Pular para conteúdo

[LEILÃO] Safety Cards

O leilão de Safety Cards da TRANSBRASIL e da VASP foi encerrado. Em breve teremos novos leilões! Portanto aguardem pelas novidades!

Governo inicia processo de privatização de aeroportos do Galeão e de Viracopos

• This topic is locked Este tópico está trancado. =/
Já existem 17 respostas neste tópico, contribua você também!

#1 Tabbex

• Usuários
  • 3727 Postagens
  • Cidade/UF/País:São José dos Pinhais - PR
  • Data de Nascimento:13/11/1982
Reputação: 1

Postado 09 de outubro de 2008 - 12:30

Governo inicia processo de privatização de aeroportos do Galeão e de Viracopos
Plantão | Publicada em 09/10/2008 às 11h24m
Mônica Tavares

BRASÍLIA - O governo deu o primeiro passo para a privatização dos aeroportos internacionais Antonio Carlos Jobim (Galeão), no Rio, e de Viracopos, em Campinas. Foi publicada nesta quinta-feira, no Diário Oficial da União, a resolução do Conselho Nacional de Desestatização (CND) propondo ao presidente da República a inclusão dos dois aeroportos no Plano Nacional de Desestatização (PND).

A resolução, assinada pelo presidente do CND e ministro do Desenvolvimento, Miguel Jorge, recomenda ainda que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) fique responsável pelo processo de privatização. Ainda não há data marcada para a venda dos aeroportos para a concessão dos aeroportos para a iniciativa privada.

fonte> http://oglobo.globo.com/economia/mat/2008/...s-548633318.asp

#2 falcaobr

• Usuários
  • 340 Postagens
  • Cidade/UF/País:sao paulo
  • Data de Nascimento:01/01/1974
Reputação: 22

Postado 09 de outubro de 2008 - 13:09

Pelo que li na Folha, tambem ja decidiram pelo novo aeroporto para Sao Paulo, graças a Deus nao teremos de ir ate Campinas, ou torrar uma fabula superfaturada para ir de trem...

#3 Isaac_KP

• Usuários
  • 1065 Postagens
  • Cidade/UF/País:BRASIL
  • Data de Nascimento:29/09/1991

Postado 09 de outubro de 2008 - 13:18

[OFF] Tomara que esse 3º aeroporto em SP não tire mais tráfego ainda aqui de Viracopos poke.gif [/OFF]

#4 falcaobr

• Usuários
  • 340 Postagens

Postado 09 de outubro de 2008 - 16:44

Viracopos tem de continuar o que sempre foi, aeoporto industrial e ponto.
No maximo o trafego regional, o que pela distancia de SP nao se justifica.
Agora quererem obrigar o paulistano a andar 100km para pegar um voo nacional ou seja la o que for so pode estar malucos!
Eu ja fui para muito aeorporto longe mas igual a Narita em distancia haja paciencia.
Usei tanto Taxi quanto o Narita Express e posso lhes dizer a paciencia que precias ter e isso sendo ainda mais perto que Viracopos de SP, e chegando as demais regieos de Toquio.
O trajeto inteiro a qualquer ponto de Toquio falam em 80 min mas nunca fica em menos de 1 hore e meia. De taxi sem transito parece que nunca chega.
Só tenho a felicitar a decisao de construir um novo aeroporto para SP locado em um acesso mais viavel.
Chega de solucoes tapa buracos que nunca resolvem nada.

#5 sao_wl

• Usuários
  • 81 Postagens
  • Cidade/UF/País:Sao paulo/sp/br
  • Data de Nascimento:02/01/1986
Reputação: 0

Postado 09 de outubro de 2008 - 18:59

Há informação de que o trem-bala estará sendo licitado até o início do ano que vem e que o Governo atual pretende inaugurar o trecho paulista até o final do mandato.
Inclusive as empresas que participarão da licitação já estão em fase final de contatos com o governo para verificação de viabilidade do projeto, uma delas são: Mitsubushi(JAP), Alstom(FRA)e Bombardier(CAN).
O BNDES financiará de 50 à 70% do projeto, e seu percurso será - CENTRO SAO-GRU-VCP-CENTRO CPQ-SJP-RESENDE-GIG-CENTRO RIO ( não tenho certeza da ordem do trajeto, mas passará por estas regiões com certeza, pelo menos está no projeto).
Diante disso será mesmo que se construirá um outro Aeroporto ? Pois CPQ é ocioso, e com o projeto saíndo, será viável sua utilização.
Considerando-se o atual Governo bastante populista e obras idem, é muito provável que realmente saia do papel, pois até na questão ambiental já um projeto,que, pro incrível que pareça, já esta pré- aprovado pelo IBAMA??????, não pergunte como, mas sendo no Brasil eu acredito!!!

