Jump to content


Photo

FAB moderniza frota de pioneiro Bandeirante


This topic has been archived. This means that you cannot reply to this topic.
53 replies to this topic

#1 Meirelles

Meirelles
  • Usuários
  • 4 posts

Posted 22 de October de 2008 - 14:37

FAB moderniza frota de pioneiro Bandeirante
GAZETA MERCANTIL
22/10/08

São José dos Campos (SP), 22 de Outubro de 2008 - A Força Aérea Brasileira (FAB) modernizará sua frota de aviões Bandeirante, o projeto pioneiro da Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer) e que completa hoje 40 anos de seu primeiro vôo. O programa deve contemplar num primeiro momento cerca de 80 Bandeirante e 60 Tucano utilizados pelo Comando da Aeronáutica em diversas missões e treinamento de pilotos.

Os militares chegaram a admitir a hipótese de comprar aeronaves européias para substituir o bimotor. Porém, a robustez da estrutura do Bandeirante fez que se buscasse recuperar as aeronaves produzidas pela Embraer. Com a modernização, a frota da FAB ganhará entre 20 a 30 anos de vida útil.

O total do contrato de modernização é estimado em US$ 16 milhões será firmado com a Embraer, que fará o gerenciamento do processo. No entanto, as inovações nos sistemas aviônicos dos aparelhos será definido até o final deste ano entre um consórcio brasileiro e a Elbit Systems, de Israel.

Os aviões receberão desde piloto automático, displays, sistemas de controle e informação de vôo, um novo projeto de elétrica e eletrônica de bordo e a troca integral dos painéis. Praticamente será utilizada somente a estrutura do avião, pois os equipamentos de vôo serão todos trocados.

Atualmente, os mecânicos aeronáuticos da FAB encontram dificuldades para manter os Bandeirante com funcionamento integral. Além de obsoletos, os equipamentos de vôo deixaram de ser produzidos e os sistemas de navegação aérea estão ultrapassados para os padrões de exigência em vigor.

Em 18 anos de produção saíram 498 Bandeirantes da fábrica de São José dos Campos. O aparelho, um sucesso mundial presente em 36 países, teve encerrada sua produção em 1991, em meio a uma das piores crises da Embraer. A última aeronave foi entregue ao governo do Amazonas em 1995. Ainda estão em operação 320 Bandeirante.

O Brasil foi o maior comprador deste avião, com um total de 253 aparelhos. A FAB adquiriu 156 unidades e outras 97 foram destinadas a operadores nacionais. Os restantes 245 aviões foram exportados, principalmente para os Estados Unidos.

O Bandeirante foi o projeto aeronáutico que levou à criação da Embraer. Concebido e construído no antigo Centro Técnico da Aeronáutica (CTA), o avião fazia parte de um programa nacional da FAB para criar um aparelho que unisse a boa performance com uma alta resistência para enfrentar as mais diversas dificuldades impostas dentro do território nacional.

O avião foi concebido para atender as missões de alto grau de dificuldade, como pouso e decolagem em pistas de terra, vôos em locais de clima adverso, transporte de tropas e equipes médicas para áreas inóspitas, inclusive de selva , patrulhamento de fronteiras entre outras. O desempenho foi tão positivo que acabou por se tornar um produto comercial, voltado para abastecer o mercado nacional e internacional.

Homenagem a Ozires Silva

No último domingo, a direção da Embraer comemorou o 40º aniversário do vôo inaugural do avião. O ponto alto do evento foi a homenagem prestada pelo atual presidente da companhia , Frederico Fleury Curado, ao fundador e primeiro dirigente geral da empresa, o coronel-aviador e engenheiro formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e articulista da Gazeta Mercantil, Ozires Silva.


VIDA LONGA AO BANDECO!!!

Até mais!

Edited by Meirelles, 22 de October de 2008 - 14:42 .


