Pular para conteúdo

[LEILÃO] Safety Cards

O leilão de Safety Cards da TRANSBRASIL e da VASP foi encerrado. Em breve teremos novos leilões! Portanto aguardem pelas novidades!

Procon multa TAM em quase R$ 1 milhão por demorar mais de 7h para divulgar lista do vôo 3054

Já existem 21 respostas neste tópico, contribua você também!

#1 C010T3

• Usuários
  • 7331 Postagens
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro
  • Data de Nascimento:04/02/1986
Reputação: 617

Postado 19 de setembro de 2008 - 15:13

Procon multa TAM em quase R$ 1 milhão por demorar mais de 7h para divulgar lista do vôo 3054

Plantão | Publicada em 19/09/2008 às 15h09m
O Globo Online

SÃO PAULO - O Procon do Rio Grande do Sul multou a TAM em R$ 971.031,60, por levar mais de sete horas em divulgar a lista com o nome das vítimas do vôo TAM JJ 3054, em Porto Alegre, na noite do dia 17 de julho de 2007, data em que o Airbus da empresa varou a pista do aeroporto de Congonhas e explodiu após bater no prédio da TAM Express, provocando a morte de 199 pessoas. A empresa foi incluída também no Cadastro Estadual e Nacional de Reclamações Fundamentadas não atendidas. Segundo a decisão do Procon, houve "recusa injustificada em prestar serviço - defeito na prestação de informação". O órgão já notificou a companhia aérea.

A decisão foi assinada pela defensora pública do estado do Rio Grande do Sul, Adriana Fagundes Burger, e pela coordenadora da 5ª Turma de Pareceres do Procon/RS. O documento ressalta o suplício a que foram submetidos os familiares das vítimas do vôo 3054, no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, que foram obrigados a esperar das 18h45min, horário em que ocorreu o acidente, até a 1h44 minutos da madrugada do dia 18 de julho de 2007, para serem informados se seus famílias tinham ou não embarcado na aeronave acidentada.

O documento do Procon acrescenta ainda que "infelizmente, os familiares e amigos das vítimas tomaram conhecimento da lista de passageiros através de um rádio que foi disponibilizado num auditório do hotel acima mencionado, aproximadamente a 1 hora e quarenta e quatro segundos da madrugada do dia subseqüente ao acidente".

Segundo a decisão do Procon, "houve tumulto e muito desespero dos familiares e amigos dos passageiros que tinham viagem marcada para o vôo acidentado, tendo em vista que, no balcão de atendimento do fornecedor, situado no aeroporto de Porto Alegre, os funcionários recusavam-se a dar informações sobre o ocorrido e, tampouco, forneceram a lista de passageiros que embarcaram na aeronave".

A conclusão principal do Procon foi a de houve "a supressão da informação aos familiares das vítimas decorreu da desorganização do fornecedor que permitiu o acesso de passageiros e/ou funcionários e/ou tripulantes sem a devida identificação, não havendo outra explicação plausível para o consumo de mais de sete horas para saber, com exatidão, quem estava a bordo da aeronave acidentada".

#2 Jiló

• Usuários
  • 5426 Postagens
  • Cidade/UF/País:Miami, FL, USA
  • Data de Nascimento:11/02/1984
Reputação: 60

Postado 19 de setembro de 2008 - 16:11

{minha opiniao ON}

Prefiro esperar 7 horas para saber com certeza quem tava no voo do que me digam somente por dizer que alguem que eu conhecia estava no voo e no fim das contas nao estava.

{minha opiniao OFF}

p.s - 1 ano e 2 meses depois e agora rola isso? Procon ta precisando de grana?

#3 skyline

• Usuários
  • 703 Postagens
  • Cidade/UF/País:Sao Paulo
  • Data de Nascimento:11/07/84
Reputação: 54

Postado 19 de setembro de 2008 - 16:19

QUOTE(Jiló @ Sep 19 2008, 04:11 PM) <{POST_SNAPBACK}>
{minha opiniao ON}

Prefiro esperar 7 horas para saber com certeza quem tava no voo do que me digam somente por dizer que alguem que eu conhecia estava no voo e no fim das contas nao estava.

{minha opiniao OFF}

Concordo plenamente! Imagina o desespero de alguém receber a notícia de que perdeu alguém e no final das contas percebe que foi uma informação errônea!
A informação poderia ter sido mais rápida, mas se este foi o tempo para se ter certeza, então a empresa não errou neste quesito.

