Pular para conteúdo

[LEILÃO] Safety Cards

O leilão de Safety Cards da TRANSBRASIL e da VASP foi encerrado. Em breve teremos novos leilões! Portanto aguardem pelas novidades!

F-X2 Shorlist

Boeing Embraer Centro de aviônica avançada

Já existem 1197 respostas neste tópico, contribua você também!

#1 Jaguares

• Usuários
  • 268 Postagens
  • Cidade/UF/País:Goiânia
  • Data de Nascimento:28/04/1980
Reputação: 28

Postado 17 de junho de 2008 - 21:22

Força Aérea Brasileira seleciona cinco fabricantes para novo programa de compra de novo caça multi-emprego.

O Brasil está reabrindo com grande atraso a procura de uma aeronave de caça de próxima geração para funções de multi-emprego, e no início de junho publicou um “requests for information” para cinco fornecedores para sua nova concorrência denominada F-X2. Estes requisitos iniciais referem-se a compra de um lote de 36 caças, entretanto o total máximo para o programa estabelece 120 unidades para serem entregues a partir de 2014 até 2020.

Os fabricantes para a nova concorrência oferecem o Boeing F/A-18E/F Super Hornet, Dassault Rafale, Eurofighter Typhoon, Saab Gripen NG (Next Generation) e o Sukhoi Su-35. A aeronave selecionada irá apoiar em missões de ataque os Alenia/Embraer AMX e complementará e no futuro substituirá os F-5EM, além de substituir os recém adquiridos Dassault Mirage 2000 usados pela Força Aérea Francesa.

Fontes das indústrias dizem que o RFI refere-se a entrega de um caça “estabelecido, de estrutura comprovada” com capacidade supersônica, conectividade em rede com o restante da frota e capacidades multi-missão. O documento não especifica entretanto, se a aeronave deve vir com um radar de varredura sintética, mas diz que deve possuir capacidade de engajamento além do campo visual do piloto com mísseis ar-ar O novo programa F-X2 também inclui o requerimento de offset (transferência de tecnologia) com 100% dos custos de aquisição, licença para produção da aeronave no país além dos aviônicos e programa de prolongamento de vida do(s) motor(res).

Contudo a Lockheed declarou que ficou desapontada em não aparecer na lista de fabricantes especificadas pelo Ministério da Defesa do Brasil que estaria interessada em oferecer o seu F-35 Joint Strike Fighter.

Falando no início deste mês a Embraer disse que como na concorrência anterior, a indústria local não se sente encorajada a ser parceira direta com um dos concorrentes do F-X2, e que o governo brasileiro e a Força Aérea estarão em vez disso encabeçando a direção do programa.

Fonte:Airway

#2 A&C

• Usuários
  • 40 Postagens
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro
  • Data de Nascimento:01/01/1900
Reputação: 0

Postado 18 de junho de 2008 - 06:42

Segundo minha singela experiencia, ja temos um vencedor. E o aviao nao sera o melhor, nem o mais adequado as necessidades da FAB, e sim, ao lobby empresarial/politico.
Quanto ao comentario do artigo sobre a Lockheed Martin, garanto, ela jamais ofereceu o JSF ao Brasil. Nao somos um dos parceiros estabelecidos para o projeto. Alem disso, o Brasil nao tem as qualificacoes necessarias para participar do programa. Entre elas, vigora um estreito relacionamento estrategico/militar com a NATO.
Outro ponto muito comentado na imprensa tem sido a participacao do Brasil no novo aviao de combate russo, o que tambem nao ira ocorrer. Primeiro por nao termos condicoes financeiras de arcar com um projeto desse porte; segundo por nao teremos tecnologia para compartilharmos; e terceiro o programa nao ficara pronto antes de 2020 (se ficar).
Se tivessemos os recursos financeiros, seriamos um grande parceiro mesmo sem tecnologia.
Nao vou me estender no assunto por ele ser muito amplo e complexo. Exigiria um post relativamente grande.

