

#13 Fabio Xap

• Usuários
  • 562 Postagens
  • Cidade/UF/País:Chapecó - SC - Brasil
  • Data de Nascimento:03/12/1973
Reputação: 46

Postado 31 de janeiro de 2008 - 10:12

Legal Marcos, parabéns... gostei do tópico e da "matéria" sobre o Aeroporto de Ipatinga...
Vou criar vergonha e prometo que farei um relato do aeroporto de Chapecó,SC,SBCH,XAP minha cidade...
Abraços a todos..

#14 E175

• Usuários
  • 11859 Postagens
  • Cidade/UF/País:Belo Horizonte-MG
  • Data de Nascimento:15/09/1987
Reputação: 1695

Postado 31 de janeiro de 2008 - 10:33

Show Marcos, valeu!

Abraço

#15 K-Flyer

• Colaborador
  • 2548 Postagens
  • Interests:Fotografia Aeronáutica
Reputação: 151

Postado 31 de janeiro de 2008 - 11:12

QUOTE(João Vitor @ Jan 30 2008, 07:13 PM) <{POST_SNAPBACK}>

já tá sendo devidamente analisado!! com a ajuda de todos dá pra fazer uma área bem legal

#16 A320 PR-MAW

• Usuários
  • 5704 Postagens

Postado 31 de janeiro de 2008 - 12:41

QUOTE(Kadu @ Jan 31 2008, 11:12 AM) <{POST_SNAPBACK}>
já tá sendo devidamente analisado!! com a ajuda de todos dá pra fazer uma área bem legal

o coiote já fez um ótimo trabalho do GIG, alguém, não lembro quem, fez de CGH, eu já fiz de UDI e vou fazer de CWB, temos esse de IPN, então já temos um bom conteúdo pra começar, e creio que uma área só pra isso no fórum vai estimular outros membros a fazer também wink.gif

#17 mvssr

• Usuários
  • 1715 Postagens
  • Cidade/UF/País:Teresina, Piauí, Brasil.
  • Data de Nascimento:12/01/1990
Reputação: 163

Postado 31 de janeiro de 2008 - 13:22

QUOTE(llpilch @ Jan 31 2008, 12:41 PM) <{POST_SNAPBACK}>
o coiote já fez um ótimo trabalho do GIG, alguém, não lembro quem, fez de CGH, eu já fiz de UDI e vou fazer de CWB, temos esse de IPN, então já temos um bom conteúdo pra começar, e creio que uma área só pra isso no fórum vai estimular outros membros a fazer também wink.gif

Eu fiz de THE... smile.gif

#18 Marcos

• Usuários
  • 369 Postagens

Postado 31 de janeiro de 2008 - 13:27

Obrigado pessoal!

Espero que este sub-fórum de aeroportos saia!
Acho difícil que mais alguém tenha material de IPN, mas se tiverem fiquem a vontade para adicionar neste tópico.

Ai vão mais algumas fotos, agora garimpadas da internet mesmo, e dois vídeos meus...

Visão próxima da cabeceira 05 do aeroporto.
Da direita para a esquerda na foto: Posto da Shell, administrativos, torre, TPS e instalações do corpo de bombeiros na outra extremidade do pátio.

Um Legacy C99, se não me engano, no pátio

Fokker-100 da OceanAir no breve período em que operou em IPN.

Noturna do desembarque da Total

Helicópteros de uma campanha promocional da Telemig Celular em 2004, quando foi lançado o serviço GSM dela na cidade.

Vídeo - Decolagem no F50 da OceanAir no vôo 6266 com destino a CNF, em outubro do ano passado.
http://www.youtube.com/watch?v=9xrj08SjuXY

Vídeo - Pouso em Ipatinga a bordo do ATR42 da Total no vôo 5562 no dia 22 último.
http://www.youtube.com/watch?v=5EQolBPI5gQ

#19 A320 PR-MAW

• Usuários
  • 5704 Postagens

Postado 31 de janeiro de 2008 - 14:45

QUOTE(mvssr @ Jan 31 2008, 01:22 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Eu fiz de THE... smile.gif

não vi... sorry

#20 Marcos

• Usuários
  • 369 Postagens

Postado 03 de fevereiro de 2008 - 18:23

Mais dois vídeos do Aeroporto da Usiminas em Ipatinga, desta vez não gravados por mim.

Pouso do Fokker-50 da OceanAir, com vista do trem de pouso tocando a pista.
http://www.youtube.com/watch?v=VUrHiG2xBgc

Decolagem do Fokker-50 da OceanAir, com uma visão bem legal de alguns bairros de Ipatinga e as chaminés da Usiminas a "pleno vapor".
http://www.youtube.com/watch?v=nwdDGd3REzI

1 Usuário(s) lendo este tópico

0 usuário(s), 1 visitante(s) e 0 usuário(s) anônimo(s)