#4 insider

• Usuários
  • 141 Postagens
  • Cidade/UF/País:SP
  • Data de Nascimento:20/12/1989
Reputação: 0

Postado 19 de setembro de 2008 - 16:49

QUOTE(skyline @ Sep 19 2008, 05:19 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Concordo plenamente! Imagina o desespero de alguém receber a notícia de que perdeu alguém e no final das contas percebe que foi uma informação errônea!
A informação poderia ter sido mais rápida, mas se este foi o tempo para se ter certeza, então a empresa não errou neste quesito.

so nao sabia q isso e coisa de procom....

#5 Stelios the Greek

• Usuários
  • 4823 Postagens
  • Cidade/UF/País:SP/SP
  • Data de Nascimento:25/03/1983
Reputação: 422

Postado 19 de setembro de 2008 - 16:49

sem falar q tinha muitos extras q entraram na ultima hora!

#6 HFJ

Can´t keep my eyes from the circling skies

• Moderador
  • 1754 Postagens
  • Cidade/UF/País:FOR-SBFZ
  • Data de Nascimento:08/07/1980
Reputação: 9

Postado 19 de setembro de 2008 - 20:22

QUOTE(Jiló @ Sep 19 2008, 04:11 PM) <{POST_SNAPBACK}>
{minha opiniao ON}

{minha opiniao OFF}

Jiló, me desculpe.. Falar que esperaria por 7 horas aí de onde vc está sentado é muito fácil. Mas imagina um familiar teu, fazendo AQUELA rota, NAQUELE horario, e você não saber se ele estava ou não no vôo? Você liga no celular dele e dá fora da área, liga no Hotel ele não chegou, pra casa ele não voltou.. E ai ??? Em 7 horas de espera, é capaz até de você ter até uma parada cardica de tanta tensão! Não é simples assim esperar tanto tempo por uma informação que, numa era onde tudo é informatizado, é possivel em pouco tempo ter a lista EXATA de quem estava ou não no vôo.
Na minha opinião, foi bem aplicada a multa.

HFJ

#7 Jiló

• Usuários
  • 5426 Postagens
  • Cidade/UF/País:Miami, FL, USA
  • Data de Nascimento:11/02/1984
Reputação: 60

Postado 19 de setembro de 2008 - 21:32

HFJ,
que tem a ver eu estar aqui sentado que vem a ser facil? Eu nao tenho familia? Nao tenho amigos? Nao tenho amigos comissarios, pilotos, despachantes etc?

Tanto no voo da GOL como no da TAM passei por isso. Numa era onde tudo é informatizado porém tudo esta sujeito a erros. Passageiros que no ultimo minuto nao chega, passageiro que no ultimo minuto é transferido de um voo para o outro.

Por exemplo quando fui para Indianapolis nosso voo de conexao em Chicago era ao redor das 4. Havia um as 2 porem estava lotado, entramos nele de ultimo segundo, sem boarding pass nem nada.

E ai? Se tivesse se acidentado esse aviao? Todo mundo achou que a gente estava no outro.

Como mencionado por outros membros e aqueles funcionarios que entraram de extra? E ai?

Celular fora de area pode dar em qualquer lugar, nao chegou no hotel pode ser por inumeras razoes. Tu mesmo demorou 2 horas a mais para chegar aqui em casa.

Respeito sua opiniao porem tu sabe muito bem como funciona a aviacao e na situacao delicada a qual se encontra a brasileira. Imagina a TAM divulgar uma lista que tem ex: Antonio Araujo. familiares chorando, enlouquecidos e etc, e do nada o Antonio chega em casa atrasado, celular acabou a bateria ou foi roubado, taxi furou pneu inumeras razoes. O que essa familia vai fazer? Processar a TAM por danos morais por ter dito que morreu e nao morreu??

Veja bem Roldo nao é por que a gente que ta aqui que o Brasil nao existe mais...

#8 FebreDoRato

• Usuários
  • 862 Postagens
  • Cidade/UF/País:Maceió
  • Data de Nascimento:30/12/1986
Reputação: 26

Postado 19 de setembro de 2008 - 21:42

Minha opinião..

o que é complicado: divulgar lista de pax.

o que nao dá pra entender: o motivo de multar 1 ano e 2 meses depois..

unsure.gif

#9 Flytronix

• Desligados
  • 2219 Postagens
  • Cidade/UF/País:SBMT
  • Data de Nascimento:01/01/1980

Postado 19 de setembro de 2008 - 22:10

O que o PROCON tem que se meter com isso?

