Pular para conteúdo

[LEILÃO] Safety Cards

O leilão de Safety Cards da TRANSBRASIL e da VASP foi encerrado. Em breve teremos novos leilões! Portanto aguardem pelas novidades!

Monomotor faz pouso de emergencia em cima de telhado

Já existem 23 respostas neste tópico, contribua você também!

#1 CORSARIO2402

• Usuários
  • 1842 Postagens
  • Cidade/UF/País:RECIFE
  • Data de Nascimento:30/03/1967
Reputação: 164

Postado 13 de setembro de 2008 - 22:05

Amigos

Susto
Avião monomotor faz pouso forçado no Pina
Publicado em 13.09.2008, às 18h11

Do JC OnLine
Com informações de Cidades/JC

Moradores e transeuntes da Rua Amador Bueno, no Pina, Zona Sul do Recife, levaram um susto na tarde deste sábado (13), quando um avião monomotor fez um pouso forçado, caindo no telhado de um galpão abandonado localizado na comunidade Jardim Beira Rio.

O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 15h20. Segundo informações de populares que acompanharam a ação dos bombeiros, o avião de pequeno porte vinha do interior carregado de verduras e, pelo que indicava a rota, iria aterrissar no Aeroclube, localizado no mesmo bairro. Ainda não se sabe as causas do acidente.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o piloto Alfredo Bandeira de Melo, 51 anos, não sofreu ferimentos graves, recebeu os primeiros socorros no local e foi liberado logo em seguida

SDS
RAFAEL CRUZ - SBRF

#2 Opash

• Usuários
  • 587 Postagens
  • Cidade/UF/País:Recife/PE
  • Data de Nascimento:26/04/1988
Reputação: 5

Postado 13 de setembro de 2008 - 22:23

Alguém tem a informação da matrícula dessa aeronave?

#3 Ramon BHZ

• Usuários
  • 1953 Postagens
  • Cidade/UF/País:(((((B.H.Z)))))
  • Data de Nascimento:11/05/1980
Reputação: 68

Postado 14 de setembro de 2008 - 01:56

de BHZ pra REC...
cruzes.. tá caindo mais avião que chuva!!

#4 E.P.M.

• Usuários
  • 2227 Postagens
  • Cidade/UF/País:Minas Gerais
  • Data de Nascimento:17/03/1989
Reputação: 240

Postado 14 de setembro de 2008 - 07:01

a diferença é que no Carlos Prates (BH) foi barberagem e em recife foi emergência!

#5 Bertoli

Server Sitter

• Usuários
  • 6333 Postagens
  • Cidade/UF/País:Recife/PE/Brasil
  • Data de Nascimento:25/07/1976
Reputação: 986

Postado 14 de setembro de 2008 - 10:37

QUOTE(Emanuel Mosci @ Sep 14 2008, 07:01 AM) <{POST_SNAPBACK}>
a diferença é que no Carlos Prates (BH) foi barberagem e em recife foi emergência!

QUOTE(RAFAEL CRUZ - SBRF @ Sep 13 2008, 10:05 PM) <{POST_SNAPBACK}>
(...) iria aterrissar no Aeroclube, localizado no mesmo bairro. Ainda não se sabe as causas do acidente.

rolleyes.gif

#6 CRJ

• Usuários
  • 922 Postagens
  • Cidade/UF/País:Brasil
Reputação: 0

Postado 14 de setembro de 2008 - 10:49

Pessoal,

não sei se mais alguém teve a curiosidade de puxar as estatísticas dos acidentes ocorridos com aeronaves brasileiras, no site do cenipa ou na própria ANAC, fiz isso de ontem para hoje, e to espantado como aumentaram esse números em 2007. Sendo que em 2008 caminha para o mesmissímo quadro de 2008! Diante dessas informações, começo a realmente me perguntar se não tem algo muito errado acontecendo! o percentual de acidentes aeronáuticos aumentou bastante! não só a quantidade de acidentes, tendo em vista que a frota também aumentou! Este ano, só até agosto já foram 63 acidentes! quando em 2007 foram 99 durante todo o ano! Não lembro exatamente quando a anac começou a efetivamente tomar conta de toda a fiscalização da aviação, mas creio que algum paralelo entre os dois deva ter! já que a cada ano diminue a participação dos militares, ex-DAC, dentro da ANAC, sendo estes substituidos por cargos de confiança, que em sua maioria, não tem necessáriamente um vasto ou bom conhecimento dentro da aviação para exercer suas funções. Imagino que existam outros fatores contribuintes para o crescimento expressivo desses números, que não me ocorreram durante essas suposições, mas que realmente a coisa tá ficando preta está!

att,

Israel

Editado por Israel, 14 de setembro de 2008 - 10:51 .