#6 IluvGIG

• Usuários
  • 3879 Postagens
  • Cidade/UF/País:Niterói/Rio de Janeiro/Brasil
  • Data de Nascimento:11/08/1985
Reputação: 4

Postado 09 de outubro de 2008 - 19:23

Só quero ver onde arranjaram espaço para fazer um mega-aeroporto em SP com boas condições climáticas. Se for pra fazer mais um aeroporto do porte de CGH ou construir em Cotia ou Itapecerica é perda de tempo e de dinheiro.

#7 slpassos

• Usuários
  • 1205 Postagens
  • Cidade/UF/País:blumenau/sc
  • Data de Nascimento:24/03/1980
Reputação: 117

Postado 09 de outubro de 2008 - 19:47

Acho que este topico foi criado para discutir a aprovação da desestatizacao de VCP e GIG!

Se for pra discutir discutir bairrismo entre proprios paulistas e essa historia de 3o aeroporto, talvez fosse a ocasiao de procurar outro topico aonde isso ja foi amplamente discutido!

Ficar nesse repeteco nao acho que vale a pena!

#8 Isaac_KP

• Usuários
  • 1065 Postagens

Postado 09 de outubro de 2008 - 20:02

QUOTE(slpassos @ Oct 9 2008, 07:47 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Acho que este topico foi criado para discutir a aprovação da desestatizacao de VCP e GIG!

Se for pra discutir discutir bairrismo entre proprios paulistas e essa historia de 3o aeroporto, talvez fosse a ocasiao de procurar outro topico aonde isso ja foi amplamente discutido!

Ficar nesse repeteco nao acho que vale a pena!

Ok Sl , você está certo , se pareceu bairrismo o meu comentário , me desculpe , sem barrismos , mas....

Viracopos tem de continuar o que sempre foi, aeoporto industrial e ponto.
No maximo o trafego regional, o que pela distancia de SP nao se justifica.
Agora quererem obrigar o paulistano a andar 100km para pegar um voo nacional ou seja la o que for so pode estar malucos!.
Hum , interessante , quem mora na Capital não pode andar 100KM , mas nós temos né ?....

#9 dbueno

• Desligados
  • 223 Postagens
  • Cidade/UF/País:Campinas/SP/BR
  • Data de Nascimento:06/03/1978
Reputação: 0

Postado 09 de outubro de 2008 - 20:40

É isso aí Isaac!! E essa estorieta de que vcp é industrial...vocação pra cargueiro...pfff...pode não servir pra Capitarrrr, mas é nosso aero pra voar BR e Exterior (um dia vai dar certo!!hehehehe)...e é um porrre gastar 30 paus pra ir pra gru ou cgh, ficar horas num onibus, pq as empresinhas só decolar da Capitaaarrrr...ou se saem daqui, cobram 200 reais a mais...mas ainda assim, vcp rules!!

#10 crazu4

• Usuários
  • 397 Postagens
  • Cidade/UF/País:SBGL
  • Data de Nascimento:11/03/1989
Reputação: 5

Postado 09 de outubro de 2008 - 20:47

a CND propos ao presidente...cabe a ele aceitar/recusar ou isso já significa que a privatização vai acontecer?

#11 thiago_SJK

• Usuários
  • 4374 Postagens
  • Cidade/UF/País:São José dos Campos/SP/Brasil
  • Data de Nascimento:31/05/1989
Reputação: 500

Postado 09 de outubro de 2008 - 21:00

QUOTE(Isaac - futuro piloto @ Oct 9 2008, 08:02 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Hum , interessante , quem mora na Capital não pode andar 100KM , mas nós temos né ?....

Sem querer entrar na discussão São Paulo x Campinas, mas já entrando...

O que é mais fácil e barato: 23 milhões (RMSP, Vale do Paraíba e Baixada Santista) ou 7 milhões (considerando a RMC mais a zona de influência de VCP no interior do Estado) percorrerem 100 km?