Editado por Flytronix, 19 de setembro de 2008 - 22:11 .

#10 Flytronix

• Desligados
  • 2219 Postagens
  • Cidade/UF/País:SBMT
  • Data de Nascimento:01/01/1980

Postado 19 de setembro de 2008 - 22:15

Completando: Pra que serve o PROCON?

#11 HFJ

Can´t keep my eyes from the circling skies

• Moderador
  • 1754 Postagens
  • Cidade/UF/País:FOR-SBFZ
  • Data de Nascimento:08/07/1980
Reputação: 9

Postado 20 de setembro de 2008 - 00:43

QUOTE(Jiló @ Sep 19 2008, 09:32 PM) <{POST_SNAPBACK}>
HFJ,
que tem a ver eu estar aqui sentado que vem a ser facil? Eu nao tenho familia? Nao tenho amigos? Nao tenho amigos comissarios, pilotos, despachantes etc?

Veja bem Roldo nao é por que a gente que ta aqui que o Brasil nao existe mais...

Calma Jilozinho! Quando eu falei que "você estava sentado aí" foi apenas pra ilustrar sua total ausencia (assim como a minha) em relação às vitimas (graças a Deus), bem diferente de uma mãe que perdeu seus dois filhos no acidente entendeu? Foi apenas pra mostrar que no nosso conforto frente a uma catástrofe dessas, é "facil" entender como "desnecessária" ou "exagerada" a multa do Procon. Capitou? thumbsup.gif thumbsup.gif

QUOTE(Jiló @ Sep 19 2008, 09:32 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Por exemplo quando fui para Indianapolis nosso voo de conexao em Chicago era ao redor das 4. Havia um as 2 porem estava lotado, entramos nele de ultimo segundo, sem boarding pass nem nada.

E ai? Se tivesse se acidentado esse aviao? Todo mundo achou que a gente estava no outro.

Pois é, mas você tem que concordar que situações como essa que você citou e como vários "extras" e passageiros em transito que infelizmente acabaram embarcando no 3054 eram minoria.. Concorda?
Ou seja, grande parte dos passageiros, estava com reserva com nome confirmado e tudo mais .... Cabe à gerência de crise lidar com a situação minimizando os traumas dos familiares o quanto antes, com informações mesmo que superficiais, ou qualquer outro tipo de suporte cabível para aquele primeiro momento. Aliás, por falar em gerenciamento de crise, a GOL nesse aspecto deu um BANHO na TAM. E olhe que a TAM não era "novata" no assunto.
Entendeu agora meu raciocinio? thumbsup.gif

Abração..

HFJ

#12 MulekeMinduim

• Moderador
  • 3928 Postagens
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro / RJ
Reputação: 234

Postado 20 de setembro de 2008 - 02:16

QUOTE(HFJ @ Sep 20 2008, 12:43 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Calma Jilozinho! Quando eu falei que "você estava sentado aí" foi apenas pra ilustrar sua total ausencia (assim como a minha) em relação às vitimas (graças a Deus), bem diferente de uma mãe que perdeu seus dois filhos no acidente entendeu? Foi apenas pra mostrar que no nosso conforto frente a uma catástrofe dessas, é "facil" entender como "desnecessária" ou "exagerada" a multa do Procon. Capitou? thumbsup.gif thumbsup.gif

Pois é, mas você tem que concordar que situações como essa que você citou e como vários "extras" e passageiros em transito que infelizmente acabaram embarcando no 3054 eram minoria.. Concorda?
Ou seja, grande parte dos passageiros, estava com reserva com nome confirmado e tudo mais .... Cabe à gerência de crise lidar com a situação minimizando os traumas dos familiares o quanto antes, com informações mesmo que superficiais, ou qualquer outro tipo de suporte cabível para aquele primeiro momento. Aliás, por falar em gerenciamento de crise, a GOL nesse aspecto deu um BANHO na TAM. E olhe que a TAM não era "novata" no assunto.
Entendeu agora meu raciocinio? thumbsup.gif

Abração..

HFJ

Concordo com vosso argumento. reverencia.gif reverencia.gif reverencia.gif
Embora saiba a merd@ que é fechar uma lista dessas.

O gerenciamento de crise varia de cia. prá cia - ou esconde o máximo de tempo possível ou escancara de uma vez...

Mas uma lista preliminar poderia ter sido (não foi???) divulgada.

A questão do Jiló tb é pertinente - embora só apareça numa lista definitiva.
Tb já embarquei sem boarding pass mas te garanto que eu aparecia na lista...

