Jump to content

Photo

Viracopos - déc 40 > 80

This topic has been archived. This means that you cannot reply to this topic.
26 replies to this topic

#1 dbueno

dbueno
  • Desligados
  • 217 posts

Posted 14 de June de 2008 - 17:02

Olá!
Como as imagens estão grandes no imageshack, decidi postar em thumb mesmo, e vocês podem clicar e abrir no tamanho normal.
Pesquisei em jornais de Campinas, na Biblioteca Municipal...tem Concorde, VCP lotado, Electra, Saguão...aliás, alguém possui fotos antigas dos saguões dos aeroportos??? Me ajudariam muito!
Qualquer bronca pelo size das fotos, fiquem à vontade...heheh
wink.gif

#2 Super Constellation

Super Constellation
  • Usuários
  • 2,665 posts

Posted 14 de June de 2008 - 17:20

Perfeito ! Uma raridae !

#3 Kleber

Kleber

Skywalker

• Membro Honorário
  • 10,856 posts

Posted 14 de June de 2008 - 17:27

Belíssimo trabalho de pesquisa, dbueno reverencia.gif

Achei muito interessante essa foto - movimento show de bola! wub_anim.gif

Interessante também a do Concorde e a do "possante telex" no Serviço de Proteção ao Vôo tongue.gif

#4 dbueno

dbueno
  • Desligados
  • 217 posts

Posted 14 de June de 2008 - 17:38

legal né? o possante telex é ótimo, e vira-copos tb!! as imagens não são boas, são fotos do jornal, pois a biblioteca não deixa sair com as pastas para escanear...mesmo assim tentei melhorar contraste e tal, mas não ficam boas...queria ver fotos mesmo, desse período todo, mas é difícil encontrar...

#5 Landing

Landing
  • Cadastrando
  • 11,915 posts

Posted 14 de June de 2008 - 18:28

Sensacional!

#6 E195-SDU

E195-SDU
  • Usuários
  • 6,745 posts

Posted 14 de June de 2008 - 20:43

Sem palavras. thumbsup.gif

#7 -GustavoK-

-GustavoK-

S.T.A.L.K.E.R

• Membro Honorário
  • 7,400 posts

Posted 14 de June de 2008 - 22:07

Show de bola as fotos, lindonas mesmo!

QUOTE(Kleber @ Jun 14 2008, 05:27 PM) <{POST_SNAPBACK}>
... a do "possante telex" no Serviço de Proteção ao Vôo tongue.gif

Cara, meu pai até hoje fala Telex... "manda um Telex pra minha conta do Hotmail".... hilário.

