Pular para conteúdo

[LEILÃO] Safety Cards

O leilão de Safety Cards da TRANSBRASIL e da VASP foi encerrado. Em breve teremos novos leilões! Portanto aguardem pelas novidades!

Aeroporto Regional da Serra Gaúcha

• This topic is locked Este tópico está trancado. =/
Já existem 10 respostas neste tópico, contribua você também!

#1 JCeccatto

• Usuários
  • 697 Postagens
  • Cidade/UF/País:Sapiranga/RS
  • Data de Nascimento:27/10/1989
Reputação: 61

Postado 30 de abril de 2008 - 08:24

30/4/2008

Pouso

Multimodalidade

Técnicos da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) fizeram um rasante na serra gaúcha para discutir áreas para a construção do aeroporto regional.

Uma das pistas de pouso mais cotadas é Vila Oliva, em Caxias do Sul. Outra é Mato Perso, em Farroupilha.

Por Zero Hora / RS - Informe Econômico - Lurdete Ertel

WWW.NEWSLOG.COM.BR

#2 JCeccatto

• Usuários
  • 697 Postagens

Postado 30 de abril de 2008 - 09:10

Falando por mim, não acho uma boa essa de quererem construir um novo aeroporto na serra. Isso ta se arrastando desde o início da década de 90, e desde lá já falaram em vários locais (Canela, Nova Petrópolis, Apanhador...) suicide_anim.gif

Convenhamos, aeroporto regional tem de ser muito bem localizado, como é o caso do atual aeroporto de Caxias. Essas propostas só tem considerado locais longínquos e de difícil acesso, como o Apanhador e Vila Oliva, que são cerca de 30 km a leste de Caxias. Mato Perso ? Pelo amor de deus, tenho uns tios que moram em Otávio Rocha (distrito de Flores da Cunha, bem perto de Mato Perso) e lá naquelas bandas é puro morro e grota, não sei onde que colocariam um aeroporto lá...
Aí eu me pergunto, por que não investir nas melhorias do SBCX ?

#3 RCWSKY

• Usuários
  • 3229 Postagens
  • Interests:Aeroportos e Aviação Comercial Brasileira.
  • Cidade/UF/País:RIO CLARO-SP-BRASIL
  • Data de Nascimento:28/02/1967
Reputação: 231

Postado 30 de abril de 2008 - 11:07

Uma região que possui áreas para se construir um aeroporto regional, seria São Francisco de Paula .

#4 JCeccatto

• Usuários
  • 697 Postagens

Postado 30 de abril de 2008 - 11:44

QUOTE(RCWSKY @ Apr 30 2008, 11:07 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Uma região que possui áreas para se construir um aeroporto regional, seria São Francisco de Paula .

Realmente lá existem lugares ótimos, porém ficaria muito no meio do nada, longe dos principais centros... São Chico praticamente não geraria tráfego, talvez só Gramado e Canela, e ainda assim só de turismo rolleyes.gif

#5 RCWSKY

• Usuários
  • 3229 Postagens

Postado 30 de abril de 2008 - 12:05

Alguém saberia descrever as reais possibilidades de ampliação do atual aeroporto de Canela ?

Obrigado !

#6 Caravelle

• Usuários
  • 2565 Postagens
  • Data de Nascimento:22/09/1976
Reputação: 259

Postado 30 de abril de 2008 - 12:11

Pessoal

(...) e ainda assim só de turismo.

O que convenhamos não é pouco. Uma vez uma operadora disse que lotaria dois aviões de 120 lugares por dia pra Gramado e Canela. Creio que a área de São Chico é muito boa!

Acho que o Aeroporto de Caxias deva ser melhorado sim, para atender a cidade e a região, mas Gramado e Canela ficariam com outro aeroporto, pois o acesso desde Caxias não é dos melhores, pois é estrada de serra.

Alguém saberia descrever as reais possibilidades de ampliação do atual aeroporto de Canela ?

Bem restritas, vale de um lado e casas do outro...

Valeu!

Caravelle

Editado por Caravelle, 30 de abril de 2008 - 12:12 .

#7 RCWSKY

• Usuários
  • 3229 Postagens

Postado 01 de maio de 2008 - 07:05

A cidade de São Francisco de Paula, seria ideal para demanda de passageiros que se desloca para Serras Gaúchas, em especial, para as cidades de Gramado e Canela . Com a construção de um aeroporto regional [para 737 e A320] em São Francisco de Paula, que também prosperaria muito com isso, é certo que empresas como Pluna, Aerolineas e outras de países próximos, passariam a demonstrar interesse em realizar fretamentos, para um dos principais ponto turistico do Brasil .

