Ir para conteúdo




Imagem Postada

 


Foto

GOL muda de endereço


  • Este tópico está fechado Este tópico está fechado
24 respostas neste tópico

#1 lylyanna

lylyanna
  • Usuários
  • 1.840 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:New York/NY/USA
  • Data de Nascimento:25/07/1983

Postado 05 de novembro de 2008 - 11:51

GOL muda de endereço

A Gol Linhas Aéreas está deixando a Vila Olímpia, bairro paulistano onde passou os últimos dois anos e meio em um imponente prédio de 15 andares, para o qual mudou quando deixou a primeira sede da rua Tamoios, no Jardim Aeroporto.

Desde segunda-feira, o presidente da Gol, Constantino de Oliveira Junior, e sua equipe, começaram a despachar no prédio que era da antiga Varig, localizado na entrada do aeroporto de Congonhas.

A mudança está sendo gradual e, até o fim do mês, todos os funcionários devem estar instalados em Congonhas.

A mudança faz parte da ordem de economizar que tomou conta da Gol nos últimos tempos.

Adquirida em abril de 2007, a Varig já custou mais de R$ 1,2 bilhão à companhia, número que inclui o preço pago pela empresa e os prejuízos com sua operação.

Ironicamente, a Varig que tanto prejuízo deu à Gol agora está ajudando no corte de custos.


JetSite


#2 boulosandre

boulosandre
  • Usuários
  • 5.104 posts
  • Gender:Male
  • Location:Sao Paulo - Geneva
  • Cidade/UF/País:Sao Paulo- SP - Brasil
  • Data de Nascimento:08/10/1974

Postado 05 de novembro de 2008 - 15:00

Empresa vai economizar no aluguel

Mariana Barbosa, SÃO PAULO



A Gol Linhas Aéreas está se despedindo da Vila Olímpia, bairro paulistano onde passou os últimos dois anos e meio. Desde segunda-feira, o presidente da Gol, Constantino de Oliveira Junior, e sua equipe começaram a despachar no prédio que era da antiga Varig, localizado na entrada do aeroporto de Congonhas. A mudança está sendo gradual e, até o fim do mês, todos os funcionários devem estar instalados em Congonhas.

A mudança faz parte da ordem de economizar que tomou conta da Gol nos últimos tempos. Adquirida em abril de 2007, a Varig já custou mais de R$ 1,2 bilhão à companhia, número que inclui o preço pago pela empresa e os prejuízos com sua operação. Ironicamente, a Varig que tanto prejuízo deu à Gol agora está ajudando no corte de custos.

Com o aluguel do metro quadrado comercial na Vila Olímpia avaliado em R$ 80, a mudança para Congonhas deverá representar uma economia mensal de R$ 200 mil. O prédio - na verdade um complexo de prédios de três andares, incluindo uma capela e uma barbearia - não chegou nem a ser reformado para abrigar a equipe da Gol. Exibe o mesmo charme decadente, com ares de anos 70, dos tempos da velha Varig. Em breve, o logo da Gol deve substituir o da Varig na fachada - a exemplo do que vem acontecendo nos aviões e em toda a operação doméstica do grupo desde que foi anunciada a fusão das duas bandeiras.

Quando a Gol deixou sua primeira sede na rua Tamoios, um prédio de quatro andares sem elevador, para se mudar para um bem mais imponente, de 15 andares, na Vila Olímpia, em maio de 2006, a Gol vivia o seu auge. Enquanto a velha Varig, que ainda não era sua, encolhia, a empresa exibia lucros trimestrais da ordem de R$ 100 milhões.

Na época, as ações da companhia haviam se valorizado mais de 180% desde a abertura de capital, em junho de 2004. Da mudança para a Vila Olímpia até hoje, contudo, as ações perderam quase 90% de seu valor.

Com essas e outras economias, a expectativa da companhia é de zerar o prejuízo no terceiro trimestre deste ano, cujo resultado está previsto para ser divulgado nesta sexta-feira.

Editado por boulosandre, 05 de novembro de 2008 - 15:01 .


#3 Flight Instructor

Flight Instructor
  • Expulsos
  • 2.057 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:São Paulo/Brasil
  • Data de Nascimento:11/11/1977

Postado 05 de novembro de 2008 - 16:37

hahuahuahua, o prédio todo é da familia Constantino, economizar no que? se saia de um bolso e entrava em outro?

Conversa para acionista.

abraços

#4 PR-GGG

PR-GGG
  • Usuários
  • 3.813 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:Brasil
  • Data de Nascimento:29/05/1993

Postado 05 de novembro de 2008 - 17:11

Alguem tem fotos do prédio da Vila Olímpia?

