Pular para conteúdo

[LEILÃO] Safety Cards

O leilão de Safety Cards da TRANSBRASIL e da VASP foi encerrado. Em breve teremos novos leilões! Portanto aguardem pelas novidades!

Vôo da Tam de Brasília para Cuiabá decola com excesso de peso e assusta passageiros

Já existem 52 respostas neste tópico, contribua você também!

#1 gvilaca

• Usuários
  • 6 Postagens
  • Cidade/UF/País:SAO/SP/BR
  • Data de Nascimento:11/10/1979
Reputação: 0

Postado 09 de outubro de 2008 - 11:31

Vôo da Tam de Brasília para Cuiabá decola com excesso de peso e assusta passageiros

Pavor. Foi o que sentiu os passageiros do vôo 3899 da TAM, com partida prevista de Brasília com destino a Cuiabá, às 10h27, da sexta-feira dia 12 de setembro. A senadora Serys Slhessarenko que estava à bordo, fez um relato impressionante do que ocorreu. Quando todos os passageiros já estavam acomodados, disse Serys, após duas horas de espera, o comandante avisou que a aeronave estava com excesso de peso e, por esta razão, não havia possibilidade de iniciar os procedimentos de decolagem.

A tripulação propôs que dez passageiros, voluntários, desembarcassem para amenizar o excesso de peso, recebendo, em compensação, quatrocentos reais (R$ 400,00) e alimentação para cada pessoa.

Serys conta que não foi possível convencer todos os voluntários. Nem todos aceitaram a proposta da TAM. Assim, o comandante da aeronave decidiu assumir o risco e resolveu decolar, afirmando que, durante o percurso, o vôo seria feito abaixo da altitude normal. E, na chegada à Cuiabá, a aeronave ficaria sobrevoando a cidade até esvaziar o tanque de combustível.

Segundo a senadora, após cerca de uma hora de vôo a aeronave começou a sobrevoar, em baixa altitude, a cidade de Barra do Garças. “Quem estava no avião pode comprovar que se via, com nitidez, as pessoas caminhando nas ruas”, conta. O aviação, acredita, estava numa altitude abaixo de cinco mil pés.

O resultado dessa manobra foi imediato. Os passageiros entraram em pânico. Os passageiros que estavam apreensivos por conta do problema de excesso de peso, sentiram mal estar. Todos os sacos para indisposição, colocados nos bolsões das poltronas, foram utilizados pelos passageiros. O pânico foi tanto que faltaram sacos de indisposição, conforme alegaram as comissárias de bordo.

O vôo tornou-se um caos. O avião não pousava e voava em círculos, em baixa altitude. As pessoas, apavoradas, gritavam, enquanto as crianças à bordo choravam compulsivamente.

A aeronave ficou sobrevoando Cuiabá por cerca de 40 minutos até conseguir pousar. O vôo, que dura 1h15 em condições normais, demorou mais do que o previsto. Diante do que vivenciou, a senadora Serys resolveu relatar o ocorrido para a direção da Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC) e para a direção da TAM. “Poderia ter ocorrido uma tragédia. As pessoas estavam apavoradas dentro da aeronave, inclusive eu. Quero saber das autoridades se o procedimento adotado é legal. Se ocorre com freqüência e o que pode ser feito para que fatos como este não se repita novamente na aviação civil brasileira”, afirmou.

Serys era portadora do ticket 9572352043682, com localizador BHXSWN.

Fonte: Assessoria de Imprensa

http://www.senado.gov.br/lidpt/noticia2.as...mp;codigo=46048

#2 Guiba Galera

• Usuários
  • 29 Postagens
  • Cidade/UF/País:sao paulo
  • Data de Nascimento:04/09/1973

Postado 09 de outubro de 2008 - 11:37

era só aceitar os 400 mangos ,papar e viajar depois sem problemas.hehehhe

#3 CORSARIO2402

• Usuários
  • 1842 Postagens
  • Cidade/UF/País:RECIFE
  • Data de Nascimento:30/03/1967
Reputação: 164

Postado 09 de outubro de 2008 - 11:38

Amigos

Datena mode on

HEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEELP Onde estao as autoridades deste pais ACFT da TAM com peso extra

Datena mode off

Vai ver q o peso morto era esta Deputada...... hypocrite.gif

SDS
RAFAEL CRUZ - SBRF

#4 Grumman F-14 Tomcat

• Colaborador
  • 3139 Postagens
  • Interests:Aviação Levada a Sério
  • Cidade/UF/País:New York/NY/USA
  • Data de Nascimento:22/07/1953
Reputação: 194

Postado 09 de outubro de 2008 - 11:42

Relato de senadora???

