Pular para conteúdo

[LEILÃO] Safety Cards

O leilão de Safety Cards da TRANSBRASIL e da VASP foi encerrado. Em breve teremos novos leilões! Portanto aguardem pelas novidades!

A voz da Varig

Já existem 9 respostas neste tópico, contribua você também!

#1 C010T3

• Usuários
  • 7331 Postagens
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro
  • Data de Nascimento:04/02/1986
Reputação: 617

Postado 26 de junho de 2008 - 18:15

A voz da Varig

Por Cora Rónai

‘Sou um dos ‘400 pilotos’ que, na verdade, acredito já devam agora passar de 500 ou 600, exilados pela destruição do patrimônio Varig. Gostaria de agradecer suas palavras derramadas com tanto jeito e lucidez sobre a Varig, mais uma jóia brasileira sendo reduzida a lixo pelos responsáveis pelo Brasil, sociedade e governo! Aqui de longe, depois de 26,5 anos cortando os céus com a nossa estrela, gostaria ao menos de sentir que nosso infortúnio tivesse servido para melhorar as coisas no Brasil...

Mas, para meu desespero e mágoa, não é o que vejo. O setor aeroviário brasileiro está ainda muito pior do que você imagina. A mediocridade na qual chafurdamos não só destruiu a Transbrasil, a Vasp e em seguida a Varig, como transformou toda a estrutura reguladora do setor num gigantesco ‘Detran’! Um mostrengo ‘pulítico’ que não só entregou o mercado para as empresas estrangeiras, mas que vem matando impunemente os próprios usuários, ao permitir a operação do sistema em condições de precariedade africana.” (Comandante Peter, Etihad Airways, Emirados Árabes) “Trabalhei 28 anos como comissária de vôo, 14 deles na Primeira Classe. Lembro que todos os exilados, mundo afora, procuravam a Varig para matar as saudades do Brasil através de jornais, revistas ou um simples batepapo com os funcionários. Eles, naturalmente, não freqüentavam as nossas embaixadas, pelo medo de serem localizados. Muitos de nós, comissários e comissárias, arriscamos mais do que nossos empregos levando e trazendo cartas, pacotes e fotografias entre eles e suas famílias. Aí eu pergunto: cadê esses exilados que viveram lá fora, voltaram e agora estão riquíssimos, seja como políticos, seja como anistiados? Nenhum nos deu qualquer apoio, não se ouviu de nenhum deles uma palavra sequer em defesa da Varig ou dos seus funcionários. Vivo da ajuda de amigos e parentes, tendo pago uma seguridade cara por muitos e muitos anos. Não quero nada de ninguém, só quero o que é meu de direito, não é justo desgraçarem assim as nossas vidas!” (Nilza Maria) “Minha vida e a de meu irmão foram construídas pelas asas da Varig. Meu pai, atualmente com 78 anos, foi comandante da Varig; minha mãe, hoje com 64 anos, também trabalhou lá. Ambos do Aerus. Ver quem nos deu a vida, a formação, a ética e o carinho de uma vida inteira passar necessidades, sobretudo quando mais precisam, é muito difícil e doloroso.” (Rogério) “Não vou falar pelo meu marido, ontem copiloto do Boeing 777 da Varig, hoje comandante do Boeing 757 da Varig-Log. Não posso falar pelo meu marido, pois só ele sabe o que é perder uma das coisas das quais mais se orgulhava.