#2 Grumman F-14 Tomcat

Grumman F-14 Tomcat
  • Colaborador
  • 3,009 posts

Posted 22 de October de 2008 - 14:54

Uau, otima noticia thumbsup.gif

Da'-lhe Bandeirante, da'-lhe Embraer

Brazil.gifBrazil.gifBrazil.gif

#3 E195-SDU

E195-SDU
  • Usuários
  • 6,745 posts

Posted 22 de October de 2008 - 15:28

exelente notícia...

#4 transvasp

transvasp
  • Usuários
  • 5,189 posts

Posted 22 de October de 2008 - 17:56

Acho que ninguém esperava por essa.
Vida longa ao Bandeirante !!!!!


Brazil.gif


#5 jambock

jambock
  • Membro Honorário
  • 26,084 posts

Posted 22 de October de 2008 - 22:40

QUOTE(transvasp @ Oct 22 2008, 05:56 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Acho que ninguém esperava por essa.
Vida longa ao Bandeirante !!!!! Brazil.gif
Prezado transvasp: A turma já esperava, sim! E torcia para isso. Dá uma olhada em http://forum.contato...p?showtopic=463

#6 Caravelle

Caravelle
  • Usuários
  • 4,169 posts

Posted 22 de October de 2008 - 23:03

Pessoal

Eu quero fotos do Bandeco NG!!!

Será que vão melhorar o nível de ruído? Ou milico não liga pra isso?

Vida longa ao Bandeco!!!

Valeu!

Caravelle

#7 transvasp

transvasp
  • Usuários
  • 5,189 posts

Posted 22 de October de 2008 - 23:24

QUOTE(jambock @ Oct 22 2008, 10:40 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Prezado transvasp: A turma já esperava, sim! E torcia para isso. Dá uma olhada em http://forum.contato...p?showtopic=463




Ok ! yesyes.gif


Edited by transvasp, 22 de October de 2008 - 23:28 .


#8 -ZAP-

-ZAP-
  • Usuários
  • 3,652 posts

Posted 23 de October de 2008 - 08:26

Excelente notícia!Bandecão ainda tem muita lenha pra queimar!!

#9 Beech

Beech
  • Expulsos
  • 102 posts

Posted 03 de November de 2008 - 12:37

Só no Brasil mesmo.Ficar gastando $ em avião com 35-40 anos de idade.

Por que não compraram os CASA 212?Aviões novos, mais modernos e mais versáteis.

#10 boeing 747-400

boeing 747-400
  • Usuários
  • 559 posts

Posted 03 de November de 2008 - 16:25

bom esse dai eu nao chamo de sucata vida longa aos bandits higlander

#11 Grumman F-14 Tomcat

Grumman F-14 Tomcat
  • Colaborador
  • 3,009 posts

Posted 03 de November de 2008 - 17:35

QUOTE(Beech @ Nov 3 2008, 10:37 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Só no Brasil mesmo.Ficar gastando $ em avião com 35-40 anos de idade.

Por que não compraram os CASA 212?Aviões novos, mais modernos e mais versáteis.




1. Para comprar os Casa 212, ou qualquer outro aviao, e' preciso ter dinheiro,
coisa que a FAB nao tem. Portanto, e' muito mais barato modernizar os Bandecos...

2. Bandeco nao e' apenas um "avião com 35-40 anos de idade", como voce cita...
Trata-se de uma lenda viva voadora, um simbolo da industria aeronautica brasileira,
da propria Embraer...



Bons voos thumbsup.gif Brazil.gifBrazil.gifBrazil.gif

#12 Thiago

Thiago
  • Usuários
  • 5,902 posts

Posted 03 de November de 2008 - 18:03

QUOTE
Só no Brasil mesmo.Ficar gastando $ em avião com 35-40 anos de idade.
Por que não compraram os CASA 212?Aviões novos, mais modernos e mais versáteis


Porque então o norte-americano pode gastar Rios de dinheiro colocando avioes como o Boeing707 remotorizados e com aviônica atualizada?
Porque o europeu, o inglês, pode colocar o comet (!!!!!) fardado e chamá-lo de Nimrod?
Porque não podemos fazer isso com um produto comprovadamente eficiente sendo que ele tem condições de voar mais esse tempo aí?

