Pular para conteúdo

[LEILÃO] Safety Cards

O leilão de Safety Cards da TRANSBRASIL e da VASP foi encerrado. Em breve teremos novos leilões! Portanto aguardem pelas novidades!

F-X2 Shorlist

Boeing Embraer Centro de aviônica avançada

Já existem 1197 respostas neste tópico, contribua você também!

#41 transvasp

• Usuários
  • 3345 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo -SP
  • Data de Nascimento:03/08/1970
Reputação: 266

Postado 28 de agosto de 2008 - 22:37

Jobim sinaliza preferência pela compra de caça francês

TÂNIA MONTEIRO - Agencia Estado

ANÁPOLIS - O ministro da Defesa, Nelson Jobim, aproveitou o discurso de hoje na cerimônia de recebimento dos dois últimos Mirage 2000 que atuarão na defesa aérea do País pelos próximos sete anos para deixar clara sinalização da sua preferência pelo modelo francês, na compra dos novos caças no projeto FX2, em análise pela Força Aérea. Jobim criticou a falta de disposição para formação de parcerias estratégicas, com transferência de tecnologia de países como os Estados Unidos, a Rússia e a Suécia, todos concorrentes no FX2.

Ele foi ainda mais duro em relação aos Estados Unidos. Reclamou que eles vetaram a venda de super-tucanos para a Venezuela porque o avião possuía um componente de navegação, o GPS, de tecnologia norte-americana. "Os precedentes não ajudam muito", afirmou o ministro após a cerimônia, ao ser questionado se os norte-americanos estavam "atrás" na concorrência por causa das limitações de transferência de tecnologia.

"Tivemos um trabalho imenso para negociar um elemento mínimo do avião, que era o GPS." Porém, ele contou que na viagem que fez no mês passado aos EUA, tanto a Boeing, que fabrica o F-18, quanto a Lockheed-Martin, do F-16, prometeram transferência de tecnologia. "Mas há dados que temos de considerar", disse Jobim.

O ministro da Defesa e o Comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito, querem assinar no ano que vem contrato de compra de 20 a 24 novos caças a serem entregues até 2015, quando os 12 Mirage 2000 começam a sair de operação. Segundo Saito, somente no final do ano, depois da análise mais completa das seis propostas recebidas, serão definidos os dois ou três modelos pré-selecionados.

Fonte: http://www.estadao.com.br/geral/not_ger231908,0.htm

#42 transvasp

• Usuários
  • 3345 Postagens

Postado 30 de agosto de 2008 - 22:34

Jobim admite acordo total com a França: FAB terá o Rafale

Em discurso proferido ontem na Base Aérea de Anápolis, durante a cerimônia de recebimento dos últimos caças Dassault Mirage 2000 adquiridos usados da França, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, admitiu implicitamente que o futuro caça multifuncional de nova geração da Força Aérea Brasileira (FAB), o Programa FX-2, deverá ser o Dassault Rafale.Segundo o ministro, “o que precisamos é nos organizar em termos de nossa capacitação. Chega de pensarmos pequeno. Chega de termos pretensões de curto prazo. Precisamos ter afirmações de curto, médio e de longo prazo. E a capacitação de um temor dissuasório efetivo no Brasil é fundamental, tendo em vista sua perspectiva de país grande. E é por isso que, no final do ano, em dezembro, comparecerá ao Brasil Sua Excelência o presidente (francês, Nicolas) Sarkozy, e o Brasil firmará grande acordo estratégico com a França, que envolve não só trocas e trabalhos na área de defesa, mas fundamentalmente a possibilidade de ampliação de nossa base industrial de defesa em aliança com os franceses”. Jobim destacou, como fundamental na escolha da parceria, o fato de que “os franceses e a França são o país que, nos diálogos que fizemos pelo mundo, com a Índia, com a Rússia, com a Suécia, com os Estados Unidos, em todos eles só encontramos efetivamente com os franceses uma transparência, uma disposição real de uma parceria estratégica com o Brasil. Não somos, não seremos e não continuaremos a ser meros consumidores de produtos de defesa, seremos, isso sim, produtores de serviços de defesa na integração do desenvolvimento brasileiro. Os dois Mirages que ora nos são entregues é o final de um ciclo. Teremos um novo ciclo. Um novo ciclo em que os produtos terão, junto com o ciclo, claramente, as cores brasileira e francesa para afirmar a efetividade do Brasil como um país grande”.
Jobim também anunciou, para os próximos dias, a apresentação à população brasileira de um “Plano Estratégico Nacional de Defesa”. Durante os eventos de ontem, em Anápolis, o ministro teve ainda a chance de realizar um vôo, de cerca de 50 minutos, num Mirage 2000B.

