Pular para conteúdo

[LEILÃO] Safety Cards

O leilão de Safety Cards da TRANSBRASIL e da VASP foi encerrado. Em breve teremos novos leilões! Portanto aguardem pelas novidades!

Vôo da Tam de Brasília para Cuiabá decola com excesso de peso e assusta passageiros

• This topic is locked Este tópico está trancado. =/
Já existem 52 respostas neste tópico, contribua você também!

#41 Tradewinds

• Usuários
  • 301 Postagens
  • Cidade/UF/País:SP
  • Data de Nascimento:21/12/1957
Reputação: 0

Postado 10 de outubro de 2008 - 20:57

QUOTE(Boeing737 @ Oct 10 2008, 12:15 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Quanto a essa segunda parte, discordo que tenha acontecido violação de uma regra, sei que seu amor pela vermelinha não é grande afinal deve correr um skydrol azul nas sua veias smile.gif
Usando seu raciocínio, todo vôo de longo curso decola acima do peso máximo de pouso..... Nesse episódio relatado não vi violação nenhuma de regra que ferisse a segurança de vôo, apenas um mal gerenciamento da situação, envolvendo principalmente os clientes da empresa...só isso. Sem dramas maiores thumbsup.gif

abraços

Boeing 737, a ai, tudo bem nessa grande maquina?
Lamento contraria-lo, mas voce e a xxxxxx xx xxxx-xxxx estao errados.... e pago uma cerveja para todos, absolutely no hard feelings.
Em primeiro lugar, a cor do sangue que corre nas minhas veias e a cor do dinheiro. Isso aprendi muito antes de me desligar da Varig, e uma das boas coisas que ela me ensinou, foi nao ter paixao pelo emprego, mas, sim, pela familia, a nossa familia, e de que forma podemos sustenta-la. E so depois que alguem se desliga desse universo de bitolagem que e a aviacao brasileira e que pode realmente aplicar esse conhecimento. Antes disso, tudo e puro fa-clube, que nao enche a barriga de ninguem, porem, o saco, sim, e muito.
Segundo, e obvio que uma aeronave pode decolar com o peso de decolagem superior ao peso de pouso, caso contrario, um MD-11 decolaria pelo menos 80 toneladas abaixo do MTOW. No entanto, nenhuma aeronave operando pelo RBHA 121 pode ser despachada para o destino prevendo-se que pousara acima do MLW, quer seja um MD-11, quer seja um A320. Se um comandante assinou um dispatch release dessa forma, ele simplesmente acabou assinando um certificado de burrice e atestou seu desconhecimento na operacao de uma aeronave comercial e deu margem para que advogados enfiassem uma naba maior que um A380 ate o talo no seu rabo no caso de um mero incidente no pouso.
O que a aviacao no exterior me ensinou, e o lado bom dessa profissao e isso, estamos sempre aprendendo, e humildemente e sempre de bola bem baixa, e que nos, os brasileiros, somos muito flexiveis e de facil adaptacao, mas temos excesso de macetes que nem sempre sao devidamente aplicaveis as operacoes. By the book e a lei que deve imperar, e a experiencia e o guia que nos da conforto quando as coisas nao dao certo. No entanto, no Brasil, usamos de desvios em primeiro lugar, dando uma enorme margem a equivocos e motivos para discussoes e criticas quanto a nossa indisciplina operacional. E e isso que critico na TAM, essa larga tendencia quanto ao uso de improvisos, e isso e inadmissivel. Tirando isso, torco muito pelos meus colegas, de todas as bandeiras, e que mantem bravamente a aviacao comercial verde-amarela.
Terceiro, aproveitando a oportunidade nessa mensagem, deixo um grande abraco a todos, desculpas a muitos, mas sinto-me feliz pelo tempo que me diverti por aqui, e pelo muito que aprendi com todos. Incendiei intencionalmente alguns topicos, para ver se alguns alienados pegavam no tranco (muitos nem assim) e para que outros percebessem que a realidade do mundo e muito mais ampla do que os limites de vermelho, azul e laranja impoe na cabeca de muitos. E hora de achar outras atividades e dar espaco para os feras que circulam por aqui. Quanto aos puxa-sacos que circulam pela area (muitos macacos velhos de aviacao e que nao precisavam disso) acredito que o maximo que conseguirao na bajulacao nojenta a algumas pessoas desse forum e um cargo de moderador (que suponho que esta muito bem servido atualmente e nao precisa de baba-ovo) ou uma asinha dourada para desfilar pelos topicos. Aos deslumbrados que acham que ao assinar o nome num aviao e sinal de lacos eternos entre empresa e empregado, caiam na real e aprendam com o passado e ate com o presente, que esta na cara de todos, e eu, a distancia, consigo ver claramente: nenhuma empresa aerea tera piedade para dar um pe no traseiro de quem quer que seja, independente do momento.
Boa sorte a todos e boa carreira para aqueles que estao tentando um lugar ao sol.
Tradewinds e familia S/A thumbsup.gif