Abraços;
Minduim
thumbsup.gif

#13 Murundum

• Usuários
  • 2414 Postagens
  • Interests:Modelos em escala 1:400
  • Cidade/UF/País:Rio Grande do Sul-RS
  • Data de Nascimento:07/04/1972
Reputação: 205

Postado 20 de setembro de 2008 - 08:19

Concordo com o Haroldo. A cia. PRECISA ter noção EXATA de quem está dentro de seu avião, seja pax ou trip. Não há desculpa pra isso não ser feito até porque tudo é informatizado hoje. É inaceitável uma família receber a notícia que seu ente querido estava no vôo via emissora de rádio e a TAM não divulgar nada. Multa justa a meu ver. Além do mais CGH tem algumas restrições de carga e n° de pax e a TAM excedeu o nº de POB para esse vôo.

#14 PR-GGA

• Usuários
  • 3094 Postagens
  • Cidade/UF/País:Brasília - DF
  • Data de Nascimento:24/09/1980
Reputação: 12

Postado 21 de setembro de 2008 - 01:26

Quando fiz integração na GOL a instrutura informou que parentes, familiares e amigos das vítimas são comunicados antes que a lista se torne pública. Nos dois acidentes a razão para se ter demorado entre 6 e 7 hs para divulgar a lista de passageiros foi em função disso.
Esta norma não sei dizer se é da IATA ou do DAC/ANAC.

#15 bhoris

• Usuários
  • 49 Postagens
  • Cidade/UF/País:GRU
  • Data de Nascimento:21/01/1982

Postado 21 de setembro de 2008 - 01:40

Galera, na verdade é o seguinte... segundo normas da ANAC e outros órgaos a Cia aérea DEVE entrar em contato com TODOS os familiares antes de divulgar qualquer lista.

Neste caso, o responsável pela base de POA e todos os procedimentos no caso de um acidente estava a bordo tbm, o q ocasionou mais atraso nessas informaçoes... hj a Tam possui 2 responsáveis por cada base que nunca voam juntos.

Claro que poderia ser tudo mais rápido, se inclusive todos dessem um telefone e contato como é solicitado ao pax para preencher no bilhete e ele dificlmente o faz!

abraços

#16 PR-GGA

• Usuários
  • 3094 Postagens
  • Cidade/UF/País:Brasília - DF
  • Data de Nascimento:24/09/1980
Reputação: 12

Postado 21 de setembro de 2008 - 02:16

QUOTE(Flagship @ Sep 21 2008, 01:26 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Quando fiz integração na GOL a instrutura informou que parentes, familiares e amigos das vítimas são comunicados antes que a lista se torne pública. Nos dois acidentes a razão para se ter demorado entre 6 e 7 hs para divulgar a lista de passageiros foi em função disso.
Esta norma não sei dizer se é da IATA ou do DAC/ANAC.

Apenas retificando uma parte da mensagem que escrevi: onde lê-se "...parentes, familiares e amigos...", subtende-se ou ao invés de e .

#17 Clipper

• Consultor
  • 1398 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo
  • Data de Nascimento:18/09/1962
Reputação: 1289

Postado 21 de setembro de 2008 - 02:56

Se ate mesmo um onibus que sai da rodoviaria os passageiros devem fornecer o nome e o numero de um documento no seu bilhete de passagem antes do embarque, como pode uma aeronave decolar sem que a empresa saiba quem esta dentro?

Principalmente por questao de seguranca, ainda mais nos tempos atuais, e inaceitavel que uma companhia aerea, qualquer uma que seja, e nao e questao de perseguicao ou de cobranca unilateral, nao possua uma lista disponivel atualizada com os dados dos seus ocupantes. Partindo do principio que e dificil controlar o entra e sai e a acomodacao de ultimo minuto, significa dizer, entao, que se uma pessoa comprar uma passagem, e depois passar o cartao de embarque para um maluco qualquer, a empresa nao tem como descobrir?

Entre os diversos documentos e informacoes pertinentes ao voo que os tripulantes devem ter a bordo, encontra-se o seat plan, e considerando uma organizacao minima no despacho de um voo, e completamente inadmissivel dizer que havendo acomodacao de tripulantes-extras de ultimo minuto isso nao pode ser controlado. Se o argumento alegado de descontrole e valido, entao outra multa muito mais severa devera ser imposta, agora, pela ANAC, pela completa falta de vigilancia de quantos ocupantes sem identificacao imediata estavam naquele fatidico voo, mesmo que isso ocorra daqui a 10 anos, porque tal autuacao nao tem data de validade para ser aplicada.

