Pular para conteúdo

[LEILÃO] Safety Cards

O leilão de Safety Cards da TRANSBRASIL e da VASP foi encerrado. Em breve teremos novos leilões! Portanto aguardem pelas novidades!

F-X2 Shorlist

Boeing Embraer Centro de aviônica avançada

Já existem 1197 respostas neste tópico, contribua você também!

#1081 TO/GA

• Usuários
  • 89 Postagens
  • Cidade/UF/País:SP - Brasil
  • Data de Nascimento:26/11/1954
Reputação: 10

Postado 17 de fevereiro de 2012 - 09:13

View Postkari0ca, em 14 de fevereiro de 2012 - 09:36 , disse:

TO/GA, mesmo se o rafale fosse 100% frances, de que adianta fugir da vassalagem norte americana, se vamos ser vassalos da França? o ideal seria ser independente.

Note para o seguinte link onde são identificados alguns sistemas que não são franceses: http://www.aereo.jor...ca-100-frances/
Hoje em dia é dificil ter um caça 100% made in algum pais.

Só temo que se o rafale ganhar a FAB não tenha orçamento para voa-los, pois uma coisa é comprar, outra é manter, já temos visto uma redução grande no orçamento das nossas forças armadas...

A França não tem as mesmas ambições geopoliticas que os EUA. É mais facil não esbarrar nas pretensões dela (França)
A França domina TODA a tecnologia de um caça, a saber celula, reator e avionicos, mesmo se por razões economicas monta peças de origem estrangeira. Não sei porque mas a lista do link apresenta como não francesas as Michelin, SNECMA, Messier-Bugatti e varias outras.
Faz quarenta anos que a FAB se entende com a Dassault....

O tema FX-Br é polemico e como rola muita grana e politica proliferam artigos tendenciosos. No meu entender o q não se pode perder de foco é a compra de tecnologia de ponta, no caso para fazer um caça de ponta: celula E reator E avionicos.

Uma coisa é saber fazer os caças outra coisa é voa-los. Com uma parte do $ da corrupção no Brasil, estimado entre 50 e 80 bilhoes de reais por ano, daria para comprar, fabricar e voar os aviões.

#1082 TO/GA

• Usuários
  • 89 Postagens

Postado 17 de fevereiro de 2012 - 09:37

View PostBeto Holder, em 14 de fevereiro de 2012 - 22:30 , disse:

Ser vassalo dos americanos...

Isso tá me cheirando a naftalina, lembrando os anos 60, com o discurso do "anti-imperialismo". Isso ja morreu gente, nao existe essa mais de "vassalo" ou sermos "independentes". Nunca, repito, NUNCA os EUA se voltarão contra nos. Somos o contra peso na AL aos neo-comunistas-de-meia-tigela. Eles precisam de nos, nos precisamos deles. Ninguem, repito, NINGUEM tem autonomia completa nesse planeta. E quem tenta, fracassa.

O resto é a mesma velha retorica comunista contra a maior democracia do mundo...

OK. Vassalo é uma palavra forte demais

Mas vou te dar umas dicas:
1) O Brasil, com o presidente Getulio Vargas até 1942 andou flertando com o fascismo italiano e o nazismo de Hitler até que os EUA compraram nossa simpatia dando a CSN.
2) O Brasil, com os presidentes Janio e Jango, andou namorando a revolução cubana e o comunismo até que a revolução de 31 de Março com o apoio dos EUA pois tudo no rumo que conhecemos.

Isso para não falar dos atuais veto de aviões Tucano á Venezuela, Do gelo nas relaçoes depois da aproximação do Brasil com o Irã ou do Brasil com a Venezuela/Bolivia/Equador.

Alias a Argentina tambem deve ter pensado que nunca a Inglaterra ia se voltar contra eles.

Editado por TO/GA, 17 de fevereiro de 2012 - 09:39 .

#1083 Landing

• Usuários
  • 8644 Postagens
  • Cidade/UF/País:br
  • Data de Nascimento:06/06/1966
Reputação: 3126

Postado 17 de fevereiro de 2012 - 15:02

View PostTO/GA, em 17 de fevereiro de 2012 - 09:13 , disse:

A França não tem as mesmas ambições geopoliticas que os EUA. É mais facil não esbarrar nas pretensões dela (França)

a frança tem ambiçoes comerciais, e como qualquer prestador de serviço tem seus furos!

A França domina TODA a tecnologia de um caça, a saber celula, reator e avionicos, mesmo se por razões economicas monta peças de origem estrangeira. Não sei porque mas a lista do link apresenta como não francesas as Michelin, SNECMA, Messier-Bugatti e varias outras.

da na mesma!