#7 -ZAP-

• Usuários
  • 2444 Postagens
  • Cidade/UF/País:Santarém
  • Data de Nascimento:19/02/1980
Reputação: 85

Postado 14 de setembro de 2008 - 12:03

Israel, um vez numa palestra com o coronel chefe do Seripa IV ele colocou um gráfico dos acidentes e fez uma observação de que desde quando a ANAC entrou e o DAC saiu de cena, os acidentes só tem aumentado.
E como ele mesmo disse, Agora Não Adianta Chorar - ANAC...

#8 CRJ

• Usuários
  • 922 Postagens

Postado 14 de setembro de 2008 - 12:13

Vitão,

putz, então isso confirma exatamente o que eu supus. que m... fica complicado, sem fiscalização a coisa vai pegar..

#9 Marcelo Senna

• Usuários
  • 996 Postagens
  • Cidade/UF/País:Curitiba-Pr-Brasil
  • Data de Nascimento:20/09/1985
Reputação: 1

Postado 14 de setembro de 2008 - 18:41

Se fosse só falta de fiscalização estaria bom, e as outras coisas que não deve ter por trás também?? envolvendo certificados de pilotos, provas, treinamento, etc etc... Veja bem eu disse DEVE TER, não estou acusando nada....

#10 E175

• Usuários
  • 11890 Postagens
  • Cidade/UF/País:Belo Horizonte-MG
  • Data de Nascimento:15/09/1987
Reputação: 1715

Postado 14 de setembro de 2008 - 18:55

QUOTE(Emanuel Mosci @ Sep 14 2008, 07:01 AM) <{POST_SNAPBACK}>

Barbeiragem?

unsure.gif

Abraço

#11 CRJ

• Usuários
  • 922 Postagens

Postado 14 de setembro de 2008 - 19:28

Marcelo,

mas a anac é responsável por fiscalizar, fomentar e direcionar a aviação civil no brasil, ou seja, treinamento, também está entre suas funções, controlar escolas e etc. a função dessa agência é bem ampla...

#12 E.P.M.

• Usuários
  • 2227 Postagens

Postado 14 de setembro de 2008 - 21:07

QUOTE(Bertoli @ Sep 14 2008, 10:37 AM) <{POST_SNAPBACK}>
rolleyes.gif

não sabe quem não estava no aeroporto a hora que o acidente aconteceu...
mas pra quem estava...salta aos olhos os motivos do acidente...
porque quem decola com código de um piloto SEM SER PILOTO e vai pra sua fazenda sem falar nem OEEE pro serviço de tráfego aéreo tá caçando acidente...
não aconteceu na semana que fizeram isso...mas uma semana após...que deu sexta feira última, aconteceu...nõa por falta de piloto a bordo...(dessa vez havia) mas há de se saber quem pilotava no momento.
( esse é o assunto que está rolando no aroporto.Não é de minha autoria não)

Editado por Emanuel Mosci, 14 de setembro de 2008 - 21:09 .

#13 E175

• Usuários
  • 11890 Postagens

Postado 14 de setembro de 2008 - 21:09

QUOTE(Emanuel Mosci @ Sep 14 2008, 09:07 PM) <{POST_SNAPBACK}>
não sabe quem não estava no aeroporto a hora que o acidente aconteceu...
mas pra quem estava...salta aos olhos os motivos do acidente...
porque quem decola com código de um piloto SEM SER PILOTO e vai pra sua fazenda sem falar nem OEEE pro serviço de tráfego aéreo tá caçando acidente...
não aconteceu na semana que fizeram isso...mas uma semana após...que deu sexta feira última, aconteceu...nõa por falta de piloto a bordo...(dessa vez havia) mas há de se saber quem pilotava no momento.

