Iluv,
Voce nao acha que faz mais sentido a IB voltar com mais frequencias, inclusive noturnas nas 2 pontas (e se diferenciando da TP) do que a UX, pela terceira vez, anunciar a sua volta ao Rio???
No meu ponto de vista, o precipitada a que ela se refere foi de nao ter aguardado um pouco mais ate a crise com a Imigracao Espanhola passar ou pelo menos diminuir, mas que ela vinha registrando loads baixos, isto é fato. E, na época, ela teria que privilegiar mercados com loads maiores (como EZE) pela falta de aeronaves...
Decisao unilateral sempre é....nao me lembro de alguma cia. ter se reunido com o governador do estado do qual ela sairia para pedir o seu "de acordo".
O importante é a aposta no mercado Brasileiro e, primeiramente, em sua principal base....para 2009, ela pode sim voltar ao GIG ou abrir uma nova base no NE, conforme comentado meses atras....espero que ela saiba fazer a melhor escolha, mas sem entra-e-sai desta vez...fica uma pessima impressao pro mercado atingido.
Os números que a UX apresentou me fazem custar a acreditar que MAD-GIG realmente tinha loads baixos.
A queda nas vendas de passagens foi grande. Segundo dados da própria empresa, o faturamento com venda de passagens caiu em dois terços, de US$ 42 mi para US$ 16 mi. A UX decidiu privilegiar mercados que julgou mais importantes (como EZE) em detrimento de outras, mas que não eram necessariamente deficitárias. O Rio é um exemplo, ela tentou dar um passo para trás no Brasil para dar dois para frente na Argentina, mas pelo visto não conseguiu se fortalecer em EZE. Os resultados estão aí, com um faturamento que esse ano será de apenas 30% do que fora em 2007.
Pessoalmente, não vejo como o corte de um vôo cujos load factors mal superavam a barreira dos 40% (segundo noticiado na época) conseguiu reduzir tanto os números da UX aqui no Brasil e conseguir posições não muito favoráveis de gente da própria empresa.
"Unilateral" e "precipitada" foram palavras usadas pela própria diretoria da empresa. Talvez ao dizer "unilateral" tenham tentado se referir ao ambiente na própria empresa, como um ato não muito pensado e debatido dentro da Air Europa.
Iberia diária no Rio faria muito mais sentido que duas empresas operando algumas vezes semanais. Mas até eles em Madri se convencerem disso... acho que o caminho mais rápido de se ter MAD-GIG diário vai ser com uma eventual volta da UX. Demanda há, mas em entra-e-sai de freqüências a Iberia é craque também, visto que vez ou outra ela sempre lança 2 freqüências no mercado e retira logo depois. Para mim, nada ajuda a Iberia se ela opera pernas diurnas, não é diária e opera para um destino que nunca foi o mais premium a partir do Rio, competindo com gente que se comprometeu muito mais com o mercado e é de qualidade reconhecidamente superior (como AF e TP). Se ela investisse em MAD-GIG diário e noturno, com publicidade, acho que ficava MUITO mais fácil.
Editado por IluvGIG, 25 de outubro de 2008 - 18:50 .