Faz quarenta anos que a FAB se entende com a Dassault....

confirme?

#1084 TO/GA

• Usuários
  • 89 Postagens

Postado 17 de fevereiro de 2012 - 16:32

View PostLanding, em 17 de fevereiro de 2012 - 15:02 , disse:

a frança tem ambiçoes comerciais, e como qualquer prestador de serviço tem seus furos!

da na mesma!

confirme?

vc não sabe o q é a FAB ou vc não sabe o q é Dassault. :-)

#1085 Omykron

Coisa Ruim

• Usuários
  • 14958 Postagens
  • Cidade/UF/País:Brasília / DF / BR
  • Data de Nascimento:19/03/1986
Reputação: 1881

Postado 17 de fevereiro de 2012 - 16:57

vc não sabe o que é fab.

a fab a muitos e muitos anos sabe da bomba que foi comprar os mirage III. principalmente manutenção.

#1086 Landing

• Usuários
  • 8644 Postagens

Postado 17 de fevereiro de 2012 - 18:13

View PostTO/GA, em 17 de fevereiro de 2012 - 16:32 , disse:

vc não sabe o q é a FAB ou vc não sabe o q é Dassault. :-)

eu nao sei e vc nao respondeu minhas perguntas!

#1087 TO/GA

• Usuários
  • 89 Postagens

Postado 19 de fevereiro de 2012 - 14:03

View PostLanding, em 17 de fevereiro de 2012 - 18:13 , disse:

eu nao sei e vc nao respondeu minhas perguntas!

não entendi sua pergunta por favor reformule

#1088 TO/GA

• Usuários
  • 89 Postagens

Postado 19 de fevereiro de 2012 - 14:54

View PostOmykron, em 17 de fevereiro de 2012 - 16:57 , disse:

vc não sabe o que é fab. a fab a muitos e muitos anos sabe da bomba que foi comprar os mirage III. principalmente manutenção.

A FAB é um dos braços das forças armadas. Ela esta subordinada ao poder executivo. Quando da escolha de um novo caça existem 2 probabilidades: a tecnica e a politica. Quando as 2 não vão no mesmo sentido, predomina a escolha politica. Simples assim.
A Dassault é a fabrica dos Rafale, o caça que já foi escolhido pela politica.
Fiquem tranquilos porque ninguem fica junto 40 anos sem se entender, tampouco a FAB e a Dassault. A ponto que se ficou 40 anos pode ficar mais 40. É um mal necessário. Isso sem falar que o povo da Boeing ou SAAB pode não ser aquela moleza tambem. Alias a Marinha esta satisfeita com a manuteção dos A4?

#1089 Landing

• Usuários
  • 8644 Postagens

Postado 19 de fevereiro de 2012 - 17:34

View PostTO/GA, em 19 de fevereiro de 2012 - 14:03 , disse:

não entendi sua pergunta por favor reformule

a pergunta estava no contexto. mas aqui vao:

pq vc acha que as ambiçoes comerciais da frança nao causarao problemas?
pq vc acha que a frança vai oferecer um bom serviço ao brasil com o rafale?

vc realmente acredita que 100% da tecnologia do rafale é francesa? se a frança "terceirizou" a produçao de alguns componentes pq vc acha que eles nao estao sujeitos a embargo ou problemas logisticos?

a fab teve problemas epicos de suprimento de componentes com o Mirrage III. vc desconhece, ingonou o fato ou acha que com o rafale seria diferente?

#1090 TO/GA

• Usuários
  • 89 Postagens

Postado 20 de fevereiro de 2012 - 11:48

View PostLanding, em 19 de fevereiro de 2012 - 17:34 , disse:

a pergunta estava no contexto. mas aqui vao:

pq vc acha que as ambiçoes comerciais da frança nao causarao problemas?
pq vc acha que a frança vai oferecer um bom serviço ao brasil com o rafale?

vc realmente acredita que 100% da tecnologia do rafale é francesa? se a frança "terceirizou" a produçao de alguns componentes pq vc acha que eles nao estao sujeitos a embargo ou problemas logisticos?

a fab teve problemas epicos de suprimento de componentes com o Mirrage III. vc desconhece, ingonou o fato ou acha que com o rafale seria diferente?

Não falei de pretenções comerciais falei de geopolitica. Repetindo: Acho mais facil esbarrar nas pretençoes geopoliticas dos EUA do que da França.
Por outro lado a França não tem mais os recursos que tinha para desenvolver caças, logo ou ela perde o que ja desenvolveu ou ela vende para alguem.
Uma coisa que pouca gente entendeu é que se para FAB o importante é voar o caça, para o Brasil o importante é saber fazer um caça. Não digo copiar, digo desenhar e construir e desenvolver de cabo a rabo inclusive o reator e os avionicos.

