Jump to content

Photo

São Paulo/Manaus/São Paulo no 767 da Varig

This topic has been archived. This means that you cannot reply to this topic.
22 replies to this topic

#1 FCANTERAS

FCANTERAS
  • Moderador
  • 4,952 posts

Posted 15 de June de 2008 - 04:36

A história desta viagem para variar começou aqui acessando o Contato Radar quando alguém postou que a Varig estava com uma mega promoção vendendo bilhetes a pouco mais de 45 reais em quase todos os seus destinos domésticos. Imediatamente acessei o site e encontrei bilhetes na promoção de São Paulo para Rio, Belo Horizonte, Curitiba, etc... Pensei comigo, pô, será que tem Manaus??? E tinha. De 767!!!! yesyes.gif Isso era tipo umas cinco da manhã e mais que rápido eu fiz a reserva mas na hora de pagar a passagem a Visa não autorizava o debito no meu cartão hypocrite.gif . Liguei para a Varig e expliquei a situação perguntando, já meio agoniado, se havia outra maneira de pagamento no que o gentil atendente me disse que eu poderia comprar em qualquer loja da Varig pelo mesmo preço da promoção mas que minha reserva só duraria 24 horas. Agradeci e não tive dúvidas, quinze para as seis da manhã peguei o carro e fui para Congonhas. Peguei a loja da Varig abrindo e garanti minha passagem, GRU/MAO/GRU por pouco mais de R$130 taxas incluidas!! punk.gif Finalmente chegou o dia 15 de maio, dia de conhecer pela primeira vez a capital do Amazonas. Com as dicas anotadas que a galera de Manaus aqui do CR me deu deixei meu apartamento e após uns dez minutos de caminhada cheguei na estação Consolação do metrô na Avenida Paulista. Troquei de linha nas estações Paraiso e Sé e após uns 30 minutos de trajeto total cheguei na estação Tatuapé de onde sai o ônibus mais em conta para Guarulhos (aproximadamente R$3,50). Mais uns 40 minutos no busão e lá pelas sete e dez chegava ao Aeroporto Internacional Governador André Franco Montoro. Pelo menos esse é o nome que os políticos puseram no velho aeroporto de Cumbica. thumbsdown_still.png . A fila nos poucos balcões da Varig na asa C era pequena. A Varig que já foi dona e senhora da asa C que bombava de noite com a saída dos vôos internacionais da empresa agora está relegada a um segundo plano, sinal dos tempos. Poucos balcões em meio a um mar de balcões de check in laranjas. Seria o primeiro sinal nesta viagem que definitivamente aquela Varig da minha infância está morta e enterrada. sad.gif . Falarei mais disso no decorrer do reporte. Rapidamente e com bastante simpatia a funcionária despachou minha mala, etiquetou minha bagagem de mão e me deu o cartão de embarque, com a nova identidade visual da empresa mas um cartão tradicional, que não via faz tempo.

O vôo 2200 parecia estar no horário e o embarque previsto para as sete e quarenta da manhã. Procedimentos de praxe da Infraero e logo estava no portão 25. Uma breve espera e fomos convidados para o embarcar. Um grupo de chineses estava entre os passageiros, aliás muitos turistas chineses em Manaus afinal agora eles estão com a bola toda. A curiosidade de saber qual aeronave me levaria ao Amazonas (seria um new colors??) se desfez ao avistar o PR-VAB e sua pintura albino billboard, porém ainda com a linda rosa dos ventos na cauda. Na foto ele em MAO

Embarque e passo a caminho do meu lugar lá nos confins da econômica smile.gif pela classe executiva, ou melhor, Economy Confort. Sinceramente acho que não vale mais de dois barões a passagem de ida e volta de GRU para MAO.