Nao se pode confundir gerenciamento de crise com falta de fornecimento de informacao aos usuarios ou pessoas que possam ser diretamente afetadas por um ato involuntario, mas de responsabilidade, como no caso de um transporte aereo contratado e que culminou num acidente. Quer seja na Tam, quer seja na Varig ou na Gol.

#18 Rafaelguimaraes

• Usuários
  • 3556 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo/SP/Brasil
  • Data de Nascimento:10/11/1974
Reputação: 550

Postado 21 de setembro de 2008 - 03:23

Concordo com a maioria de vocês, até no ponto em que disseram que a TAM já não era uma "novata" nesta situação, mas temos que lembrar que este acidente foi um hecatombe para a empresa e que o CEO não era da aviação, logo ele que deveria coordenar as primeiras ações com firmeza, aparecer e "dar a cara para bater", como fez o Falco e depois o Rolim e mais recentemente o Barioni e o Constantino (no caso da queda do GTD).

Sem contar as inúmeras pressões políticas ocorridas, o que deve ter deixado a empresa e seus dirigentes ainda mais atordoados. Como esquecer do "top-top" federal? E das autoridades todas, que em pouquíssimo tempo estavam no "ground zero" (Serra, Kassab, etc). Não podemos nos esquecer do momento que estávamos vivendo (um dia após uma derrapagem do ATR da PT, reforma incompleta em CGH, inúmeras críticas ao governo e a Infraerro, etc). O contexto todo deixava a situação ainda mais crítica. Resultado: A empresa perdeu sua coordenação e foi um erro atrás do outro, até dominarem a situação, mas tudo tem o seu preço e custou a cabeça do Bologna e um desgaste além do que seria "normal" em uma situação como essa.

Soma-se a tudo isso o fato citado pelo colega, de que um gerente ou resp. da base POA estar a bordo.

Mas estranha o procon aparecer agora e aplica esta multa a TAM. Não sabia que uma situação como essa seria da alçada do direito do consumidor e correlatos.

Abraço,

Rafael

#19 observer

• Usuários
  • 34 Postagens
  • Cidade/UF/País:Oiapoque/AP
  • Data de Nascimento:21/08/1980
Reputação: -12

Postado 22 de setembro de 2008 - 18:49

Não digo que a multa seja injusta, mas...

Só queria que o Procon tivesse essa "eficiência" toda contra as empresas de telefonia que são campeãs de desrespeito ao consumidor, e praticam estelionato e má fé abertamente sem nenhuma punição.

Garanto que, no dia em que isso acontecer, rapidinho elas melhoram a qualidade do serviço... mas será que isso interessa mesmo ao procon? Ou melhor, será que isso interessa a certos políticos que mudam até a lei pra beneficiar certas companhias telefonicas?

#20 Mr. Airbus

• Usuários
  • 108 Postagens
  • Cidade/UF/País:SaoPaulo
  • Data de Nascimento:30/07/1972

Postado 22 de setembro de 2008 - 22:28

QUOTE(Airframe @ Sep 21 2008, 02:56 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Principalmente por questao de seguranca, ainda mais nos tempos atuais, e inaceitavel que uma companhia aerea, qualquer uma que seja, e nao e questao de perseguicao ou de cobranca unilateral, nao possua uma lista disponivel atualizada com os dados dos seus ocupantes. Partindo do principio que e dificil controlar o entra e sai e a acomodacao de ultimo minuto, significa dizer, entao, que se uma pessoa comprar uma passagem, e depois passar o cartao de embarque para um maluco qualquer, a empresa nao tem como descobrir?

Hoje em dia, não conheço nenhum aeroporto brasileiro em que seja feita a conferência de ticket de embarque X documento de identidade no momento em que se entra na sala. As empresas aéreas exigem o documento original de identidade no momento do check-in , mas entre o balcão e a sala de embarque vc pode tranquilamente passar o seu cartão para outra pessoa e ele entrará numa boa no vôo. O funcionário (terceirizado) da infraero na porta da sala de embarque só está preocupado em saber se vc pagou a taxa de embarque... Os passageiros são obrigados a preencher o verso do cartao de embarque com os dados básicos para comunicação em caso de emergência, mas muita gente preenche com dados falsos por achar que os dados serão usados para mala direta.. E aí? Vai fazer como?

1 Usuário(s) lendo este tópico

0 usuário(s), 1 visitante(s) e 0 usuário(s) anônimo(s)