A&C

#3 Cadu100

• Usuários
  • 195 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Bernardo - SP
  • Data de Nascimento:02/05/1983

Postado 18 de junho de 2008 - 07:17

Como todo projeto, esses pedidos iniciais de 10, pode ter certeza que vai cair pra menos da metade...

Abraços,

#4 Carlo Fratini

• Usuários
  • 278 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo/SP
  • Data de Nascimento:30/06/1967
Reputação: 9

Postado 18 de junho de 2008 - 07:31

Eu já ficaria contente com qualquer um dos candidatos, contanto que cheguem....como a gente já conhece esse país, duvido muito que comprem 120....
Vão vir as eleições e tudo fica para ser decidido pelo próximo governo e aí teremos o programa "FX 3".
Todos tem suas vantagens e desvantagens, o negócio é ver qual deles oferecem o melhor pacote...
quanto ao F35, o próprio Jobin já falou para o Saito que o " F35 é muito avião para o Brasil"...

#5 MLN-SJP

• Usuários
  • 2487 Postagens
  • Cidade/UF/País:São José do Rio Preto
  • Data de Nascimento:21/08/1970
Reputação: 516

Postado 18 de junho de 2008 - 09:20

QUOTE(Carlo Fratini @ Jun 18 2008, 08:31 AM) <{POST_SNAPBACK}>
quanto ao F35, o próprio Jobin já falou para o Saito que o " F35 é muito avião para o Brasil"...

O F-35 é muito avião, muito caro, sem transferência nenhuma de tecnologia e com certeza vai sofre um downgrade quando comparado com os outros F-35 da USAF.
Eu acho e torço para que de Rafaele... Já coloquei meus motivos. teconologia avançada, bireator, radar excelente, MICA, transferência e compatibilidade com a Marinha.
O bom desta notícia é que entrerra aquela bobagem de desenvolver avião com a Rússia. Nem eles nem nós temos dinheiro para isto...
MAs não sai 120 de jeito nenhum. Se arrumarmos 60 tá bom de mais. Outra coisa o primeiro não entra em serviço antes de 2020... Vai contando...
O meu medo é muito projeto ao mesmo tempo pra FAB. Ela não acabou nem metade dos F-5, quer iniciar a modernização dos A-1 e comprar novos jatos... Não vai dar certo.

MLN

#6 A&C

• Usuários
  • 40 Postagens

Postado 18 de junho de 2008 - 10:37

QUOTE(MLN-SJP @ Jun 18 2008, 10:20 AM) <{POST_SNAPBACK}>
O F-35 é muito avião, muito caro, sem transferência nenhuma de tecnologia e com certeza vai sofre um downgrade quando comparado com os outros F-35 da USAF.
Eu acho e torço para que de Rafaele... Já coloquei meus motivos. teconologia avançada, bireator, radar excelente, MICA, transferência e compatibilidade com a Marinha.
(...)
O meu medo é muito projeto ao mesmo tempo pra FAB. Ela não acabou nem metade dos F-5, quer iniciar a modernização dos A-1 e comprar novos jatos... Não vai dar certo.

MLN

MLN,

O governo americano tem uma grande vantagem em relacao aos demais. Ele e honesto quando o assunto e transferencia de tecnologia, dizendo claramente que nao transfere e ponto. Caso o F-35 fosse escolhido, com certeza receberiamos uma versao com menos recursos que seus pares da NATO.
Acredite, o acordo com o Rafale e um dos piores entre os concorrentes. A Franca geralmente nao cumpre o que promete e seus produtos no final acabam sendo um serio problema para o operador. Vide a situacao dos Mirage III no Brasil.
O MICA nao faz parte do pacote, teriamos que assinar um novo contrato, com novos termos, com novos problemas, etc.

Quanto aos programas de modernizacao, eles estao mais de uma decada atrasado. Estes projetos deveriam ter sido realizados no inicio da decada de 90, assim teria sido concluido em meados de 2000.