Acomodo-me no assento 28L e realmente o pitch entre as poltronas é melhor que em outras empresas nacionais. O reclínio da poltrona também, na medida do possível para uma classe econômica. Observava pela janela o 777 da American ao nosso lado quando a chefe de equipe inicia o speech nos dando as boas vindas a bordo em nome da Varig e do comandante Melo. A demonstração de segurança foi feita manualmente, sinal que o sistema de vídeo provavelmente não estava funcionando. Portas fechadas mas nada de início de pushback ao que o comandante faz um speech aos passageiros informando que o tempo de vôo até Manaus estava estimado em três horas e cinquenta e quatro minutos, que esperava leve turbulência em rota, que o tempo em rota estava claro e que Manaus tinha temperatura de 25 graus e céu parcialmente nublado. Disse também que o atraso se devia a congestionamento na terminal São Paulo e que o controle estava liberando as aeronaves para partida de cinco em cinco minutos. Estimava ainda o início do pushback para mais doze minutos. Fez o mesmo speech em inglês terminando o mesmo com um simpático "so, sit back and relax and enjoy the ride" smile.gif Uns vinte minutos depois tongue.gif iniciamos o pushback e o breve taxi até a cabeceira 09.
Logo ao alinhar na pista um chinês que estava sentado atrás de mim levanta e começa a andar pelo corredor, a comissária desesperada fazendo gestos e gritando SENTA, SENTA!!! Pelo jeito o china entendeu e voltou para o seu lugar laugh.gif . Aqui vai a decolagem

Na subida deu para ver o Campo de Marte abaixo da aeronave

E mais uma da subida

Logo após nivelar os comissários iniciaram os preparativos para iniciar o serviço de bordo. Confesso que imaginava que provavelmente não iria encontrar nada melhor do que é servido a bordo nos vôos domésticos brasileiros hoje em dia e as razões para tal simplificação do serviço já foram por demais discutidas em outros tópicos aqui no fórum assim que não cabe mais fazê-lo novamente mas por outro lado minhas memórias da velha Varig afloravam, de jantar e muito bem no DC10 entre BSB e GIG ou almoçar, também muito bem e também no DC10 entre SSA e GRU ou ainda, ter uma refeição mesmo que mais reduzida em quantidade nem faz tanto tempo assim (2002) nos MD11 de POA para GRU. Quem sabe não vem um almoço, mesmo que pobre afinal é a Varig, é um 767 e é um vôo de quase quatro horas. Bem, assim que fui servido acabou a ilusão e fui rapidamente levado de volta a realidade, para a realidade de um mundo pós 11 de setembro e com o barril de petróleo lá na estratosfera...

Pois é, o indefectível sanduíche quente. Esse de presunto, queijo e milho. Estava razoável acompanhado de uma mini salada de frutas. Para beber refrigerantes e sucos, nada de álcool. E pensar que antes tinha vinho tinto e branco, até suco de tomate. Fazer o que?? Welcome to the real world!! Realmente a velha Varig é passado e para os que dizem que é impossível manter aquele padrão de serviço nos dias de hoje concordo plenamente, só acho que ficou sem graça... sad.gif
Algo entretanto da velha Varig continua vivo no serviço da empresa, o padrão de serviço dos comissários. Dá gosto ver a classe e a educação com que servem os passageiros, dá para sentir que cada um daqueles comissários tem mais de vinte anos voando e muita experiência. Pelo menos isso me deu um gostinho de velha Varig novamente.
Os chineses que estavam a bordo me parecem estavam preparados para a pobreza do serviço de bordo, do nada um deles abre o bin e tira uma embalagem de isopor cheia de yakssoba, no melhor estilo daqueles que vende na Paulista. O tal isopor foi passando de mão em mão entre os membros do grupo mas o cheiro da gororoba estava de lascar suicide_anim.gif . Até que o sanduichinho não foi tão mal tongue.gif . O entretenimento de bordo também foi um ponto fraco já que estava reduzido à revista de bordo e os telões não funcionavam.

