Lipe, desculpe, é possível dizer que o Rio não é tão bem atendido quanto São Paulo mas 28 freqüências semanais não dá pra dizer que o Rio é mal atendido.
Mal atendidos não somos tanto quanto BH, Salvador ou Brasília, mas não é por isso que deixamos de ser mal atendidos. O Rio tem enorme carência por vôos para os EUA e os números indiciam isso. 4 vôos por dia em 767 é pouco sim.
GIG-EUA
CO GIG-IAH, 7x B762
UA GIG-IAD, 7x B763
DL/AA/CO GIG-JFK/EWR, 7x B763
DL GIG-ATL, 7x B763
AA GIG-MIA, 7-12x B763
UA GIG-GRU-ORD, 7x B763
CO GIG-GRU-EWR, 7x B764
Com isso, dois vôos seriam cancelados, mas provavelmente substituídos: GIG-GRU-IAD (iria para ORD, como a UA já afirmou pensar em fazer) e GIG-GRU-IAH (poderia seguir para EWR ao invés se a CO não quisesse lançar um GIG-EWR). Outro vôo que poderia ser cancelado é GIG-GRU-JFK, caso a AA se propusesse a fazer um GIG-JFK direto, o que não seria de todo mal (como não seria se DL ou CO lançassem um vôo diário entre Rio e NY).
Com os dois vôos diários da TAM, aí sim o Rio estaria muitíssimo bem atendido, entre 6 e 8 vôos diretos. Obviamente esses vôos poderiam vir antes ou depois, dependendo do que fosse lançado para cidades como CNF, BSB, SSA, REC, que certamente carregam bastante pax.
O que eu sugeriria para a ANAC por agora era liberar freqüências para cada cidade. 28-35 para GIG, 21-28 para BSB, CNF SSA, REC, FOR, BEL e MAO (cada). POA e CWB também ganhariam, para mim, 14 freqüências cada. Para mim, elas perdem nesse aspecto porque estão mais distantes que as outras cidades e passariam por várias cidades cidades que receberiam vôos para os EUA (nomeadamente BSB, CNF, GRU e GIG). Além disso, demandariam pelo menos um 767 para oferecer um produto competitivo, enquanto MAO ou BEL poderiam contar com 2/3x A320/B737 diário (digamos jetBlue, Spirit e Delta) e FOR com 2x 757 (Delta e American por exemplo), ambos aviões menores que um 767.
Para mim, no entendo POA e CWB poderia operar para MIA com umas 4x freqüências semanais cada. Tudo depende do marketing e, claro, dos aeroportos.
Editado por IluvGIG, 18 de junho de 2008 - 13:32 .