#42 Flytronix

• Desligados
  • 2219 Postagens
  • Cidade/UF/País:SBMT
  • Data de Nascimento:01/01/1980

Postado 10 de outubro de 2008 - 21:27

QUOTE(gvilaca @ Oct 9 2008, 11:31 AM) <{POST_SNAPBACK}>
O aviação (???), acredita, estava numa altitude abaixo de cinco mil pés.

AGL? Ou MSL? rofl.gif

#43 Boeing737

• Usuários
  • 1629 Postagens
  • Cidade/UF/País:sao paulo
  • Data de Nascimento:21/04/1969
Reputação: 182

Postado 10 de outubro de 2008 - 21:31

Como vc mesmo bem disse,
nenhuma aeronave operando pelo RBHA 121 pode ser despachada para o destino prevendo-se que pousara acima do MLW
.
E quem disse que esse vôo não pode ser despachado prevendo um sobrevôo de algum ponto para que seu consumo seja adequado ao problema existente?? Ou ser despachado pra cumprir uma rota mais longa.....

Como eu disse, erros acontecem todos os dias em todos os lugares do mundo, até aí na aviação do primeiro mundo.
Na minha modesta opinião, de quem tem muito a aprender na vida(profissional e pessoal), ainda acho que não seja crime algum essa prática para se corrigir um erro. Crime seria se isso fosse prática comum na empresa.
Ou seria mais fácil e ágil chamar um caminhão tanque vazio para poder receber esse combustível a mais que estaria a bordo??
E veja bem..estamos levantando suposições através de uma notícia de jornal, na realidade nem sabemos ao certo o que realmente ocorreu no famigerado vôo da ilustre senadora......

Abraços e boas cervas!!! white.gif drinks.gif

#44 le1

• Usuários
  • 443 Postagens
  • Cidade/UF/País:RJ/RJ
  • Data de Nascimento:25/07/1962
Reputação: 36

Postado 10 de outubro de 2008 - 21:37

Tradewinds as explicações técnicas do Boeing 737 são adequadas e coerentes com relação aos números ... quanto ao RBHA 121, está perfeitamente lembrado por vossa senhoria ...

Editado por le1, 10 de outubro de 2008 - 21:38 .

#45 le1

• Usuários
  • 443 Postagens
  • Cidade/UF/País:RJ/RJ
  • Data de Nascimento:25/07/1962
Reputação: 36

Postado 10 de outubro de 2008 - 21:39

Tradewinds as explicações técnicas do Boeing 737 são adequadas e coerentes com relação aos números ... quanto ao RBHA 121, está perfeitamente lembrado por vossa senhoria ...

#46 Gucky

• Usuários
  • 424 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo
  • Data de Nascimento:16/09/1964
Reputação: 302

Postado 10 de outubro de 2008 - 21:53

Não se exaltem, não se exaltem, está chiquérrimo este tópico, uma DISCUSSÃO de verdade,
conhecimentos e pontos de vista postos à prova...

nenhuma aeronave operando pelo RBHA 121 pode ser despachada para o destino prevendo-se que pousara acima do MLW

E quem disse que esse vôo não pode ser despachado prevendo um sobrevôo de algum ponto para que seu consumo seja adequado ao problema existente?? Ou ser despachado pra cumprir uma rota mais longa.....

Tudo muito transparente... Piloto sem papas na língua, verdade absoluta...
Esclareceu tudo à todo mundo, tanto que a história contada pela senadora, uma leiga completa,
serviu de excelente referência para toda uma discussão de experts e cálculos e conjecturas.

Pena que a senadora não seja uma grande fã de voar, senão teria curtido todo o sobrevôo e a limpidez do piloto,
nesse mundo onde o que mais se anda escutando é que passageiro é carga...

Parabéns ao mesmo !!!

Editado: Agora o finalzinho com os vômitos, só posso rir... HAHAHAHA Jornalista é phoda....

Editado por Gucky, 10 de outubro de 2008 - 21:54 .

#47 Fábio A.

• Usuários
  • 890 Postagens
  • Cidade/UF/País:são paulo
  • Data de Nascimento:16/10/1991
Reputação: 2

Postado 10 de outubro de 2008 - 21:54

Pelo jeito a FDP tava com o QNH acertadinho sabaia ate a altitude, ou sera que usou o radio altimetro dela?