#12 Isaac_KP

• Usuários
  • 1065 Postagens

Postado 10 de outubro de 2008 - 00:41

QUOTE(thiago_SJK @ Oct 9 2008, 09:00 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Sem querer entrar na discussão São Paulo x Campinas, mas já entrando...

O que é mais fácil e barato: 23 milhões (RMSP, Vale do Paraíba e Baixada Santista) ou 7 milhões (considerando a RMC mais a zona de influência de VCP no interior do Estado) percorrerem 100 km?

Verdade , a "zona de influência" de ambas as cidades é grande , sendo que SP "detona" nesse aspecto , mas.... 7 milhões são muitas pessoas, caro Thiago , não deixa de ser um nº considerável , isso sem contar o resto do estado que também depende de CGH e GRU , mesmo tendo aeroportos... Sem querer entrar na discussão SP X Campinas.... Mas nós , que moramos no interior , sem querer já acostumamos a viajar a partir de CGH ou GRU , não que VCP por exemplo , não tenha vôos , mas eles são em horários nem sempre adequados a demanda , nem sempre na freq. necessária e nem sempre atende os destinos necessários. Agora , cá pra nós , uma Região Administrativa , como a de Campinas , com mais de 5 milhões de hab. , sem contar a grande influência da RMC , não merece mais que alguns vôos pro GIG e BSB ?

#13 Cassio.Fernandes

• Usuários
  • 1140 Postagens
  • Cidade/UF/País:Campinas-sp
  • Data de Nascimento:10/09/1988
Reputação: 95

Postado 10 de outubro de 2008 - 09:16

Eu acho um absurdo ter que ir em São Paulo para poder pegar um voo em guarulhos ou congonhas se tem um p... aeroporto que é Viracopos aqui em Campinas , na minha opinião VCP tem potencia pra ser um mega aeroporto sim ,tanto cargueiro como passageiro

#14 falcaobr

• Usuários
  • 340 Postagens

Postado 10 de outubro de 2008 - 12:49

O pessoal de campinas fica de xurumelas pq tem de vir ate SP para voar, entao tá bom!
E quem vem de Ribeirao Preto, Sao Jose e outras cidades grandes?
Me poupe, se campinas é grande, entao pq ate hoje nao conseguiu fazer VCP decolar?
Entao se conformem que o problema é mais embaixo, SP é a unica cidade que comporta o fluxo de pax e o exemplo disso foi o fato de ate o real nao bater na canela a 1,60 nem o RIO tinha seus voos para fora!
A questao aqui é uma só, se vai saturar OK, vamos segmentar cada aeroporto com sua funcao.
Forçar o paulistano a andar 100km junto com a turma da baixada e vale que somados esmagam a regiao de campinas.
A coisa mais logica sempre foi um aeroporto mais ao centro do estado, em Bauru por exemplo, para atender o fluxo do interior com algumas conexoes.
Agora pretender que VCP seja o Hub de SP é muita pretencao sem levar a logistica em conta....
Graças a Desu alguem sensato em Brasilia acabou com essa ideia maluca de trem+VCP que nunca vai sair do papel, ainda mais envolvendo Alston e cia....
Viva o novo aeroporto!

#15 Isaac_KP

• Usuários
  • 1065 Postagens

Postado 10 de outubro de 2008 - 13:20

QUOTE(falcaobr @ Oct 10 2008, 12:49 PM) <{POST_SNAPBACK}>
O pessoal de campinas fica de xurumelas pq tem de vir ate SP para voar, entao tá bom!
E quem vem de Ribeirao Preto, Sao Jose e outras cidades grandes?
Me poupe, se campinas é grande, entao pq ate hoje nao conseguiu fazer VCP decolar?
Entao se conformem que o problema é mais embaixo, SP é a unica cidade que comporta o fluxo de pax e o exemplo disso foi o fato de ate o real nao bater na canela a 1,60 nem o RIO tinha seus voos para fora!
A questao aqui é uma só, se vai saturar OK, vamos segmentar cada aeroporto com sua funcao.
Forçar o paulistano a andar 100km junto com a turma da baixada e vale que somados esmagam a regiao de campinas.
A coisa mais logica sempre foi um aeroporto mais ao centro do estado, em Bauru por exemplo, para atender o fluxo do interior com algumas conexoes.
Agora pretender que VCP seja o Hub de SP é muita pretencao sem levar a logistica em conta....
Graças a Desu alguem sensato em Brasilia acabou com essa ideia maluca de trem+VCP que nunca vai sair do papel, ainda mais envolvendo Alston e cia....
Viva o novo aeroporto!

