Pular para conteúdo

[LEILÃO] Safety Cards

O leilão de Safety Cards da TRANSBRASIL e da VASP foi encerrado. Em breve teremos novos leilões! Portanto aguardem pelas novidades!

Gol contra na madrugada

Já existem 42 respostas neste tópico, contribua você também!

#1 LeonardoV

• Desligados
  • 1317 Postagens
  • Cidade/UF/País:Brasília-DF
  • Data de Nascimento:26/04/1978
Reputação: 0

Postado 04 de junho de 2008 - 12:53

Um gol contra na madrugada
Ruth de Aquino

RUTH DE AQUINO
é redatora-chefe de ÉPOCA

raquino@edglobo.com.br

Até quando companhias aéreas brasileiras tratarão seus passageiros como gado? A história de descaso e humilhação vivida pelos passageiros da Gol – Linhas Aéreas Inteligentes –, no vôo Manaus–Curitiba com conexão em Guarulhos, São Paulo, na madrugada do dia 26 para 27 de maio, é de revolver o estômago. São vítimas anônimas do caos aéreo que não acaba nunca no Brasil. E da falta crônica de um padrão de atendimento digno.

Carla Coloniese e seu namorado, Leonardo Sant’Anna, partiram de Manaus no vôo Gol 1641 para pegar uma conexão em Guarulhos às 22h20 com destino a Curitiba, chegada final prevista às 23h25. Depois de uma madrugada em claro, sem acomodação nem café-da-manhã, o casal foi encaixado às 10h15 do dia seguinte num vôo que ia para Buenos Aires, Gol 7470, com escala em Curitiba.

Se tivesse sido só isso, já seria péssimo. Mas, acontece. Nos países civilizados, o costume é a companhia aérea acomodar os mais de 200 passageiros em hotel. Mas, aquela noite se tornaria inesquecível. Em Guarulhos, perto das 23 horas, a Gol informou que, devido às condições climáticas, o avião aterrissaria no aeroporto de Viracopos (Campinas).

Os passageiros foram levados de ônibus para Campinas, para seguir viagem de lá. Em Campinas, juntaram-se passageiros de outras capitais. A companhia tentou despachar todos numa aeronave, mas uma parte do grupo não coube. Descontrole total. Passageiros desembarcaram e retiraram as bagagens. Eram 3 horas da madrugada.

Quem tinha vindo de Natal embarcou em outro avião. O vôo Gol 1735 preparava-se para decolar, todos com cintos afivelados, quando, segundo o passageiro Macksen Cenerini, ouviram-se gritos: “Pelo amor de Deus... Socorro... Me tirem daqui!”. Será que havia uma criança no banheiro? Não, era um adulto, e estava tranqüilo. Apavorados com os gritos intensos e abafados, os passageiros olharam pelas janelas do avião e viram funcionários da Infraero abrindo o bagageiro, na parte inferior da aeronave. Uma funcionária saiu desesperada do compartimento de bagagens, e se sentou chorando em uma escada. Escapara de morrer congelada. O relato é confirmado pelo passageiro Rafael Sant’Anna. O vôo não decolou.

Enquanto isso, Carla e Leonardo embarcavam pela segunda vez numa aeronave em Campinas. Mas novamente foram intimados a desembarcar. A confusão na sala de retirada de bagagens era grande. A Gol, então, informou que passageiros com destino a Curitiba, Londrina e Maringá sairiam num vôo às 6 horas da manhã. Já eram 4 horas. Todos para a fila do check-in. Novo informe: como o aeroporto de Curitiba estava fechado, o vôo iria para Florianópolis e todos seriam levados de ônibus para Curitiba. No barato, mais quatro horas de viagem por terra.

No vôo entre Manaus e Curitiba, as vítimas anônimas do caos aéreo que ainda persiste no Brasil
Finalmente, a Gol ofereceu uma opção que parecia inteligente. Perguntou quem queria retornar a Guarulhos e pegar um vôo às 10 horas para a Argentina, com escala em Curitiba. Foi a escolha de Carla e Leonardo para despertar do pesadelo. A Gol não pagou nem café-da-manhã para os náufragos do vôo Manaus–Guarulhos–Curitiba. “Nós nos sentimos muito otários. Se, às 23 horas, em Guarulhos, nos tivessem dito que o vôo não prosseguiria, iríamos para um hotel descansar, ainda que fosse à nossa custa, e embarcaríamos pela manhã”, disse Carla. “Além do estresse e da humilhação, perdemos o dia de trabalho... Quem rende depois de uma noite dessas?”