#48 Clipper

• Consultor
  • 1398 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo
  • Data de Nascimento:18/09/1962
Reputação: 1289

Postado 11 de outubro de 2008 - 02:10

QUOTE(Boeing737 @ Oct 10 2008, 09:31 PM) <{POST_SNAPBACK}>

Senhores,

Nao entrando no merito da questao de qual empresa aerea foi envolvida e outras coisas que suscintam rivalidades, mas apenas discutindo a situacao levantada, caro B737, voce estaria certo na sua interpretacao, desde que o planejamento de voo, que o comandante assina antes da saida voo, e que inclui, entre outros documentos, o dispatch release citado e a navegacao, fosse feito levando em conta esse voo panoramico e, no final, todos os calculos indicavam um peso no destino dentro do MLW aplicavel as condicoes (nao necessariamente e o estrutural). Bom senso, isoladamente, e muito subjetivo.

Caso contrario, isto e, o comandante, que na ultima instancia e o responsavel pela liberacao da aeronave para a realizacao do voo conforme as regras em vigor, simplesmente aplicou a engenhosa operacao de consumir em voo um erro no abastecimento que certamente sobrara para alguem, principalmente nos tempos atuais, mesmo com a queda do preco do petroleo, porem a querosene de aviacao nao esta baixando no mesmo ritmo e muito menos os custos associados em dolares, ele agiu em desacordo com os regulamentos.

Em outras palavras, so podemos dizer que foi perfeitamente legal, desde que todos os itens que compoe o gerenciamento de uma situacao, principalmente no aspecto legal, tenham sido cumpridos. A ideia e a execucao por si so nao tem respaldo, exceto pela satisfacao dos clientes, que mesmo assim, baseando-se pela noticia, nao foi das melhores.

Um abraco a todos.

*TW pelo que entendi voce esta abandonando o barco? Como ficara o bom humor daquelas mensagens que eu gosto de ler?
Bons voos por ai.

#49 Raphael_SBBR

• Usuários
  • 530 Postagens
  • Cidade/UF/País:Brasília
  • Data de Nascimento:20/04/1985
Reputação: 16

Postado 11 de outubro de 2008 - 06:07

Sinceramente, eu sempre defendo o lado do passageiro, mas nesse caso eu acho que tudo não passa de drama e auto-promoção. E outra coisa, se ela estava com tanto pânico porque não aceitou trocar de vôo? E eu duvido absolutamente que iriam voar com um avião acima do peso permitido... enfim. Realmente agora posso concordar com alguns outros membros: a imprensa tá dando espaço demais pra algumas bobeiras e falações de passageiros "sempre apavorados" e "achando que vão morrer". Sendo assim eu sou a favor do governo tornar lei o ensino dos básicos da aviação nas escolas... pq com tanta gente morrendo de pavor, passando mal e em pânico toda dia em vôos, isso tá daqui a pouco se tornando um problema de saúde pública. lol

#50 marcela taha

• Usuários
  • 72 Postagens
  • Interests:amigos e fofocas da aviação!!
  • Cidade/UF/País:são paulo
  • Data de Nascimento:10/12/1976

Postado 11 de outubro de 2008 - 12:19

não tem jeito mesmo.....cada um deita na cama que que esticou o lençol.......

#51 cae

• Usuários
  • 3881 Postagens
  • Cidade/UF/País:sp
  • Data de Nascimento:10/10/1970
Reputação: 176