(....) O que vai acontecer se não conseguirem um sócio brasileiro para tornar legitima a compra da Varig-Log? Meu marido ficará novamente desempregado? Terei que me mudar com meus filhos? Tirá-los da escola? Deixar o meu país?” (Andrea) “Meu genro Clark era piloto da Varig. Hoje ele e muitos outros pilotos da Varig trabalham para a Emirates em Dubai, têm uma vida com muito conforto e qualidade, e creio que nunca foram tão bem pagos. Estive lá duas vezes e encontrei pilotos estudiosos e responsáveis, da melhor qualidade, mas ‘viúvos’ da ‘nossa empresa’, que é como se referem à Varig. Se tivessem tido apenas um sinal no fim do túnel, com certeza estariam aqui apoiando a Varig, mesmo que com sacrifícios.” (Eliane) “Tenho 70 anos, 35 dos quais trabalhando na Varig. Comecei como engenheiro em 1965 e me aposentei em maio de 2000. Tive e tenho um imenso orgulho de ter contribuído com uma pequena parcela para a grandeza daquela que foi a maior e melhor empresa aérea da América Latina. Nos últimos anos, vi com muita tristeza um verdadeiro massacre da mídia em cima da Varig, esquecendo tudo o que ela havia realizado ao longo de quase oito décadas.” (Ivan) “O governo parece que não se deu conta de como é duro para esses funcionários que trabalharam honestamente e com um amor incomensurável pela sua Varig verem seus direitos usurpados. Quem vai pagar essa conta? Aposentados com 40 anos de Varig, que contavam com a tão sonhada velhice digna e tranqüila...

Trabalharam bravamente para isso, contribuíram mensalmente para essa aposentadoria e, ainda, com aquela competência citada por você. Que orgulho mesmo ver nossos aviões por todos os cantos do país e do mundo! E que profissionais! Estou viúva há 11 meses de um engenheiro de vôo. Ele amava o que fazia, cada vôo era como se fosse o primeiro...

Faleceu prematuramente aos 63 anos, triste, deprimido e revoltado. Agora estou eu, que fui casada por 20 anos, sentindo ainda mais essa maldade na pele, além da dor doída da perda do marido e companheiro.” (Lucia) “Voávamos pelo mundo com segurança e orgulho, lembra? Qual empresa faz hoje Zurique, Amsterdã, Copenhague, Roma, Milão, Lisboa, OPorto, Frankfurt, Munique, Madri, Barcelona, Paris, Tóquio, Los Angeles, México, Toronto, Montreal, Chicago, Nova York, Miami, Atlanta, Londres, Santiago? As estrangeiras fazem... morrendo de rir da nossa burrice.

Vi (e vejo) meus colegas enfartarem e ficarem deprimidos por tudo o que aconteceu conosco. Muito triste! Ah, Cora, queria que isto não tivesse passado de um pesadelo. Queria minha aposentadoria de volta. Queria que o filho comandante de nosso antropólogo Roberto DaMatta não tivesse sucumbido a toda essa dor... como tantos outros mais.” (Comandante Alcides)

Fonte: O Globo de 26/06/2008

#2 cmte_kings

• Expulsos
  • 316 Postagens
  • Cidade/UF/País:são paulo/SP/brasil
  • Data de Nascimento:01/07/1985
Reputação: 0

Postado 26 de junho de 2008 - 18:28

É isso aí!!! ainda dizem que o governo não MATOU a VARIG!

O Governo acabou com um patrimônio nacional!!! vamos ajudar a VARIG, ainda é tempo!! a estrela brasileira tem que voltar!!

se continuar assim, a TAM será assassinada, a GOL, a AZUL e qualquer uma que entrar nesse meio, no nosso país!

#3 Airbus-FA

• Usuários
  • 2081 Postagens
  • Cidade/UF/País:Joinville/SC/Brazil
  • Data de Nascimento:04/11/1980
Reputação: 551

Postado 26 de junho de 2008 - 18:49

Vou concordar em alguns pontos e desabafar sobre outros.

A Varig era uma empresa com uma marca famosa e admirada pelos bons serviços que outrora prestou, assim como a Panair tbm foi, mas não um patrimônio público, apenas uma empresa grande.

Acabou, pronto.

Sim concordo que o governo deveria direcionar sua atenção a amparar os direitos dos ex funcionários, o que com certeza não está fazendo, mas não envidar esforços para trazer a Varig de volta.