#5 Renan - SAO

Renan - SAO
  • Usuários
  • 2.961 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:São Paulo
  • Data de Nascimento:12/11/1900

Postado 05 de novembro de 2008 - 17:18

A CRC, que ocupa dois andares na Chucri Zaidan, vai pra Congonhas tbém?

#6 LipeGIG

LipeGIG

    Staff Contato Radar

  • Administrador
  • 18.660 posts
  • Gender:Male
  • Location:Nova York
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro
  • Data de Nascimento:30/06/1972

Postado 05 de novembro de 2008 - 18:39


Esse prédio da Vila Olimpia era o simbolo de como a Gol deixou de ser "Low Cost" pois ao contrário de outras cias, operando em galpões baratos no subúrbio, fizeram questão de alugar um prédio inteiro (!) numa área nobre de São Paulo por um preço bem salgado por metro quadrado.





#7 Flight Instructor

Flight Instructor
  • Expulsos
  • 2.057 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:São Paulo/Brasil
  • Data de Nascimento:11/11/1977

Postado 05 de novembro de 2008 - 20:04

QUOTE(LipeGIG @ Nov 5 2008, 07:39 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Esse prédio da Vila Olimpia era o simbolo de como a Gol deixou de ser "Low Cost" pois ao contrário de outras cias, operando em galpões baratos no subúrbio, fizeram questão de alugar um prédio inteiro (!) numa área nobre de São Paulo por um preço bem salgado por metro quadrado.


Lipe, esse prédio é da família constantino, pode perguntar para os funcionários que nele trabalhavam.

abraços

#8 A345_Leadership

A345_Leadership
  • Moderador
  • 13.314 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:Skunk Works
  • Data de Nascimento:14/05/1986

Postado 05 de novembro de 2008 - 20:51

Aonde ficava a antiga sede da Gol na Vl. Olímpia?

#9 Variguinho NG

Variguinho NG
  • Usuários
  • 91 posts
  • Cidade/UF/País:SP
  • Data de Nascimento:09/09/1972

Postado 05 de novembro de 2008 - 22:09

QUOTE(LipeGIG @ Nov 5 2008, 07:39 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Esse prédio da Vila Olimpia era o simbolo de como a Gol deixou de ser "Low Cost" pois ao contrário de outras cias, operando em galpões baratos no subúrbio, fizeram questão de alugar um prédio inteiro (!) numa área nobre de São Paulo por um preço bem salgado por metro quadrado.


Não quero que este seja um comentário de cunho pessoal...
Mas meu amigo... agora vc se superou hein??
Nessa linha de raciocínio quer dizer entao que o escritório do Constantino Junior onde tramitam assuntos da GOL deveria ser nos fundos do galpão da Breda? É isso?? suicide_anim.gif

#10 LipeGIG

LipeGIG

    Staff Contato Radar

  • Administrador
  • 18.660 posts
  • Gender:Male
  • Location:Nova York
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro
  • Data de Nascimento:30/06/1972

Postado 06 de novembro de 2008 - 02:42

Flight Instructor, isso significa que as pessoas físicas dos controladores estão recebendo pagamento da Gol. Não deixa de ser transferência de caixa da Gol para a pessoa física.

QUOTE(Variguinho NG @ Nov 5 2008, 10:09 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Não quero que este seja um comentário de cunho pessoal...
Mas meu amigo... agora vc se superou hein??
Nessa linha de raciocínio quer dizer entao que o escritório do Constantino Junior onde tramitam assuntos da GOL deveria ser nos fundos do galpão da Breda? É isso?? suicide_anim.gif


Variguinho, não precisa ser nos fundos do galpão da Breda.

Eu apenas reitero que é contra senso se dizer baixo custo com um custo alto de escritório que não é uma atividade diretamente ligada ao vôo. Você não precisa estar na Vila Olimpia para administrar uma cia aérea e é recomendável inclusive que esteja perto de um aeroporto.
A grande maioria das cias aéreas faz isso, pelo simples motivo de que uma cia aérea não precisa estar no centro financeiro de uma cidade, nem na área onde os escritórios de advocacia ficam (normalmente ambos são pedaços caros das cidades).

O foco de uma cia aérea é administrar malha aérea e por isso seu melhor local é do lado de um aeroporto.

American, Delta, Tam, Air France, JetBlue, todas estas tem suas matrizes do lado de aeroportos.

É mais barato, é mais eficiente.

Ainda acha que eu me superei por simplesmente dizer que estar num aeroporto faz mais sentido e que pagar 80 por metro quadrado é errado ?



#11 skyline

skyline
  • Usuários
  • 874 posts
  • Gender:Male
  • Location:SBSP
  • Cidade/UF/País:Sao Paulo
  • Data de Nascimento:11/07/84

Postado 06 de novembro de 2008 - 09:19

QUOTE(Flight Instructor @ Nov 5 2008, 05:37 PM) <{POST_SNAPBACK}>
hahuahuahua, o prédio todo é da familia Constantino, economizar no que? se saia de um bolso e entrava em outro?