Postado 11 de outubro de 2008 - 18:34

QUOTE(Tradewinds @ Oct 10 2008, 08:57 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Lamento contraria-lo, mas voce e a xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx.... e pago uma cerveja para todos, absolutely no hard feelings.
Em primeiro lugar, a cor do sangue que corre nas minhas veias e a cor do dinheiro. Isso aprendi muito antes de me desligar da Varig, e uma das boas coisas que ela me ensinou, foi nao ter paixao pelo emprego, mas, sim, pela familia, a nossa familia, e de que forma podemos sustenta-la. E so depois que alguem se desliga desse universo de bitolagem que e a aviacao brasileira e que pode realmente aplicar esse conhecimento. Antes disso, tudo e puro fa-clube, que nao enche a barriga de ninguem, porem, o saco, sim, e muito.
Segundo, e obvio que uma aeronave pode decolar com o peso de decolagem superior ao peso de pouso, caso contrario, um MD-11 decolaria pelo menos 80 toneladas abaixo do MTOW. No entanto, nenhuma aeronave operando pelo RBHA 121 pode ser despachada para o destino prevendo-se que pousara acima do MLW, quer seja um MD-11, quer seja um A320. Se um comandante assinou um dispatch release dessa forma, ele simplesmente acabou assinando um certificado de burrice e atestou seu desconhecimento na operacao de uma aeronave comercial e deu margem para que advogados enfiassem uma naba maior que um A380 ate o talo no seu rabo no caso de um mero incidente no pouso.
O que a aviacao no exterior me ensinou, e o lado bom dessa profissao e isso, estamos sempre aprendendo, e humildemente e sempre de bola bem baixa, e que nos, os brasileiros, somos muito flexiveis e de facil adaptacao, mas temos excesso de macetes que nem sempre sao devidamente aplicaveis as operacoes. By the book e a lei que deve imperar, e a experiencia e o guia que nos da conforto quando as coisas nao dao certo. No entanto, no Brasil, usamos de desvios em primeiro lugar, dando uma enorme margem a equivocos e motivos para discussoes e criticas quanto a nossa indisciplina operacional. E e isso que critico na TAM, essa larga tendencia quanto ao uso de improvisos, e isso e inadmissivel. Tirando isso, torco muito pelos meus colegas, de todas as bandeiras, e que mantem bravamente a aviacao comercial verde-amarela.
Terceiro, aproveitando a oportunidade nessa mensagem, deixo um grande abraco a todos, desculpas a muitos, mas sinto-me feliz pelo tempo que me diverti por aqui, e pelo muito que aprendi com todos. Incendiei intencionalmente alguns topicos, para ver se alguns alienados pegavam no tranco (muitos nem assim) e para que outros percebessem que a realidade do mundo e muito mais ampla do que os limites de vermelho, azul e laranja impoe na cabeca de muitos. E hora de achar outras atividades e dar espaco para os feras que circulam por aqui. Quanto aos puxa-sacos que circulam pela area (muitos macacos velhos de aviacao e que nao precisavam disso) acredito que o maximo que conseguirao na bajulacao nojenta a algumas pessoas desse forum e um cargo de moderador (que suponho que esta muito bem servido atualmente e nao precisa de baba-ovo) ou uma asinha dourada para desfilar pelos topicos. Aos deslumbrados que acham que ao assinar o nome num aviao e sinal de lacos eternos entre empresa e empregado, caiam na real e aprendam com o passado e ate com o presente, que esta na cara de todos, e eu, a distancia, consigo ver claramente: nenhuma empresa aerea tera piedade para dar um pe no traseiro de quem quer que seja, independente do momento.
Boa sorte a todos e boa carreira para aqueles que estao tentando um lugar ao sol.

#52 cae

• Usuários
  • 3881 Postagens
  • Cidade/UF/País:sp
  • Data de Nascimento:10/10/1970
Reputação: 176

Postado 11 de outubro de 2008 - 19:18

QUOTE(Tradewinds @ Oct 10 2008, 08:57 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Lamento contraria-lo, mas voce e a xxxxxx xx xxxx-xxxx estao errados.... e pago uma cerveja para todos, absolutely no hard feelings.

Pra variar de novo ,qem nao voa junto com os asiaticos fazedores de merdx,nao presta...Brasileiro e peladeiro 100%! So e topgun quem voa fora...
Professor de Deus,ja pediu pra mudar de cidadania?...vc deve ter vergonha de ser Brasileiro e falar portugues? nao tem?

Editado por cae, 11 de outubro de 2008 - 19:19 .

#53 Boeing737

• Usuários
  • 1629 Postagens
  • Cidade/UF/País:sao paulo
  • Data de Nascimento:21/04/1969
Reputação: 182

Postado 11 de outubro de 2008 - 19:26

QUOTE(Airframe @ Oct 11 2008, 02:10 AM) <{POST_SNAPBACK}>
caro B737, voce estaria certo na sua interpretacao, desde que o planejamento de voo, que o comandante assina antes da saida voo, e que inclui, entre outros documentos, o dispatch release citado e a navegacao, fosse feito levando em conta esse voo panoramico e, no final, todos os calculos indicavam um peso no destino dentro do MLW aplicavel as condicoes (nao necessariamente e o estrutural). Bom senso, isoladamente, e muito subjetivo.

Honorável amigo Airframe, com certeza se eu estivesse numa situação dessas iria querer me calçar com tais documentos, pelo menos pra não deixar o meu APU na reta, afinal a muito tempo não estamos mais ganhando pra isso certo??? yesyes.gif

abraços e bons vôos pilotogw1.gif

1 Usuário(s) lendo este tópico

0 usuário(s), 1 visitante(s) e 0 usuário(s) anônimo(s)