Defendo que ao inves de tocarmos o FX, deveriamos usar o dinheiro na conclusao de uma serie de projetos nacionais, muito mais importantes e que trariam mais beneficios a longo prazo. Entre eles, o Piranha, que carece de recursos ate hoje.
Se ja estamos investindo na modernizacao dos F-5 e A-1, e compramos os Mirage 2000, poderiamos manter o pouco que temos de maneira adequada, ao inves de comprar avioes que nao podemos operar.
O nosso material disponivel, com os programas nacionais concluidos, nos daria margem para manter a frota ate meados de 2020. Tempo mais do que suficiente para nossas Forcas Armadas decidirem exatamente o que desejam. Neste caso leia: foco, planejamento e metas.

A&C

#7 MLN-SJP

• Usuários
  • 2487 Postagens

Postado 18 de junho de 2008 - 12:24

QUOTE(A&C @ Jun 18 2008, 10:37 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Neste caso leia: foco, planejamento e metas.

A&C

Eu acho este o principal problema atual das FFAA no Brasil. Falta de foco e objetivo. Veja o exemplo da marinha, gastou uma grana comprando um porta-aviões, mas não consegue equipá-lo nem man´tê-lo no amr. E agora diz que o foco é submarinos... Então para que comprou o SP??

MLN

#8 Carlo Fratini

• Usuários
  • 278 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo/SP
  • Data de Nascimento:30/06/1967
Reputação: 9

Postado 19 de junho de 2008 - 03:25

Mas nem nisso eles se entendem...uma parte da MB quer partir direto para o SSN; outros querem continuar com a produção de submarinos convencionais para manter a mão de obra especializada ocupada....no fim não fazem nem uma coisa nem outra...o projeto do SSN está sendo desenvolvido há mais de 10 anos e não sai do papel....além da falta de verbas, gasta-se mal o orçamento, não há planejamento a longo prazo, o governo não repassa os royalties os quais a MB tem direito e por cima de tudo muita incopentência....vejam o caso da corveta Barroso....está a mais de 10 anos em construção..!!

#9 jambock

• Membro Honorário
  • 11080 Postagens
  • Interests:aeronáutica, militar em geral, informática, fotografia
  • Cidade/UF/País:Porto Alegre/RS/Brasil
  • Data de Nascimento:13/10/1941
Reputação: 1161

Postado 20 de junho de 2008 - 11:30

QUOTE(MLN-SJP @ Jun 18 2008, 09:20 AM) <{POST_SNAPBACK}>
(...)O meu medo é muito projeto ao mesmo tempo pra FAB. Ela não acabou nem metade dos F-5, (...). MLN
Prezado MLN-SJP: Ao menos a metade já acabou, sim. Da uma olhada em http://forum.contatoradar.com.br/index.php?showtopic=27515 .

#10 MLN-SJP

• Usuários
  • 2487 Postagens

Postado 20 de junho de 2008 - 12:25

QUOTE(jambock @ Jun 20 2008, 12:30 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Prezado MLN-SJP: Ao menos a metade já acabou, sim. Da uma olhada em http://forum.contatoradar.com.br/index.php?showtopic=27515 .

Caro Jambock,

Concordo que 23 seria metade do incialmente programado, mas ano retrasado a FAB não havia comprado mais alguns F-5E e F, fazendo o número final de F-5M ser 50??

MLN

PS: Ainda que seja metade, quantos anos estamos atrasados no projeto??

#11 jambock

• Membro Honorário
  • 11080 Postagens
  • Interests:aeronáutica, militar em geral, informática, fotografia
  • Cidade/UF/País:Porto Alegre/RS/Brasil
  • Data de Nascimento:13/10/1941
Reputação: 1161

Postado 20 de junho de 2008 - 16:07

QUOTE(MLN-SJP @ Jun 20 2008, 12:25 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Caro Jambock,
(...)
PS: Ainda que seja metade, quantos anos estamos atrasados no projeto??
Prezado MLN-SJP: Creio que uns oito anos. No entanto, a revista "Força Aerea" n° 37 informa que por contrato a EMBRAER deveria entregar todos os F-5BR ateh abril de 2006.
Mas vamos ver se tal valeu a pena quando do desempenho dos F-5BR na Red Flag, agora em jul/ago. Confesso minha curiosidade a respeito.