#8 Murundum

• Usuários
  • 2412 Postagens
  • Interests:Modelos em escala 1:400
  • Cidade/UF/País:Rio Grande do Sul-RS
  • Data de Nascimento:07/04/1972
Reputação: 205

Postado 01 de maio de 2008 - 09:30

Essa história do aeroporto regional está praticamente enterrada com a saida da TAM daqui deixando a região apenas com os 2 vôos diários da GOL. O nº de pax caiu 13% desde que a JJ saiu daqui. No passado já tivemos 5 vôos diários para CGH e 1 semanal para FLN e CWB.

Saiu no jornal Pioneiro ontem que a visita dos técnicos da ANAC foi apenas pro-forma e nada deve mudar. O que deveria melhorar é o aero de Caxias com a adoção de mais instrumentos e mais conforto ao pax.

#9 JCeccatto

• Usuários
  • 697 Postagens

Postado 01 de maio de 2008 - 13:25

QUOTE(RCWSKY @ May 1 2008, 08:05 AM) <{POST_SNAPBACK}>
A cidade de São Francisco de Paula, seria ideal para demanda de passageiros que se desloca para Serras Gaúchas, em especial, para as cidades de Gramado e Canela . Com a construção de um aeroporto regional [para 737 e A320] em São Francisco de Paula, que também prosperaria muito com isso, é certo que empresas como Pluna, Aerolineas e outras de países próximos, passariam a demonstrar interesse em realizar fretamentos, para um dos principais ponto turistico do Brasil .

Um resumo da história pelo que puxei da memória...

Em 1991 uns deputados começaram a mobilização para construirem o "Aeroporto das Hortências" (em alusão à região das hortências). A proposta é que fosse um aeroporto que atendesse à demanda turística de Gramado e Canela, e por ANOS tramitaram na justiça sobre uma área localizada em Saiqui (pertencente a Canela), para ser o sítio aeroportuario. Acabou não dando certo devido a entraves ambientais com o Ibama, tanto que há coisa de 3,4 anos não se houve mais falar de construir aeroporto nesse local.
Paralelamente a isto (e na época, sem relação), autoridades municipais de Caxias começaram a falar na construção de um novo aeroporto para essa cidade, e nos planos iniciais este era pra ser localizado no Apanhador (distrito 30 km a leste da cidade), um lugar deserto e longe de tudo (tanto que lá está pra ser inaugurada -ou já foi- a nova penitenciária de Caxias).
Vale frisar que o aeroporto de Caxias, não tem possibilidades de expansão, a única coisa possível de se fazer é aumentar o terminal de passageiros e/ou construir um novo pátio de aeronaves.
Bom, continuando. Aí, há uns 3 anos atrás, "fundiram" as propostas do novo Aeroporto de Caxias e do Aeroporto das Hortênsias, e haviam estipulado de construirem um só aeroporto. Seria no distrito de Santa Lúcia do Piaí (pertencente a Caxias) que fica a meio caminho entre Caxias e Gramado. Não sei à quantas andou essa...
Desde essa época não ouvi mais falar no "Aeroporto das Hortênsias", e só se fala no novo aeroporto de Caxias...

#10 Endurance

• Usuários
  • 497 Postagens
  • Cidade/UF/País:Santo Andre
  • Data de Nascimento:05/04/1975
Reputação: 6

Postado 01 de maio de 2008 - 14:32

Para que outro aeroporto em Caxias?

Lá pousam 2 gols 1 ou 2 NHT e mais um quero quero por dia!

Vai dividir e pousar um gol em cada pista para justificar?

Sou muito mais investir em fazer uma reforma, algo como Joinville.

Endurance

#11 JCeccatto

• Usuários
  • 697 Postagens

Postado 01 de maio de 2008 - 16:11

QUOTE(Endurance @ May 1 2008, 02:32 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Para que outro aeroporto em Caxias?

Lá pousam 2 gols 1 ou 2 NHT e mais um quero quero por dia!

Vai dividir e pousar um gol em cada pista para justificar?

Sou muito mais investir em fazer uma reforma, algo como Joinville.

Endurance

Concordo plenamente thumbsup.gif

ah, a NHT não opera mais lá *

1 Usuário(s) lendo este tópico

0 usuário(s), 1 visitante(s) e 0 usuário(s) anônimo(s)