Desculpem-me aos colegas que buscam em algumas estatísticas com fatalidades, uma referência para relacionar a mesma à nível de segurança.
Isto fica bem claro, quando em alguns acidentes onde não houveram vítimas, e/ ou, fatalidades, entra para um campo, no qual a ilusão criada pela ausência de vítimas fatais, gera uma falsa sensação de empresa mais segura, enquanto numa outra empresa, tenha em sua infeliz estatísitica o a#####mulo de vítimas, mesmo com número menor de acidentes, esta passa ser considerada a mais perigosa.
Observem este último acidente em Honduras, se tal acidente ocorresse em aeródromo como GRU certamente estaríamos falando apenas de um A320 sem os trens... e não teríamos vítimas;
Em CNF, ocorreram acidentes sob condições muito semelhantes sem vítimas fatais com as duas empresas que conhecemos: um cargueiro Varig e um Rio Sul; no SDU também não houveram vítimas no acidente com o 733 da Varig que parou nas pedras, em GYN a mesma coisa com outro 737 que bateu a asa no chão ... e para finalizar dando como EXEMPLO de contraste nas estatísticas, se não me falha a memória, um E 120 em Vilhena "pousou" antes da pista, fizeram a evacuação e logo à seguir, como num filme Holliwoodiano, após o último embarcado abandonar a aeronave, esta foi totalmente destruída pelo fogo.
o que poderia ter ocorrido também nos exemplos anteriores que citei.
E graças à Deus, todos estes que citei e outros tantos, não tiveram que ser relacionados nas estatísticas de acidentes fatais ... mas, foram ACIDENTES e isso não quer dizer que são empresas mais seguras.
Mas, todos estes acidentes foram graves ... e estes sim ( ACIDENTES GRAVES ), são eventos que NÃO devem ser desconsiderados, e têm um peso maior, como fator preponderante na definição dos níveis de segurança que envolve uma empresa aérea !
Entendam que é uma falsa idéia, pensar que não houveram vítimas, o acidente "A" foi menos perigoso que "B", ou, empresa "A" é mais segura que "B".
....Quando por apenas um detalhe, em diversas variáveis, inclusive DIVINA ( para aqueles que tem fé ), fazer a diferença entre sair vivo num acidente ( como ocorrido comigo ), ou estar relacionado nas estatísticas fatais ...
Então, APENAS a estatística com vítimas fatais, me desculpem, NÃO classifica e nem define NÍVEIS de SEGURANÇA de uma empresa aérea !!
Quando apresentamos apenas as estatísticas com vítimas fatais, estamos mascarando, aquilo que mais tememos na Aviação.
UM ACIDENTE !