Complexo de vira-lata? os outros podem, e a gente não?



#13 Operti

Operti
  • Usuários
  • 706 posts

Posted 03 de November de 2008 - 18:18

QUOTE(Grumman F-14 Tomcat @ Nov 3 2008, 05:35 PM) <{POST_SNAPBACK}>
2. Bandeco nao e' apenas um "avião com 35-40 anos de idade", como voce cita...
Trata-se de uma lenda viva voadora, um simbolo da industria aeronautica brasileira,
da propria Embraer...


Me desculpa, mas lá na linha de vôo, lá na manutenção, ele é apenas um avião com 35-40 anos de idade. Ser uma lenda viva não é nem de longe uma razão plausível para se manter um avião voando (numa Força Aérea, que fique bem claro. Nada contra os particulares que se esforçam para manter aeronaves clássicas em condições, muito pelo contrário). Se vão modernizá-lo, é porque a FAB avaliou e achou que ainda é possível e que ele ainda é necessário.



Abraços


#14 Landing

Landing
  • Cadastrando
  • 11,915 posts

Posted 03 de November de 2008 - 18:35

QUOTE(Operti @ Nov 3 2008, 07:18 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Me desculpa, mas lá na linha de vôo, lá na manutenção, ele é apenas um avião com 35-40 anos de idade. Ser uma lenda viva não é nem de longe uma razão plausível para se manter um avião voando (numa Força Aérea, que fique bem claro. Nada contra os particulares que se esforçam para manter aeronaves clássicas em condições, muito pelo contrário). Se vão modernizá-lo, é porque a FAB avaliou e achou que ainda é possível e que ele ainda é necessário.


Concordo!
Por mais que o Bandeco seja uma boa aeronave, é evidente que o Casa 212 poderia fazer a funçao dele melhor.
Existe outros casos na aviação militar de aeronaves que não tem subistitudo ou que isso seria fianceiramente inviavel, que são os casos doB-52, os KC-135, aeronaves embarcadas, etc...
Quanto a questao financeira. Por mais que seja uma justificativa para manter os bandecos voando, todos nos sabemos que é apenas uma triste desculpa para se fazer o errado.



#15 lucasmota

lucasmota
  • Usuários
  • 488 posts

Posted 03 de November de 2008 - 18:38

QUOTE(Grumman F-14 Tomcat @ Nov 3 2008, 06:35 PM) <{POST_SNAPBACK}>
1. Para comprar os Casa 212, ou qualquer outro aviao, e' preciso ter dinheiro,
coisa que a FAB nao tem. Portanto, e' muito mais barato modernizar os Bandecos...

2. Bandeco nao e' apenas um "avião com 35-40 anos de idade", como voce cita...
Trata-se de uma lenda viva voadora, um simbolo da industria aeronautica brasileira,
da propria Embraer...



Bons voos thumbsup.gif Brazil.gifBrazil.gifBrazil.gif



1. Bom, o Casa pode ser caro, mas não vai dar gastos por 20 anos, pelo menos, já os Bandecos, por mais guerreiros que sejam e por mais que ainda estejam em condições de vôo, vão se desgastando, e em 10 já haverá um projeto pra trocá-los por outra aeronave mais moderna. Além disso, um Bandeco gasta bem mais que o Casa-212 na comparação com o payload e, se a FAB não tem dinheiro, deveria-se começar a economizar justamente no combustível. Um avião é alguns milhões agora, mas muitos menos daqui a 20 anos, afinal de contas, em 20 anos se gasta muito combutível e não tá barato.

2. Caravelle, Electra, Constellation e DC-3(C-47) também são todos lendas da aviação e você não vê voando por aí. Só alguns que foram preservados e fazem vôos meramente turísticos. Ser uma "lenda viva voadora" não justifica, apenas ameniza.