Outra vítima, Rosane Teixeira, disse ter sido obrigada a desmarcar reuniões que agendara com três clientes da empresa para a qual trabalha. “Ainda teve a ressaca moral, porque me senti enganada e tratada com um desrespeito sem tamanho. Não encontramos ninguém da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) para reclamar. Ou seja, o presidente Lula exige data e horário para a solução do caos aéreo, num país onde os funcionários da Anac não trabalham no horário em que somos destratados por uma companhia aérea.” Nem desculpas os passageiros ouviram.

Contatada por ÉPOCA para explicar o ocorrido, a Gol não respondeu.

Não dá para relaxar. Muito menos gozar. O senhor entende, não, ministro Nelson Jobim? Talvez em jatinho particular.

Fonte: www.epoca.com.br

#2 Flytronix

• Desligados
  • 2219 Postagens
  • Cidade/UF/País:SBMT
  • Data de Nascimento:01/01/1980

Postado 04 de junho de 2008 - 13:05

O vôo Gol 1735 preparava-se para decolar, todos com cintos afivelados, quando, segundo o passageiro Macksen Cenerini, ouviram-se gritos: “Pelo amor de Deus... Socorro... Me tirem daqui!”. Será que havia uma criança no banheiro? Não, era um adulto, e estava tranqüilo. Apavorados com os gritos intensos e abafados, os passageiros olharam pelas janelas do avião e viram funcionários da Infraero abrindo o bagageiro, na parte inferior da aeronave. Uma funcionária saiu desesperada do compartimento de bagagens, e se sentou chorando em uma escada. Escapara de morrer congelada. O relato é confirmado pelo passageiro Rafael Sant’Anna. O vôo não decolou.

Como é que é? Isso é verdade?

#3 thiago_SJK

• Usuários
  • 4374 Postagens
  • Cidade/UF/País:São José dos Campos/SP/Brasil
  • Data de Nascimento:31/05/1989
Reputação: 500

Postado 04 de junho de 2008 - 13:19

QUOTE(Leonardo Vasconcelos @ Jun 4 2008, 12:53 PM) <{POST_SNAPBACK}>
(...) Em Guarulhos, perto das 23 horas, a Gol informou que, devido às condições climáticas, o avião aterrissaria no aeroporto de Viracopos (Campinas).

Os passageiros foram levados de ônibus para Campinas, para seguir viagem de lá. Em Campinas, juntaram-se passageiros de outras capitais. (...)

Não entendi esse trecho...

No mais, a Gol merece ganhar o prêmio de empresa do ano na categoria AMADORISMO.

Perambular com os passageiros pela madrugada e deixar uma funcionária presa no bagageiro é um absurdo. suicide_anim.gif

#4 Matheus

• Usuários
  • 3148 Postagens
  • Cidade/UF/País:Curitiba
  • Data de Nascimento:26/12/1986
Reputação: 87

Postado 04 de junho de 2008 - 13:41

Esse texto está muito confuso. Não parece que foi escrito por um jornalista, mas sim por uma criança.

Abraços

Matheus

#5 Stelios the Greek

• Usuários
  • 4816 Postagens
  • Cidade/UF/País:SP/SP
  • Data de Nascimento:25/03/1983
Reputação: 415

Postado 04 de junho de 2008 - 13:44

O ridiculo é ver uym titulo que vc acha uma coisa e depis de ler ler ler ler, o titulo se refere a uma unica frase do texto inteiro!

amadorismo é da redatora-chefe da epoca!

vai por blog

#6 PR-GGA

• Usuários
  • 3093 Postagens
  • Cidade/UF/País:Brasília - DF
  • Data de Nascimento:24/09/1980
Reputação: 12

Postado 04 de junho de 2008 - 14:03

Ponha amadorismo e sensacionalismo nisso. Sobre essa estória do porão para começar funcionários da InfraZero não têm nada haver em abrir e fechar os porões da aeronave, quem o faz é o KR que atende o vôo, os auxiliares da empresa de handling e a manutenção antes do vôo partir checa se os porões foram fechados de maneira devida. E outra coisa, aqui em Brasília pelo menos não há mulheres que executam os serviços de rampa, só a limpeza da aeronave que fica por conta delas. Estórias mal contadas como essa com dados falsos pra mim caem no descrédito. thumbsdown_still.png
E quanto a acomodações em hotéis, como estava a ocupação dos mesmos nesses dias? Muitas vezes os hotéis não têm vagas para acomodar paxs de vôos cancelados e pelo fato dos aeroportos de CWB e POA estarem fechando quase todos os dias durante a noite muitos hotéis podem ter lotado com a acomodação de paxs dessas cidades.

