Pular para conteúdo

[LEILÃO] Safety Cards

O leilão de Safety Cards da TRANSBRASIL e da VASP foi encerrado. Em breve teremos novos leilões! Portanto aguardem pelas novidades!

Infraero dá a largada em indenizações em VCP

Já existem 4 respostas neste tópico, contribua você também!

#1 747SBKP

• Usuários
  • 968 Postagens
  • Interests:.
  • Cidade/UF/País:Buenos Aires / Argentina
  • Data de Nascimento:05/10/1970
Reputação: 4

Postado 26 de agosto de 2008 - 14:59

Infraero dá a largada nas indenizações em Viracopos
Estatal assinou ontem 1º acordo para o pagamento de indenizações a proprietários de áreas para a expansão

26/08/2008 - 07h20 .

Adriana Leite
[/color][color="#000000"]tamanho da letra: A-| A+

Infraero dá a largada nas indenizações em Viracopos
(Foto: Cedoc/AAN)
Depois de anos de muita divulgação, mas sem nenhuma ação efetiva, a Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) começou ontem a fechar os primeiros acordos para o pagamento das indenizações da desapropriação de áreas próximas ao Aeroporto Internacional de Viracopos. O advogado Carlos Salvio Filho, de 67 anos, foi a primeira pessoa que assinou com a empresa estatal e irá receber R$ 10 mil referentes a dois terrenos, um de 325 metros quadrados e outro de 300, localizados no Jardim Hangar, em uma das áreas que servirão para a ampliação do aeroporto. O depósito do dinheiro será feito após o advogado organizar a documentação dos imóveis e o processo ser homologado no Poder Judiciário. A Infraero tem em caixa hoje R$ 10 milhões para as desapropriações e há mais R$ 67 milhões empenhados para este ano. No total, o custo será de R$ 161 milhões.

Mais quatro pessoas foram atendidas ontem, mas apenas dois proprietários aceitaram os valores oferecidos pela Infraero. O dono de área que não concordar com os recursos disponibilizados pela empresa como verba indenizatória pela desapropriação pode recorrer à Justiça para receber o valor que acredita ser justo pelo bem. O superintendente de Viracopos, José Clóvis Moreira, explicou que, nesse caso, é feito o depósito judicial conforme o valor que está no laudo técnico elaborado pela empresa contratada da Infraero. “Nós também solicitamos ao Poder Judiciário a posse da área. A desapropriação é um ato administrativo que já foi realizado por meio de decreto do poder público. O que pode ser discutido agora em uma ação judicial é o valor do bem”, esclareceu o executivo.

O proprietário das duas áreas no Jardim Hangar desistiu de brigar na Justiça, apesar de afirmar que o valor pago pela Infraero é muito baixo, porque se diz cansado de bancar os impostos da área, que não tem nenhuma benfeitoria. O advogado, que atualmente mora em Louveira, herdou os dois terrenos do pai, que os comprou na década de 50. “Os loteadores garantiram que a área tinha arruamento e as benfeitorias. Mas na região não tem nada e os valores do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), conforme carnê emitido pela Prefeitura, ficaram esse ano acima de R$ 200,00 para cada terreno. Os valores venais são de R$ 10.492,00 e R$ 11.377,00”, afirmou, destacando que a indenização paga pela estatal aeroportuária é metade da soma desses valores.

Como é advogado, Salvio Filho avaliou que o processo legal realizado pela Infraero respeitou os trâmites dentro dos parâmetros da lei. “O atendimento foi pontual e o procedimento legal está dentro da lei”, afirmou. Mesmo sem recorrer ao Poder Judiciário para aumentar o valor da verba indenizatória, ele diz que apóia a reivindicação por outros proprietários de correções de valores mais compatíveis com a realidade de mercado e o valor venal dos imóveis. “Não tenho interesse em discutir judicialmente, mas apóio os moradores na luta pelos seus direitos”, comentou. O advogado criticou a forma como a região foi loteada sem que os empreendedores cumprissem com as cláusulas impostas nos contratos de compra dos terrenos. “Meu pai nunca recebeu a escritura definitiva dos lotes.”

http://www.cosmo.com.br/noticia/5708/2008-...-viracopos.html

#2 Rafaelguimaraes

• Usuários
  • 3556 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo/SP/Brasil
  • Data de Nascimento:10/11/1974
Reputação: 550

Postado 26 de agosto de 2008 - 17:59

Prezados,

Olha, se o cara que é advogado aceitou o acordo pelos valores propostos, é porque sabe que o terreno está ilegal ou tem sua documentação incompleta ou inválida, para os efeitos legais.

Cabe ressaltar que essa é a situação mais comum nos arredores dos aeroportos no Brasil, onde estes "empreendimentos" são lançados, suas vendas ocorrem "as barbas" das autoridades (?) e nada acontece para impedir. Claro que temos os políticos no meio disso tudo, que como todos sabemos, usam a massa para ganhar eleições.

O que tem de vereadorzinho de Guarulhos que barganhou votos em cima daquelas invasões, não está escrito...

E depois ainda querem receber indenização?? Ah que saudade da ditadura nestas ocasiões...democracia é bom mas é uma M*** nestes casos.

Viva o Brasil!!!

Rafael

#3 Stelios the Greek

• Usuários
  • 4823 Postagens
  • Cidade/UF/País:SP/SP
  • Data de Nascimento:25/03/1983
Reputação: 420

Postado 26 de agosto de 2008 - 18:13

Não sei desse cara, mas minha mae está correndo atras para garantir seu $$$ do terreno dela.
ai vcs me perguntam "como assim? sua mae tem terreno la?" e eu respondo "simmmm, maaaaaaaasss"

minha vó comprou um terrano no Jardim Hangar nos final dos anos 60 snme. Deu pra minha mae de presente.
Como minha mae casou e foi morar na grecia há alguns anos q voltamos pra ka, ela quis saber do terreno, pra vender e tirar uma graninha! sem falar que todos esses anos, ela pagava normalmente o IPTU.

mas não é que ele descobriu que "venderam" o terreno dela pra outra pessoa em 1986, com assinatura dela falsificada, junto com o "suposto" marido dela, que na verdade o nome era do meu avô (pai paterno) ja falecido 3 anos antes da venda!

corre pro preju agora, ainda mais que estão desapropriando o Jardim hangar!

#4 Cassio.Fernandes

• Usuários
  • 1140 Postagens
  • Cidade/UF/País:Campinas-sp
  • Data de Nascimento:10/09/1988
Reputação: 95

Postado 27 de agosto de 2008 - 08:24

è parece que esse projeto de ampliação realmente vai sair do papel!

agora é saber , quando isso vai ficar pronto?

#5 RCWSKY

• Usuários
  • 3231 Postagens
  • Interests:Aeroportos e Aviação Comercial Brasileira.
  • Cidade/UF/País:RIO CLARO-SP-BRASIL
  • Data de Nascimento:28/02/1967
Reputação: 235

Postado 27 de agosto de 2008 - 09:26

QUOTE(Cassio.Fernandes @ Aug 27 2008, 08:24 AM) <{POST_SNAPBACK}>
è parece que esse projeto de ampliação realmente vai sair do papel!

agora é saber , quando isso vai ficar pronto?

A primeira etapa [Seguanda pista, novas taxi-ways, estação do trem-bala, acesso ao novo TPS , estacionamento garagem, terminal pricipal e concoruse "A"] tem que estar pronto antes da "Copa do Mundo de 2014". Porque se não,...FEROU !!!!!

1 Usuário(s) lendo este tópico

0 usuário(s), 1 visitante(s) e 0 usuário(s) anônimo(s)