Usando seu raciocínio, todo vôo de longo curso decola acima do peso máximo de pouso..... Nesse episódio relatado não vi violação nenhuma de regra que ferisse a segurança de vôo, apenas um mal gerenciamento da situação, envolvendo principalmente os clientes da empresa...só isso. Sem dramas maiores
abraços
Boeing 737, a ai, tudo bem nessa grande maquina?
Lamento contraria-lo, mas voce e a xxxxxx xx xxxx-xxxx estao errados.... e pago uma cerveja para todos, absolutely no hard feelings.
Em primeiro lugar, a cor do sangue que corre nas minhas veias e a cor do dinheiro. Isso aprendi muito antes de me desligar da Varig, e uma das boas coisas que ela me ensinou, foi nao ter paixao pelo emprego, mas, sim, pela familia, a nossa familia, e de que forma podemos sustenta-la. E so depois que alguem se desliga desse universo de bitolagem que e a aviacao brasileira e que pode realmente aplicar esse conhecimento. Antes disso, tudo e puro fa-clube, que nao enche a barriga de ninguem, porem, o saco, sim, e muito.
Segundo, e obvio que uma aeronave pode decolar com o peso de decolagem superior ao peso de pouso, caso contrario, um MD-11 decolaria pelo menos 80 toneladas abaixo do MTOW. No entanto, nenhuma aeronave operando pelo RBHA 121 pode ser despachada para o destino prevendo-se que pousara acima do MLW, quer seja um MD-11, quer seja um A320. Se um comandante assinou um dispatch release dessa forma, ele simplesmente acabou assinando um certificado de burrice e atestou seu desconhecimento na operacao de uma aeronave comercial e deu margem para que advogados enfiassem uma naba maior que um A380 ate o talo no seu rabo no caso de um mero incidente no pouso.
O que a aviacao no exterior me ensinou, e o lado bom dessa profissao e isso, estamos sempre aprendendo, e humildemente e sempre de bola bem baixa, e que nos, os brasileiros, somos muito flexiveis e de facil adaptacao, mas temos excesso de macetes que nem sempre sao devidamente aplicaveis as operacoes. By the book e a lei que deve imperar, e a experiencia e o guia que nos da conforto quando as coisas nao dao certo. No entanto, no Brasil, usamos de desvios em primeiro lugar, dando uma enorme margem a equivocos e motivos para discussoes e criticas quanto a nossa indisciplina operacional. E e isso que critico na TAM, essa larga tendencia quanto ao uso de improvisos, e isso e inadmissivel. Tirando isso, torco muito pelos meus colegas, de todas as bandeiras, e que mantem bravamente a aviacao comercial verde-amarela.
Terceiro, aproveitando a oportunidade nessa mensagem, deixo um grande abraco a todos, desculpas a muitos, mas sinto-me feliz pelo tempo que me diverti por aqui, e pelo muito que aprendi com todos. Incendiei intencionalmente alguns topicos, para ver se alguns alienados pegavam no tranco (muitos nem assim) e para que outros percebessem que a realidade do mundo e muito mais ampla do que os limites de vermelho, azul e laranja impoe na cabeca de muitos. E hora de achar outras atividades e dar espaco para os feras que circulam por aqui. Quanto aos puxa-sacos que circulam pela area (muitos macacos velhos de aviacao e que nao precisavam disso) acredito que o maximo que conseguirao na bajulacao nojenta a algumas pessoas desse forum e um cargo de moderador (que suponho que esta muito bem servido atualmente e nao precisa de baba-ovo) ou uma asinha dourada para desfilar pelos topicos. Aos deslumbrados que acham que ao assinar o nome num aviao e sinal de lacos eternos entre empresa e empregado, caiam na real e aprendam com o passado e ate com o presente, que esta na cara de todos, e eu, a distancia, consigo ver claramente: nenhuma empresa aerea tera piedade para dar um pe no traseiro de quem quer que seja, independente do momento.
Boa sorte a todos e boa carreira para aqueles que estao tentando um lugar ao sol.
Tradewinds e familia S/A

Este tópico está trancado. =/