#7 Michel C. Mata

• Usuários
  • 198 Postagens
  • Cidade/UF/País:Vitória/ES/Brasil
  • Data de Nascimento:25/11/1982
Reputação: 4

Postado 04 de junho de 2008 - 14:51

Sim, mas pelo que foi dito no texto a Gol não acomodou os pax em hotel (e não informou o porque não iria)e nem forneceu um café-da-manhã.
Não adianta proteger. A companhia está errada.

#8 marcelvinicius

• Usuários
  • 3059 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo
  • Data de Nascimento:18/12/1977
Reputação: 39

Postado 04 de junho de 2008 - 14:52

tem gente que insiste em achar que uma cia aérea tem que "pagar o pato" pelas peripécias de São Pedro

Editado por marcelvinicius, 04 de junho de 2008 - 14:54 .

#9 Michel C. Mata

• Usuários
  • 198 Postagens
  • Cidade/UF/País:Vitória/ES/Brasil
  • Data de Nascimento:25/11/1982
Reputação: 4

Postado 04 de junho de 2008 - 15:07

Não acho que a companhia deva "pagar o pato" por questões climáticas ou de infra-estrutura, pois não tem o que fazer a respeito.
Mas no momento que você adquiri um serviço e esse não é prestado, ou prestado de forma inadequada algo deve acontecer. Isso é em QUALQUER área e não só na aviação.
Se o problema for um dos 2 citados acima, o mínimo a se fazer e cuidar dignamente dos seus passageiros, dando alimentação e um local para descansar. Não acho que deva pagar indenização como alguns sugerem.

#10 Kal_Center

• Usuários
  • 568 Postagens
  • Cidade/UF/País:CWB
  • Data de Nascimento:17/03/1982
Reputação: 100

Postado 04 de junho de 2008 - 15:57

QUOTE(Matheus @ Jun 4 2008, 02:41 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Esse texto está muito confuso. Não parece que foi escrito por um jornalista, mas sim por uma criança.

Abraços

Matheus

Esses fatos narrados são verdadeiros, todos os nomes citados são de clientes meus, me ligaram no dia do acontecido e averigüei os fatos... um show de incompetência, despreparo e desrespeito ao passageiro.

E digo mais, por ter trabalhado nesta referida cia aérea, dá pra ver a zona que é a coordenação, que nunca sabe o que fazer e nunca autoriza nada... quero ver um desses caras da coordena vagando de aeroporto em aeroporto.

Que os aeroportos estavam QGO, tudo bem, isso não é culpa da cia, mas que se prepare para este tipo de coisa, qquer um sabe que CWB, LDB e MGF nesta época do ano é um caos.

Plano de contingência pra esse tipo de coisa a "inteligente" não tem... saudades da GOL do começo, que as bases tinham autonomia para resolver esses tipos de problemas, que em 90% eram resolvidos com sucesso.

Att. suicide_anim.gif

Editado por Kal_Center, 04 de junho de 2008 - 16:02 .

#11 Lebrão

• Usuários
  • 3198 Postagens
  • Interests:Aviação Geral
  • Cidade/UF/País:Curitiba/PR/Brasil
  • Data de Nascimento:14/09/1982
Reputação: 1144

Postado 04 de junho de 2008 - 16:04

QUOTE(Kal_Center @ Jun 4 2008, 03:57 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Esses fatos narrados são verdadeiros, todos os nomes citados são de clientes meus, me ligaram no dia do acontecido e averigüei os fatos... um show de incompetência, despreparo e desrespeito ao passageiro.

E digo mais, por ter trabalhado nesta referida cia aérea, dá pra ver a zona que é a coordenação, que nunca sabe o que fazer e nunca autoriza nada... quero ver um desses caras da coordena vagando de aeroporto em aeroporto.