É muito cansativa essa falácia de Varig enquanto minha nação, Varig enquanto minha razão de viver, etc. Veja que a aviação no Brasil se renovou, dinamizou.

No passado tinhamos as 3 grandes, Varig, Transbrasil e Vasp. Foi um ciclo que se encerrou.

Hoje temos a Tam e a Gol (a VRN na esteira da Gol) e uma terceira grande é questão de tempo, a BRA tentou e não conseguiu, a Ocean está tentando mas não consegue por seus pecados semelhantes aos da BRA. Vem aí a Azul que tem tudo para nos trazer um mercado com 3 grandes players competitivos, bom para todos. Além disso temos a TRIP se consolidando como uma regional "nacional" e já se fala até em Virgin Brasil.

Vamos sim lutar pelos direitos dos ex funcionários da Varig, mas acabemos com essa retórica de que a Varig seria algo supremo e celestial que tem que ser resgatado enquanto tesouro da aviação.

Editado por Airbus-FA, 26 de junho de 2008 - 18:52 .

#4 Moonlight Shadow

• Usuários
  • 129 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo
  • Data de Nascimento:23/10/1970
Reputação: 0

Postado 26 de junho de 2008 - 21:51

QUOTE(Airbus-FA @ Jun 26 2008, 06:49 PM) <{POST_SNAPBACK}>

A Varig era uma empresa com uma marca famosa e admirada pelos bons serviços que outrora prestou, assim como a Panair tbm foi, mas não um patrimônio público, apenas uma empresa grande.

Acabou, pronto.

Sim concordo que o governo deveria direcionar sua atenção a amparar os direitos dos ex funcionários, o que com certeza não está fazendo, mas não envidar esforços para trazer a Varig de volta.

É muito cansativa essa falácia de Varig enquanto minha nação, Varig enquanto minha razão de viver, etc. Veja que a aviação no Brasil se renovou, dinamizou.

No passado tinhamos as 3 grandes, Varig, Transbrasil e Vasp. Foi um ciclo que se encerrou.

Hoje temos a Tam e a Gol (a VRN na esteira da Gol) e uma terceira grande é questão de tempo, a BRA tentou e não conseguiu, a Ocean está tentando mas não consegue por seus pecados semelhantes aos da BRA. Vem aí a Azul que tem tudo para nos trazer um mercado com 3 grandes players competitivos, bom para todos. Além disso temos a TRIP se consolidando como uma regional "nacional" e já se fala até em Virgin Brasil.

Vamos sim lutar pelos direitos dos ex funcionários da Varig, mas acabemos com essa retórica de que a Varig seria algo supremo e celestial que tem que ser resgatado enquanto tesouro da aviação.

Meu caro amigo eu não havia conseguido me expressar tão bem a respeito deste assunto quanto você neste seu post.

Parabéns

#5 GPWS

• Usuários
  • 448 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo /SP/Brasil
  • Data de Nascimento:01/01/1950
Reputação: 209

Postado 27 de junho de 2008 - 00:46

QUOTE(Moonlight Shadow @ Jun 26 2008, 10:51 PM) <{POST_SNAPBACK}>

Meu caro amigo eu não havia conseguido me expressar tão bem a respeito deste assunto quanto você neste seu post.

Parabéns

Então são 2...assino embaixo em tudo o que nosso amigo Airbus-FA falou...principalmente o último parágrafo. Parabéns.

Editado por GPWS, 27 de junho de 2008 - 00:47 .

#6 Lear_60

• Usuários
  • 2911 Postagens
  • Data de Nascimento:07/03/1987
Reputação: 508

Postado 27 de junho de 2008 - 08:20

QUOTE(Airbus-FA @ Jun 26 2008, 06:49 PM) <{POST_SNAPBACK}>

Acabou, pronto.

