Bom resolvi criar esse tópico, já que aparecem muitos aqui com muitas dúvidas, acho que o mais apropriado pra criar um tópico desses seria o ff. ou o cobra, que são mais experientes, mas depois eles adicionam as infos aqui

começando pelo básico, o cadastro: Quando se faz o cadastro pode-se optar pelo cadastro gratuito ou pelo pago (Gold), quais as diferenças? O gratuito demora segundo o site hoje (30/05) absurdos 214 dias pra chegar a senha! O que já é um bom motivo para se pegar o Gold, que custa €2,39 por mês (aproximadamente pouco mais de R$6,00 mensais) que devem ser pagos por Pay-pal.
Minha senha chegou finalmente, e agora?
Agora começa a diversão e a dor de cabeça, bom como recomendação básica leia, releia, e releia novamente o Wiki do Aviosim, que não resolve, mas já tira 90% de suas dúvidas. Voltando ao jogo, Escolha o seu HUB(Management > Account), não se esqueça de pesquisar bem antes, levando em consideração a qtde de pax e cargo que ainda estão disponíveis (pax/cargo left), tamanho da pista do local (dê preferência para locais com mais de 3000mts de pista), o nível de ruído permitido (noise stage), horário de operação do mesmo (de preferência novamente aos aeroportos 24hrs) e o espaço para construção disponível (X.XX plots, eu recomendaria pelo menos 0.20 disponíveis para não lhe ocorrer surpresas desagradáveis quando for necessário a ampliação dos mesmos), você começará com US$15.000.000,00, mas não se deixe enganar esse dinheiro vai rápido, muito rápido embora.
1°s Passos (Compra de aeronave):
Primeiro passo geralmente é a compra da aeronave (Aircraft Market), agora o que é quase unaminidade no jogo para se ter um rápido crescimento: Use Widebody, de preferência os classic generation (DC-10/L1011/747-100/-200/767-200/A300/A310/IL-86), mas nada te impede de utilizar as outras aeronaves, como B737/B727/MD-8X/Tu-154 e os Regionais (F-100/BAE 146 e ARJ's) ou até os Turbo-Hélices (ATR/Brasília/Dash), etc... Porém o que não é recomendado a quem está iniciando... Fazer Leasing ou Comprar Aeronaves da fábrica ou semi-novas, pois tem um custo de aquisição muito alto e no caso de um leasing, o valor semanal pode lhe fazer não passar da mesma. Outro tipo de aeronave altamente não recomendável são os sucatões, nesse jogo deixe sua paixão de 707/DC-8 de lado, só irão levar a sua empresa a falência.
E cargo da lucro?
Se souber trabalhar sim! Mas saiba que toda moeda tem dois lados, o lado bom? Pouca concorrência, sem necessidade de image para se encher um avião, facilidade em contratação de funcionários (não necessita de check-in/purser/comissários), sem necessidade de gastar com interiores, grandes quantidades de acfts cargo no market. O ponto ruim, que em sí já é um grande motivo, é o baixo retorno financeiro comparado a operação de pax...
Aeronave comprada e agora?
Bom se for pax, instalar o seu interior (Fleet Management > Cabin Setup) Seleciona a aeronave, e dá um nome ao interior, dae então você escolhe o que quer oferecer aos seus pax, e a quantidade de pax em cada classe, lembrando que para cada comissário ele poderá atender 10 pax na F / 25 pax na C / 75 pax na Y, bom não é necessário deixar uma aeronave com 100% de uso da cabine, até por que quanto menos usar, mais os seus pax vão agradecer e o seu bolso chiar, e lembrando que se uma aeronave voar em um vôo comercial com uma configuração com menos de 80% do uso da cabine, você irá pagar a Environment tax (taxa ambiental). Feito isso, vá em Inactive Fleet e instale a cabine, se a acft não estiver no seu HUB (o que é normal em 99,5% dos casos) terá de fazer o transfer dela até o seu HUB ou qualquer destino que deseja, agende o traslado (Schedule > baixa, até quase o fim da página na opção > Create quick transfer flight). IMPORTANTE: Não se esqueça de colocar a tripulação (Services > Crew Setup), caso não esteja ok, ele não decola.
Pesquisando rotas
Uma ferramenta legal pra se usar antes de sair adquirindo rotas a toa por ae é fazendo uma pesquisa (Route Management > Routes on HUB Continent) selecione o seu HUB e de lá terá todas as distâncias entre o seu HUB e os aeroportos de seu continente. Lembrando que no lvl 1 o limite é de 1609km a partir do local de partida, não sendo permitido sair do seu continente.
Adquirindo os direitos de rotas
Se a sua acft está a caminho de seu HUB, agora é a hora de adquirir uma rota pra ele voar (Route Management > New Routes > From: XXX To: XXX (Iata do destino(caso não saiba use o guia ao lado)) > Take Routes Rights), feito isso determine o número do vôo, (Flight Planning > Flight Numbers).
Fazendo as construções necessárias
Após ter adquirido os direitos da rota, para poder inserir os seus funcionários (Check-in/manutenção/engenheiros), (Infrastructure Management > Personal General > Change), lembre-se que no começo não há a necessidade de adquirir logo de cara um building lvl 4, vá no lvl 0, ou 1 mesmo, e mais pra frente você pode fazer o upgrade sem problemas.
Serviço de Manutenção
Aproveite que já construiu o building e faça o seu centro de manutenção, (Infrastructure Management > Maintenance > Change), mesma coisa que a construção dos funcionários, não há a necessidade, (até por que você nem terá condições) de fazer um hangar gigante ou construir uma tenda de manutenção em cada destino que operar. Faça de preferência a Weird looking steel construction que tem capacidade para 10 acfts, e que custa 450k.
Serviço de bordo
Bom antes de colocar o vôo no schedule, deixe programado o seu serviço de bordo, o que você pretende oferecer ao seu pax, (Flight Planning > Board Service), crie um novo profile, lembre-se poderá ter vários tipos de serviços.
Arrumando o schedule
Bom você fez tudo para poder realizar o seu primeiro vôo (emocionante não?