#16 Grumman F-14 Tomcat

Grumman F-14 Tomcat
  • Colaborador
  • 3,009 posts

Posted 03 de November de 2008 - 19:34

Certo, vejo que existem opinioes diversas sobre o Bandeco, o que e' normal...

Mas... o NAe Sao Paulo e' o unico porta-avioes brasileiro, e ate' onde me lembro, continuava parado no Rio...
(... and is currently working to remain operational while the military faces budget cuts.)

O projeto F-X aposentou, tornou-se F-X1, aposentou, tornou-se FX-2, daqui a pouco F-X491/2 e continua enrolado...

A FAB voa Mirages de segunda-mao, F-5 de segunda mao, Xavantes de segunda-mao...

Das aeronaves da FAB, muitas, poe muitas nisso, nao possuem condicoes de voo...

As forcas armadas brasileiras nao estao com essa bola toda em relacao ao orcamento disponivel...

Ate' o orcamento para combustivel e' contado "no dedim"...

Portanto, conseguir a modernizacao dos Bandecos e Tucanos ja' e' um grande feito...

Avioes novos, modernos e CAROS?

Quem sabe no futuro, mas agora... pode esquecer... thumbsdown_still.png

Bons voos thumbsup.gif

Edited by Grumman F-14 Tomcat, 03 de November de 2008 - 19:35 .


#17 lucasmota

lucasmota
  • Usuários
  • 488 posts

Posted 03 de November de 2008 - 21:17

QUOTE(Grumman F-14 Tomcat @ Nov 3 2008, 08:34 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Certo, vejo que existem opinioes diversas sobre o Bandeco, o que e' normal...

Mas... o NAe Sao Paulo e' o unico porta-avioes brasileiro, e ate' onde me lembro, continuava parado no Rio...
(... and is currently working to remain operational while the military faces budget cuts.)

O projeto F-X aposentou, tornou-se F-X1, aposentou, tornou-se FX-2, daqui a pouco F-X491/2 e continua enrolado...

A FAB voa Mirages de segunda-mao, F-5 de segunda mao, Xavantes de segunda-mao...

Das aeronaves da FAB, muitas, poe muitas nisso, nao possuem condicoes de voo...

As forcas armadas brasileiras nao estao com essa bola toda em relacao ao orcamento disponivel...

Ate' o orcamento para combustivel e' contado "no dedim"...

Portanto, conseguir a modernizacao dos Bandecos e Tucanos ja' e' um grande feito...

Avioes novos, modernos e CAROS?

Quem sabe no futuro, mas agora... pode esquecer... thumbsdown_still.png

Bons voos thumbsup.gif


Caro Grumman,

o fato de o NAe São Paulo ser o único do Brasil não significa nada. Apenas dois países no mundo têm mas de 1 porta-aviões: Inglaterra(2, ambos leves e consideravelmente menores que o A12, em tonelagem e capacidade de carga) e Estados Unidos(11, especialmente os da Classe Nimitz, "top" de linha na atualidade). Isso sem contar o fato de que ele é o único porta-aviões do mundo movido convecionalmente a atingir mais de 30 nós de velocidade máxima. Além do São Paulo, somente os movidos a energia nuclear dos E.U.A. atingem essa velocidade(32 nós do São Paulo e 33 do americanos). Além disso ele não está parado no Rio:

"(... and is currently working to remain operational while the military faces budget cuts.)"
"e está atualmente sendo mantido operacional, enquanto as Forças Armadas deparam-se com cortes no orçamento."

Ele não está totalmente operacional, mas isso demorará ainda até 2010, pois a aviação da marinha teve de ser reconstruída do zero, uma vez que por muito tempo ela não pôde operar aviões no NAe Minas Gerais.

Já na força aérea o caso é mais grava sim, mas não significa que ela não tenha nenhum poder de pressão dentro do governo para conseguir comprar aeronaves em regime de emergência(face aos mais de 30 anos de muitos bandecos), é só passar uma boa e velha Medida Provisória, coisa que, por sinal, tem sido muito adotada pelos atuais governos.