Post simplesmente perfeito!

reverencia.gif reverencia.gif reverencia.gif

O que não entra na cabeça dessa varguianada é que a empresa quebrou por pura incompetência administrativa. Agora tem a síndrome da perseguição que o governo não queria Varig, que o governo isso, que o governo aquilo e por aí vai.
Empresa mal administrada dá nisso, enquanto tinha crédito no mercado sobreviveu dando calote a torto e a direito, quando acabou a farra... quebrou...

#7 jambock

• Membro Honorário
  • 11069 Postagens
  • Interests:aeronáutica, militar em geral, informática, fotografia
  • Cidade/UF/País:Porto Alegre/RS/Brasil
  • Data de Nascimento:13/10/1941
Reputação: 1155

Postado 29 de junho de 2008 - 20:27

Meus prezados:
Rio de Janeiro - Cerca de mil ex-funcionários da Varig realizaram no sábado, pela manhã, na Praia de Ipanema, zona sul do Rio de Janeiro, manifestação para exigir o pagamento de dívidas trabalhistas da companhia e o repasse de créditos ao fundo de pensão complementar da categoria, o Aeros.
Durante a passeata, que percorreu ruas em Ipanema, na zona sul, foram distribuídas laranjas para chamar a atenção da sociedade sobre a série de escândalos em torno da venda da empresa. Na sexta-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, em Caracas, que o caso sobre a venda da companhia aérea "está encerrado".
Veja também:
Entenda as denúncias contra a venda da Varig
De acordo com uma das organizadoras do evento, Ângela Arend, os ex-funcionários não receberam as indenizações trabalhistas referentes à demissão realizada pela companhia em 2006, época do leilão de venda.
"Também reclamamos depósitos de Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) que não foram feitos, bem como o pagamento de salários e de duas gratificações de décimo terceiro salários", diz Ângela, que trabalhou por 26 anos na companhia aérea como comissária de bordo.
Já em relação ao Aeros, os manifestantes cobram o repasse de créditos, estimados pelas associações de funcionários em R$ 3,2 bilhões, provenientes do congelamento de tarifas, realizado durante o governo Sarney.
"Todas estas irregularidades abrem precedentes para que outros empresários adquiram companhias e não arquem com os passivos trabalhistas. Cerca de 75% dos ex-funcionários da Varig ainda estão desempregados", acrescenta Ângela. Uma nova passeata já está sendo articulada pelas associações e deve ocorrer nas próximas semanas.
www.estadao.com.br

Editado por jambock, 29 de junho de 2008 - 20:32 .

#8 Airbus-FA

• Usuários
  • 2081 Postagens
  • Cidade/UF/País:Joinville/SC/Brazil
  • Data de Nascimento:04/11/1980
Reputação: 551

Postado 02 de julho de 2008 - 11:50

QUOTE(jambock @ Jun 29 2008, 08:27 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Meus prezados:
Rio de Janeiro - Cerca de mil ex-funcionários da Varig realizaram no sábado, pela manhã, na Praia de Ipanema, zona sul do Rio de Janeiro, manifestação para exigir o pagamento de dívidas trabalhistas da companhia e o repasse de créditos ao fundo de pensão complementar da categoria, o Aeros.
Durante a passeata, que percorreu ruas em Ipanema, na zona sul, foram distribuídas laranjas para chamar a atenção da sociedade sobre a série de escândalos em torno da venda da empresa. Na sexta-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, em Caracas, que o caso sobre a venda da companhia aérea "está encerrado".
Veja também:
Entenda as denúncias contra a venda da Varig
De acordo com uma das organizadoras do evento, Ângela Arend, os ex-funcionários não receberam as indenizações trabalhistas referentes à demissão realizada pela companhia em 2006, época do leilão de venda.
"Também reclamamos depósitos de Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) que não foram feitos, bem como o pagamento de salários e de duas gratificações de décimo terceiro salários", diz Ângela, que trabalhou por 26 anos na companhia aérea como comissária de bordo.
Já em relação ao Aeros, os manifestantes cobram o repasse de créditos, estimados pelas associações de funcionários em R$ 3,2 bilhões, provenientes do congelamento de tarifas, realizado durante o governo Sarney.
"Todas estas irregularidades abrem precedentes para que outros empresários adquiram companhias e não arquem com os passivos trabalhistas. Cerca de 75% dos ex-funcionários da Varig ainda estão desempregados", acrescenta Ângela. Uma nova passeata já está sendo articulada pelas associações e deve ocorrer nas próximas semanas.
www.estadao.com.br