Editado por jambock, 20 de junho de 2008 - 16:27 .

#12 Marco SBCT

• Usuários
  • 2146 Postagens
  • Cidade/UF/País:Curitiba
  • Data de Nascimento:21/04/1953
Reputação: 35

Postado 20 de junho de 2008 - 21:42

Estes atrasos ridículos são causados pelos contigencimentos do Min. do Planejamento.
Liberaram uma grana boa, que havia sido arrecadada específicamente , para o DECEA.
Esse gasto, investimento, na FFAA brasileiras é bem baixo visto o PIB e o que entregam à banca nacional.
Pelo giro de capital nos cofres da Receita Federal o Brasil poderia ser um país independente, ou menos dependente, em armamentos, em passado recente já fornecíamos material a meio mundo.

#13 MLN-SJP

• Usuários
  • 2487 Postagens

Postado 21 de junho de 2008 - 09:28

QUOTE(jambock @ Jun 20 2008, 04:07 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Mas vamos ver se tal valeu a pena quando do desempenho dos F-5BR na Red Flag, agora em jul/ago. Confesso minha curiosidade a respeito.

Concordo com vc e estou tão curiosos quanto... Eu acho que foi um bom investimento... MAs vamos esperar... thumbsup.gif

MLN

#14 Islander

• Membro Honorário
  • 2790 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo - SP - Brasil
  • Data de Nascimento:10/10/1973
Reputação: 490

Postado 24 de junho de 2008 - 20:42

QUOTE(MLN-SJP @ Jun 18 2008, 09:20 AM) <{POST_SNAPBACK}>
O bom desta notícia é que entrerra aquela bobagem de desenvolver avião com a Rússia. Nem eles nem nós temos dinheiro para isto...
MAs não sai 120 de jeito nenhum. Se arrumarmos 60 tá bom de mais. Outra coisa o primeiro não entra em serviço antes de 2020... Vai contando...

MLN

Nunca vai haver transferencia de tecnologia. Se fosse comprear uns 500 aviões ainda vá-lá, mas se comprar uns 20 já acho muito....

#15 Thellson Nessel

• Usuários
  • 64 Postagens
  • Cidade/UF/País:Manaus/Amazonas/Brasil
  • Data de Nascimento:10/11/1988
Reputação: 1

Postado 25 de junho de 2008 - 09:22

com relação a esse assunto, eu so acredito depois que chegarem os aviões por que até em contratos assinados pode haver quebra, hehehehe, todo ano surge boatos relacionados a isso...

se tudo ocorrer dentro da normalidade acho q o Brasil deve ficar com os Dassault Rafale, já que tem uma ótima relação com a França, porem não acho q haverá a tranferência de tecnologia...

já passou da hora do Brasil trocar/adiquirir novos para aviões da FAB, vendo a corrida armamentista que está em pleno vapor na américa do sul, com nossos poderosos F-5 e Mirage 2000, pior que nós so a FAA (em relação a influência política no continente).

acho que em relação a helicópteros não estamos tão ruins, como nos caças...

A Venezuela tem os SU-30 e os Mi-35
O Chile tem os F-16C Block 50 (vindos de fábrica)
O Brasil tem os F-5E/F, os Mirage 2000C e os UH-60L Black Hawk
O Peru tem os Mig-29

só um resuminho básico

#16 Landing

• Usuários
  • 8644 Postagens
  • Cidade/UF/País:br
  • Data de Nascimento:06/06/1966
Reputação: 3126

Postado 25 de junho de 2008 - 19:40

O historico acordo brasil-frança é um forte fator pro do Rafale, mas a rescente oferta dos Russos do na participaçao do T-50/PAK FA colocou eles em uma situação invencivel.
Mas como tudo sera na canetada e nao na tecnica...

#17 MLN-SJP

• Usuários
  • 2487 Postagens

Postado 26 de junho de 2008 - 13:33

QUOTE(marcato @ Jun 25 2008, 07:40 PM) <{POST_SNAPBACK}>
O historico acordo brasil-frança é um forte fator pro do Rafale, mas a rescente oferta dos Russos do na participaçao do T-50/PAK FA colocou eles em uma situação invencivel.