Aqui uma foto nivelado sabe lá onde nesse Brasil imenso

Lá pelas tantas cansado de reler a revista de bordo fui dar uma volta pelo avião, aqui uma vista da classe econômica lá do fundão

Acho que peguei a mania da Carol... stirthepot.gif

E essa é para o Caravelle

Ainda faltava uma hora para iniciar a descida e uma nova rodada de bebidas foi oferecida pelos comissários, suco de laranja ou água

Eis que finalmente inicia-se a descida. Um vôo longo como esse sem entretenimento de bordo é de lascar mas logo o entretenimento se revelou abaixo das asas do avião com o Rio Negro aparecendo majestoso

A descida revelava os rios e as matas tão bem conservadas no estado do Amazonas, mesmo nas proximidades de Manaus e em pouco tempo os avisos de apertar os cintos eram ligados e o speech feito anunciando o pouso no Aeroporto Eduardo Gomes. Lá vai o vídeo do pouso

Taxiamos para o finger e para variar é só o avião parar e todo mundo levanta, loucos para sair e daí fica aquela muvuca de pé aguardando para acoplar o finger, abrir a porta, etc. Desembarque e ainda uma espera de uns vinte minutos para pegar a bagagem. Como o terminal é climatizado não fazia idéia do calor que estava fazendo e ainda por cima estava com um casaco de couro preto pois São Paulo estava com 15 graus de temperatura quando saí. Só quando cheguei no terraço para fotografar um pouco é que senti um "bafo" quente sinistro na cara laugh.gif o que me fez arrancar o casaco, enfiá-lo no mala e ter a certeza que definitivamente não precisaria do mesmo durante minha estadia no Amazonas rolleyes.gif Até o final da tarde o dia foi totalmente dedicado ao spotting no amplo terraço do Eduardão

Já anoitecendo é que peguei o "ônibus executivo" até o centro, aliás nunca vi tão pouco espaço para as pernas em um ônibus, será que aprenderam com os Folegatti??? smile.gif O hotel não poderia ser outro, quando achei na internet escolhi esse por razões evidentes tongue.gif

De noite uma agradável pizza com o FDuarte e o Rodrigo Seixas regada a chopp e aviação. Dia seguinte nada de spotting, era dia de fazer todos aqueles "passeios turísticos" mas que valem a pena. Algumas fotos

Alguns dos muitos barcos existentes em Manaus

Um posto flutuante no meio do Rio Negro para abastecer os barcos

Aqui a famosa Feira da Panair, embora o manauara pronuncie "Pánáírrrrr". A razão do nome é que nesse ponto pousavam os hidroaviões da saudosa Panair do Brasil.

E o tão falado encontro das águas, muito legal. Aqui as águas escuras do Rio Negro encontram as claras do Rio Solimões e formam o Amazonas. Os rios correm por alguns quilometros juntos sem se misturar devido a diferença entre suas velocidades e temperatura de suas águas

Nem só de avião vive o spotter... smile.gif

Navegando no Rio Negro

Uma comunidade ribeirinha

A vitória régia

As "voadeiras" que fazem os passeios nos igarapés e igapós

Eita bicho feio!!! laugh.gif

Navegando em um igapó que significa "mata inundada"

Um barco "gaiola" que faz o passeio no Rio Negro

Quem não tem dinheiro para ir ao interior de avião vai de barco em viagens que demoram dias. É o "busão" da Amazônia

E o maravilhoso Teatro Amazonas, construido no áuge do ciclo da borracha

Vamos agora com a volta a São Paulo. Depois de duas noites em Manaus era hora de voltar para casa. Dia 17 ainda fui até Flores fotografar no aeroclube, voltei ao hotel, arrumei a mala e fiquei esperando o FDuarte e o Rodrigo Seixas que iam me pegar no hotel. Uma chuva caia quando os dois chegaram e evidentemente o assunto no caminho para o Eduardo Gomes foi aviação tongue.gif Passamos em frente ao Vivaldão que eu só tinha visto em fotos e mais uns minutos chegamos ao aeroporto. Seixas deixou seu Del Rey no estacionamento e inclusive comentamos dos preços baixos do mesmo, beeem longe da facada cobrada em Guarulhos ou Congonhas. Direto para o terraço fotografar pois ainda tinha um tempo até fazer o check-in. Lá encontramos mais um do CR, o ThiagoA300 e bota para quebrar nas fotos. Aguardava qual seria o 767 que me levaria de volta a São Paulo e eis que aparece o... VAB!! ranting_1.gif Mais umas fotos e fui fazer o check in. A fila igualmente pequena, como em São Paulo mas um tanto demorada. Cartão de embarque recebido e mais uma notinha de supermercado para a coleção...