O Rafale é tecnologia 100% francesa, inclusive reator, avionicos e armamento. Ele é fruto da politica de dissuasão atomica da França. Lembra na época do général DeGaulle? Lembra que a França não fazia parte da OTAN? Lembra que a França sempre teve uma politica independente dos EUA, inclusive se recusando a atacar o Iraque pq não estava convencida que o Saddam Hussein tinha armas de destruição em massa (como não tinha). Na época do DeGaulle ela desenvolveu toda a tecnologia de caça e caça-bombardeiro inclusive atomico. O Rafale é a evolução desta tecnologia independente. Eu não falei que a França terceirizou, eu digo o contrario.

Com a transferencia de tecnologia não haverá mais problema de manutenção ja que tudo sera fabricado aqui.... certo?

Por isso eu acho que o Rafale é a melhor solução para o Brasil. Pode não ser para a FAB, mas é para o Brasil.

E tem mais. Acho que o Brasil vai anunciar a compra dos Rafale durante as eleições presidenciais da França agora em Abril para apoiar o Sarkozy.

#1091 Landing

• Usuários
  • 8644 Postagens

Postado 20 de fevereiro de 2012 - 15:56

View PostTO/GA, em 20 de fevereiro de 2012 - 11:48 , disse:

Não falei de pretenções comerciais falei de geopolitica. Repetindo: Acho mais facil esbarrar nas pretençoes geopoliticas dos EUA do que da França.

vc nao pode ignorar a questao comercial quando falamos da complexidade da compra de um caça.

O Rafale é tecnologia 100% francesa, inclusive reator, avionicos e armamento.

doce ilusão!

Com a transferencia de tecnologia não haverá mais problema de manutenção ja que tudo sera fabricado aqui.... certo?

errado.
vc esta ignorando varios fatos.
a tecnologia não é 100% francesa
mesmo que fosse, nao significa que eles iriam transferir toda a tecnologia.
mesmo que fosse e eles tranferissem, nao significa que teriamos condiçoes de absove-la.
provavelmente nao exista interesse estrategico, comercial e financeiro de absorver 100%
logo o seu 100% ja despencou bastante.

Por isso eu acho que o Rafale é a melhor solução para o Brasil. Pode não ser para a FAB, mas é para o Brasil.

considerando a condiçao politica do brasil. o aproveitamento sera minimo e a jaca vai estourar na mao da FAB.

E tem mais. Acho que o Brasil vai anunciar a compra dos Rafale durante as eleições presidenciais da França agora em Abril para apoiar o Sarkozy.

com conta de copa e olimpiada, e recessao pos copa/olimpiada, nao vejo essa compra antes de 2020.
até la esses avioes estarao bem obsolteos, e uma nova concorrencia deve acontecer.

Editado por Landing, 20 de fevereiro de 2012 - 16:00 .

#1092 jambock

• Membro Honorário
  • 11080 Postagens
  • Interests:aeronáutica, militar em geral, informática, fotografia
  • Cidade/UF/País:Porto Alegre/RS/Brasil
  • Data de Nascimento:13/10/1941
Reputação: 1161

Postado 20 de fevereiro de 2012 - 16:58

name='Landing' post='846783' timestamp='1329764183']
(...)
com conta de copa e olimpiada, e recessao pos copa/olimpiada, nao vejo essa compra antes de 2020.
até la esses avioes estarao bem obsoletos, e uma nova concorrencia deve acontecer.
Prezado Landing: Um fato que tem me chamado atenção é o processo de modernização que as aeronaves de caça, independente de sua nacionalidade, têm passado. Exemplo disso são as aeronaves americanas F-15, F-16 e F-18, a sueca Gripen, a russa Su-30, a européia Typhoon, etc. Creio que a aeronave a ser adquirida pelo Brasil será passível de atualizações por uns 30 anos, no mínimo. Até 2050 manter-se-ia como caça de primeira linha.

Editado por jambock, 20 de fevereiro de 2012 - 17:02 .

#1093 T-6D

• Usuários
  • 1427 Postagens
  • Cidade/UF/País:Lagoa Santa/MG/Brasil
  • Data de Nascimento:31/07/1970
Reputação: 277

Postado 20 de fevereiro de 2012 - 20:38

A julgar pela crise que cresce num horizonte não muito distante acredito que o FX-2 vai ser empurrado com a barriga pelo governo até o final do governo Dilma . O maximo que vai acontecer será alguma aquisição dos modelos já utilizados de 2ª mão .
Quando resolverem quem será escolhido vai precisar reformular todo o processo, o que vai levar longos anos.
Infelizmente planejamento estratégico não passa pela porta do governo a muito tempo.