É como eu bem disse Jambock, os ex-funcionários tem sim que bradar em alta voz por seus direitos, e a sociedade tem por obrigação de fazer coro com eles, para que não existam tais precedentes no Brasil.

Porém sempre junto com essa reivindicação vem a histórinha de que a Varig é um patrimônio do Brasil e deve ser recuperada pois seria inaceitável que seu nome desapareça dos céus. É em relação a isso que eu me referi quando disse que já estava ficando chato.

#9 Clipper

• Consultor
  • 1398 Postagens
  • Data de Nascimento:18/09/1962
Reputação: 1286

Postado 02 de julho de 2008 - 13:20

O que não entra na cabeça dessa varguianada é que a empresa quebrou por pura incompetência administrativa. Agora tem a síndrome da perseguição que o governo não queria Varig, que o governo isso, que o governo aquilo e por aí vai.
Empresa mal administrada dá nisso, enquanto tinha crédito no mercado sobreviveu dando calote a torto e a direito, quando acabou a farra... quebrou...

Caro Lear,

A respeito desse assunto ioiô, concordo plenamente com o seu ponto de vista, além de aceitar a opinião dos demais participantes, a não ser por um aspecto (nem é preciso dizer que são inquestionáveis os direitos trabalhistas dos ex-empregados e a necessidade da revisão do amparo ao pessoal dependente do Aerus): deixando de lado essa balela de que a Varig é patrimônio nacional, mas colocando-me como cidadão brasileiro, que paga imposto e cumpre com suas obrigações, antes de ter uma cabeça “variguianada”, gostaria que fosse de fato revelada a história completa de tudo que envolveu a suposta venda legal (?!) da companhia, em 2006, porque isso de uma certa forma seria de muita importância para que esse país um dia criasse vergonha e pudesse realmente gritar bem alto e sem medo: o Brasil é composto e, principalmente, administrado somente por pessoas honestas !!

No entanto, para que isso aconteça, muita gente influente poderá ser atingida, quem sabe até alguns que administram ou têm interesse no cenário montado com as atuais companhias aéreas. Se isso não ocorrer – uma moralização geral - a farra continuará, mas a diferença é que a festa estará sendo patrocinada por meninas mais bonitas, supostamente ricas e mais atraentes, no lugar do que foi por muito tempo a festeira Varig, mas que se tornou barriguda, desdentada e que gastou toda a herança. Novos tempos? Até prova em contrário, as moscas são as mesmas.

Um abraço.

*Com relação à Varig, num país decentemente administrado, não haveria outra saída, além da falência completa, sem qualquer fôlego suplementar. No entanto, como comentei em outro tópico, a administração federal jamais poderia permitir que o espaço obtido por aquela companhia, no mercado internacional, fosse sendo destruído com o passar dos anos. Esse estrago tem sido danoso a todos.

Está corretíssimo não aplicar dinheiro público para recuperar empresas privadas, mas, na minha visão de contribuinte, é inaceitável observar o Brasil perder arrecadação com impostos, além de não conter a inevitável saída de dinheiro para o exterior, porque as empresas estrangeiras dominaram o espaço que foi visivelmente perdido de forma incompetente, tanto de um lado (Varig), como do outro (um governo sem iniciativas honestas e planejamento).