Ainda deu tempo para um rápido papo com a galera no Bob's e quando já estava em cima da hora me despedi dos amigos do Manaus Spotting Team aos quais mais uma vez agradeço a acolhida!! yesyes.gif Não deu nem tempo para sentar na sala de embarque, o vôo já estava sendo chamado e fui direto para o portão3 pois já passava das 15:20, horário previsto de embarque. O VAB novamente me dava as boas vindas e eu mais uma vez lá na turma do fundão, dessa vez na 30L. Portas fechadas, speech de boas vindas e nosso comandante para o vôo seria o Sr Felipe. Quando fizemos o pushback vi um bando de loucos (e não era a torcida do Timão laugh.gif ) fotografando o VAB. Não precisa nem dizer quem era... tongue.gif Tentei fotografar o Fabio, o Rodrigo e o Thiago lá do avião mas não deu. Seguimos o táxi passando bem perto dos aviões que estão em lastimável estado no cemitério do SBEG (dois Vasp, um TCB e um Promodal) e logo já alinhavamos para decolar. Aqui vai o vídeo

Peço permissão ao FDuarte para ilustrar o reporte com a foto do VAB decolando que ele tirou, afinal é a primeira vez que sou spotteado. laugh.gif

A decolagem de Manaus é muito bonita e dá para ver os rios Negro e Solimões e o encontro das águas. Assim que o sinal de apertar cintos apagou mudei de lugar para o 30A já que não teria dessa maneira nenhum "companheiro" de viagem. Aqui mais uma foto, ainda subindo

O vôo estava bem vazio, estimo que com apenas um quarto dos lugares ocupados, o pouso em Guarulhos estimado para as 20:17 hora local. Uma pequena turbulência na subida que fez com que os avisos de apertar cintos fossem novamente ligados. Passada a turbulência e o serviço de bordo foi iniciado. Dessa vez minhas espectativas eram nulas e o que foi servido foi um sanduíche frio de queijo e tomate que estava bem ruinzinho e uma sobremesa que não consegui identificar seja por sua forma, cor, gosto ou cheiro. Quem sabe uma "tentativa" de pudim. Bom mesmo novamente só a atenção dos comissários

Os telões da cabine dessa vez funcionaram, ou quase, o da segunda cabine da econômica (onde eu estava) não funcionou mas também a programação como dizem os americanos "was nothing to write home about", passou a Noviça Rebelde e aqueles programas "Just for laughs" que as empresas aéreas adoram. Como o sono estava pegando aproveitei o bom reclínio da poltrona e o escurinho da cabine para "puxar um ronco" laugh.gif Em um tempo que pareceu menos que no vôo de ida São Paulo já aparecia abaixo das asas do 767 e era hora de descer. Speech feito luzes acesas, comissários checando cintos e poltronas na vertical e logo estávamos estabilizados no ILS da 09R. Gear down e flaps ajustados e as casas de Guarulhos iam aumentando de tamanho na janela do avião. Passamos o través do Matiz tongue.gif e segundos depois tocamos o solo paulista. Fico devendo o pouso pois foi noturno. Uma última da cabine de passageiros ao desembarcar

E a galley traseira do 767

Para o amigo do CR que pretende ir para Manaus algumas recomendações:

- Leve roupas leves pois Manaus é QUENTE PARA CARAMBA!!!
- Repelente de mosquitos no passeio de barco é ítem NO GO

E do que experimentei e vale a pena

- Peixes da região, Tambaqui, Tucunaré, Pirarucu, Surubim, etc...
- Passeio do encontro da águas, obrigatório
- Conhecer o Teatro Amazonas e passear de noite pelo Largo de São Sebastião onde fica o teatro que é uma região completamente revitalizada do centro de Manaus.
- Já que está no Largo de São Sebastião, tomar um tacacá no Tacacá da Gisela
- Sorveteria Glacial, tem uma self service na Avenida Getúlio Vargas. Experimente todos os sabores diferentes como Tucumã, Taperebá, Açaí, Buriti e Cupuaçú. Não deixe de provar o picolé de Tapioca yesyes.gif
- Refrigerantes de guaraná locais como Real, Regente, Magistral, Tuchaua e outros. São um pouco diferentes dos que estamos acostumados tendo um sabor mais próximo do guaraná em pó.