Conversa para acionista.

abraços



Eu não usaria a palavra economizar, mas sim ganhar. Agora que estão deixando aquele espaço na Vl. Olímpia, eles podem alugar e ganhar dinheiro desta forma.

#12 insider

insider
  • Usuários
  • 140 posts
  • Cidade/UF/País:SP
  • Data de Nascimento:20/12/1989

Postado 06 de novembro de 2008 - 09:38

e tem outra cia ai de mudança pra av. paulista.....

#13 PR-GGG

PR-GGG
  • Usuários
  • 3.813 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:Brasil
  • Data de Nascimento:29/05/1993

Postado 06 de novembro de 2008 - 10:49

Snme, o Grupo Lufthansa tem escritórios na Vila Olimpia!

#14 A345_Leadership

A345_Leadership
  • Moderador
  • 13.314 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:Skunk Works
  • Data de Nascimento:14/05/1986

Postado 06 de novembro de 2008 - 12:29

QUOTE(LipeGIG @ Nov 6 2008, 03:42 AM) <{POST_SNAPBACK}>
O foco de uma cia aérea é administrar malha aérea e por isso seu melhor local é do lado de um aeroporto.

American, Delta, Tam, Air France, JetBlue, todas estas tem suas matrizes do lado de aeroportos.

É mais barato, é mais eficiente.


Isso mesmo, a Tam tem o então chamado "Headquarter", a Cathay Pacific tem um p*ta sede em HKG. São poucas que tem a sua sede fora de um aeroporto, como a THY, Continental (o prédio Continental Center) e Air India.



#15 LipeGIG

LipeGIG

    Staff Contato Radar

  • Administrador
  • 18.660 posts
  • Gender:Male
  • Location:Nova York
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro
  • Data de Nascimento:30/06/1972

Postado 06 de novembro de 2008 - 15:02

QUOTE(PR-GGG @ Nov 6 2008, 11:49 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Snme, o Grupo Lufthansa tem escritórios na Vila Olimpia!


Mas este é o escritório de São Paulo, não a matriz que deve com certeza ficar perto de um aeroporto na Alemanha (certamente FRA).

Uma coisa é a Matriz, com centenas de funcionários que não tem contato com cliente, outro é o escritório nos destinos, onde você precisa estar perto do seu cliente e sua estrutura é reduzida.

Meio andar num prédio resolve o problema da LH, meio andar em Buenos Aires resolve o problema da Gol.







#16 PR-GGG

PR-GGG
  • Usuários
  • 3.813 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:Brasil
  • Data de Nascimento:29/05/1993

Postado 06 de novembro de 2008 - 16:00

QUOTE(LipeGIG @ Nov 6 2008, 04:02 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Mas este é o escritório de São Paulo, não a matriz que deve com certeza ficar perto de um aeroporto na Alemanha (certamente FRA).

Uma coisa é a Matriz, com centenas de funcionários que não tem contato com cliente, outro é o escritório nos destinos, onde você precisa estar perto do seu cliente e sua estrutura é reduzida.

Meio andar num prédio resolve o problema da LH, meio andar em Buenos Aires resolve o problema da Gol.

thumbsup.gif
Sim Lipe, a sede da Lufthansa fica em Frankfurt. E faz jus ao seu tamanho!



Abraços.

#17 Variguinho NG

Variguinho NG
  • Usuários
  • 91 posts
  • Cidade/UF/País:SP
  • Data de Nascimento:09/09/1972

Postado 06 de novembro de 2008 - 16:19

QUOTE(LipeGIG @ Nov 6 2008, 03:42 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Ainda acha que eu me superei por simplesmente dizer que estar num aeroporto faz mais sentido e que pagar 80 por metro quadrado é errado ?


Meu caro!!!!

Nossos aeroportos malemal tem pista e patio de manobras com tamanho suficiente e adequado pra comportar aeronaves de trasnporte comercial de passageiros e vc ainda reinvidica que bases administrativas das empresas sejam instaladas nos sitios aeroportuários!!?? Tu tá mto longe da realidade do Brasil... só pode ser... welcome to the jungle my friend!!!

#18 boulosandre

boulosandre
  • Usuários
  • 5.104 posts
  • Gender:Male
  • Location:Sao Paulo - Geneva
  • Cidade/UF/País:Sao Paulo- SP - Brasil
  • Data de Nascimento:08/10/1974

Postado 06 de novembro de 2008 - 19:20

QUOTE(Variguinho NG @ Nov 6 2008, 04:19 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Meu caro!!!!