Gente bairrista é coisa de louco mesmo , se você não tem argumentos ou não sabe conversar igual GENTE , sinto muito...

#16 thiago_SJK

• Usuários
  • 4374 Postagens

Postado 10 de outubro de 2008 - 13:33

Isaac,

Eu também acho que Campinas tenha demanda para mais vôos e torço para que as companhias abram mais rotas e frequências de/para VCP. Eu só não concordo com a intenção do governo de tornar VCP o principal aeroporto da área do Terminal São Paulo, dada a distância do principal mercado (mesmo com o trem de alta velocidade, será uma verdadeira odisséia chegar em VCP). Aliás, eu não consigo entender mais nada, pois cada hora falam uma coisa: primeiro que VCP em 2030 será o principal aeroporto do Terminal São Paulo e um grande hub para o Cone Sul, com capacidade para 80 milhões de pax/ano, 3 pistas e com ligação por trem de alta velocidade com a Estação da Luz e descartam o novo aeroporto; depois, retomam o projeto da construção do terceiro aeroporto (que, nesse caso, seria o quarto), mas mantém essa projeção de VCP atender 80 milhões de pax/ano. Nenhum dos 4 aeroportos conseguirá ser hub com tamanha desconcentração de tráfego. Acho que nenhuma grande megalópole do mundo tem 4 aeroportos, nem em país desenvolvido! Imaginem isso aqui no Brasil! Haverá uma capacidade ociosa imensa!

O que eu acho que deve ser feito é racionalizar a utilização dos dois aeroportos da RMSP e fomentar uma maior utilização de VCP, com mais vôos e frequências, mas mirando principalmente na demanda regional e na função de mini-hub, sem focar no passageiro paulistano, descartando, assim, esse projeto megalomaníaco de 80 milhões de pax/ano e trem de alta velocidade. Acho que uma capacidade de 25 milhões de pax/ano para VCP em 2030 está de bom tamanho. Quanto a CGH e GRU, deve-se procurar otimizar a utilização.

No caso de CGH, por exemplo, dizem que a maior limitação é o comprimento da pista e a ausência de áreas de escape. 1800 metros é uma boa dimensão, que já permitiu, no passado, pousos e decolagens de widebodies (quem não se lembra dos A300 da Vasp e dos CGH-MCO da Transbrasil?). Eu diria que a grande limitação está no terminal. Onde já se viu a capacidade do aeroporto central de uma região metropolitana com 18 milhões de habitantes e principal centro econômico do continente ficar limitada a pouco mais de uma dezena de milhões de passageiros? E ampliar o Terminal seria a coisa mais fácil de resolver. Eu, particularmente, acredito que CGH possa ter uma capacidade para 25 milhões de pax/ano. Basta que seja melhor utilizado. Apenas para citar um exemplo, neste ano são esperados 180 mil pousos/decolagens e 13,6 milhões de embarques/desembarques. Isso dá, aproximadamente, 76 pax/vôo, um verdadeiro desperdício de capacidade! Eu acho que deveria-se transferir toda a aviação executiva para Campo de Marte e Jundiaí, para desocupar alguns slots, pois o interesse público deve prevalecer sobre o de alguns poucos endinheirados. Isso seria segregação? Lógico que não! Ninguém estaria impedindo essas pessoas de terem a comodidade de embarcar/desembarcar em CGH, desde que o fizessem com avião de carreira. Um avião executivo com 5 passageiros tira a possibilidade de outros 100-150 poderem embarcar no aeroporto central.

