Jump to content

Photo

[VIDEO] Pouso do 727 Da Log em Congonhas

This topic has been archived. This means that you cannot reply to this topic.
62 replies to this topic

#1 Road Runner

Road Runner

In Memorian

• Fundador
  • 7,274 posts

Posted 17 de April de 2008 - 01:39

Vamos recordar o texto do Syd

QUOTE(Sydney @ Jan 12 2008, 12:19 AM)
Olá Pessoal,

Vou falar uma coisa para vocês...

Foi bom enquanto durou o vôo, mas quando terminou os 6 a bordo estavam arrepiados de emoção...

A saída foi um pouco demorada, pois como estávamos com somente 18.000lbs de combustível e a nossa asa é MUITO enflechada, nós precisamos colocar lastro em uma prancha para corrigir o CG. Fizemos um pré-vôo extremamente criterioso, pois como o avião ficou parado por dois meses (por isso a sujeira), nós queríamos saber tudo o que ele tinha.

Nosso engenheiro viu tudo e mais um pouco. Fizemos um baita briefing de decolagem e de pouso, pois numa etapa dessa de 10 minutos já temos que ter tudo pronto. Partida na posição, push-back, cross-bleed para partir o 2 e 3. Tudo pronto... continência para a manutenção, flaps 15, flight controls check e lá vamos nós no taxi!

6 privilegiados... eu, laranja, nosso engenheiro Luis Rodrigues (Zé para os íntimos), Nivaldo (representante da nossa manutenção), o irmão do Laranja, o Otávio e de quebra apareceu outro manuta, o Glauber que pediu "pela-mor-de-Deus" pra ir no vôo... tudo coordenado, passe emitido e ele foi...

No taxi-out algumas coisas diferentes... teste de freios (forte), reverso (duas vezes) e ground-spoilers (iríamos precisar dele pacas)...

Laranja decolou com potência reduzida e como ele já falou nós mantivemos o trem em baixo e flaps 5. Na verdade dava até para recolher o trem, mas só o faria em emergência mesmo... Fizemos a Congonhas 2. E ao passar 6.000ft tirei o doce da criança.... hehehe.... queria sentir como estava meu velho VQU...

Quando falei com o controle (antes de assumir a pilotagem) logo vi que o controlador era a lenda do Mané Mula. O Fernandes do app São Paulo... No dia anterior ele nos fez uma visita no nosso escritório na Vila Olímpia e tínhamos feito uma pequena apresentação do nosso FOQA e do nosso centro de gerenciamento de crise. Foi uma coincidência muito boa mesmo.

Mantivemos 7.000ft num céu carregado de cúmulos acima disso... bloqueamos Congonhas (linda foto por sinal, obrigado), proa de bird. Logo em seguida o Fernandes pagou uma proa Sul e descida para 6000ft. Través de Diadema, mais umas 4 milhas e nos vetorou para a proa 070 e descida para 4.500ft. Logo em seguida proa 010. Mantive uma razão de 700ft só... queria Loc e Glide ao mesmo tempo... Opa deu certo... Adoro esse avião que não paramos de fazer conta... o diabo é que só sei a tabuada de 3... hahahahahahahaha

Configuramos o VQU uma milha de DADNB, landing check lido e tudo pronto... Nosso Bug era 116kt (approach speed seria mais 10kt). Já estava brifado que a aproximação seria para campo curto com Bug mais 5 e na curta traria para o bug. Final curta com rampa 3 x 1 no PAPI (um pouco mais baixo que o normal para os leigos). Fila de uns 5 ou 6 no ponto de espera da 35L.

O pouso foi clássico do VQU que não tem auto-brake, auto-spoiler ou auto-nada... ah tem auto-pilot... mas nem usamos nessa etapa... Toque lá pela marca de 1.000 (alguma testemunha do toque?) spoiler padrão mão de gato, freios, reverso nos três, Flap 25 (prevendo uma arremetida. ARGH!). Opa! reverso do um não veio, só armou... arregaçamos o reverso do dois e três... 80kts... disarmamos o reverso...