#10 Mastercaptain

• Consultor
  • 6422 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo /São Paulo /Brasil
  • Data de Nascimento:01/01/1959
Reputação: 2628

Postado 02 de julho de 2008 - 13:37

Pais rico este nosso, enquanto isso 10 bi já foram para o ralo.........

QUOTE(mastercaptain @ Jun 27 2008, 03:20 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Aos Variguianos, ao Povo Brasieliro , aos Meios de Comunicação, Ministros de Estado, Parlamentares e Autoridades deste País.

Este trabalho foi apresentado à Comissão de Direitos Humanos das Minorias, na Câmara Federal, em 25/06/2008, pelos Trabalhadoresa do Grupo VARIG, representados pelo Comte. Tito Walker e pelo F/E, Dr. Círtoli, que incansavelmente lutam pela recuperação dos direitos dos trabalhadores e aposentados VARIG/AERUS. Lutam, também, para que se apure a verdade dos fatos que envolveram o que foi a destruição da maior empresa de aviação civil da América do Sul, a VARIG, e que os trabalhadores foram impedidos de recuperar!

"Homens que se calam diante das injustiças, não são!"

Da nossa luta não desistiremos!

“A VARIG FAZ FALTA”

Nota de Esclarecimento aos Brasileiros
Faz dois anos que a VARIG, que tão conhecida, amada e admirada pelo povo brasileiro parou de voar. Desde que foi adquirida, em julho de 2006, numa transação de fachada, por um grupo estrangeiro (Matlin Patterson), contrariando a lei brasileira e, em seguida, revendida, após poucos meses, por preço dez vezes maior, à GOL, com a benção do Planalto, a operação da VARIG nunca mais conseguiu oferecer o padrão de aviação civil que o Brasil tivera, com eficiência e sem subsídios, durante os últimos 40 anos. Por isso, os trabalhadores da única VARIG, a que de fato existiu, por 80 anos, oferecem ao povo brasileiro o BALANÇO, ainda preliminar, da tragédia econômica ocorrida com a supressão das atividades da maior empresa aérea da América Latina.

1. BALANÇO SOCIAL DA QUEDA DA VARIG
(obs: todos os prejuízos calculados em valor presente)
1.1. Cerca de 600 pilotos de qualificação mundial “exportados” para companhias aéreas do exterior (“O Brasil não precisa de profissionais altamente qualificados”) . . .
(prejuízo estimado: R$ 648 milhões).
1.2. Cerca de 8,5 mil famílias de aposentados e pensionistas do fundo de pensão AERUS sem a cobertura mensal para seu sustento;
(prejuízo estimado: R$ 900 milhões).
1.3. Cerca de 7,5 mil aeronautas e aeroviários ativos da VARIG confiscados em 100% da sua poupança previdenciária, por eles próprios acumulada no AERUS, sob a suposta fiscalização do Governo Federal (SPC):
(prejuízo estimado R$ 900 milhões).

2. BALANÇO ECONÔMICO DA QUEBRA DA VARIG
2.1. Perda de quase 100% da receita anual em divisas, gerada pelas rotas internacionais da VARIG, perdidas para a concorrência externa.
(prejuízo estimado US$ 2 bilhões, equivalentes a R$ 3,2 bilhões).
2.2. Cessação completa do fluxo de tributos e contribuições sociais, gerados pela operação da VARIG:
(prejuízo estimado R$ 3 bilhões).
2.3. Cessação completa do fluxo de tributos em atraso (REFIS), antes recolhidos pela VARIG
(valor presente na ocasião: R$ 3,5 bilhões).

3. BALANÇO FISCAL E LEGAL DA QUEBRA DA VARIG
3.1. Contingência fiscal contra a União Federal, não saldada, a favor dos credores da VARIG, inclusive seus próprios trabalhadores:
(prejuízo estimado: R$ 4,5 bilhões).
3.2. Prováveis contingências legais, contra a União Federal e o governo do Estado do Rio, pela eventual operação de irregularidades no processo de “recuperação judicial” e na intervenção e liquidação do AERUS.
(prejuízo estimado (valor do DANO causado): R$ 4 bilhões).

