Prezados colegas mineiros, e que não são poucos!
Todos nós temos consciência da importância e do tamanho que tem o estado de MG e sua capital, terceira maior do país. Eu até entendo o descontentamento de vocês por seu principal aeroporto internacional estar a anos-luz de GRU ou mesmo GIG. Imaginem então a minha Santa e Bela Catarina onde fica?
BH merece sim uma posição de maior destaque, isso é consenso. Principalmente em um momento em que se busca a descentralização das ligações aéreas no país. BH passa a ser um dos destinos mais óbvios a se considerar.
Agora, o que não dá pra engolir é essa estória de "boicote"! Já disse aqui e repito: Rebeldia sem causa!
Chegar ao ponto de comparar
CNF-GRU-CDG com
REC-GRU-CDG! Dá um tempo!
Durante muitos anos BH ficou sem qualquer ligação internacional, fosse ela direta ou indireta. Não faz nem meio ano que voltaram a ter UM destino e em breve mais UM e passam a criticar vôos com tags?
Desculpem, mas por mais importante que seja BH para o país, gostem ou não, o Rio ainda é mais e Brasília mais ainda. E cadê os vôos internacionais de Brasília? E os do Rio? Estão
começando a aparecer! Já repararam que CNF ganhou tags em dois vôos internacionais mesmo antes de BSB? Ah, e quanto a BSB "aceitar" ou não os tags, eu não vejo porque não, uma vez que a vinda até SP hoje é inevitável, e ainda com troca de aeronave e novo check-in em GRU.
Concordamos todos que assim como BSB-exterior, CNF-exterior também já é mais do que esperado, mas devagar as coisas estão mudando.
Em resposta às seguintes perguntas do meu colega Pedro:
Agora eu te pergunto: A TAM estaria fazendo isso porque ela resolveu nos prestigiar ou porque ela ja esta sentindo o impacto da concorrência da TP e está com medo da CM ??
É
LÓGICO que ela está sentindo o impacto da concorrência e, como qualquer empresa inteligente, está correndo atrás do prejuízo. Até onde eu sei a TAM nunca teve vocação para a caridade. Mas então me responda você: a TAP já chegou logo interessada no mercado mineiro ou BH só passou a ser uma opção depois que outras cidades, para ela bem mais interessantes, foram exploradas à exaustão? E a Copa, foi ela quem percebeu que MG de fato estava abandonada pelas companhias brasileiras e resolveu fazer caridade ou preferiu arriscar só depois de garantir os mercados mais óbvios?
Me permita lembrar que CNF é o oitavo aeroporto internacional escolhido pela TAP, o quarto pela Copa e o SEGUNDO (em tags, só atrás do GIG) pela TAM.
(*Estou deixando o destino EZE de fora por ter diversas opções no país, com tags, inclusive CNF.)
MAO poderia ficar com 320 e o 767 ser usado para outra cidade. Ela esta mais preocupada em em nao perder mercado do que propriamente dito "privilegiar o mercado mineiro.
Outra coisa óbvia que disseste! Acaso sugeres que a preocupação na manutenção de mercado deveria então ficar em segundo lugar? MAO levou o 767 por ser uma rota já consolidada e por sofrer há um bom tempo pela falta de porão. O A330 já foi cogitado há alguns anos, mas por motivos óbvios nunca foi utilizado.
Agora, que bom que a TAM está conseguindo responder ao impacto gerado pela concorrência, manter o seu mercado e ainda criar novas opções para um dos seus principais mercados, mesmo que por ora somente com tags.
Me desculpem, mas ao invés de reconhecer que (antes tarde do que nunca) há uma companhia aérea nacional, cujas divisas ficam no país, começando a se movimentar no sentido de ligar diferentes regiões do país ao exterior, vocês preferem boicotá-la? Pois muito bem, divirtam-se em Lisboa e no Panamá! É o seu direito de consumidor!
Então, quando as outras oferecerem, usem-nas. Porque, com tag ou sem tag, na situação atual sem dúvida a TAM é a melhor opção e boicotar um vôo com escala por um não-existente é trocar nem 6 por meia dúzia, é trocar 6 por zero. Um boicote na situação atual é completamente inútil.
A companhia não decide com estalar de dedos "vamos oferecer mais uma freqüência diária!". É um processo que leva tempo.
Aqui no Rio, os tags com certeza deram resultado. Tanto é que, no segundo semestre, começam GIG-MIA e GIG-JFK.
E tem de parar com esse negócio de que tag é mendicância. É um teste de mercado. A TAM não vai se aventurar em CNF de cara com um vôo non-stop intercontinental. Não é uma moedinha que a TAM está jogando para o público e seja o que Deus quiser, é só um começo.
Pelo amor de Deus, sejam sensatos.
Iluv, me permita fazer minhas as tuas palavras!