#8 dbueno

dbueno
  • Desligados
  • 217 posts

Posted 15 de June de 2008 - 09:36

não expliquei nada do que li, né? Bom, de cima pra baixo:
-O Desembarque, logo que foi inaugurado, no início dos anos 80. Era separado do saguão principal, e hoje não existe mais como era, e sim faz parte do "todo" do aeroporto, na mesma região do terminal.
-Imagem com um dos milhares de planos diretores do aeroporto, nas primeiras cogitações para se tornar o principal do estado.
-Saguão de embarque, com os balcões das cias. Lá no fundo era a entrada, com livraria, balcão de info tur. e o Restaurante.
-Outra vista do saguão.
-O Embarque doméstico, antes da existência do bloco de desembarque (1ªimg), era o desembarque...entenderam?heheheh...Embarcava-se por cima, e desembarcava-se por baixo. Após 80/81, o embarque superior ficou exclusivo pro intl., e o inferior doméstico.
- Um desembarque nos anos 70...
- Acredito que o 1º vôo com o 747 da Pan Am em VCP
- Saguão de embarque lotadinho
- Essa é a rampa do embarque intl., que aqui, pelo que se vê, desembarcava também...
- Imagem do saguão. No mezanino ficavam alguns escritórios das cias.
- Braniff e Pan Am!
- Essa foto é de uma reportagem falando sobre vacinação para os viajantes...
- A rampa do desembarque-que-virou-embarque-doméstico..blábláblá...
- Balcão de info tur, na entrada do saguão.
- Balcões e pax
- 1 TAP, 3 Varig,acho que um LAP e um outro ser que não consigo identificar...alguém se habilita??
- Desembarque de um Braniff
- 1º Terminal de Cargas
- Saguão
- Movimento de um ano específico...acho que início dos 70
- CONCOOOOOORDE!!!!!!
- BRITISH CALEDONIAAANNN em vôo inaugural!
- 1ª vez do 747 em CPQ, Lufthansa
- Essa poderia ser uma foto histórica: Electra, Viscount e Dart H. das fabulosas Varig, Vasp e Sadia
- Uma simpática atendente da TAP
- Só identifico o Varig e o BUA
- Gravação de filme nacional: Grande Otelo e Derci Gonçalves, e mais alguns que não conheço mas devem ser importantes...acho que se chama "O dólar surrado", é dos anos 60, e por sorte vi 1 vez um pedacinho, na Cultura, e aparece o Hangar-Saguão de VCP!!!
- Não me lembro do que falava essa matéria...mas acredito que seja vôo inaugural
- Entrada do saguão
- Swissair...que aliás foi a última a operar vôos internacionais diretos em VCP (tirando uns fretamentos e os alternados de sempre, a Varig tinha um inter "indireto" em 2000 e algo...o pax embarcava intl em vcp, e fazia conexão não sei se em GRU ou GIG, pra BUE, Paris e Frankfurt...ou não, quem souber me corrija!!heheheh)
- Prooonto! Quem não conheceu, não conhecerá mais...esse foi, até a última reforma, e apartir dos anos 40, o terminal de pax de VCP. O Aeroporto nasceu com uns pousos da revolução nos anos 30...nos anos 40 virou aeroporto de verdade, de Campinas, com vôos pro Rio, Minas e interior de SP. Com a chegada dos jatos no país, foi escolhido como alternativa ao Galeão. Faltando um Aeroporto pra receber os grandes jatos em SP, virou aeroporto internacional pra servir a capital.
- Saguão nos anos 50.
- A pista pronta pro início dos vôos com jatos.
- Vista da antiga torre, que inclusive aparece no thread sobre VCP, em "Aeroportos", aqui no fórum mesmo (desculpem, mas não me lembro quem postou...só sei que ele gosta demais de berinjela)
- A pista quase pronta...
- O terminal de desembarque, de 81 a 2000-e-something...
- A torre atiga
- Pana Am Campinas-New York...eita lelê!!
- Esses DC-3 (ou não, peço a gentileza do nome correto dessas belezuras) eram, se não me engano, da Aerovias Nacional e da Real...quem souber, nos diga por favor...
- O terminal prontinho nos 40
- A pista...
- Os 2 de novo...
- O Telex... biggrin.gif
- Mais pista, naquele esquema triangular, que acredito que CGH ia ser assim tb...e nenhum dos 2 foi...
- O terminal quase pronto...e ufa!

#9 Cassio.Fernandes

Cassio.Fernandes
  • Usuários
  • 3,776 posts

Posted 16 de June de 2008 - 09:18

Show demais !!! reverencia.gif yesyes.gif

#10 Jose Luis Silva

Jose Luis Silva
  • Usuários
  • 1,069 posts

Posted 16 de June de 2008 - 10:23

Belas preciosidades aqui apresentadas neste post. São pura e simplesmente deliciosas e com uma nostalgia fenomenal.

Agradeço a partilha das mesmas!

Um abraço
reverencia.gif reverencia.gif reverencia.gif

#11 dbueno

dbueno
  • Desligados
  • 217 posts

Posted 16 de June de 2008 - 12:10

Obrigado pessoal!! Merecemos imagens desse tipo...pena a resolução não ser melhor!!heheheh
wink.gif

#12 Red Angry Bird

Red Angry Bird
  • Moderador
  • 6,858 posts

Posted 13 de June de 2010 - 19:20

Sem palavras!! Parabéns pela pesquisa! Imagens históricas e belíssimas. Pow, a quantidade de 707's, DC-8's. Isso sim, barulho puro! punk.gif

Não sei porque, mas quando vejo essas imagens mais antigas, deste tipo:

Uploaded with ImageShack.us

Pax desembarcando no pátio, esse baita motorzão turbofan high-bypass no fundo (deve ser de 747), fico meio emocionado. Pode me chamar de piegas e etc. Não sei, acho uma imagem linda prá caramba.

#13 Mills

Mills
  • Membro Honorário
  • 3,623 posts

Posted 13 de June de 2010 - 19:20

Atendendo a pedidos, reaberto este tópico e movido para o Memorabilia...

Abraços...

#14 renatorfc

renatorfc
  • Usuários
  • 183 posts

Posted 15 de June de 2010 - 01:43

DBueno, tenho algumas fotos que meu pai fez na época... lá pelos 70 em Viracopos!! Não prometo mandar agora - viajo 4a feira bem cedo e volto mês que vem apenas - mas no meu regresso localizo as imagens, scaneio e lhe mando. Lembro que tem o saguão de VCP, alguns Pan Am, etc (e a cores!). Me manda seu mail depois!

Para mim falta uma foto que me marcou muito qdo era pequeno: aquela área de informações na entrada/ saída do terminal, que tinha fotos lindas de símbolos do país, como Foz do Iguaçu, o Copan de SP, Cristo Redentor.... saudosimo dos domingos onde os primos de SP vinham assistir os jatões decolarem do terracinho de VCP!