Computou-se como prejuízo social estimado o valor presente dos fluxos projetados de perdas sociais (itens 1.1, 1.2, 1.3), perda econômica (item 2.1) e perda fiscal (3.1). os demais itens não foram computados por se considerar dupla contagem do ponto de vista do custo social de oportunidade, embora constituam um prejuízo fiscal (este estimado em R$ 6,5 bilhões) e uma contingência legal (da ordem de R$ 4 bilhões), em si extremamente volumosas.

O conjunto desses passivos e de rendas perdidas perfaz um prejuízo social consolidado (custo social de oportunidade) da ordem de R$ 10 bilhões, que é arcado pelo povo brasileiro na condição de (a) usuário prejudicado, (b) pagador de impostos e © trabalhador usurpado de seus mais elementares direitos.

Mas, todo esse prejuízo foi causado em favor de quantos interesses e por quê, afinal?

Cabe ao povo, através de seus representantes, investigar quem se beneficiou, e o que esses beneficiários proporcionaram em troca à população do país.
Tais supostas “vantagens” em termos de qualidade de serviços aéreos, resultaram em dois acidentes de trágicas proporções e o desaparecimento da bandeira brasileira no exterior. Em termos econômicos e fiscais, mais uma tragédia . . .
Quem melhor resumiu, em declaração recente o resultado da perda da VARIG foi o próprio Presidente Lula: “A aviação civil é um desastre”.
A quem devemos imputar responsabilidade pela quebra da VARIG e suas conseqüências?

NOTAS EXPLICATIVAS DO CUSTO SOCIAL ESTIMADO
1.1. Custo estimado da “expertise” cedida do exterior 600 pilotos x R$ 15.000 x 12 ≈ R$ 108 milhões.
VP estimado (fator 6x) ≈ R$ 648 milhões
“Prova dos nove” ≈ VP da expertise de cada piloto é de ≈ R$ 1 milhão.
1.2. Método: é pelo valor perdido da contribuição mensal da VARIG, acertada no bojo do Plano de Recuperação judicial aprovado pelos credores, inclusive AERUS em 19-12-2005
R$ 9 milhões/mês
V.P. desse prejuízo (fator 10x): R$ 900 milhões (ou seja, cerca de 1/3 do crédito concursal do AERUS).
1.3. Calculado pelo valor disponível no fundo de pensão, como poupança dos próprios funcionários, seqüestrada pelo governo.

2.1. Calcula-se apenas o “valor adicionado” do faturamento internacional, perdido pela cessação do faturamento de US$ 1,2 bilhões.
Calcula-se OV.A. em 20%, sobre US$ 1,2 bilhões, e aplica-se o fator (8x) = US$ 2,0 bilhões ≈ R$ 3 bilhões.
2.2. Calcula-se na base de 15% sobre o faturamento cerca de R$ 7 bilhões ≈ R$ 1 bilhão anual, usa-se um fator baixo (3x) → VP = R$ 3 bilhões.
2.3. É o valor presente do REFIS na ocasião = R$ 3,5 bilhões.

3.1. É o valor estimado pela FGV à época: R$ 4,5 bilhões.
3.2. É o valor original da Ação de Recuperação Judicial ≈ R$ 4 bilhões

Custo social de oportunidade (exclui os fluxos de tributos perdidos mais contingentes)
1.1 0,7
1.2 0,9
1.3 0,7
2.1 3,2
3.1 4,5

Prejuízo fiscal mais contingência
2.2 3,0
2.3 3,5
3.2 4,0

1 Usuário(s) lendo este tópico

0 usuário(s), 1 visitante(s) e 0 usuário(s) anônimo(s)