Você quer dizer que com dois pilotos a bordo quem estava voando a aeronave era o empresário?

Abraço

#14 E.P.M.

• Usuários
  • 2227 Postagens

Postado 14 de setembro de 2008 - 21:19

QUOTE(Diego-BHZ @ Sep 14 2008, 09:09 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Você quer dizer que com dois pilotos a bordo quem estava voando a aeronave era o empresário?

Abraço

Comando...eu juro por Deus que não sei de nada...estou apenas levantando hipóteses...
vamos ao que foi visto no aeroporto...
O Cessna tocou após a biruta (pra quem não sabe a biruta divide o último quarto da pista 09 que possui admiráveis 928 metros) em um dia com 32 graus...
Após tocar a aeronave sai para a grama e começa a "pular" o que impediu a atuação plena dos freios.Repentinamente o motor é ouvido gritando pois alguém encheu a mão...e após a pista acabar (um morro igual CGH) a aeronave foi vista com o extradorso da asa dando tchau em direção a um stol de asa em direção ao galpão de auto peças da Pedro II que antes de ser atingido contemplava fios de alta tensão antes que foram arrancados...
essa foi a descrição de todos que estavam no aeroporto e viram...
comando...tire suas conclusões...quem é o insano que vai tocar no último quarto de pista um c172 no Carlos Prates em um dia de 32 graus comando?

Editado por Emanuel Mosci, 14 de setembro de 2008 - 21:21 .

#15 E175

• Usuários
  • 11890 Postagens

Postado 14 de setembro de 2008 - 21:37

QUOTE(Emanuel Mosci @ Sep 14 2008, 09:19 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Comando...eu juro por Deus que não sei de nada...estou apenas levantando hipóteses...
vamos ao que foi visto no aeroporto...
O Cessna tocou após a biruta (pra quem não sabe a biruta divide o último quarto da pista 09 que possui admiráveis 928 metros) em um dia com 32 graus...
Após tocar a aeronave sai para a grama e começa a "pular" o que impediu a atuação plena dos freios.Repentinamente o motor é ouvido gritando pois alguém encheu a mão...e após a pista acabar (um morro igual CGH) a aeronave foi vista com o extradorso da asa dando tchau em direção a um stol de asa em direção ao galpão de auto peças da Pedro II que antes de ser atingido contemplava fios de alta tensão antes que foram arrancados...
essa foi a descrição de todos que estavam no aeroporto e viram...
comando...tire suas conclusões...quem é o insano que vai tocar no último quarto de pista um c172 no Carlos Prates em um dia de 32 graus comando?

Tá, tudo bem, isso saiu inclusive nos jornais. O que eu não entendi foram essas informações que você colocou sobre o cara não ser piloto e usar código de piloto, depois pousou mal, semana anterior .. enfim .. misturou o negocio todo.

Abraço

#16 E.P.M.

• Usuários
  • 2227 Postagens

Postado 14 de setembro de 2008 - 21:45

QUOTE(Diego-BHZ @ Sep 14 2008, 09:37 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Tá, tudo bem, isso saiu inclusive nos jornais. O que eu não entendi foram essas informações que você colocou sobre o cara não ser piloto e usar código de piloto, depois pousou mal, semana anterior .. enfim .. misturou o negocio todo.

Abraço

foi isso mesmo comando...
a mocinha do AFIS do prates constatou que alguém decolou com a aeronave dele...com o código de um piloto que a ANAC confirmou que no momento se encontrava no chão; e o piloto esclareceu que uma semana antes havia feito um vôo para o dono da aeronave.
Ficou sabendo que não era o piloto que havia decolado porque nõa houve qualquer tipo de comunicação com o controle BHZ.
Apenas o transponder foi acionado.(será q foi falha de comunicação?)Talvez...mas o piloto que "preencheu" o plano de vôo não estava a bordo!!!O que abre espaço para dizer que alguém decolou (sozinho) com código de outra pessoa.
Era para a ANAC ter interditado o avião e ter tomado providências que não foram tomadas.E uma semana depois...a tragédia...