#1094 Landing

• Usuários
  • 8644 Postagens

Postado 20 de fevereiro de 2012 - 23:53

View Postjambock, em 20 de fevereiro de 2012 - 16:58 , disse:

Prezado Landing: Um fato que tem me chamado atenção é o processo de modernização que as aeronaves de caça, independente de sua nacionalidade, têm passado. Exemplo disso são as aeronaves americanas F-15, F-16 e F-18, a sueca Gripen, a russa Su-30, a européia Typhoon, etc. Creio que a aeronave a ser adquirida pelo Brasil será passível de atualizações por uns 30 anos, no mínimo. Até 2050 manter-se-ia como caça de primeira linha.

Jambock,
concordo em partes.
com a crise mundial, uma relativa paz atual, e o exorbitante custo dos caças de quinta geraçao, as modernizaçoes tem dominado os caças atuais.
mas em 2020 os caças de quinta geração seram uma realidade, e com uma possivel abertura de uma nova concorrencia, que vai durar certmente uns 10 anos em 2030 os caças atuais nem modernizados vai dar conta do recado.

#1095 TO/GA

• Usuários
  • 89 Postagens

Postado 21 de fevereiro de 2012 - 11:20

View PostLanding, em 20 de fevereiro de 2012 - 15:56 , disse:

... a tecnologia não é 100% francesa ...

Pode argumentar sua afirmação?

#1096 Landing

• Usuários
  • 8644 Postagens

Postado 21 de fevereiro de 2012 - 13:54

View PostTO/GA, em 21 de fevereiro de 2012 - 11:20 , disse:

Pode argumentar sua afirmação?

http://www.estadao.c...s-,460689,0.htm
http://www.band.com....icia/?id=215885
http://www.lmbsa.com/referenceslmb.php

#1097 TO/GA

• Usuários
  • 89 Postagens

Postado 22 de fevereiro de 2012 - 11:59

Entendi. O Rafale não é 100% francês pq un dos fornecedores da ventoinha do ventilador é americano. Desse ponto de vista, concordo.

Agora mais seriamente da uma olhada aqui http://www.lmbsa.com/aboutus.php . Repara que é uma firma francesa.

#1098 Omykron

Coisa Ruim

• Usuários
  • 14958 Postagens
  • Cidade/UF/País:Brasília / DF / BR
  • Data de Nascimento:19/03/1986
Reputação: 1881

Postado 22 de fevereiro de 2012 - 18:33

só para refrescar o que é comprar coisa da frança...
só lembrar do mirage iii e dos porta avião do brasil

#1099 Landing

• Usuários
  • 8644 Postagens

Postado 22 de fevereiro de 2012 - 19:18

View PostTO/GA, em 22 de fevereiro de 2012 - 11:59 , disse:

Entendi. O Rafale não é 100% francês pq un dos fornecedores da ventoinha do ventilador é americano. Desse ponto de vista, concordo.
Agora mais seriamente da uma olhada aqui http://www.lmbsa.com/aboutus.php . Repara que é uma firma francesa.

to/ga, cada um acredita no que quiser.
em papai noel, coelinho da pascoa e aviao 100% frances!

#1100 TO/GA

• Usuários
  • 89 Postagens

Postado 23 de fevereiro de 2012 - 14:04

View PostOmykron, em 22 de fevereiro de 2012 - 18:33 , disse:

só para refrescar o que é comprar coisa da frança...
só lembrar do mirage iii e dos porta avião do brasil

Então nos fale como é facil a manutenção dos A4 da marinha. Boeing?
Então nos fale da opinião dos que compraram "coisas" do Brasil?

Infelizmente manutenção é um mal necessário que exige muito rigor, disciplina, seriedade e dedicação. Qualidades que nunca estiveram em moda no Brasil. Que a FAB forme pilotos ou mecanicos, os 2 são bem-vindos.

Pode ser que fosse/seja mais barato manter os avioes no solo do que voando e que criou-se um problema ficticio de falta de peça.
Pode ser que com os recursos limitados fosse/seja mais importante manter o GTA voando do que os caças.
POde ser que para o adestramento de mecanicos fosse melhor continuar usando material mais antigo.
Pode ser que o material foi desviado para outros paises que sofrem algum boicotte.
POde ser...... etc
Não sei. Voce sabe?

O que eu sei é que para o Brasil crescer precisamos arregaçar as mangas e parar de achar que somos vitima.

1 Usuário(s) lendo este tópico

0 usuário(s), 1 visitante(s) e 0 usuário(s) anônimo(s)