Fonte: http://forum.contatoradar.com.br/index.php...f=6&t=31287

#43 7700

• Desligados
  • 1066 Postagens
  • Cidade/UF/País:Florianópolis
  • Data de Nascimento:02/02/1990
Reputação: 0

Postado 31 de agosto de 2008 - 11:18

Se der Rafale, eu estou felicíssimo e pela primeira vez desde 2002 apoio uma decisão do MDef. Um caça no mínimo excelente.

#44 jambock

• Membro Honorário
  • 11080 Postagens
  • Interests:aeronáutica, militar em geral, informática, fotografia
  • Cidade/UF/País:Porto Alegre/RS/Brasil
  • Data de Nascimento:13/10/1941
Reputação: 1161

Postado 31 de agosto de 2008 - 12:17

Meus prezados:
Então, ao que parece, vai ser o Rafale. Estaremos bem servidos.
Nada mal para quem, há tempo atrás, negava-se a vender um forno de altíssima temperatura para laboratório da Universidade Federal do RGS. Agora concordam em transferir tecnologia... Mas que não façam como a Helibrás que, de nacionalizado, não tem muito mais coisas que o esqui de aterragem, bem como os espelhos. Aliás, eu tenho uma enorme curiosidade a respeito da Helibrás. Lamento a ausência de colega que lá trabalhe. As fontes são mínimas, quase não existem.

#45 transvasp

• Usuários
  • 3345 Postagens

Postado 01 de setembro de 2008 - 19:03

QUOTE(jambock @ Aug 31 2008, 12:17 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Meus prezados:
Então, ao que parece, vai ser o Rafale. Estaremos bem servidos.
Nada mal para quem, há tempo atrás, negava-se a vender um forno de altíssima temperatura para laboratório da Universidade Federal do RGS. Agora concordam em transferir tecnologia... Mas que não façam como a Helibrás que, de nacionalizado, não tem muito mais coisas que o esqui de aterragem, bem como os espelhos. Aliás, eu tenho uma enorme curiosidade a respeito da Helibrás. Lamento a ausência de colega que lá trabalhe. As fontes são mínimas, quase não existem.

Alguns sites já informam que o martelo já foi batido.

Acho melhor esperar, minha aposta é no Rafale, mas não seria surpresa....

... uma surpresa. stirthepot.gif

#46 jambock

• Membro Honorário
  • 11080 Postagens

Postado 05 de setembro de 2008 - 00:03

Meus prezados:
O Gripen é a melhor escolha
Entrevista com Bengt Janér
http://www.defesanet.com.br/fx2/gripen.htm
A propósito do Rafale, seu preço é de R$177,8 milhões a unidade. É mole?

#47 rcettolin

• Usuários
  • 157 Postagens
  • Cidade/UF/País:POA-RS-BR
  • Data de Nascimento:05/07/1986

Postado 05 de setembro de 2008 - 00:49

O Gripen é a melhor escolha

A idéia do gripen me parce muito interessante, avião(ao meu visto) bom e de acordo com o diretor da Gripen no BR tem alcance maior q o Rafale, e olha que dizem que o Gripen Ng chega a incorporar alguma coisa de stealth(não sei aonde), mas á proposta dele é no mínimo interessante.

A propósito do Rafale, seu preço é de R$177,8 milhões a unidade. É mole?

Ta caro né?

Editado por jambock, 05 de setembro de 2008 - 20:57 .

#48 jambock

• Membro Honorário
  • 11080 Postagens

Postado 23 de setembro de 2008 - 20:29

Meus prezados:
Em outubro o Comando da Aeronáutica anunciará os três finalistas da concorrência internacional para compra de 36 supersônicos destinados à FAB. Oficiais que acompanham de perto a disputa antecipam que os caças Rafale (França) e Gripen (Suécia) integrarão a lista. A escolha será concluída em março de 2009. A encomenda custará mais de US$ 4 bilhões.
fonte: revista "IstoÉ" 24 set 2008
Quem será o terceiro finalista Façam suas apostas, senhores

#49 Landing

• Usuários
  • 8644 Postagens
  • Cidade/UF/País:br
  • Data de Nascimento:06/06/1966
Reputação: 3126

Postado 24 de setembro de 2008 - 00:07

SU-35!