Além disso, poderiam cobrar uma taxa extra de cerca R$ 2000 por cada pouso/decolagem. Se as companhias fossem repassar os custos para os passageiros, a passagem ficaria cerca de R$ 20 reais mais cara no caso de aviões de 150 passageiros e R$ 60 no caso de aviões com capacidade para 50 passageiros, considerando uma ocupação de 67%. Isso fomentaria a utilização de aviões maiores e inviabilizaria a aviação regional em CGH, com dois efeitos imediatos, ambos positivos: 1) deslocando a aviação regional para GRU, seriam liberados slots para B737 e A320 em CGH; 2) a possibilidade de uma cidade do interior ter vôos para a São Paulo aumentaria muito, pois ao O&D agregaria-se maiores opções de conexões nacionais e também internacionais. Assim, ao invés de desestimular a aviação regional, estaria-se, na verdade, impulsionando-a. Paralelamente, poderia-se ampliar o número de operações para 42 por hora (CGH já operou com 54 vôos/hora e nunca deu problema!), o que seria suficiente para manter a separação de segurança entre as aeronaves. Considerando o horário entre 7h00 e 22h00, seriam 630 operações/dia ou cerca de 200 mil/ano (considerando que no sábado e no domingo o movimento cai pela metade. Se apenas B73G e A319 fizessem as operações seriam 20 milhões de pax/ano (considerando 70% de ocupação). Se fossem feitas apenas com B738 e A320 seriam 24 milhões de pax/ano, ou quase 90% a mais do que o esperado para este ano. O dinheiro extra arrecadado seria de R$400 milhões/ano. Se quisessem resolver o problema das áreas de escape, em 4-5 anos seria possível desapropriar 250x300 = 75.000 m² posterior a cada cabeceira da pista principal e construir um elevado com concreto poroso, com as avenidas passando subterraneamente. Sem falar que seria uma bela grana para ampliar o terminal, como disse antes, o maior problema de CGH.

Quanto a GRU, o Terceiro terminal deve certamente ser construído e, assim a capacidade do aeroporto seria ampliada para 30 milhões de pax/ano, mas não deve demorar muito para que as pistas se tornem saturadas, mesmo com a construção de mais saídas rápidas. É por isso que a terceira pista é essencial. Quanto a isso, só tenho uma coisa a dizer: o custo econômico que seria necessário para desapropriar os invasores (parece até metáfora!) seria inferior a R$ 1 bilhão. O custo do trem Luz-VCP será superior a R$ 2 bilhões, sem falar no que será gasto posteriormente, seja para subsidiá-lo, seja do bolso dos passageiros. O custo que inviabiliza a terceira pista de GRU é outro e atende pelo nome de "custo político", algo que no Brasil, infelizmente, sempre transpõe a racionalidade econômica.

Portanto, acredito que a construção do terceiro aeroporto não é necessária, nem a ampliação de VCP para 80 milhões de pax/ano. Basta que se aproveite melhor a infra-estrutura já existente, ampliando-a. Com isso, poderíamos ter uma capacidade de 25 milhões de pax/ano em CGH, 30 milhões de pax/ano em GRU e 20 milhões de pax/ano em VCP, totalizando 75 milhões de pax/ano ou mais do que o dobro da capacidade atual do Terminal São Paulo. Se considerarmos, ainda, o TPS4 de GRU (que só é viável com a terceira pista), com capacidade para 12 milhões de pax/ano, a capacidade total do sistema subiria para incríveis 87 milhões de pax/ano!!!

Abraços.

#17 Isaac_KP

• Usuários
  • 1065 Postagens

Postado 10 de outubro de 2008 - 13:48

QUOTE(thiago_SJK @ Oct 10 2008, 01:33 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Isaac,

Eu também acho que Campinas tenha demanda para mais vôos e torço para que as companhias abram mais rotas e frequências de/para VCP. Eu só não concordo com a intenção do governo de tornar VCP o principal aeroporto da área do Terminal São Paulo, dada a distância do principal mercado (mesmo com o trem de alta velocidade, será uma verdadeira odisséia chegar em VCP). Aliás, eu não consigo entender mais nada, pois cada hora falam uma coisa: primeiro que VCP em 2030 será o principal aeroporto do Terminal São Paulo e um grande hub para o Cone Sul, com capacidade para 80 milhões de pax/ano, 3 pistas e com ligação por trem de alta velocidade com a Estação da Luz e descartam o novo aeroporto; depois, retomam o projeto da construção do terceiro aeroporto (que, nesse caso, seria o quarto), mas mantém essa projeção de VCP atender 80 milhões de pax/ano. Nenhum dos 4 aeroportos conseguirá ser hub com tamanha desconcentração de tráfego. Acho que nenhuma grande megalópole do mundo tem 4 aeroportos, nem em país desenvolvido! Imaginem isso aqui no Brasil! Haverá uma capacidade ociosa imensa!