Nossos aeroportos malemal tem pista e patio de manobras com tamanho suficiente e adequado pra comportar aeronaves de trasnporte comercial de passageiros e vc ainda reinvidica que bases administrativas das empresas sejam instaladas nos sitios aeroportuários!!?? Tu tá mto longe da realidade do Brasil... só pode ser... welcome to the jungle my friend!!!


Variguinho,

O Lipe está coberto de razao na sua defesa de que a sede de uma cia. deve e quase sempre no mundo todo fica proximo a um aeroporto, normalmente ao seu hub. Ele nao está querendo que se pegue parte do patio de aeronaves ou do terminal, mas, no caso de CGH, há decadas que a sede da Varig já está lá sem prejudicar com isto o sitio aeroportuario. O que acredito que ele defendeu (Lipe, me corrija se estiver errado) é que a GOL deveria ter mudado do pequeno predio sem elevador que ela ocupava para um outro maior e mais moderno, mas mais proximo ao aeroporto e nao, na Vila Olimpia, uma área super valorizada de SP e que com a duplicacao da avenida em frente, a gde qtde de edificios comerciais de primeira linha e o novo shopping Vila Olimpia (Grupos Malzoni/Multiplan) a ser entrege em 2010 num invto de R$320 mi, terá seu m2 ainda mais valorizado.

A TAM, maior cia. do continente e, quicá do Hemisferio Sul, possui todo o seu QG no entorno do aeroporto sem "roubar" espaco do seu sitio aeroportuario.

#19 Speedbird

Speedbird

    Administrador

  • Administrador
  • 5.343 posts
  • Gender:Male
  • Location:São Paulo e Rio de Janeiro
  • Cidade/UF/País:São Paulo/Rio de Janeiro
  • Data de Nascimento:16/03/1978

Postado 06 de novembro de 2008 - 19:57

QUOTE(Variguinho NG @ Nov 6 2008, 05:19 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Meu caro!!!!

Nossos aeroportos malemal tem pista e patio de manobras com tamanho suficiente e adequado pra comportar aeronaves de trasnporte comercial de passageiros e vc ainda reinvidica que bases administrativas das empresas sejam instaladas nos sitios aeroportuários!!?? Tu tá mto longe da realidade do Brasil... só pode ser... welcome to the jungle my friend!!!


Variguinho,

vamos ver como sempre foi que isso funcionou no Brasil (The Jungle como você mesmo definiu):

Panair: Sede no SDU (Hoje o prédio é utilizado pelo III COMAR, mas ainda se verifica resquícios do logo da saudosa Panair);

Transbrasil: Aeroporto de Brasília;

Varig: Nasceu no Aeroporto de POA, teve por muito tempo sede administrativa no SDU (acredito que vc já tenha reparado num prédio/hangar com um letreiro luminoso enorme escrito VARIG próximo da cabeceira 02 do SDU), tinha também importantes escritórios administrativos em CGH;

Rio Sul: Sede na Avenida Rio Branco 85, no centro do Rio, mas muito próximo do SDU;

VASP: Sede em CGH (acredito que você já tenha reparado no tamanho do prédio e do complexo administrativo da Vasp em CGH) e importante escritório administrativo no SDU (acredito que vc também já tenha reparado num outro prédio/hangar com um letreiro luminoso enorme escrito VASP próximo da cabeceira 02 do SDU);

TAM: Sede e escritórios em CGH, hangar VII, II e etc...

Agora vejamos a Gol: Começou na Rua Tamoios, na área do Aeroporto de CGH depois se mudou para a Vila Olímpia!!!! pagando R$80 o metro quadrado.

Ah, mas não é só a Gol que está na Vila Olímpia, a VARIGLOG é vizinha de parede da GOL. Os prédios portentosos ficam lado a lado lá na Gomes Carneiro na Vila Olímpia.

Eu entendo que cia aérea tem de estar mesmo próximo de um aeroporto, pois o custo do metro quadrado é infinitamente menor que numa área valorizada como a Vila Olímpia.

#20 A345_Leadership

A345_Leadership
  • Moderador
  • 13.314 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:Skunk Works
  • Data de Nascimento:14/05/1986

Postado 06 de novembro de 2008 - 20:09

Pessoal, já que estamos discutindo sobre se uma empresa ou não deve ter sede no aeroporto, queria que tirassem uma dúvida. Ao se instalarem em um sítio aeroportuário, eles pedem autorização para construir (p. ex. um hangar) no aeroporto, e a Infraero cede em regime de comodato. Isso ainda é vigente? Lembro que lá nos anos de 2001/2002 algumas empresas (principalmente a TBA) queriam que estas áreas pudessem ser vendidas para terceiros sem autorização da Infraero. Alguém sabe mais sobre isso?

Abs






0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)