#50 MLN-SJP

• Usuários
  • 2487 Postagens
  • Cidade/UF/País:São José do Rio Preto
  • Data de Nascimento:21/08/1970
Reputação: 516

Postado 01 de outubro de 2008 - 11:15

Ministério da Defesa
Comando da Aeronáutica
CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA AERONÁUTICA

Comando da Aeronáutica Pré-seleciona candidatos do Projeto F-X2

O Comando da Aeronáutica informa que, em obediência ao cronograma de renovação da frota das aeronaves de combate da Força Aérea Brasileira – FAB, completou mais uma etapa do processo de seleção dos novos caças multi-emprego a ser incorporados ao seu acervo.
A Comissão Gerencial do Projeto F-X2 (CGPF-X2), instituída em 15 de maio de 2008, conduziu os estudos de avaliação das aeronaves pré-selecionadas (Boeing F-18E/F Super Hornet, Dassault Rafale, Eurofighter Typhoon, Lockheed Martin F-16 Adv, Saab Gripen NG e Sukhoi SU-35), de forma a elaborar uma lista reduzida (short list) nesta etapa do processo.
A concretização desta short list visou a garantir o atendimento aos requisitos operacionais para aeronave de caça multi-emprego estabelecidos pelo Estado-Maior da Aeronáutica e permitir o aprofundamento das avaliações dos sistemas de armas candidatos que foram selecionados nesta fase.
Os estudos tiveram por base as informações fornecidas pelas empresas em resposta aos pedidos de informações (do inglês Request For Information - RFI), emitidos em Junho de 2008. Os dados provenientes das empresas participantes foram avaliados de forma sistêmica, considerando aspectos referentes às áreas operacional, logística, técnica, Compensação Comercial (offset) e transferência de tecnologia para a Indústria Nacional de Defesa.
A partir de agora, na nova etapa do processo de seleção, as avaliações irão concentrar-se nas seguintes aeronaves componentes da short list (listadas aqui em ordem alfabética dos respectivos fabricantes): BOEING (F-18 E/F SUPER HORNET), DASSAULT (RAFALE) e SAAB (GRIPEN NG).
As 36 aeronaves, que integrarão o 1º lote, deverão ser entregues a partir de 2014, com expectativa de vida útil de, no mínimo, 30 anos. Assim, ao longo dos próximos anos, haverá a substituição, gradativamente, dos atuais caças Mirage 2000, F-5M e A-1M. O conjunto de conhecimentos e capacitação tecnológica adquiridos nesta aquisição irá contribuir para que o Brasil tenha condições de produzir ou participar da produção de caças de 5ª geração em um futuro de médio e longo prazo.
Por fim, o Comando da Aeronáutica ressalta que este processo representa um importante avanço para sua Indústria de Defesa com reflexos duradouros, possibilitando parcerias estratégicas de longa duração. No correr do próximo ano, deverá ser conhecido o vetor selecionado, tão logo as fases subseqüentes sejam concluídas.

CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA AERONÁUTICA

Editado por MLN-SJP, 01 de outubro de 2008 - 11:17 .

#51 Flytronix

• Desligados
  • 2219 Postagens
  • Cidade/UF/País:SBMT
  • Data de Nascimento:01/01/1980

Postado 01 de outubro de 2008 - 11:32

A partir de agora, na nova etapa do processo de seleção, as avaliações irão concentrar-se nas seguintes aeronaves componentes da short list (listadas aqui em ordem alfabética dos respectivos fabricantes): BOEING (F-18 E/F SUPER HORNET), DASSAULT (RAFALE) e SAAB (GRIPEN NG).

Ótimas escolhas! Me parece que a seleção está sendo bem criteriosa, bom sinal, no meu ver. Parece que agora a coisa vai.

Editado por Flytronix, 01 de outubro de 2008 - 11:33 .