O que eu acho que deve ser feito é racionalizar a utilização dos dois aeroportos da RMSP e fomentar uma maior utilização de VCP, com mais vôos e frequências, mas mirando principalmente na demanda regional e na função de mini-hub, sem focar no passageiro paulistano, descartando, assim, esse projeto megalomaníaco de 80 milhões de pax/ano e trem de alta velocidade. Acho que uma capacidade de 25 milhões de pax/ano para VCP em 2030 está de bom tamanho. Quanto a CGH e GRU, deve-se procurar otimizar a utilização.

No caso de CGH, por exemplo, dizem que a maior limitação é o comprimento da pista e a ausência de áreas de escape. 1800 metros é uma boa dimensão, que já permitiu, no passado, pousos e decolagens de widebodies (quem não se lembra dos A300 da Vasp e dos CGH-MCO da Transbrasil?). Eu diria que a grande limitação está no terminal. Onde já se viu a capacidade do aeroporto central de uma região metropolitana com 18 milhões de habitantes e principal centro econômico do continente ficar limitada a pouco mais de uma dezena de milhões de passageiros? E ampliar o Terminal seria a coisa mais fácil de resolver. Eu, particularmente, acredito que CGH possa ter uma capacidade para 25 milhões de pax/ano. Basta que seja melhor utilizado. Apenas para citar um exemplo, neste ano são esperados 180 mil pousos/decolagens e 13,6 milhões de embarques/desembarques. Isso dá, aproximadamente, 76 pax/vôo, um verdadeiro desperdício de capacidade! Eu acho que deveria-se transferir toda a aviação executiva para Campo de Marte e Jundiaí, para desocupar alguns slots, pois o interesse público deve prevalecer sobre o de alguns poucos endinheirados. Isso seria segregação? Lógico que não! Ninguém estaria impedindo essas pessoas de terem a comodidade de embarcar/desembarcar em CGH, desde que o fizessem com avião de carreira. Um avião executivo com 5 passageiros tira a possibilidade de outros 100-150 poderem embarcar no aeroporto central.

Além disso, poderiam cobrar uma taxa extra de cerca R$ 2000 por cada pouso/decolagem. Se as companhias fossem repassar os custos para os passageiros, a passagem ficaria cerca de R$ 20 reais mais cara no caso de aviões de 150 passageiros e R$ 60 no caso de aviões com capacidade para 50 passageiros, considerando uma ocupação de 67%. Isso fomentaria a utilização de aviões maiores e inviabilizaria a aviação regional em CGH, com dois efeitos imediatos, ambos positivos: 1) deslocando a aviação regional para GRU, seriam liberados slots para B737 e A320 em CGH; 2) a possibilidade de uma cidade do interior ter vôos para a São Paulo aumentaria muito, pois ao O&D agregaria-se maiores opções de conexões nacionais e também internacionais. Assim, ao invés de desestimular a aviação regional, estaria-se, na verdade, impulsionando-a. Paralelamente, poderia-se ampliar o número de operações para 42 por hora (CGH já operou com 54 vôos/hora e nunca deu problema!), o que seria suficiente para manter a separação de segurança entre as aeronaves. Considerando o horário entre 7h00 e 22h00, seriam 630 operações/dia ou cerca de 200 mil/ano (considerando que no sábado e no domingo o movimento cai pela metade. Se apenas B73G e A319 fizessem as operações seriam 20 milhões de pax/ano (considerando 70% de ocupação). Se fossem feitas apenas com B738 e A320 seriam 24 milhões de pax/ano, ou quase 90% a mais do que o esperado para este ano. O dinheiro extra arrecadado seria de R$400 milhões/ano. Se quisessem resolver o problema das áreas de escape, em 4-5 anos seria possível desapropriar 250x300 = 75.000 m² posterior a cada cabeceira da pista principal e construir um elevado com concreto poroso, com as avenidas passando subterraneamente. Sem falar que seria uma bela grana para ampliar o terminal, como disse antes, o maior problema de CGH.