Na boa? dava para ter livrado na Hotel... falei que ia livrar na última e pedi para o Laranja avisar a torre... Puts... 727 não faz taxi-in... desfila.

Pedi o taxi-in procedure e curtimos nossa chegada. Foi muito bacana a recepção de alguns colegas. Acenos, uns dois quepes levantados... Fizemos questão de responder a todas as que vimos e admito que, apesar de anônimas, todas ficarão guardadas nos nossos corações para sempre.

Cortei o motor da direita no taxi-in para diminuir o ruído para os passageiros que embarcavam e fomos para o pátio da VASP. Caramba... é engraçado... depois de voar 14 anos aviões de passageiros e passar para a carga, a gente ainda consegue pensar no conforto dos convidados... tudo bem que é dos outros, mas ainda nutro muito carinho pelos que pagaram meu salário por 14 anos... Viva a carga, mas Viva ainda mais os nossos queridos passageiros!

A entrada no pátio foi muito legal também. Um bocado de gente fora dos hangares, alguns colegas cumprimentando e lá vem o marshall da Sata para parquearmos. Aeronave freiada, calços colocados, motores cortados... e um nó na garganta dos 6 a bordo. Como sempre faço, cumprimentei meu co-piloto, o brother Fábio Laranjeira, nosso Engenheiro de Vôo, Luis Rodrigues e os três convidados. Todos, sem exceção, com um sorriso no rosto. Baixamos nossa escada traseira e desembarcamos. Mais fotos do lado de fora e entregamos nosso querido VQU para a manutenção. Vai passar por um cheque Charlie (uns 2 meses) e vai voltar novo para a rota!

Aguardamos ansiosos. Quem sabe temos a sorte de decolarmos a criança de CGH!

Falando em CGH... Agradeço as fotos que os amigos tiraram, a recepção dos colegas em Congonhas, ao Fernandes pela magnífica vetoração, a VARIGLOG por me pagar para fazer isso tudo ai acima e, principalmente, à tripulação. Foi uma honra voar com os senhores hoje. Ao nosso Senhor só posso dizer que continuo me sentindo um abençoado. Muito obrigado meu bom Deus.

Os amigos me desculpem pelo post longo, mas são raros os vôos que posso me lembrar que trouxeram tamanha satisfação.

Muito obrigado! Um grande e humilde abraço a todos,

Sydney

Agora mais que palavras, da pra sentir um pouco a nossa alegria nesse vôo style_emoticons/default/smile.gif
Demorou mas saiu...

Tomara que a espera tenha valido a pena...

#2 GLK

GLK
  • Moderador
  • 5,374 posts

Posted 17 de April de 2008 - 02:10

WOW!!!!!

Nossa, que show! Parabéns a todos os envolvidos nesse vôo!

"Falando em CGH... Agradeço as fotos que os amigos tiraram, a recepção dos colegas em Congonhas, ao Fernandes pela magnífica vetoração, a VARIGLOG por me pagar para fazer isso tudo ai acima e, principalmente, à tripulação. Foi uma honra voar com os senhores hoje. Ao nosso Senhor só posso dizer que continuo me sentindo um abençoado. Muito obrigado meu bom Deus."

" VARIGLOG por me pagar para fazer isso tudo ai acima"

Ter a chance de viver algo assim, e ainda receber por isso... tenho certeza de que escolhi a profissão certa, hehehe...

Parabéns a todos.

#3 Speedbird

Speedbird

Administrador

• Administrador
  • 5,348 posts

Posted 17 de April de 2008 - 02:21

Belíssimo! Arrepiante.

Um tempo que foi infinito enquanto durou...

Já disse isso pessoalmente a vocês, mas não custa repeir: Parabéns a você, ao Sydney e ao F/E por esse espetáculo.