[]s

Renato

#15 dbueno

dbueno
  • Desligados
  • 217 posts

Posted 15 de June de 2010 - 10:15

QUOTE(renatorfc @ Jun 15 2010, 01:43 AM) <{POST_SNAPBACK}>
DBueno, tenho algumas fotos que meu pai fez na época... lá pelos 70 em Viracopos!! Não prometo mandar agora - viajo 4a feira bem cedo e volto mês que vem apenas - mas no meu regresso localizo as imagens, scaneio e lhe mando. Lembro que tem o saguão de VCP, alguns Pan Am, etc (e a cores!). Me manda seu mail depois!

Para mim falta uma foto que me marcou muito qdo era pequeno: aquela área de informações na entrada/ saída do terminal, que tinha fotos lindas de símbolos do país, como Foz do Iguaçu, o Copan de SP, Cristo Redentor.... saudosimo dos domingos onde os primos de SP vinham assistir os jatões decolarem do terracinho de VCP!

[]s

Renato

Oi Renato, te mandei msg...não sei se foi...então vai aqui mesmo: dbs_dbs@hotmail.com
Abraços!

#16 A345_Leadership

A345_Leadership
  • Moderador
  • 19,993 posts

Posted 15 de June de 2010 - 17:54

Parabéns pela pesquisa dbueno!

Aquela foto do Concorde deve ser de 1971 quando ele veio fazer um tour por Brasil, além de VCP, pousou também no Galeão e (presumo eu), Recife. Nota-se os guardas-chuva com o logo da Varig que, além de prestar o serviço de rampa, foi uma das empresas que foram sondadas pela Aerospatiale/BAC para comprarem o supersônico. Erik de Carvalho, na época presidente da empresa, polidamente recusou a oferta.

Interessante a foto com a placa de desembarque em português, inglês e francês.

#17 dbueno

dbueno
  • Desligados
  • 217 posts

Posted 15 de June de 2010 - 19:16

Aos que querem ver os originais...são várias pastas de recortes de jornais com todas as notícias, ou a maior parte delas, sobre VCP. Isso é documentado pelos bibliotecários da biblioteca municipal (a que fica sobre o MACC, atrás da Prefeitura). Como não há serviço de xerox, pedi para fotografar e eles autorizaram sem problemas. Para ver é só ir até lá e pedir as pastas sobre Viracopos - é muitíssimo interessante...tem muita coisa além do que eu postei aqui. Fica a dica também para todos que gostam do assunto procurarem as bibliotecas de suas cidades...quem sabe não haja raridades de vários aeroportos? Já adianto meu interesse pelos saguões do GIG em 77, GIG antigo e REC antigo...meu lance é com os saguões principalmente!rs
Abraços!

#18 luis70

luis70
  • Usuários
  • 1,088 posts

Posted 27 de June de 2010 - 00:03

Pesquisa sensacional!!!
BRITISH CALEDONIAN
707´s VARIG, TAP, PAN AN!!!
Como foi bom rever isso tudo
E ao meu ver num tem problema nenhum com a resolução! Para espelhar toda a magnitude de sua pesquisa e trazer a atmosfera da época tem que ser assim mesmo: "fotos amareladas pelo tempo"!
Abraços!

#19 MACH 81

MACH 81
  • Desligados
  • 426 posts

Posted 28 de June de 2010 - 23:21

Que bacana,geração pré pré BAgulhos

Obrigado por compartilhar!

#20 dbueno

dbueno
  • Desligados
  • 217 posts

Posted 04 de July de 2010 - 20:30

Valeu gente, é pra vcs!rs
Bem, o caríssimo Renato (renatorfc) me enviou essas raridades históricas, e permitiu que eu as postasse aqui...valorizem isso, pois é documento histórico e familiar! wink.gif

By diogobueno at 2010-07-04

Nas fotos 1,3 e 4 vocês vêem o caminho que se percorria até o pátio. Na foto 2 vê-se a lateral do terminal, oposta a entrada do saguão (a que existiu até a reforma que fez o atual saguão/check in). Este espaço depois foi triplicado, acrescido de um prédio que continha os embarques doméstico e internacional até a atual forma do terminal. Ia-se pelo saguão até o fundo do terminal, onde existia à esquerda o embarque doméstico, com a rampa envidraçada que subia. No final do terminal o embarque internacional, com escada comum (não se falava em acessibilidade). O embarque intl. ocupava o comprimento todo do terminal ,tinha uma sala climatizada com alguns aparelhos de ar condicionado da época e banco em couro preto. Era o da rampa envidraçada que "descia" à pista.
Na imagem do saguão - linda - elegância, logotipos maravilhosos e iluminação embutida...rs..que beleeeza!!