Isso so' pode ser uma piada thumbsdown_still.png thumbsdown_still.png thumbsdown_still.png

#5 Cmte Garcia

• Usuários
  • 1920 Postagens
  • Cidade/UF/País:Porto Alegre/RS
  • Data de Nascimento:14/12/1980
Reputação: 154

Postado 09 de outubro de 2008 - 11:43

Eu sei que esse relato dessa senhora nem merece meu comentário, mas pelamordedeus, o que é isso?

Faltaram sickness bag, crianças choravam e todo mundo em pânico... isso parece filme da globo. Ainda se caísse um pedaço do avião, como daquela vez no Japão que a "bunda" do avião separou do resto, aí entendo... mas só pq sobrevoava pesado? E será que o comandante seria tão kamikaze de decolar se não tivesse segurança mínima? E ainda por cima ela sabe até mesmo identificar que a aeronave estava a 5000 pés?

Pra mim é fato: essa senhora queria era aparecer, mostrar ao mundo que existe. Lamentável que eu ainda pago o salário dela!

#6 Grumman F-14 Tomcat

• Colaborador
  • 3139 Postagens
  • Interests:Aviação Levada a Sério
  • Cidade/UF/País:New York/NY/USA
  • Data de Nascimento:22/07/1953
Reputação: 194

Postado 09 de outubro de 2008 - 11:51

QUOTE(Cmte Garcia @ Oct 9 2008, 10:43 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Eu sei que esse relato dessa senhora nem merece meu comentário, mas pelamordedeus, o que é isso?

Faltaram sickness bag, crianças choravam e todo mundo em pânico... isso parece filme da globo. Ainda se caísse um pedaço do avião, como daquela vez no Japão que a "bunda" do avião separou do resto, aí entendo... mas só pq sobrevoava pesado? E será que o comandante seria tão kamikaze de decolar se não tivesse segurança mínima? E ainda por cima ela sabe até mesmo identificar que a aeronave estava a 5000 pés?

Pra mim é fato: essa senhora queria era aparecer, mostrar ao mundo que existe. Lamentável que eu ainda pago o salário dela!

[2] thumbsdown_still.png thumbsdown_still.png thumbsdown_still.png thumbsdown_still.png thumbsdown_still.png thumbsdown_still.png thumbsdown_still.png

#7 Gui

• Usuários
  • 212 Postagens
  • Cidade/UF/País:Sao Paulo
  • Data de Nascimento:17/06/1982

Postado 09 de outubro de 2008 - 11:54

QUOTE(Cmte Garcia @ Oct 9 2008, 11:43 AM) <{POST_SNAPBACK}>

Nao sei, tenho minhas duvidas de quem pode estar com razão. Se utilizaram todos os sacos de enjoo, ou metade deles, isso pouco importa. A verdade é que as empresas estão "pintando e bordando" e nada se faz. Nós, tripulantes, sabemos que é cada maluquice que acontece no nosso dia a dia que tudo é possivel.

#8 Lear_60

• Usuários
  • 2911 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo
  • Data de Nascimento:07/03/1987
Reputação: 508

Postado 09 de outubro de 2008 - 11:55

Como já era esperado desde ler o título da notícia, a história está extremamente mal contada por uma pessoa que não entende picas de aviação e quer aparecer.