#4 -Marcelo-

-Marcelo-
  • Usuários
  • 2,123 posts

Posted 17 de April de 2008 - 07:06

Que show de voo!!!
Era o que tava precisando agora pra lembrar-me de como eu sou apaixonado pela aviação... e que tudo isso é bom demais.
Como disse o Laranjao, foi infinito enquanto durou. Refiro-me aos bons (otimos!!) e nem tao velhos tempos que passei na LOG.
Tenho muito orgulho de ter voando duas maquinas incriveis nessa empresa que me deixou muitas saudades.
Agora é encarar a aviação como trabalho e espero que eu consiga (se nao mais, acho dificil) pelo menos ser tao feliz como eu era voando o cargueiro.
Grande abraço a todos

Marcelo Leone

#5 Kleber

Kleber

Skywalker

• Membro Honorário
  • 10,856 posts

Posted 17 de April de 2008 - 09:10

Esse ficou para os "ananais" - um luxo smile.gif

#6 Mastercaptain

Mastercaptain
  • Usuários
  • 8,949 posts

Posted 17 de April de 2008 - 09:11

Emocionante.
reverencia.gif

#7 BIG GIG

BIG GIG
  • Desligados
  • 4,449 posts

Posted 17 de April de 2008 - 09:36

Emocionante mesmo! Show de bola e parabens mais uma vez!

#8 -Weiller Gontijo Jr-

-Weiller Gontijo Jr-
  • Usuários
  • 1,268 posts

Posted 17 de April de 2008 - 10:03

Beleza de vídeo hein, jorjão ruleeeeeeeeia ! yesyes.gif

#9 E195-SDU

E195-SDU
  • Usuários
  • 6,723 posts

Posted 17 de April de 2008 - 10:51

A emoção de voar em um 727 deve ser algo fora do comum...
Que aviao lindo...

#10 Stelios4K

Stelios4K
  • Usuários
  • 7,443 posts

Posted 17 de April de 2008 - 11:01

eu tava todo armado aqui no alto da lapa pra fritar o jorjão....mas vcs pousaram pela 35!

#11 FlávioBHZ

FlávioBHZ
  • Membro Honorário
  • 9,311 posts

Posted 17 de April de 2008 - 11:46

Fechou com chave de ouro! Mais uma vez parabéns! thumbsup.gif

Um abraço.

#12 boeing 747-400

boeing 747-400
  • Usuários
  • 559 posts

Posted 17 de April de 2008 - 11:47

demorou mas valeu a pena que maneirotico rofl.gif reverencia.gif

#13 DaViZaUM

DaViZaUM
  • Usuários
  • 1,645 posts

Posted 17 de April de 2008 - 12:34

Coisa LINDA esse vídeo!

#14 Sandro

Sandro
  • Usuários
  • 1,612 posts

Posted 17 de April de 2008 - 12:49

show show, valeu mesmo!!!!!

#15 Diniz Júnior

Diniz Júnior
  • Usuários
  • 1,366 posts

Posted 17 de April de 2008 - 13:00

Uma só palavra, na verdade, acho que uma não é suficiente... Vídeo lindo de mais! Arrepiante mesmo e a alegria de todos na cabine é contagiante. biggrin.gif
Parabéns á tripulação.
Abraços.

#16 Bertoli

Bertoli

787 Flight Engineer

• Usuários
  • 6,603 posts

Posted 17 de April de 2008 - 14:11

Realmente,
parou congonhas, cara!!!

Abração

#17 slpassos

slpassos
  • Usuários
  • 1,559 posts

Posted 17 de April de 2008 - 14:38

" ha ha ha ki maneiru kara!!!! "

essa foi a melhor do video hehehehe

Adorei!

#18 Omykron

Omykron
  • Administrador Técnico
  • 17,343 posts

Posted 17 de April de 2008 - 14:55

Luxo d+

#19 Lima-Yankee

Lima-Yankee
  • Usuários
  • 1,339 posts

Posted 17 de April de 2008 - 15:00

Belíssimo vídeo!! O 727 é sem dúvida uma belíssima aeronave.

#20 E.P.M.

E.P.M.
  • Expulsos
  • 2,289 posts

Posted 17 de April de 2008 - 15:43

privilegiados mesmo!!!!!! ##### #####!