E, se as Forças Armadas estão mal hoje, não é de graça. Eu sempre nutri um carinho especial por elas, mas depois da ditatura, era de se esperar que os governos civis fossem tentar desmantelá-las. Todavia, atualmente parece que o nosso Governo acordou para o fato de que o Chile e a Venezuela estão se armando, que a Índia tem 35 navios em construção e outros tantos novos em operação, que a África do Sul comprou os Grippen, que a Rússia está se rearmando, que a China está investindo mais do que anteriormente no setor miltar e que o Brasil não pode ficar para trás outra década. O que corre na boca pequena é que os militares estão com a faca e o queijo na mão, que virão investimentos dignos de obras do PAC para a área militar, não apenas o F-X2 ou o submarino nuclear, mas navios maiores e mais modernos para a Marinha, aviões de diversos tipos para Marinha e Exército, incentivo ao plano de carreira militar, helicópteros de amplo emprego, entre outros. Eu seria menos cético quanto a isso, pois, pelo menos na Marinha o pessoal tá bastante animado.

Edited by lucasmota, 03 de November de 2008 - 21:18 .


#18 lylyanna

lylyanna
  • Usuários
  • 1,840 posts

Posted 04 de November de 2008 - 12:15

C-130 Hercules completa 50 anos na RAAF

No fim de semana passado, a RAAF (Real Força Aérea Australiana) comemorou 50 anos de operações com o transporte C-130 Hercules.

A aeronave iniciou suas operações na Austrália em 1958, com a chegada de 12 Lockheeed C-130A, aos quais se juntaram mais 12, do modelo C-130E, em 1966.

Em 1978 chegaram 12 C-130H, para substituir os "A", e os novos Lockheed Martin C-130J começaram a chegar em 1999, para substituir os "E".

A RAAF conta, atualmente, com 24 C-130H/J.


A foto, de 1993, mostra um C-130H durante as comemorações dos 50 anos do Esquadrão 37.


JetSite


#19 Grumman F-14 Tomcat

Grumman F-14 Tomcat
  • Colaborador
  • 3,009 posts

Posted 04 de November de 2008 - 13:27

QUOTE(lucasmota @ Nov 3 2008, 07:17 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Caro Grumman,

o fato de o NAe São Paulo ser o único do Brasil não significa nada.

...

Eu seria menos cético quanto a isso, pois, pelo menos na Marinha o pessoal tá bastante animado.




Caro Lucas,

So' torco para que as forcas armadas brasileiras realmente recebam uma boa "modernizada"...

Ate' onde me lembro, fora helicopteros e acfts da Embraer, fazem muiiitos anos
o Brasil nao adquire acfts novas em folha, confere?

Bons voos thumbsup.gif


#20 Grumman F-14 Tomcat

Grumman F-14 Tomcat
  • Colaborador
  • 3,009 posts

Posted 04 de November de 2008 - 13:31

QUOTE(lylyanna @ Nov 4 2008, 10:15 AM) <{POST_SNAPBACK}>
C-130 Hercules completa 50 anos na RAAF

No fim de semana passado, a RAAF (Real Força Aérea Australiana) comemorou 50 anos de operações com o transporte C-130 Hercules.

A aeronave iniciou suas operações na Austrália em 1958, com a chegada de 12 Lockheeed C-130A, aos quais se juntaram mais 12, do modelo C-130E, em 1966.

Em 1978 chegaram 12 C-130H, para substituir os "A", e os novos Lockheed Martin C-130J começaram a chegar em 1999, para substituir os "E".

A RAAF conta, atualmente, com 24 C-130H/J.


A foto, de 1993, mostra um C-130H durante as comemorações dos 50 anos do Esquadrão 37.


JetSite




Hum, o Bandeco voa a 40 anos... esses C-130 a 50 anos...

Estamos "no lucro" thumbsup.gif

Bons voos thumbsup.gif