#9 MAHA VAILO

• Usuários
  • 272 Postagens
  • Cidade/UF/País:Distrito Federal/Brasil
  • Data de Nascimento:20/07/1987
Reputação: 6

Postado 09 de outubro de 2008 - 11:58

rapaz a bruxa tá mais que solta por esses dias
principalmente na Qantas com aquele A330 e antes com o B747
Aviao caindo na Russia e agora no Nepal
dias atras houve 2 incidentes com a Tam e agora mais essa presepada
deve ta mais seguro voar na vassoura da bruxa
no minimo deve ser ela tantando criar uma nova companhia

#10 Cmte Garcia

• Usuários
  • 1920 Postagens
  • Cidade/UF/País:Porto Alegre/RS
  • Data de Nascimento:14/12/1980
Reputação: 154

Postado 09 de outubro de 2008 - 12:05

QUOTE (Gui @ Oct 9 2008, 11:54 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Nao sei, tenho minhas duvidas de quem pode estar com razão. Se utilizaram todos os sacos de enjoo, ou metade deles, isso pouco importa. A verdade é que as empresas estão "pintando e bordando" e nada se faz. Nós, tripulantes, sabemos que é cada maluquice que acontece no nosso dia a dia que tudo é possivel.

Gui, de acordo. Tenho que concordar contigo, mas achei o relato dela bem exagerada. Alguém aqui do fórum estava nesse vôo e pode dar um relato melhor?

#11 Mastercaptain

• Consultor
  • 6423 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo /São Paulo /Brasil
  • Data de Nascimento:01/01/1959
Reputação: 2630

Postado 09 de outubro de 2008 - 12:06

Eu parto do pressuposto que a senadora não iria inventar uma historia destas. Pode ter maximizado o lado emocional mas não inventado. O que parece a principio ter acontecido é que por uma falha da empresa a aeronave foi carregada com excesso de peso ou abastecida com uma quantidade de combustível alem do necessário,para o limitante de pouso . Tendo em vista a recusa de desembarque de passageiros e suas bagagens o cmte optou por queimar o combustível a fim de estar dentro de seu MLW ( Peso Maximo de Pouso) para a localidade o que acabou ocasionando apreensão aos passageiros tendo em vista a aeronave ter ficado fazendo sobrevôo.

#12 Rafael_bsb

• Usuários
  • 547 Postagens
  • Cidade/UF/País:Brasília/DF/BRASIL
  • Data de Nascimento:14/08/1984
Reputação: 30

Postado 09 de outubro de 2008 - 12:15

Isso não é nadaaaa

Tá com medo vai de carro então

#13 Stelios the Greek

• Usuários
  • 4823 Postagens
  • Cidade/UF/País:SP/SP
  • Data de Nascimento:25/03/1983
Reputação: 422

Postado 09 de outubro de 2008 - 12:21

se fosse eu e se bobiar fizeram isso, teria tirado uma quantidade de carga e bagagens!

cada um q aparece!

vai pro blog tongue.gif

#14 Polaco

• Usuários
  • 154 Postagens
  • Cidade/UF/País:Porto Alegre
  • Data de Nascimento:12/03/1987
Reputação: 22

Postado 09 de outubro de 2008 - 12:32

Ganharam vôo panoramico de "grátis" e tão reclamando stirthepot.gif

#15 Jiló

• Usuários
  • 5426 Postagens
  • Cidade/UF/País:Miami, FL, USA
  • Data de Nascimento:11/02/1984
Reputação: 60

Postado 09 de outubro de 2008 - 13:25

computer2.gif Vontade de fazer isso com o pc depois de ler isso.

#16 Smart Mate

• Usuários
  • 22 Postagens
  • Cidade/UF/País:Porto Alegre/RS/Brasil
  • Data de Nascimento:23/10/1976

Postado 09 de outubro de 2008 - 13:43

Quanta bobagem... quando os egrégios técnicos da aviação vão demorar para perceber que quem manda é o cliente? Ainda bem que vocês não administram cias., pq senão... iriam voar sempre vazios, pq não o que pensa quem paga tudo que vcs recebem e o lucro da empresa (salve Rolin) é desacreditado...
Aterrissem... tá na hora de perceber que o glamour acabou... que o avião é apenas mais um meio de transporte...

Saudações!