Manutenção diária é necessária?
Diria que sim, para calcular o quanto a sua acft necessitará de manutenção, some todos os weak points e divida por 4, é a qtde de minutos a qual ela deverá estar em manutenção. Você pode deixar para fazer em determinados dias, mas não é recomendável, já que é arriscado e acaba saindo caro, já que você recebe a porrada da manutenção acumulada, e lembrando que aeronave com menos de 50% de condição, NÃO DECOLA.
Hora das contratações
Schedule arrumadinho, hora de chamar o staff de sua cia para trabalhar, primeiramente vá em Services > Crew Setup, e veja qtos pilotos, comissários e chefes de cabines serão necessários, depois vá em Services > Ground Personnel e veja qtos check-in, pessoal de manutenção e engenheiros você deve contratar, logo depois vá em Office > Human Resources, e contrate o pessoal, volte ao Crew Setup e ao Ground Personnel e faça as atualizações, quando estiver ok, ou tudo com o certinho verdinho, fique tranquilo, agora é só aguardar.
Como eu sei como anda o load-factor?
Vá ao Schedule e chique sobre o(s) próximo(s) vôo(s), aparecerá o quantos pax e cargo sua acft estará transportando, a capacidade, e a porcentagem.
Ta meio vazio, quero dar um up nisso ae tem como?
Sem dúvida! Marketing é a alma do negócio aqui, você tem 2 caminhos para adquirir image. A primeira é pelo jeito lento da coisa, primeiramente vá ao Human Resources e contrate de cara 30 PR-Managers, depois vá em Office > Public Relations e coloque os 30 para trabalhar, os 5 primeiros vão para o marketing nacional, depois os próximos 10 para o marketing mundial e os 15 últimos, vão para onde nos interessa, para as Travel Exhibitions. Bom pelo jeito lento da coisa você pode fazer o marketing nacional ou internacional são 4 opções (Internet, Outdoors, Rádio e TV) Para facilitar uma tabelinha básica:
Campanhas nacionais e internacionais:
Internet: US$9.000 semanais (nacional) e US$12.000 (internacional) +1 pto por semana no image
Outdoor: US$100.000 semanais (nacional) e US$300.000 (internacional) up +3 ptos
Rádio: US$250.000 semanais (nacional) e US$750.000 (internacional) up +6 ptos
TV: US$750.000 semanais (nacional) e US$2.000.000 (internacional) up +9 ptos
Lembrando que nas campanhas nacionais eles melhoram os vôos domésticos, enquanto as campanhas mundiais os vôos internacionais.
Fazendo deste modo, é complicado pois, a image não sobe instantaneamente, a pontuação cai somente uma semana após adquirir a campanha assim como a grana só cai uma semana depois, ou seja, pode ser super arriscado, já que em uma semana você pode esquecer que vão descontar a propaganda, você pode estar com um caixa baixo e ir pro saco numa dessas.
O melhor a fazer quando se começa é o Travel Exhibition, já que ele lhe dá a image instantaneamente. Para cada local, tem 40 slots e cada um custa US$2.500.000, e a image que vai aumentar é o valor do Effect que está lá. Caso mais pra frente tiver a necessidade poderá cancelar, recebendo US$2.400.000 de volta.
Outro jeito de ganhar image é com o logo, crie, use a sua imaginação, lembre-se que um logo tem o custo de US$250.000 e aumenta em 5 ptos o image, importante não esquecer que o logo deverá obrigatóriamente ter 120x23 e ter menos de 10kbs de tamanho.
E as finanças da pra ter um controle melhor?
Sim, você poderá ter a ajuda dos Bookkeepers, para isso contrate de preferência 3 bookkeppers e coloque os para trabalhar (Office > Bookkeeping) no primeiro o Accounting / Utilization, você terá os principais dados que necessita, como o que você gastou e ganhou nos ultimos 15 dias, e tambem terá uma peça fundamental, a fatura de gastos diários detalhada, o que poderá salvar sua pele várias vezes... Balance, Aircraft efficiency, são ferramentas interessantes tambem para se ver uma lhe dá tudo o que gastou e o que ganhou desde quando começou o jogo, outra lhe dá o que sua acft rendeu nos últimos 7 dias. Já a Flight utilization, até hoje eu nunca usei.

Level 1? 2?

Bom, para poder ter rotas mais longas você terá de subir de level, para isso deverá cumprir todos os requerimentos de um level para poder subir.
Uma tabela bem interessante que será sempre de grande utilização:

Bom, é isso ae, o básico pra poder por um avião te dar algum lucro, qualquer dúvida estamos ae, favor aos mais experientes, corrigir as falhas e erros que tiver aqui...
Valeu!