Que os aeroportos estavam QGO, tudo bem, isso não é culpa da cia, mas que se prepare para este tipo de coisa, qquer um sabe que CWB, LDB e MGF nesta época do ano é um caos.

Plano de contingência pra esse tipo de coisa a "inteligente" não tem... saudades da GOL do começo, que as bases tinham autonomia para resolver esses tipos de problemas, que em 90% eram resolvidos com sucesso.

Att. suicide_anim.gif

Pô então tu conheçe "de perto" os pax? unsure.gif
E se eles endossam os referidos dados..
Não me admiro nada em ter uma pessoa presa em bagageiro...
êta Brasil de "pensamento curto prazo" viu!!! thumbsdown_still.png

#12 Kal_Center

• Usuários
  • 568 Postagens
  • Cidade/UF/País:CWB
  • Data de Nascimento:17/03/1982
Reputação: 100

Postado 04 de junho de 2008 - 16:06

Inclusive ficaram felizes de saber que estão na Época hahahaha... claro que devem ter exagerado um pouco, mas que a correria de aeroporto em aeroporto ocorreu, isso é fato e tá no meu celular a hora que me ligaram, desesperados...

#13 Stelios the Greek

• Usuários
  • 4816 Postagens
  • Cidade/UF/País:SP/SP
  • Data de Nascimento:25/03/1983
Reputação: 415

Postado 04 de junho de 2008 - 16:18

perai....vamos com calma!

sim a gol deveria e TEM que prestar serviço total aos seus pax.
sim ela tentou fazer, reacomodando em outro vôo, invés de mandar eles para um hotel logo de cara!
sim o São Pedro tava aplicando a Lei e Murphy q mesmo com o novo vôo iria ter problemas climáticos tb.

ai passageiro fala SUA VERSÃO sem saber o q o outro lado tem a dizer!

sempre prevalece o lado do pax, mesmo errado e viajado na batatinha!
não quero falar q as cias não são sacanas...mas nunca iria agir com tamanha burrice pra queimar o filme!

#14 PedruMacedo

• Usuários
  • 137 Postagens
  • Cidade/UF/País:Araçatuba, SP, BR
  • Data de Nascimento:31/12/1982

Postado 04 de junho de 2008 - 18:05

QUOTE(Michel C. Mata @ Jun 4 2008, 03:51 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Sim, mas pelo que foi dito no texto a Gol não acomodou os pax em hotel (e não informou o porque não iria)e nem forneceu um café-da-manhã.
Não adianta proteger. A companhia está errada.[u]

thumbsup.gif

#15 LeonardoV

• Desligados
  • 1317 Postagens
  • Cidade/UF/País:Brasília-DF
  • Data de Nascimento:26/04/1978

Postado 04 de junho de 2008 - 18:05

Eu acho que às vezes as coisas se confudem um pouco por aqui. Amar a aviação, gostar de aviões e das nossas empresas não significa ser corporativista. É raro em um tópico desse tipo alguém admitir que a empresa errou e que o cliente tem razão, o que na verdade é a regra em qualquer tipo de comércio. A imprensa exagera, é fato, mas inventar acho que ainda não, pelo menos a imprensa séria...

#16 Kleber

• Moderador
  • 10250 Postagens
  • Interests:Mulher :P
  • Cidade/UF/País:Curitiba/PR/Brasil
  • Data de Nascimento:17/12/1966
Reputação: 774

Postado 04 de junho de 2008 - 18:37

Tá tudo muito bom...

Tá tudo muito bem...

Mas alguém pode me dizer o que a funcionária estaria fazendo dentro do bagageiro e como alguém conseguiu e proeza de trancar a porta e não ver que tinha alguém lá? ranting_1.gif

#17 Airbus-FA

• Usuários
  • 2078 Postagens
  • Cidade/UF/País:Joinville/SC/Brazil
  • Data de Nascimento:04/11/1980
Reputação: 523

Postado 04 de junho de 2008 - 19:10

QUOTE(marcelvinicius @ Jun 4 2008, 02:52 PM) <{POST_SNAPBACK}>
tem gente que insiste em achar que uma cia aérea tem que "pagar o pato" pelas peripécias de São Pedro

Eu não sei ao certo como se fala, mas existe um termo pra isso, acho que é "risco inerente", ou "risco inerente a operação" sei lá.. mas que resume que a empresa se responsabiliza sim pelas peripécias de São Pedro.