#52 MLN-SJP

• Usuários
  • 2487 Postagens
  • Cidade/UF/País:São José do Rio Preto
  • Data de Nascimento:21/08/1970
Reputação: 516

Postado 01 de outubro de 2008 - 11:35

QUOTE(Flytronix @ Oct 1 2008, 11:32 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Ótimas escolhas! Me parece que a seleção está sendo bem criteriosa, bom sinal, no meu ver. Parece que agora a coisa vai.

Concordo com vc. Eu ainda acho que os dois primeiros levam vantagem. Ainda tbm estes dois são compatíveis com operação embarcada que pode levar a marinha a operá-los no futuro.

MLN

#53 Kuznetsov

• Usuários
  • 427 Postagens
  • Cidade/UF/País:Brazil
  • Data de Nascimento:20/02/1980

Postado 01 de outubro de 2008 - 12:14

O sistema do SP lança um hornet? Não é aquele esquema ventral? Pode ser adaptado?

#54 CORSARIO2402

• Usuários
  • 1842 Postagens
  • Cidade/UF/País:RECIFE
  • Data de Nascimento:30/03/1967
Reputação: 164

Postado 01 de outubro de 2008 - 12:21

Amigos

Pra mim o vencedor jah foi escolhido por pre$$ao politica.

Deverah ser o RAFALE.

Eu preferia o SU35

SDS
RAFAEL CRUZ - SBRF

#55 lucasmota

• Usuários
  • 489 Postagens
  • Cidade/UF/País:Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil
  • Data de Nascimento:28/09/1989

Postado 01 de outubro de 2008 - 13:11

QUOTE(RAFAEL CRUZ - SBRF @ Oct 1 2008, 12:21 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Amigos

Pra mim o vencedor jah foi escolhido por pre$$ao politica.

Deverah ser o RAFALE.

Eu preferia o SU35

SDS
RAFAEL CRUZ - SBRF

Mas também, com o quê os franceses estão prometendo, tem que ser o Rafale. O Su-35 não é tão mais barato assim, não pode ser lançando de um porta-aviões e não tinha uma transferência de tecnologia como a oferecida pela França. Isso sem contar que o Rafale é um avião mais moderno e mais versátil. E se quem produz tambpem ajuda quem quer comprar, não resta muita opção né?

#56 Bertoli

Server Sitter

• Usuários
  • 6333 Postagens
  • Cidade/UF/País:Recife/PE/Brasil
  • Data de Nascimento:25/07/1976
Reputação: 986

Postado 01 de outubro de 2008 - 13:53

Alguém ainda tem dúvidas que o "ganhador" vai ser o Rafale? rolleyes.gif

#57 lucasmota

• Usuários
  • 489 Postagens
  • Cidade/UF/País:Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil
  • Data de Nascimento:28/09/1989

Postado 01 de outubro de 2008 - 15:59

QUOTE(Bertoli @ Oct 1 2008, 01:53 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Alguém ainda tem dúvidas que o "ganhador" vai ser o Rafale? rolleyes.gif

Ganhador? Há quem diga ser "O Predestinado".... heuheuhe

Mas ainda assim, acho que na atual conjuntura é a melhor opção, mesmo tendo um preço unitário mais caro, até porque eles vão ter que durar 30 anos(pra mim uma previsão otimista, se dependesse dos políticos seriam 50...), daaí vale mais a pena gastar mais agora para ter que desembolçar menos no futuro.

#58 transvasp

• Usuários
  • 3345 Postagens

Postado 01 de outubro de 2008 - 16:40

Acho que vai dar Rafale, mas não seria surpresa...

... Uma surpresa !!!!

Que digam o Gripen e o Hornet !!!!

De qualquer forma os 3 são grandes aeronaves !!!

Boa sorte a Fab.

#59 ppjr

• Ombudsman/Atendimento ao Usuário
  • 1929 Postagens
  • Cidade/UF/País:Sao Paulo
  • Data de Nascimento:02/05/1975
Reputação: 75

Postado 01 de outubro de 2008 - 19:07

russos ficaram de fora.

#60 eneiele

• Usuários
  • 199 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo / SP / Brasil
  • Data de Nascimento:22/12/1986

Postado 01 de outubro de 2008 - 19:21

Será que quando chegar na hora de fechar negócio eles vão pipocar ($$) e fazer outra opção?

1 Usuário(s) lendo este tópico

0 usuário(s), 1 visitante(s) e 0 usuário(s) anônimo(s)