Espero que tenham apreciado.

#2 747-500edx

747-500edx
  • Usuários
  • 186 posts

Posted 15 de June de 2008 - 05:30

show de bola!!! gostei das fotos thumbsup.gif

#3 Diniz Júnior

Diniz Júnior
  • Usuários
  • 1,366 posts

Posted 15 de June de 2008 - 06:50

Belíssimo tópico Canteras, muito bom mesmo e super completo. Parabéns e um abraço!

#4 Eduardo_MAO

Eduardo_MAO
  • Usuários
  • 747 posts

Posted 15 de June de 2008 - 07:31

Belo report, Fernando. Serve até de manual de turismo. heheehehhe
Abs.

#5 Jose Luis Silva

Jose Luis Silva
  • Usuários
  • 1,069 posts

Posted 15 de June de 2008 - 09:09

X-LENTE FR. Obrigado pela p yesyes.gif artilha!!!

#6 Kleber

Kleber

Skywalker

• Membro Honorário
  • 10,856 posts

Posted 15 de June de 2008 - 09:22

Muito luxo o FR, Canteras smile.gif

#7 TR763

TR763
  • Usuários
  • 1,007 posts

Posted 15 de June de 2008 - 12:51

Bravo!! Bravo!!

FCANTERAS, seu FR está espetacular!
Nossa, fiquei entretido do início ao fim. Mto bom!!
Belas fotos, belos vídeos e uma leitura agradável fizeram deste FR um dos melhores que já li.
Obrigado por compartilhar!

Abraços!

#8 BIG GIG

BIG GIG
  • Desligados
  • 4,449 posts

Posted 15 de June de 2008 - 14:16

Luxo!!

O Brasil é mesmo lindo!! Espetacular as fotos do rio Amazonas!!

#9 leo_cnf

leo_cnf
  • Usuários
  • 2,426 posts

Posted 15 de June de 2008 - 14:23

smile.gifsmile.gif

que FR!!!

nao so pelos voos mas por MAO tb

smile.gifsmile.gif

#10 FCANTERAS

FCANTERAS
  • Moderador
  • 4,952 posts

Posted 15 de June de 2008 - 15:56

Muito obrigado a todos!!! thumbsup.gif

#11 Super Constellation

Super Constellation
  • Usuários
  • 2,651 posts

Posted 15 de June de 2008 - 16:01

Muito bom o FR,excelente

#12 CarolMD11

CarolMD11
  • Usuários
  • 1,688 posts

Posted 15 de June de 2008 - 20:51

QUOTE(FCANTERAS @ Jun 15 2008, 05:36 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Acho que peguei a mania da Carol... stirthepot.gif

é isso ai amigo .. achei um maximooooooooooo essa foto !!! huhuuhuuhhhu

adorei o FR ...

Eu comprei as minhas passagens pra eneav pela varig com essa promoção, e foi culpa do FCANTERAS pois na epoca li em algum post q ele tinha comprado pra MAO .. na mesma hora entrei no site da varig e achei a tarifa mega promocional ida e volta pra Eneav.

#13 FCANTERAS

FCANTERAS
  • Moderador
  • 4,952 posts

Posted 15 de June de 2008 - 22:04

QUOTE(DC-8 @ Jun 15 2008, 04:01 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Muito bom o FR,excelente

Valeu DC8!!!

QUOTE(Carolzinha @ Jun 15 2008, 08:51 PM) <{POST_SNAPBACK}>
é isso ai amigo .. achei um maximooooooooooo essa foto !!! huhuuhuuhhhu

adorei o FR ...