Por que invencível? Um avião que existe e o outro não....

MLN

#18 A&C

• Usuários
  • 40 Postagens

Postado 26 de junho de 2008 - 19:01

QUOTE(marcato @ Jun 25 2008, 07:40 PM) <{POST_SNAPBACK}>

Marcato,

A oferta russa, seja na decada de 1990, ou a atual, nao tem o menor embassamento. Eles vendem a imagem que aceitam qualquer negocio, entretanto, na hora de assinar os documentos, nem mesmo alguem que fale ingles ou portugues aparece.
O PAK FA se sair do modo que planejam, sera um grande vetor... para a Russia. Para o Brasil e aviao demais para verbas, planejamento e metas de menos. O Brasil necessita de um aviao barato e que tenha certa tecnologia embarcada. Nao adianta sonharmos com Raptor, se nao podemos operar nem F/A-18. Temos que pensar em voar o que temos condicoes.
Infelizmente sonhamos com T-50, gastamos o valor de 100 Rafale e no final voamos F-5 modernizados com uma decada de atraso.

A&C

#19 D'Moraes

• Usuários
  • 151 Postagens
  • Cidade/UF/País:Cruz Alta(SSAK), Rio Grande do Sul, Brasil
  • Data de Nascimento:27/10/1992

Postado 01 de julho de 2008 - 16:00

Báh, se o Brasil comprar os Super Hornet até eu vo quere ir pra FAB!
hauhauhauhau!!!!

#20 Flytronix

• Desligados
  • 2219 Postagens
  • Cidade/UF/País:SBMT
  • Data de Nascimento:01/01/1980

Postado 15 de agosto de 2008 - 20:40

Boeing Apresenta Proposta do Super Hornet para o Programa F-X2 do Brasil

ST. LOUIS, 15 Agosto 2008 -- A Boeing Company entregou uma proposta detalhada dia 30 de Julho oferecendo o caça avançado F/A-18E/F Super Hornet à Força Aérea Brasileira dentro do Programa F-X2.

"O interesse internacional caça Super Hornet que foi provado em combate continua a acrescer, e a Boeing esta honrada pelo Brasil considerar o Super Hornet para atender as suas necessidades de defesa à médio prazo," afirmou Bob Gower, vice-presidente dos programas F/A-18 e EA-18 da Boeing Integrated Defense Systems.

A Boeing recebeu um Request for Information (RFI) dogoverno brasileiro no dia 12 de Junho. O reuisito inicial é para 36 aviões, com um potencial para até 120 aviões.

A variante do Super Hornet que a Boeing está oferecendo ao Brasil é baseada no F/A-18E/F Block II , modelo atualmente operado pela U.S. Navy e também em produção para Royal Australian Air Force (RAAF). Tecnologias avançadas -- tais como o radar Active Electronically Scanned Array (AESA) Raytheon APG-79 – e a comprovada confiabilidade do avião estão atraindo a atenção e interesse internacional no avião como uma solução de custo-eficácia (cost-effective) e efetiva em operações de defesa aérea.

"O Super Hornet que nós estamos propondo ao Brasil está equipado com tecnologias de ponta, um caça multi-missão (multi-role) que está pronto hoje," afirmou Gower. "Com os avanços do Block II, as cpacidades de combate do Super Hornet continuam a crescer, oferecendo uma ampla gama de soluções multi-missão (multi-role) a um custo razoável."

A Boeing já forneceu mais de 360 Super Hornet à U.S. Navy. A Austrália também encomendou 24 F/A-18F Super Hornet para complementar sua frota de F/A-18 Hornet. A Boeing está em discussões com vários outros potenciais clientes interessados em adquirir o F/A-18E/F Super Hornet.

Fonte: http://www.defesanet.com.br/fx2/f-18.htm

-------

Maquinasso thumbsup.gif

1 Usuário(s) lendo este tópico

0 usuário(s), 1 visitante(s) e 0 usuário(s) anônimo(s)