3 -Até onde a investigação mostrou a operação das manetes de potência após o pouso com reverso inoperante por parte dos pilotos foi feita em desacordo com o recomendado pelo fabricante. Ouço muitas pessoas defenderem a tese de que isso não teve nada a ver, que teria havido uma pane nos sistemas de controle automatizados da potência do avião. Nos resta ou acreditar na investigação ou na teoria da conspiração por parte da Airbus para esconder um defeito no seu principal produto. Eu sinceramente ainda não me convenci de qual linha devo acreditar.
Finalizo com minha opinião de que é extremamente injusto culpar única e exclusivamente os pilotos por esse acidente, por uma eventual operação incorreta das manetes. Quem acha isso pensa de maneira simplista e não leva em conta coisas importantes como o que escrevi.
eu já me convenci a acreditar que a Airbus quer esconder um grande erro de projeto
pelo que eu me lembro, a operação recomendada é que, mesmo que um reverso esteja inoperante, deve-se levar as duas manetes para REV, se o reverso funcionar, o motor ganhará potência e jogará o fluxo de ar para frente, porém se não funcionar, o motor apenas vai ganhar potência, fazendo com que o fluxo de ar vá pra trás, o que em vez de frear a aeronave, irá acelerá-la, o que não faz sentido num pouso!
a operação que os pilotos realizaram consiste em levar para REV apenas a manete do motor com reverso operante, deixando em IDLE o não operante, ótimo, se o motor não vai reverter o fluxo de ar, nada mais justo do que ficar em IDLE e não acelerar a aeronave, mas isso pelo jeito causa um belo tilt nos computadores do Airbus, o que parece que querem esconder a todo custo, afinal isso é absurdo, são dois motores, eles devem ser independentes, teoricamente não existe problema nenhum em deixar um em IDLE e outro em REV, a menos que a manete do motor dois não tenha chegado no batende de IDLE e tenha permanecido em CLIMB, esse teoricamente* é o único ponto em que o piloto poderia ter errado, e mesmo assim, devemos concordar que a lógica seguida pelos computadores não tem lógica nenhuma! explico:
-o(s) ground sensor(s) já havia(m) detectado que a aeronave se encontrava em solo (a menos que estivesse(m) defeituoso(s))
-aeronave configurada para pouso, os computadores sabem disso (gear down e flap down, a menos que esses sensores também estivessem defeituosos)
-manete do motor 1 E O PRÓPRIO MOTOR 1 em reverso (se o reverso um funcionou, o FADEC recebeu sinal dos sensores da manete, então não estavam defeituosos)
-imagino que os pilotos estivessem tentando frear nos pedais
como que com todos esses fatores descritos acima a aeronave "entende" que é pra continuar vôo e acelera o motor 2?????? não houve comando algum para arremetida (cabrar, recolher flap, apertar TO/GA, enfim, qualquer coisa), e teve 4 fatores que mostram intensão de pouso contra uma única manete mostrando possível intensão de vôo...
*acho que teve um outro erro absurdo, ao perceber que os spoilers não entraram, ainda no começo da pista, logo após o toque, um dos pilotos falou "ai", eles devem ter recebido treinamento suficiente pra falar "arremetendo", não "ai", numa situação de qualquer problema durante um pouso, ainda mais em CGH com pista molhada
eu concordo com o lco767, muito injusto culpar apenas os pilotos, ainda mais quando eles não estão aqui para se defender, eu acho que há muitos fatores da máquina para serem levados em consideração que podem ter levado à essa tragédia, muito piores do que um possível erro no posicionamento das manetes, algo que nem pode ser provado.
Alguém por favor avisa esse Dario Scott que infelizmente aviões ainda vão cair...
Assim como carros vão bater, pessoas vão tropeçar...
Que eles podem culpar quem quiser, mas isso foi uma fatalidade, independente dos fatores contribuintes, uma fatalidade.
Aviões podem estar zeradinhos ou acabadinhos, o simples fato de saírem do chão já os deixa em condição de cair.
Deixa o CENIPA investigar.... depois se quiser enviar relatórios do CENIPA para a polícia, para a justiça, para que seja, que envie.
Me soa como uma total PIADA a polícia - um delegado - investigando um acidende aéreo.
aqui você se engana MUITO meu caro
aviões caem, carros batem, pessoas tropeçam, porque são descuidados, desatendos, imprudentes, complacentes, etc.
como foi dito aqui, aviões foram feitos para decolar, voar e pousar, eu só entro num avião porque eu sei que é isso que ele vai fazer, os motores vão fazer ele correr, ele vai ganhar sustentação e vai subir, depois os freios vão pará-lo, as única coisa que pode impedir isso são: fatores meteorológicos que o façam perder a sustentação, fatores mecânicos que façam com que os motores não lhe dêm velocidade, ou fatores humanos que prejudiquem a sua operação, não basta um avião sair do chão para poder cair, ele precisa sair do chão e uma série de fatores encadeados ocorrerem para fazê-lo cair, o senhor Scott está coberto de razão na sua empreitada, deve-se ir atrás das causas, fatores contribuintes, enfim, tudo o que possa nos ensinar que não dá certo na aviação, para que nunca mais realizemos os mesmos erros, garantindo assim que o avião VAI decolar, VAI voar, e VAI pousar com segurança.
MUITA coisa evoluiu na aviação às custas de vidas perdidas, acidentes sempre nos trazem ensinamentos que tornam a aviação cada vez mais segura, quer um exemplo? lhe dou 2:
-uma vez um Boeing 747 foi decolar, porém o comandante não seguiu o check-list e esqueceu de ligar os sistemas hidráulicos, ele comandou a alavanca dos flapes, porém estes, sem pressão hidráulica não desceram. quando deu a VR, o PF puxou o manche, sem flapes e slats, a aeronave não teve sustentação, bateu num morro, explodiu e matou dezenas de pessoas. agora pegue um avião atual e tente dar potência pra decolagem sem flapes adequados para a decolagem, boa sorte para aguentar os alarmes que vão soar.
-uma vez um Tristar estava sobrevoando um pântano, aconteceu um problema, e enquanto os pilotos tentavam resolvê-lo, sem perceber, um deles empurrou o manche, o que fez o piloto automático desacoplar e o nariz baixar um pouco. o avião entrou voando no pântano e matou todos à bordo, hoje existem sinais sonoros que soam quando o piloto automático é desacoplado.
A polícia deve sim investigar acidentes aéreos, afinal o CENIPA investiga para fins de prevenção, alguém tem que fazê-lo para fins judiciais.
exato