#17 Isaac_KP

• Usuários
  • 1065 Postagens
  • Cidade/UF/País:BRASIL
  • Data de Nascimento:29/09/1991

Postado 09 de outubro de 2008 - 13:44

QUOTE(mastercaptain @ Oct 9 2008, 12:06 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Eu parto do pressuposto que a senadora não iria inventar uma historia destas. Pode ter maximizado o lado emocional mas não inventado. O que parece a principio ter acontecido é que por uma falha da empresa a aeronave foi carregada com excesso de peso ou abastecida com uma quantidade de combustível alem do necessário,para o limitante de pouso . Tendo em vista a recusa de desembarque de passageiros e suas bagagens o cmte optou por queimar o combustível a fim de estar dentro de seu MLW ( Peso Maximo de Pouso) para a localidade o que acabou ocasionando apreensão aos passageiros tendo em vista a aeronave ter ficado fazendo sobrevôo.

Caro Master , tendo em vista o seu grande conhecimento , vou lhe perguntar:

Já que a aeronave decolou com "excesso de peso" , foi correta a atitude do comandante do vôo ? Orbitar em Cuiabá até estar dentro do MLW é o mais correto nessa situação ou os pax deveriam ter sido reacomodados em outro vôo ? Abraços

#18 Mastercaptain

• Consultor
  • 6423 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo /São Paulo /Brasil
  • Data de Nascimento:01/01/1959
Reputação: 2630

Postado 09 de outubro de 2008 - 13:57

QUOTE(Isaac - futuro piloto @ Oct 9 2008, 02:44 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Caro Master , tendo em vista o seu grande conhecimento , vou lhe perguntar:

Já que a aeronave decolou com "excesso de peso" , foi correta a atitude do comandante do vôo ? Orbitar em Cuiabá até estar dentro do MLW é o mais correto nessa situação ou os pax deveriam ter sido reacomodados em outro vôo ? Abraços

Oi Isaac,

É sempre difícil avaliar os fatos sem ter conhecimento amplo de todo o cenário. Mas baseado apenas no que foi informado, a decisão do comandante de decolar, mesmo sabendo que estaria com peso de pouso acima do Maximo permitido (se é que é isto mesmo o que ocorreu) não esta errada.Errado ele estaria em pousar com peso acimo do permitido para aquele aeroporto. O comandante, alem de piloto é um gerente do vôo. Ele pode ter imaginado que o prejuízo da queima desnecessária do combustível seria menor que o prejuízo do impasse causado aos passageiros que teriam de desembarcar e tomou a decisão. Não posso dizer se foi certa ou errada. Não conheço a política operacional TAM, mas provavelmente esta atitude foi tomada em conjunto com a coordenação da empresa. Tecnicamente o piloto não fez nada de errado.

#19 E.P.M.

• Usuários
  • 2227 Postagens
  • Cidade/UF/País:Minas Gerais
  • Data de Nascimento:17/03/1989
Reputação: 240

Postado 09 de outubro de 2008 - 14:06

se o cmte decolou e pousou com os pesos corretos...nada a ANAC pode fazer e nada ning pode falar!!!
Agora...se ele decolou com sobrepeso (não acredito que el tenha feito isso, acredito que ele tenha apenas queimado um pouco de combustível pra chegar certinho na MLW) aí vai ferrar!!
ele jamais devia ter falado isso! huahauhua

#20 Isaac_KP

• Usuários
  • 1065 Postagens
  • Cidade/UF/País:BRASIL
  • Data de Nascimento:29/09/1991

Postado 09 de outubro de 2008 - 14:08

QUOTE(mastercaptain @ Oct 9 2008, 01:57 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Oi Isaac,

É sempre difícil avaliar os fatos sem ter conhecimento amplo de todo o cenário. Mas baseado apenas no que foi informado, a decisão do comandante de decolar, mesmo sabendo que estaria com peso de pouso acima do Maximo permitido (se é que é isto mesmo o que ocorreu) não esta errada.Errado ele estaria em pousar com peso acimo do permitido para aquele aeroporto. O comandante, alem de piloto é um gerente do vôo. Ele pode ter imaginado que o prejuízo da queima desnecessária do combustível seria menor que o prejuízo do impasse causado aos passageiros que teriam de desembarcar e tomou a decisão. Não posso dizer se foi certa ou errada. Não conheço a política operacional TAM, mas provavelmente esta atitude foi tomada em conjunto com a coordenação da empresa. Tecnicamente o piloto não fez nada de errado.

thumbsup.gif

1 Usuário(s) lendo este tópico

0 usuário(s), 1 visitante(s) e 0 usuário(s) anônimo(s)