Eu comprei as minhas passagens pra eneav pela varig com essa promoção, e foi culpa do FCANTERAS pois na epoca li em algum post q ele tinha comprado pra MAO .. na mesma hora entrei no site da varig e achei a tarifa mega promocional ida e volta pra Eneav.

Valeu Carol!!! A culpa foi minha??? Bem feito!!! stirthepot.gif stirthepot.gif Cuidado com essa crise de abstinência que em agosto você tem que ir para Paris!! laugh.gif

#14 Rodrigo Seixas

Rodrigo Seixas
  • Usuários
  • 101 posts

Posted 16 de June de 2008 - 00:16

Fernando,

Não tem palavras para descrever o FR, fico feliz que tenha gostado da cidade nesses dois dias. Excelente fotos, excelente video, e bela decolagem! para quem acompanhou do terraço, foi muito show... e vendo o video então!!!

Abraços

#15 FCANTERAS

FCANTERAS
  • Moderador
  • 4,952 posts

Posted 16 de June de 2008 - 00:25

QUOTE(Rodrigo Seixas @ Jun 16 2008, 01:16 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Fernando,

Não tem palavras para descrever o FR, fico feliz que tenha gostado da cidade nesses dois dias. Excelente fotos, excelente video, e bela decolagem! para quem acompanhou do terraço, foi muito show... e vendo o video então!!!

Abraços

Grande Seixas!!! Cara, digo que esses dias em Manaus foram do baralho!!! Tanta coisa que eu não conhecia e acho que todo brasileiro devia conhecer, além da companhia dos distintos membros do Manaus Spotting Team que tão bem me recepcionaram. tongue.gif Grande abraço e até a volta algum dia se Deus quiser!!

#16 F.Duarte

F.Duarte
  • Usuários
  • 888 posts

Posted 16 de June de 2008 - 08:18

Peço permissão ao FDuarte para ilustrar o reporte com a foto do VAB decolando que ele tirou, afinal é a primeira vez que sou spotteado.

Meu amigo, precisa pedir permissão não, é uma honra ter uma foto de minha autoria no seu FR, que aliás está perfeito.thumbsup.gif thumbsup.gif
Parabéns mesmo e mais uma vez as portas de Manaus estão abertas pra vc ou qualquer outro amigo aqui do CR que queiram visitar a nossa terra.

FR PERFECT!!!!! reverencia.gif

Abraços!

#17 FCANTERAS

FCANTERAS
  • Moderador
  • 4,952 posts

Posted 17 de June de 2008 - 22:53

QUOTE(F.Duarte @ Jun 16 2008, 08:18 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Meu amigo, precisa pedir permissão não, é uma honra ter uma foto de minha autoria no seu FR, que aliás está perfeito.thumbsup.gif thumbsup.gif
Parabéns mesmo e mais uma vez as portas de Manaus estão abertas pra vc ou qualquer outro amigo aqui do CR que queiram visitar a nossa terra.

FR PERFECT!!!!! reverencia.gif

Abraços!

Valeu Fabio!!! Grande abraço!!!

#18 Thiago A300

Thiago A300
  • Usuários
  • 102 posts

Posted 18 de June de 2008 - 21:48

Sem palavras...
Só posso dizer que vc é muito gente boa e o seu reporte é deslumbrante.
Um grande abraço Canteras e venha mais vezes à Manaus.

#19 FCANTERAS

FCANTERAS
  • Moderador
  • 4,952 posts

Posted 18 de June de 2008 - 22:17

QUOTE(Thiago A300 @ Jun 18 2008, 09:48 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Sem palavras...
Só posso dizer que vc é muito gente boa e o seu reporte é deslumbrante.
Um grande abraço Canteras e venha mais vezes à Manaus.

Valeu Thiago, e você também apareça novamente aqui em Sampa!!

#20 PR-GTJ

PR-GTJ
  • Usuários
  • 1,525 posts

Posted 18 de June de 2008 - 22:44

Só faltou uma noite no Bar do Boi Caprichoso o/