Quanto a GRU, o Terceiro terminal deve certamente ser construído e, assim a capacidade do aeroporto seria ampliada para 30 milhões de pax/ano, mas não deve demorar muito para que as pistas se tornem saturadas, mesmo com a construção de mais saídas rápidas. É por isso que a terceira pista é essencial. Quanto a isso, só tenho uma coisa a dizer: o custo econômico que seria necessário para desapropriar os invasores (parece até metáfora!) seria inferior a R$ 1 bilhão. O custo do trem Luz-VCP será superior a R$ 2 bilhões, sem falar no que será gasto posteriormente, seja para subsidiá-lo, seja do bolso dos passageiros. O custo que inviabiliza a terceira pista de GRU é outro e atende pelo nome de "custo político", algo que no Brasil, infelizmente, sempre transpõe a racionalidade econômica.

Portanto, acredito que a construção do terceiro aeroporto não é necessária, nem a ampliação de VCP para 80 milhões de pax/ano. Basta que se aproveite melhor a infra-estrutura já existente, ampliando-a. Com isso, poderíamos ter uma capacidade de 25 milhões de pax/ano em CGH, 30 milhões de pax/ano em GRU e 20 milhões de pax/ano em VCP, totalizando 75 milhões de pax/ano ou mais do que o dobro da capacidade atual do Terminal São Paulo. Se considerarmos, ainda, o TPS4 de GRU (que só é viável com a terceira pista), com capacidade para 12 milhões de pax/ano, a capacidade total do sistema subiria para incríveis 87 milhões de pax/ano!!!

Abraços.

reverencia.gif reverencia.gif reverencia.gif reverencia.gif

Bela explicação Thiago. Só gostaria de lembrar que em nenhum momento aqui no tópico , disse que sou a favor do projeto maluco de 80 milhões de pax/ano em VCP , confesso que pensava assim , mas depois de muito ler , vi que é totalmente irreal. Só disse que VCP merece uma ampliação , possibilitando assim um maior escoamento da demanda da RMC , facilitando as coisas até pra CGH e GRU. Quanto ao trem rápido , eu digo , porque não ? Talvez trazer pax de SP pra VCP não seja a principal função dele , talvez não precise ser "agora", mas é até um projeto interessante para todo o estado , e também para o País , mas sem a função de escoar pax de SP pra Campinas , é ou não é ? SP-Campinas-SP é um trecho pequeno (100KM) e muito movimentado , uma ligação rápida não seria má idéia. Diferente do FalcãoBr , você sugeriu 20 milhões de pax/ano em VCP , eu acho um nº bom , que deixaria VCP sem maiores problemas por muito tempo , e claro , não podemos esquecer da ampliação da capacidade do TECA , até porque a carga sem dúvida o carro-chefe do aeroporto , talvez com uma capacidade maior , possamos receber ainda mais cargas , não esquecendo da 2ª pista. No mais , concordo plenamente Thiago. Abraço

Editado por Isaac - futuro piloto, 10 de outubro de 2008 - 13:51 .

#18 thiago_SJK

• Usuários
  • 4374 Postagens

Postado 10 de outubro de 2008 - 15:07

QUOTE(Isaac - futuro piloto @ Oct 10 2008, 01:48 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Quanto ao trem rápido , eu digo , porque não ? Talvez trazer pax de SP pra VCP não seja a principal função dele , talvez não precise ser "agora", mas é até um projeto interessante para todo o estado , e também para o País , mas sem a função de escoar pax de SP pra Campinas , é ou não é ? SP-Campinas-SP é um trecho pequeno (100KM) e muito movimentado , uma ligação rápida não seria má idéia.

Isaac,

Eu não sou a favor da construção desse trem de alta velocidade e acredito que a maior parte da demanda, caso exista, será mesmo entre São Paulo e VCP. Para quem viaja entre São Paulo e Campinas é muito mais vantajoso ir com o próprio carro direto de casa até o destino em cerca de uma hora do que ter que ir até a estação, pagar estacionamento, pegar o trem, chegar na outra cidade e ficar dependendo de taxi ou carro alugado. Além disso, o único trem de passageiros no mundo (não urbano) que não é subsidiado é o que faz a rota Tóquio-Osaka-Nagóia, dada a imensa escala de transporte. Os demais, até mesmo os europeus e japoneses, são todos dependentes de subsídios governamentais, cuja conta recai sobre o contribuinte. Até mesmo o transporte aéreo é mais eficiente. Na minha opinião, seria uma irracionalidade econômica construir esse trem.

Abraços.

1 Usuário(s) lendo este tópico

0 usuário(s), 1 visitante(s) e 0 usuário(s) anônimo(s)