#18 Diego_ferreira

• Usuários
  • 35 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo/SP/Brasil
  • Data de Nascimento:30/01/1990
Reputação: 3

Postado 04 de junho de 2008 - 19:11

QUOTE(Kleber @ Jun 4 2008, 07:37 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Tá tudo muito bom...

Tá tudo muito bem...

Mas alguém pode me dizer o que a funcionária estaria fazendo dentro do bagageiro e como alguém conseguiu e proeza de trancar a porta e não ver que tinha alguém lá? ranting_1.gif

Vai ver estava neste porão sozinha(o) carregando a aeronave, e pela correria que parecia estar sendo esta operação alguém foi lá e fechou o porão...

Já teve funcionário que foi salvo esmurrando o teto do porão e por sorte os passageiros escutaram, pois o avião já estava em push back.

#19 Comte Curtiss

• Usuários
  • 629 Postagens
  • Cidade/UF/País:Sao
  • Data de Nascimento:20/11/1950
Reputação: 438

Postado 04 de junho de 2008 - 19:26

Esclarecer e discutir o fato ajuda muito, mas alguns se arrepiam todos e saem correndo em defesa das empresas,sejam quais elas forem,Gol,Tam,Varig,etc...Todas sao prestadoras de serviço e lidam com gente e todas tem se revelado incompetentes em administrar situaçoes
possiveis de ocorrer,panes,aeroportos fechados,etc..faz parte da atividade
Tem que reclamar mesmo!

#20 rlreis

• Usuários
  • 104 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo / SP / Brasil
  • Data de Nascimento:14/03/1980

Postado 04 de junho de 2008 - 20:07

Pessoal a lei é clara, o Código Brasileiro de Aeronáutica - CBA (Lei nº 7.565, de 19 de dezembro de 1986) prescreve:

“Art. 229. O passageiro tem direito ao reembolso do valor já pago do bilhete se o
transportador vier a cancelar a viagem.
Art. 230. Em caso de atraso da partida por mais de 4 (quatro) horas, o
transportador providenciará o embarque do passageiro, em vôo que ofereça
serviço equivalente para o mesmo destino, se houver, ou restituirá, de imediato, se
o passageiro o preferir, o valor do bilhete de passagem.
Art. 231. Quando o transporte sofrer interrupção ou atraso em aeroporto de
escala por período superior a 4 (quatro) horas, qualquer que seja o motivo, o
passageiro poderá optar pelo endosso do bilhete de passagem ou pela imediata
devolução do preço.
Parágrafo único. Todas as despesas decorrentes da interrupção ou atraso da
viagem, inclusive transporte de qualquer espécie, alimentação e hospedagem,
correrão por conta do transportador contratual, sem prejuízo da responsabilidade
civil.

Portanto, independente de culpa, a companhia é responsável pelo bem estar do passageiro e pelas despesas. Ninguém precisa defender um lado ou outro, apenas seguir a lei. Se todos seguissem as leis nesse país já teríamos um enorme ganho para a nossa sociedade. Mesmo que não existissem as leis regulamentando as nossas vidas públicas, o tratamento digno e respeito ao próximo já justificam as ações.

Sei que todos tem direito a livre expressão e a opinião, mas todos têm o dever de seguir as leis. Quem não concordar com as leis que temos, tem os mecanismos democráticos para suas reivindicações como a Justiça e o Legislativo (seja através de um projeto de lei de iniciativa popular ou pressionando seu deputado ou senador). O que não podemos é ignorar que as leis existem e devem ser cumpridas para o ordenamento da coletividade e isso vale tanto para as companhias aéreas quanto para os passageiros.

Independentemente dos superlativos dos textos jornalísticos, não devemos tapar o sol com a peneira e achar que nada acontece. Não é raro de se ver a desorganização das companhias aéreas em momentos difíceis, quem nunca viu ou sofreu algo? Eu já vi e sofri várias vezes, e corri atrás dos meus direitos. TAP, Varig, Vasp, TAM e GOL que o digam! thumbsup.gif

Abraços,

Rodrigo

Editado por rlreis, 04 de junho de 2008 - 20:12 .

1 Usuário(s) lendo este tópico

0 usuário(s), 1 visitante(s) e 0 usuário(s) anônimo(s)