Editado por Emanuel Mosci, 14 de setembro de 2008 - 21:47 .

#17 E175

• Usuários
  • 11890 Postagens

Postado 14 de setembro de 2008 - 21:51

QUOTE(Emanuel Mosci @ Sep 14 2008, 09:45 PM) <{POST_SNAPBACK}>
foi isso mesmo comando...
a mocinha do AFIS do prates constatou que alguém decolou com a aeronave dele...com o código de um piloto que a ANAC confirmou que no momento se encontrava no chão; e o piloto esclareceu que uma semana antes havia feito um vôo para o dono da aeronave.
Ficou sabendo que não era o piloto que havia decolado porque nõa houve qualquer tipo de comunicação com o controle BHZ.
Apenas o transponder foi acionado.(será q foi falha de comunicação?)Talvez...mas o piloto que "preencheu" o plano de vôo não estava a bordo!!!O que abre espaço para dizer que alguém decolou (sozinho) com código de outra pessoa.
Era para a ANAC ter interditado o avião e ter tomado providências que não foram tomadas.E uma semana depois...a tragédia...

Tudo bem, mas no dia do acidente havia piloto a bordo, é isso que estou colocando.

Abraço

#18 E.P.M.

• Usuários
  • 2227 Postagens

Postado 14 de setembro de 2008 - 21:59

QUOTE(Diego-BHZ @ Sep 14 2008, 09:51 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Tudo bem, mas no dia do acidente havia piloto a bordo, é isso que estou colocando.

Abraço

sim....havia inclusive dois...
novos na aviação...verdade....mas maduros o suficiente pra saber que pra pousar um c172 no carlos prates só pode ser perdido no máximo um quarto de pista, e não três....isso me leva a imaginar, a mim e a todos do aeroporto que nenhum dos dois pilotos estavam executando o pouso...apenas tentaram corrigir a situação que o pouso se tornou!!!
não passa de uma opinião!!! que em breve será confirmada afinal...o responsável pelas investigações do acidente é o Coronel Deusdeti que dá aula pra gente na FUMEC...é claro que mais cedo ou mais tarde ele vai nos esclarecer o que ocorreu.

Editado por Emanuel Mosci, 14 de setembro de 2008 - 22:02 .

#19 E175

• Usuários
  • 11890 Postagens

Postado 14 de setembro de 2008 - 22:07

QUOTE(Emanuel Mosci @ Sep 14 2008, 09:59 PM) <{POST_SNAPBACK}>
sim....havia inclusive dois...
novos na aviação...verdade....mas maduros o suficiente pra saber que pra pousar um c172 no carlos prates só pode ser perdido no máximo um quarto de pista, e não três....isso me leva a imaginar, a mim e a todos do aeroporto que nenhum dos dois pilotos estavam executando o pouso...apenas tentaram corrigir a situação que o pouso se tornou!!!
não passa de uma opinião!!! que em breve será confirmada afinal...o responsável pelas investigações do acidente é o Coronel Deusdeti que dá aula pra gente na FUMEC...é claro que mais cedo ou mais tarde ele vai nos esclarecer o que ocorreu.

Certo, saberemos.

Abraço

#20 NuNeS

• Expulsos
  • 2993 Postagens
  • Cidade/UF/País:Recife/Pernambuco/Brasil
  • Data de Nascimento:10/02/1986

Postado 14 de setembro de 2008 - 22:14

O avião continua lá, enfiado no telhado. Foi na final para o Aeroclube de PE.

Segundo relato do piloto, hoje lá no aeroclube, ele disse que... ao entrar na perna do vento cortou o motor, daí o motor.. puf gov rec buft.. aí ele tentou acelerar.. e o motor.. rec gov puft buft pei... aí meu vei, não deu para chegar na cabeceira!

Esqueci a matrícula do mesmo, mas deve ser retirado amanhã do telhado do galpão.

Abraços

1 Usuário(s) lendo este tópico

0 usuário(s), 1 visitante(s) e 0 usuário(s) anônimo(s)